65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, junho 03, 2008
"Outras faces da urgência ambiental"
"Na chegada de mais uma semana dedicada ao Meio Ambiente salta aos olhos o desconforto e o conflito que impera entre os defensores dos modelos tradicionais de desenvolvimento: os “desenvolvimentistas”, e os que anunciam e lutam pela Sustentabilidade dos ecossistemas urbanos, rurais e naturais, dito por muitos como os que buscam o desenvolvimento sustentável, mas que preferimos chamá-los como: os ecos-desenvolvimentistas"...
"...A nossa região, por exemplo, está sendo invadida por megaprojetos “estruturantes” – Porto, Termoelétrica, Minerodutos, Aeroporto Internacional, etc –, encontrando as nossas instituições públicas de regulação e fiscalização em frangalhos e desestruturadas político administrativamente, mesmo após anos de fartos recursos dos “royalties” do petróleo.
Somado a isto temos a bestial crise política dos Poderes no município de Campos dos Goytacazes, cujos reflexos se espalham em toda a região. Hoje nenhum município do Norte-Fluminense possui um Plano Estratégico, integrado ou não, para dirimir e tratar os reflexos negativos inevitáveis dos novos empreendimentos gigantescos, em implantação veloz..."
Estes são apenas dois parágrafos do oportuno artigo do advogado, expresidente do CNFCN e também blogueiro, Luiz Felipe Muniz que acaba de ser postado na seção ao lado "Articulistas do blog" e que merece e pode ser lido na íntegra clicando aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Professor Roberto, excelente o artigo do Luiz Felipe Muniz (que também é professor - acho que de Direito Ambiental), que traduz de forma clara o pensamento dos ecologistas verdadeiramente engajados com uma causa que não pertence mais aos ecologistas e sim a todos os cidadãos que tenham o mínimo de noção do que está acontecendo na cidade, no país e no mundo. Saldemos a "semana do meio ambiente", mas com essa visão crítica, politicamente ativista.
Abraços.
Parabenizo ao Prof. Felipe Muniz pelo brilhante artigo.
Postar um comentário