65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, setembro 07, 2008
Prefeito não comparece ao desfile de 7 de setembro em Campos
Os desfiles de 7 de setembro organizado pela Prefeitura de Campos este ano retornou para a avenida Alberto Torres, onde acontecia antes de ser transferido para a avenida 28 de março.
Os desfiles militares, estudantis e comunitários no dia da Pátria em Campos, normalmente são precedidos do hasteamento da bandeira nacional, seguido dos desfiles de contingentes das secretarias municipais, de batalhões militares, associações comunitárias e, encerrados pelos desfiles escolares.
O fato marcante este ano é a ausência do prefeito Alexandre Mocaiber e também da maioria dos secretários municipais que até agora não compareceram nas solenidades oficiais da avenida Alberto Torres.
É possível que o fato esteja ligado à reação de muitos servidores municipais, especialmente de professores, que estavam reclamando de pressões para desfilar. Durante a semana o blog recebeu diversos e-mails reclamado desta obrigatoriedade e de ter que fazer isto em meio à imensidade de denúncias contra os gestores da administração municipal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Prof. Roberto Moraes,
Viu professor!
Conforme escreví para o Sr. Anteriormente sobre o que estava se passando nas escolas a respeito da pressão para a realização do desfile cívico, tudo se confirmou.
Conforme havia dito, não fui desfilar, não perdí meu tempo, pois desfilar e ter a tristeza de passar frente ao palanque das "autoridades", sabendo-se dos desmandos municipais é tarefa para duas categorias:
Os que "mamam nas mesmas tetas" e os que estão desligados e desinformados dos fatos.
É muito triste o que ocorre nas escolas, pois "eles" mascaram a realidade causada pela ingerência administrativa: Faltam materiais esportivos para educação física, máquinas copiadoras funcionando e disponíveis para os professores, além de termos que conviver com a imposição administrativa dos diretores das escolas municipais que NÃO são eleitos diretamente e sim, indicados aos cargos sem que na maioria, tenham a mínima condição de execer suas funções devido à falta de preparo e outros requisitos para tanto.
Esta é a verdadeira educação de Campos.
Eu, e muitos outros, incomodados com o descaso e com a falta de apoio e infra-estrutura para nossas escolas, simplesmente não desfilamos e pessoalmente, só voltarei a desfilar quando houver honra e verdade na administração municipal.
Tenho dito.
Apoiadíssimo...se nem o Prefeito teve coragem de aparecer, por que vc teria essa obrigação...certíssima atitude!!
Roberto,
Em homenagem a um dia 7 de setembro...
Reproduzo parte do artigo " A Inconveniência da “Verdade” dos Intolerantes!! Parte 1
de Luiz Felipe Muniz de Souza.
...
"O grande problema é que na Prefeitura de Campos impera um caos dramático de organização, planejamento e fiscalização. Não há qualquer padrão a ser seguido na qualidade de funcionário público municipal - seja por concurso ou indicação -, ficando assim o cargo a cargo de quem de fato assume a pasta ou a função. Nada por aqui acontece como fruto de um trabalho de convergência, planejado ou de metas a serem alcançadas, não!! Nestas terras de fartura, o jogo tem ficado por conta da decretação de Estado de Emergência ou similar, impedindo licitações públicas e o cumprimento dos já precários Planos Plurianuais; porém, com farta liberação de verbas dos cofres públicos.
Ora, um município com tantos recursos financeiros, e, tão precárias condições estruturais, não ter capacidade técnica para gerar projetos, para serem financiados e implementados com e pelo Ministério das Cidades na área de infra-estrutura, é uma aberração! Um prefeito que vai ao Jornal da Record e afirma que o município perdeu mais de 350 milhões do Governo Federal por falta de projetos, não deveria ser pressionado pelas lideranças e cobrado pela comunidade?
...
Um retrato sem flash da situação existente em Campos dos Goytacazes.
Então como cobrar ?:Existe plano diretor;plano de governo;gestão direcionada;existem objetivos; metas;ações;mapas de desenvolvimento; estrategicas;processos;atividades;operações...???
Existe ouvidoria ?
Sabemos que existem dados,(firjans,CDLs,.....Nnns ) que podem virar informação ao serem organizados dentro de contextos municipais, estaduais e federais.
Tarefa complexa a ser implementada a médio e longo prazo.
Percebemos que temos que dar uma olhada aaa distancia antes de decidirmos o que fazer e como fazer.
Mas temos fazer de imediato, pois não há tempo para aglutinar e executar toda a informação existente.
Cidades médias foram as que mais se desenvolveram nos ultimos anos.
Ser uma cidade média, é ser uma cidade rápida em decisões de continuar no foco, até ser um ponto de referencia.
Gostaria de uma chuva de ideias
que implementassem no mínimo a certeza de que é possivel SER , nesse " um dia 7 de setembro" !
_______
Prof. Roberto,
Como o Sr. Prefeito poderia aparecer numa manifestação, dita cívica, quando há tanta incivilidade nesta terra ?
Ele não é bobo. Tem ciência de tudo que está aí vindo à tona. Que coisa horrível! Seria mais digno se tivesse renunciado há muito tempo...Agora, falta pouco.E não tem substituto para segurar a situação.
Prezado Professor
Mais que a ausência do Sr. Prefeito, o que me chocou profundamente foi saber da ausência do Liceu de Humanidades de Campos no desfile cívico de 7 de setembro. O Liceu, sim, é patrimônio de nossa cidade, tem relevantes serviços prestados à comunidade, tradição como formador de bons líderes e consciências críticas! A Banda Marcial “João da Hora” há tempo se calou. A freqüência ao desfile foi sendo minada, ano após ano, por motivos certamente alheios à vontade de diretores, professores, funcionários e alunos comprometidos com a instituição.
Ao Prof. Helvio Santafé e ao Desembargador José Mota Filho, ex-alunos guardiões da memória liceísta,o meu respeito pelos anos em que desfilaram, solitários, na tentativa de continuar a mostrar para a cidade de Campos que o Liceu está vivo!
Quantos liceístas lêem esse blog? Avante! Parafraseando a grande Profª Alcídia Perez Pia...
"Liceístas, sempre avante;
Pela glória do Liceu;
Que evocamos com orgulho;
Ó Liceu! Liceu! Liceu!"
Acho de Sam importância o comparecimento do nosso atual prefeito Dr.Alexandre Mocaiber. Mas com a sujeira que Campos se encontra atualmente o desfile cívico de 7 de Setembro foi um grande erro. Será que só devemos expressar nosso patriotismo no dia 7 de Setembro. Patriotismo e lutar diariamente pelos nossos direitos como cidadãos Espero que um dia não muito distante a sociedade consiga abrir os olhos para o que realmente importa como a igualdade social , moral e econômica
Postar um comentário