A informação foi enviada ao blog pelo Fabiano Seixas. Ele informa que está acontecendo em frente à sede da PMCG, uma passeata dos bolsistas universitários do Procampos. Os alunos contemplados com bolsas, para estudar em universidades particulares, no município de Campos, estariam reivindicando a regularização deste programa de bolsa. O pleito é de forma especial dos alunos da Estácio de Sá no campus do município. A manifestação está sendo coordenada pelo Centro Acadêmico de Psicologia e do Centro Acadêmico de Farmácia e Enfermagem Ana Nery e também por representes da UEE-RJ e UNE.
Os centros acadêmicos encaminharam ao blog o release abaixo:
"Cerca de mil estudantes da Universidade Estácio de Sá, contemplados com uma bolsa do ProCampos (Programa de Incentiva à Bolsa Universitária da Prefeitura de Campos) estão impossibilitados de renovar suas matrículas, devido à impasse entre a Prefeitura e a Universidade referente ao repasse de verbas e a renovação do contrato. Os centros acadêmicos da Universidade se organizaram e reinvindicam uma solução para o problema.
De acordo com Bruno Ribeiro, presidente do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), a situação está insustentável. "Os alunos são os maiores prejudicados. A prefeitura e a direção da universidade não chegam à um consenso", disse ele, ressaltando que muitos alunos ficam a manhã toda na Universidade e não conseguem resolver o problema.
Procurado pelos representantes dos estudantes, a direção da universidade alega que a prefeitura não repassou a verba relativa ao período de 2008 e exigiu a apresentação de uma série de documentos com o intuito de burocratizar o processo. Em contrapartida, a coordernação do ProCampos alega que a Universidade não entregou a prestação de contas de 2007 e que por isso os estudantes não podem se rematricular.
"Os estudantes querem estudar e não podem por causa desse jogo de empurra. O Centro Acadêmico já está mobilizando os estudantes e preparando uma manifestação caso o problema não se resolva", informa Bruno.
Allana Cardoso, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem acha que o problema é "fruto da desorganização do ProCampos e que é preciso reestruturar o programa com mais transparência na concessão das bolsas as universidades conveniadas". "Não é a primeira vez que problemas como esse ocorrem. O estudante é quem tem menos culpa nisso tudo", disse Allana, que defende a continuidade do ProCampos como forma de democratizar o acesso à universidade e possibilitar a inclusão das pessoas de baixa renda.
Repasse - No último dia 30 de julho, cerca de 2 milhões de reais foram repassados a Universidade Estácio de Sá, referente às bolsas concedidas no ano letivo de 2007. A verba referente às bolsas do primeiro semestre de 2008 ainda não foi repassada pela prefeitura".
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Como estudante universitário, parabenizo os alunos da estácio, nós da FDC, principalmente o pessoal do diretório, sempre fomos muito críticos ao atual programa de bolsas, que é uma vergonha.
Roberto, há dois dias ouvi de uma pessoa do PMDB, que Rosinha estaria na última pesquisa do PMDB. Rosinha estaria a 6 pontos de Arnaldo, a principio não acreditei, contudo ontem a tarde um amigo meu, que não é chegados a mentiras e boatos, pertencente ao PDT, me informou jurando que a tal pesquisa do PMDB seria verdade e que na do PDT Rosinha estava ainda mais a frente, (9 pontos) o que estaria acima da margem de erro já.
Gostaria de saber o quanto disso é verdade, eu iria jurar que isso trata-se de um boato, mas a fonte do PDT, é amiga de Arnaldo, e não haveria motivos pra falar tamanha bobagem, o senhor sabe alguma coisa sobre as últimas pesquisas do PMDB e PDT que confirmem que passou Arnaldo. (Ás vezes a mentira tem um pouco de verdade)
Abraço!
Esqueci de colocar meu nome, no post acima.
gostaria de lembrar, sem ter inclinações por nenhum dos dois candidatos, que nas eleições anteriores o candidato de garotinho sempre esteve a frente no primeiro turno, perdendo depois no segundo.
Vão dizer: "mas Feijó apoia Rosinha, no segundo turno". Bem, isso pode acontecer, mas é futuro. E o futuro, em Campos, no existe.
É UMA VERGONHA O QUE ESTÃO FAZENDO COM NÓS ALUNOS DA ESTÁCIO DE SÁ. AS AULAS JÁ COMEÇARAM DESDE O DIA 23/07/08 E OS ALUNOS ESTÃO IMPOSSIBILITADOS DE ESTUDAR PORQUE NÃO PODEM RENOVAR SUAS MATRICULAS POIS ESTÃO COM DÍVIDAS QUE CHEGAM A MAIS DE 2 MIL REAIS QUE FORAM ADIQUIRIDAS COM A UNIVERSIDADE COM A CERTEZA QUE O CONVÊNIO FOSSE RENOVADO. AS BOLSAS TÊM QUE SEREM RENOVADAS ANTES DO PERÍODO LETIVO, PARA EVITAR ESTES TRANSTORNOS E PRA EVITAR QUE SE CASO A PREFEITURA NÃO PAGUE A UNIVERSIDADE O ALUNO NAO FIQUE COM A DÍVIDA.
QUEREMOS SOLUÇÃO, CHEGA DE FICAR COLOCANDO CULPA UM PARA O OUTRO (PREFEITURA E UNIVERSIDADE) E BUSQUEM SOLUCÕES E DE PREFERÊNCIA COM MUITA URGÊNCIA.
VERDADE......... VERGONHOSO!!! VERGONHA, FALTA DE RESPEITO E DE SENSIBILIZAÇÃO. OS ALUNOS NAO PODEM PAGAR POR ISSO. NÃO PODEM PAGAR PELO DESCASO. FORA MOCAIBER!!
Curiosidade: "A manifestação está sendo coordenada pelo Centro Acadêmico de Psicologia e do Centro Acadêmico de Farmácia e Enfermagem Ana Nery e também por representes da UEE-RJ e UNE."
O CA de psicologia da estácio não era do pessoal do PSB ???
UEE-RJ não é do PSB ???
Esse pessoal da UEE é uma praga, nunca fazem nada pelo interior, nenhum estudante sabe o que é UEE, mas qualquer movimento estudantil que tem em Campos eles mandam alguém da UEE aparecer, pra ver se divulga que a UEE esta participando. hahaha
De qualquer maneira, parabéns para os estudantes da Estácio.
Fora Mocaiber!
Roberto. Está na hora de parar com esse jogo de empurra. de um lado a prefeitura culpando a Estácio e do outro lado a Estácio culpando a prefeitura. Já passou da hora do prefeito o Sr.Alexandre Mocaiber tome a frente disso e resolva logo a nossa situação.Ele é o nosso maior representante e na minha opinião, deveria tomar a frente dessa situação. Nós estudantes estamos impedidos pela direção da Estácio de Sá de renovarmos nossas matrículas. Poderiam ter pelo menos um pouco mais de respeito e dignidade pelos alunos, que mesmo tendo as bolsas pagam seus salários. Respeito já!!!
As escolas de 1 grau da cidade estão em estado de penúria. Ou seja, o ensino fundamental está abandonado. ESSAS BOLSAS PARA TODAS AS FACULDADES SÃO UM ABSURDO, QUANDO A CIDADE NÃO RESOLVEU AINDA A QUESTÃO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.O GOVERNO NÃO DEVE PAGAR A ESTÁCIO E AS OUTRAS FACULDADES. DEVE AINDA SUSPENDER OS PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS COMO CLUBES, COMO O RIO BRANCO. O PLEITO DESSES ALUNOS SÓ É VÁLIDO PARA ENCERRAR O SEMESTRE. DEPOIS NÃO. QUE SE APLIQUE MELHOR O DINHEIRO
Postar um comentário