65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Roberto, a exceção deve ser simplesmente para seguir a orientação do TSE para endereçoes de sites de campanha: www.nomenaurna-número.can.br. Esse padrão é opcional, e nem a terminação can.br é obrigatória.
Uma das áreas mais importantes hoje para qualquer governo é a de Ciência e Tecnologia. Vejo, por parte da candidata do PMDB o objetivo de criar o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e a tentativa de transformar Campos em um pólo importante neste segmento. Estas propostas poderiam ser mais ousadas e propor 5% dos royalties para uma Secretaria do setor a ser criada, com o objetivo de instituir uma Universidade Popular( gratuita), para substituir o derrame de bolsas mal direcionadas, que apenas fortalecem um seleto grupo da elite local. Esta Universidade teria como finalidade os cursos nas novas áreas dinâmicas da região e forte parceria com a UENF para financiar a pesquisa aplicada de alto nível.
O ensino superior não é de competência do município. O máximo que pode ser feito é a reestruturação do sistema de bolsas de ensino. Universidade administrada diretamente pelo município não é possível por disposição constitucional.
O Município pode muito bem criar a Universidade Popular, não sei se seria uma boa opção, o que a CRFB/88 diz é que a competência do município é com o ensino fundamental, do Estado é com o Médio e da União é com o superior, isso não impede da União ter escolas com ensino médio (Cefet), O estado ter ensino superior (UERJ) e nem o município ter ensino médio ou superior.
Postar um comentário