65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, agosto 11, 2008
"Show do bilhão"
O jornalista Ricardo André, hoje, em seu blog, mostrou como, até mesmo a grande imprensa do Rio de Janeiro tem dificulades de saber, o quanto nossos municípios estão faturando com os royalties. No caso de Campos, faltando pouco menos do que cinco meses para acabar o ano, a receita apenas com os royalties já atingiu a marca de R$ 744 milhões.
Este valor permite a gente estimar que a receita de 2008, só com os royalties chegue à bagatela de R$ 1,1 bilhão. Fora os repasses federais (SUS, FNDE, IR, ITR, IPI, FPM) e estaduais (FPE, ICMS e IPVA) e ainda a arrecadação própria IPTU, ISS, ITBI e outras.
Dá-lhe Paulinho da Viola: Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval... Quanta gente aí se engana, e cai da cama ... Com toda a ilusão que sonhou...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Como que tanto dinheiro assim pode "desparecer"? Como que esses políticos podem deitar e dormir com tranqüilidade a noite, sabendo que muitos não tem onde deitar e dormir, não podem comer ou trabalhar ou se tratar de uma doença ou viver com alguma dignidade porque eles não querem deixar? Como roubar quem já nã tem nada??? Isso é desumano e cruel!
Me sinto muito mal por fazer parte de uma sociedade assim. Somos testemunhas de um crime e nos calamos sempre.
Postar um comentário