65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, setembro 08, 2008
Desabafo pela ausência do Liceu no desfile de ontem
O blog recebeu comentário que reproduz como nota da professora Maria Amélia Pinto Boynard:
“Prezado Professor
Mais que a ausência do Sr. Prefeito, o que me chocou profundamente foi saber da ausência do Liceu de Humanidades de Campos no desfile cívico de 7 de setembro. O Liceu, sim, é patrimônio de nossa cidade, tem relevantes serviços prestados à comunidade, tradição como formador de bons líderes e consciências críticas! A Banda Marcial “João da Hora” há tempo se calou. A freqüência ao desfile foi sendo minada, ano após ano, por motivos certamente alheios à vontade de diretores, professores, funcionários e alunos comprometidos com a instituição.
Ao Prof. Helvio Santafé e ao Desembargador José Mota Filho, ex-alunos guardiões da memória liceísta, o meu respeito pelos anos em que desfilaram, solitários, na tentativa de continuar a mostrar para a cidade de Campos que o Liceu está vivo!
Quantos liceístas lêem esse blog? Avante! Parafraseando a grande Profª Alcídia Perez Pia... "Liceístas, sempre avante;Pela glória do Liceu;Que evocamos com orgulho;Ó Liceu! Liceu! Liceu!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Sou um eterno liceísta e com certeza uma das minhas maiores alegrias aconteceu no dia 7 de setembro de 1990. Eu cursava o 3º ano e naquela época ficávamos orgulhosos ao abrir o desfile de nossa amada escola. Com certeza a ausência do Liceu é sim, muito pior que a do prefeito. Até porque ele não participa de nada relevante na cidade mesmo..
Pois é,
Essa terra de infâmias onde nos roubam o dinheiro, a presente, o futuro, a esperança e nossos símbolos...
A vida se constitui de "orgulhos", que alguns consideram desnecessários ou descabidos, mas cada um pondera e mede a importância desses mitos na construção de sua memória e de sua história....
Não há palavras para definir o meu júbilo de desfilar pela primeira vez na vida, no Liceu, no ano do centenário...
O som Banda, a rua lotada, na época os desfiles eram na Alberto Torres...
Cada um vive essas sensações a seu modo, mas repito: para mim foi indescritível, e ainda, hoje, 28 anos após, ainda relembro cada detalhe...
CAMPOS ONTEM:
ÍNDIO GOITACÁ-GUERREIROS
NILO PESSANHA-PRESIDENTE DO BRASIL
BENTA PEREIRA-LUTADORA
ALAIR FERREIRA- REALIZADOR
LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS-TRADIÇÃO,ORGULHO. ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE CAMPOS-TRADIÇÃO
POVO- HOMENS E MULHERES HONRADOS
CAMPOS HOJE:
ARNALDO VIANA- SEM PALAVRAS
ALEXANDRE MOCAIBER- SEM PALAVRAS
GAROTINHO- SEM PALAVRAS
TELHADO DE VIDRO
CORRUPÇÃO
POVO- SEM PALAVRAS
Com todo respeito ao colega comentarista, mas tenho uma dúvida: Alair Ferreira realizador de quê?
APENAS ALGUMAS DE SUAS REALIZAÇÕES:REQUISIÇÃO DE FACULDADES PARA CAMPOS, DIQUE DE PROTEÇÃO NO RIO PARAÍBA, ENTRE OUTRAS. FOI UM MINEIRO QUE HONROU MAIS ESTA CIDADE DO QUE ESTES ¨CAMPISTAS ¨QUE AÍ ESTÃO.
Dizem que o Prof. João da Hora, ao ver as paredes do Liceu muito rabiscadas, dizia: - "Precisamos pintar essas paredes, os meninos, logo, não vão ter mais onde escrever!"
Postar um comentário