Nesta segunda-feira, a delegação do Cefet que se encontra em Angola teve um dia de bastante trabalho e resultados. Na parte da manhã, eles estiveram no Ministério de Obras Públicas (Minop) que é o responsável pelos 5 Centros de Formação Profissional que o governo angolano está construindo e montando com o apoio do Cefet Campos.
Na primeira parte tiveram longa conversa com os primeiros formadores que virão ao Brasil para um curso de seis semanas, a partir do dia 9 de setembro, logo depois da realização das eleições legislativas angolanas prevista para o dia 5 de setembro. Neste contato foi identificado o perfil destes formadores selecionados, segundo critérios anteriormente acordados com o Cefet, e foi aprofundada uma análise diagnóstica sobre suas formações e experiências anteriores, assim como suas expectativas em relação ao curso no Cefet e sobre as possibilidades que vislumbram na nova carreira de formadores profissionais.
Depois de quatro horas de reunião com os formadores, toda a delegação comandada pela professora, Cibele Daher, foi recebida pelo vice-ministro do MINOP, Joanes Andre em seu no gabinete (foto ao lado). Conversaram amplamente sobre o projeto a operacionalização da Cooperação pelo qual o ministério nutre grande expectativa.
A receptividade angolana foi ampliada e fortalecida com o relato feito pela professora Cibele que fortaleceu a informação de que “o Cefet Campos é uma instituição é pública, que trabalha a favor da qualidade da formação profissional, mas com inclusão social e que o governo brasileiro tem como meta ampliar e fortalecer as políticas de compartilhamento de experiências culturais e tecnológicas com os países de língua portuguesa e entre eles, Angola”.
Amanhã, a delegação vai se dividir: os professores Regina Coeli e Otávio Fernandes terão uma agenda mais ligada a assuntos de infra-estrutura física, para adequação daquilo que foi adaptado do projeto original de construção dos Centros Profissionais, enquanto a Cibele e Synthio tratarão de questões práticas, necessárias à montagem de uma base de apoio permanente em Angola. Esta base é considerada indispensável à operacionalização das ações previstas no Convênio, incluído aí, o apoio aos professores do Cefet que irão a Angola desenvolver as atividades de transferência de Know-how, na implantação, dos laboratórios, da docência e da gestão escolar e administrativa dos cinco Centros Profissionais.
O período da tarde desta terça-feira, está reservado para uma reunião com o representantes do Mapess, Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social (Mapess), que em Angola tem também, a responsabilidade pela gestão da área de educação, em todo o país. O projeto pedagógico dos Centros Profissionais, embora geridos pelo Minop, tem contribuição deste ministério. A seguir a delegação terá uma reunião com os padres Salesianos que realizam um trabalho de promoção social em Angola e se interessaram em discutir projetos conjuntos ao convênio do Cefet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário