65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, julho 21, 2008
Hiper da Wall-Mart no Queimado será de “atacarejo”
Os americanos donos da rede Wall-Mart, dois anos e meio depois de ter incorporado a rede gaúcha Maxxi, partiu para este nicho de mercado que está sendo conhecida como “atacarejo”. Só este ano, a rede está investindo neste segmento, a quantia de R$ 80 milhões com a implantação de cinco lojas, entre elas, esta de Campos.
O vice-presidente de Operações de Atacado do Wall-Mart, Marcelo Vienna diz que “este formato de loja será o motor do crescimento da rede nos próximos anos”. Vienna diz que este segmento é o que mais cresce no mercado de alimentos, especialmente por causa da ascensão das classes de menor poder de compra. “O atacarejo cresce na casa de dois dígitos”. A Maxxi é dirigida para a classe C e D e pequenos comerciantes.
O Wall-Mart costuma trabalhar com estudos detalhados do mercado que determinam o formato da loja para depois ppartir para o enfrentamento da concorrência. O grupo já tem planos para exportar o formato para a Índia, outro grande mercado com grande ascensão das classes C e D. Em Campos, o Wall-Mart terá que enfrentar a estrutura e o conhecimento que o Super-Bom já possui do mercado local, onde atualmente deita e rola com preços e serviços algumas vezes razoáveis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
roberto, e a loja de campos será um "maxxi", um "sams club" ou outra? sabe dizer?
valeu pelas informações
Segundo informações um Maxxi.
Abs,
Roberto por ser a maior rede de supermercados do mundo,ainda mais sendo um grupo americano,não iriam jogar para perder,só em eles estarem investindo em nossa cidade,já acho um otimo sinal,concorda?
Postar um comentário