quinta-feira, outubro 02, 2008

As pesquisas estão virando caso de polícia

Quem conhece minimamente as metodologias de pesquisas sabe que é impossível para um mesmo período tamanha discrepância. O blog está se referindo às pesquisas do Ibope e do Sensus sobre as eleições de Campos divulgada ambas ontem. Relembrando: Ibope: Rosinha 43% x 36% Arnaldo; 2° turno: Rosinha 48% x 38% Arnaldo; Sensus: Arnaldo 46% x Rosinha 37%; 2° turno: Arnaldo 55% x 35% Rosinha; A diferença entre uma e outra no 1° turno fica entre 7% e 10%. No 2° turno entre 13% e 17%. É um absurdo. Faz lembrar as pesquisas na última eleição para governador na Bahia. Lá mais de uma pesquisa dava a vitória de Paulo Souto no 1° turno e o seu concorrente, Jaques Wagner foi quem ganhou, sem necessidade de 2° turno. É também sempre muito comentada a história de venda ou compra do resultado de pesquisa com negociações de percentuais, dentro das margens de erro. Porém, também se diz que os institutos que usam deste expediente, nunca faziam isto, na última semana da eleição, para não perderem credibilidade junto à opinião pública. O blog não pode saber qual dos dois institutos está certo. O certo é que a matemática ou a estatística não explicam esta diferença. Certo é que um está errado. Difícil será provar se houve ou não contratação de algo, para além da amostragem nestas pesquisas. Porém, é querer dar diploma de otário aos campistas com a apresentação destes distintos e inusitados resultados como natural. Pode ser que um e-mail recebido pelo blog explique esta inusitada situação. Ele dá detalhes sobre uma mesa comemorativa, à meia-noite da sexta-feira da semana passada, no restaurante Porção, na avenida Infante Dom Henrique no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Lá assessores de um candidato campista, junto com gente da imprensa e diretores de um destes institutos de pesquisas saudavam com vinho a comemoração da “contratação” de uma destas pesquisas. O blog não tem motivos para acreditar ou desacreditar do teor deste e-mail, mas pode afirmar: “Estas pesquisas são caso de polícia”.

14 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Eu nunca fui pesquisado, mas teve um colega que foi pesquisado pelo IBOPE no dia 29/09, sabemos também que esta é aterceira pesquisa que o IBOPE faz, e não teria conhecimento da população nenhuma pesquisa do Census, no meu parecer , fico com a do IBOPE, meu voto é da ODETE, pois não voto nem no A nem no R.

Manoel Caetano disse...

Roberto

Certamente os dados das pesquisas não são precisos, o número de entrevistados é pequeno e a margem de erro enorme, mas, entre o Ibope e o Sensus, cconsiderando que há uma coerência entre as todas as pesquisas do Ibope, que foram três se não me engano, considerando o fato desta pesquisa sensus surgir de última hora e do nada e considerando ainda o investimento da Folha da Manhã em Odete e o estranho apoio de última hora que a mesme está recebendo, concluo que os dados do Ibope estão mais próximos da realidade. Fica claro que Arnaldo e cia perceberam, até por sondagens internas, que estão perdendo e que o crescimento de Odete será o fiel da balança para a existência do segundo turno.

A pesquisa sensus e aquela do instituto precisão são distorcidas pelos interesses dos canditados, isso está mais do que evidente.

A verdade é que Rosinha está na frente e, novamente, são os indecisos, aqueles que não são partidários de nenhum dos dois grupos, que decidirão a eleição, por ação ou omissão.

Se votarem nulo, ganha Rosinha.

Essa é minha opinião.

Anônimo disse...

Desespero deles Roberto!!
veja vc que na pesquisa do $omo$ a$$im Rosinha tem 37% no primeiro turno e 35% no segundo, dá prá acreditar nisso?
Ela perde votos no segundo turno,perde prá quem?
Um abraço!!

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Caro Roberto, aumenta o cheiro de impugnação desta eleição.

Não basta que tropas federais esteja aqui para coibir a boca de urna.

É necessário uma presença marcante de uma Justiça independente, autônoma, absolutamente imparcial que coiba o vandalismo psicológico.

Como entender a compra de pesquisas?
Soube ontem que pode haver também uma troca das mídias (urnas eletrônicas)após o fechamento das urnas, pois as mesmas são conduzidas até a central de apuração pelos presedentes das Sessões em seus próprios carros.
Será tão inseguro e frágil assim o nosso sistema?

Anônimo disse...

dr. flávio, professor roberto.
sei disso pois tem mesário na minha familia e presidente de mesa tambem
soube que o valor de uma urna eltrônica para troca é de $5000,00.
e quem está comprando e o arnaldo.
acho que o arnaldo ja comprou muitos presedentes de sessoes e a eleicao esta no papo se nao for impugnada.

Anônimo disse...

O anonimo acima, quem te deu essa informação?
Acho que é uma grave denuncia!
5 mil reais para trocar a urna eletronica?
complicado em?

Anônimo disse...

Roberto,

Come é gratificante informar a verdade de maneira transparente e com credidibilidade.
O blog o cleber tinoco está recebendo uma media de 2 visitas por segundo.
São internautas buscando informação
sobre terceirização.
Parabens ao cleber pela boa vontade !

Bruno Lindolfo disse...

Se for verdade o tal convescote não é muito difícil imaginar quem são os personagens centrais, basta ver qual dos dois "lados" anda impingindo na campanha a maior aura de vale tudo.

Somado ao fato que os contratantes de ambos os institutos são do mesmo grupo político.

A camarilha já teve mais pudores, hoje tudo é feito às claras: ou se acham acima do bem e do mal ou acham que todos são estúpidos o bastante para ver e engolir tudo isso.

Ou os dois.

Anônimo disse...

Professor, to aguardando a pesquisa do vereador,quando estiver disponivel, publique para gente...

Gilberto Nunes disse...

Roberto, realmente é caso de polícia!

Como campista fico indignado ao ver tamanha manipulação das pesquisa, alguns candidatos tentam o tempo todo convencer que estão a frente, tentando fazer a população de palhações. Mas a população me deixa em dúvida sobre a sua real personalidade, porque ao invés de votarem nos que possuem as melhores propostas para a cidade ficam acreditando em promessas mirabolantes e em candidatos que ainda nem estão aptos a concorrer ao Pleito eleitoral. Porém sempre existirá o motivo Latente, atrás dos homens de "bom Coração" quais serão estes motivos?
Fica ao caro eleitor decidir a sua Personalidade através do Voto!
Seremos mais uma Vez palhaços ou não?
Cabe a Reflexão!

Anônimo disse...

OLÁ prof Roberto,
Eu acredido no Ibope,pois a Globo é ímpar!!!Vamos parar de histórinhas!!!Chega!!!Quero que isso acabe logo!!!Quero mudança!!!Quero 15!

Anônimo disse...

Roberto, Garotinho postou isso no blog dele após o seu post:

"Após a publicação dessa notícia pelo Roberto Moraes, este blog recebeu um telefonema de uma pessoa que estava no restaurante citado e que reconheceu na referida mesa, Esdras Pereira, dono da revista SOMOS ASSIM."

Na semana das eleições tem PMCG liberando e mandando contratadospara a campanha de Arnaldo, tem compra de voto em toda cidade, estão comprando até presidente de sessão, tem instituto desconheceido que aparece do nada com resultado de pesquisa (este census nada tem haver com o CNT Sensus), tem revista que parece mais panfleto de Arnaldo cujo preço é 3 reais, mas em época de eleição é distribuida de graça pela cidade, tem DAS da prefeitura que nunca trabalhou mas esta a mais de 5 anos lá (exceção dos trabalhos de campanha em épocas de eleição) e que gosta de ir a tarde no calçadão com o microfone para ofender a candidata Rosinha.

Tem liminar do STF que surge a 4 dias das eleições, mexendo na máquina municipal, a máquina em todos os cantos se mexe fingindo que esta trabalhando, tem juiz eleitoral e promotor eleitoral agindo de maneira estranha( pra não dizer coisa pior), a todo lugar estão tirando placas da candidata Rosinha, na baixada quem tirar ganha 10 reais na mão dos cabos.

Anônimo disse...

A Folha da Manhã, inescrupolusomente defende com todas suas forças a sua boca na PMCG, perdeu a linha completamente, descarrega todos os dias sua raiva, devido ao receio de que seus tempos de luxo e abuso com dinheiro que vem do povo acabem.
A Odete ganhou um injeção de ânimo da folha da manhã, que esta encontrando nela a saída para empurrar o pleito para o segundo turno.
Tem político que nem sabe se é candidato, mas grita a todos os cantos que vai ganhar no primeiro turno.

Sinceramente, acho que muita coisa pode acontecer até dia 05 ainda, e se as eleições forem para o segundo turno, pior, acho que o grupo que esta a frente da PMCG a 10 anos, não irá sair democraticamente, o seu sistema de corrupção é muito forte, dinheiro não falta, para os parasitas dos Royalties vale-tudo pra manter a boca, então a responsabilidade de mudar essa cidade esta nas mãos dos cidadãos conscientes que não compactuam com todo caos que esta a cidade, por causa desses desgovernos de Arnaldo e Mocaiber.

Quem esta satisfeito com tudo que esta acontecendo, vota em Arnaldo.
Agora se você quer mudança, vote em Rosinha, em Odete, mas não vote na manutenção dos parasitas, vamos quebrar esse sistema de corrupção e vamos quebrar no voto.

Anônimo disse...

Minha nossa, não entendo o povo de Campos... qual é a dúvida??? Quem devemos confiar????
Gente , na moral... qual é a dificuldade de vcs?? Nem eu, que não sou fanático em política, não tive dúvida.
Vamos pensar:

1-inter tv tem como sócia a dona do jornal FM ( pelo menos e que ouvimos falar).

2-A inter tv é da Rede Globo.

Vcs acham que eles iriam fazer questão de favorecer a Rosinha???
Claro que não!!!
As pessoas tem que começar a aprender a perder ...
Rosinha está em priomeiro lugar!!!
Obrigado!