65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, julho 23, 2008
Mobilidade, inovação e flexibilidade refletem mudança de comportamento
Os especialistas em novas tecnologias dizem que as pessoas hoje anseiam por mobilidade. Elas desejam liberdade para estar em diferentes lugares com acesso a serviços, pessoas e informações, o que altera o jeito de nos relacionarmos com o espaço alterando aquela discussão das duas grandes variáveis com as quais o ser humano, antes, considerava as determinantes da história: tempo e espaço.
Nesta linha, a nova geração faz a festa de operadoras de telefonia. Os brasileiros na faixa de idade entre 16 a 24 anos fazem 30% mais ligações e mandam 50% mais mensagens de texto que a geração de 45 a 59 anos.
Cerca de 30% dos franceses já terminaram namoro por mensagem de texto e 28% dos britânicos já pediram desculpas usando a mesma estratégia para evitar fazer isso pessoalmente.
Correndo atrás de novos produtos de vida útil cada vez mais curtas, a Phillips já pesquisa celulares que aderem à pele como tatuagens.
Fonte: Matéria da Época, edição de 30 de junho de 2008.
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