65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, agosto 19, 2008
Empresa que fará porto em Presidente Kennedy, ES, investiu antes, num Centro de Pesquisa e Educação Ambiental
Com um investimento inicial de R$ 5 milhões, a Ferrous Resources do Brasil Ltda. assinou convênio com o Instituto Cultural Inhotim, para a criação deste Centro de Pesquisa e Educação Ambiental, com o objetivo de tornar-se referência internacional na produção de conhecimento científico e tecnológico na área ambiental.
Num espaço de 20 mil m² do Parque Ambiental de Inhotim, em Brumadinho, MG, o centro foi projetado pelo arquiteto paulista Siegbert Zanettini tendo sido previsto 12 laboratórios, cinco salas de aula, berçário, biblioteca multimídia, estufa, viveiro, um centro de realidade virtual e uma vila (com 22 quartos) que servirá de acomodação para pesquisadores visitantes.
As linhas de atuação do Centro serão dirigidas para a gestão ambiental, o que inclui botânica, zoologia, fitossanidade, climatologia, mecanismo de desenvolvimento limpo e geoprocessamento.
O Centro terá ainda convênio e apoio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia e também envolverá a participação da UFMG, PUC Minas, UF de Viçosa, Instituto de Pesquisas Ecológicas de São Paulo e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Juntas, estas instituições projetam desenvolver no Centro pesquisas sobre solo, clima, percentual de absorção de carbono pela Mata Atlântica, aquecimento global, etc. e, também fomentar estudos e cursos de pós-graduação interdisciplinar entre as instituições e outros centros especializados em meio ambiente.
O blog está postando aqui esta informação descoberta na internet, com o propósito de, sem defender, até por não conhecer mais detalhes, as intenções e outras ações deste grupo empresarial, a Ferrous Resources do Brasil Ltda., mostrar comparativamente, como está agindo um grupo que ainda terá liberar licenças para construir seu porto e a unidade de pelotização, para exportação de minério de ferro, no sul do Espírito Santo e o grupo EBX que está com as obras em fase adiantada, de construção e montagem de empreendimento semelhante, na localidade do Açu, no município de São João da Barra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário