65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, julho 26, 2008
Mais sobre os limites entre Campos e São João da Barra
O sanjoanense e ecologista, André Pinto fez um comentário abaixo sobre a nota deste blog (veja aqui) a respeito dos limites geográficos, entre os municípios de Campos e São João da Barra. Por registrar em seu conteúdo, informações sobre os movimentos políticos e jurídicos a respeito do assunto e ainda, um breve histórico, a respeito deste questionamento, o blog resolveu trazer o comentário para este espaço:
“Caro Roberto.
É uma satisfação participar mais uma vez de seu blog com matérias tão interessantes. No que diz respeito à temática de demarcação entre os municípios de Campos e São João da Barra, ressalto que esta briga foi travada pelo meu saudoso pai, o escritor João Oscar, em tempos pretéritos (com diversas matérias jornalísticas) onde não se imaginavam as descobertas de mais poços de petróleo e o investimento de um porto para escoar minerioduto e outros empreendimentos agregados. Esclareço que em tempo mais recente houve a iniciativa do ilustre amigo Dr. Domingos José Vieira em tentar junto à ALERJ com a Deputada Eloneida Studart uma discussão sobre o assunto, que não foi adiante por falta de apoio político, bem como houve grande manifestação do Jornal São João da Barra, através do amigo jornalista Carlos Sá para que a situação fosse consertada.
Não posso deixar de mencionar também os levantamentos do Sr. Rogério Meireles, sanjoanense e funcionário do IBGE/Campos que também reuniu boa documentação e fundamentação para o assunto. A ONG COCIDAMA, de São João da Barra, quando da realização do Plano Diretor colocou como sugestão a revisão de tais limites e a sua adequação legal. Dr. Felipe Franco Estefan, que foi Procurador de São João da Barra e é o atual Presidente da OAB/Campos também desenvolveu tese para que São João da Barra, caso perdesse estas comunidades citadas no blog para a cidade de Campos fosse devidamente ressarcida pelos investimentos feitos para os melhoramentos desses locais (Bajurú, Azeitona, Salgado, Capela São Pedro etc.).
Esperamos, por fim, que esta contenda um dia seja resolvida. A OGX está de olho nos blocos de petróleo da região, principalmente da área mencionada e poderá com a exploração futura de petróleo causar muito mal-estar entre estes municípios co-irmãos, se a questão não for solucionada. No Anuário estatístico de Campos, do Ano de 2008, do amigo Herbson Freitas, consta que a praia do Açu é de Campos, o que de certa forma nos causa estranheza. Bom, estamos no seu blog para somar e estou nesta luta para elucidar as questões limítrofes de São João da Barra, que já chegou a ter também o Morro do Côco como território seu um dia...
Grande Abraço
André Pinto”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário