65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, agosto 06, 2008
Resultados da avaliação do MEC sobre cursos universitários em Campos
Quinhentos e oito cursos superiores dos 3.239 analisados no país foram reprovados na nova avaliação do ensino superior realizada pelo MEC e agora chamada de Conceito Preliminar. Do total, 1.211 não obtiveram nota, principalmente por serem cursos novos, sem nota no último Enade. Menos de 1% das graduações avaliadas alcançaram a nota máxima, 5. Os conceitos variam de 1 a 5, e aqueles que receberem notas 1 e 2 serão alvo de fiscalização.
Foram avaliados cursos nas áreas de saúde, agrária e serviço social, de cerca de 2 mil instituições de ensino superior. Os conceitos foram divulgados na manhã desta quarta-feira pelo MEC. O conceito preliminar será usado como referência para a concessão ou renovação de licenças de funcionamento de cursos de ensino superior. Ele é calculado com base em seis indicadores: a nota no Enade: o IDD (comparação da nota do Enade de calouros e formandos); a opinião dos alunos sobre o projeto-pedagógico; a infra-estrutura; o percentual de professores doutores e o percentual de docentes que trabalham em regime integral ou parcial. O ano referência para o cálculo do conceito é 2007.
Três cursos reprovados em Campos
Quinhentos cursos de graduação foram reprovados pelo MEC por este conceito chamado de preliminar. Em Campos, os cursos das diversas universidades aqui existentes ficaram com notas entre 2 e 5. O melhor desempenho foi a Zootecnia da Uenf com o conceito máximo de 5. Com o conceito preliminar 2 que é considerado reprovado e vai cair em análise do MEC ficaram:
- Odontologia da FOC/Uniflu;
- Educação Física da Universo;
- Fisioterapia da Estácio de Sá.
A grande maioria ficou com o conceito 3:
- Agronomia da Uenf;
- Medicina da FMC;
- Medicina Veterinária da Uenf;
- Serviço Social da UFF;
- Farmácia da FMC;
- Farmácia da Estácio de Sá;
- Enfermagem da Estácio de Sá;
- Fisioterapia da Universo;
- Fisioterapia do Isecensa.
Ficaram sem conceitos os cursos de Tecnologia em Radiologia da Estácio de Sá e a Enfermagem da Universo em Campos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Roberto, o Garotinho acabou de postar que as candidaturas de Rosinha, Arnaldo e Feijó foram indeferidas.
Nossa região foi destaque no jornal Valor Econômico do último dia 5,com extensa matéria sobre a riqueza dos royalties e a pobreza do povão. Na mesma edição, uma outra matéira analisa as agruras do mega Eike Luma Batista, com relação a parte ambiental ( precária) de todos os seus projetos de mineração pelo Brasil afora, inclusive seu desencontro com as idéias do Ministro midiático Carlos Minc. Vale a pena uma olhada.
Postei essa matéria no Arauto Pink pantherm pois é muito importante, além de outras matérias desse blog.Espero que não se importe.Grata.
Elza Cruz.
Postar um comentário