65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, outubro 30, 2008
Distrito Industrial da Codin para os municípios
Já há algum tempo tem se ouvido sobre a intenção do governo estadual de passar o Distrito Industrial, administrado atualmente pelo governo estadual, através da Cia. de Desenvolvimento Industrial do Rio para o município de Campos.
Hoje, a coluna Negócios & Cia no jornal O Globo informou que a prefeitura de Macaé através de um convênio assumiu a administração do Distrito Industrial de Macaé. O órgão estadual está mudando o foco de sua atuação, tendo como objetivo deixar a gestão destes distritos para passar a assessorar municípios e investidores na seleção dos empreendimentos a serem instalados nos 92 municípios fluminenses.
Aí está uma boa oportunidade para o município de Campos implementar uma política, mais organizada, para o setor industrial unindo, o crédito do Fundecam a outros instrumentos de apoio à gestão, marketing, inovação tecnológica com as universidades, etc. para dinamizar e aproveitar oportunidades.
Além disso, a política industrial para o município deve apontar para a priorização do apoio a determinadas cadeias produtivas que podem oferecer mais oportunidades à economia local, para que este fundo de crédito não seja apenas um balcão de projetos sem articulação.
Também é oportuno articular estas políticas com o novo Plano Diretor do município que já identificou a área Norte do município como a prioritária para a instalação destes novos projetos industriais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
E o salário da Prefeitura de Macaé atrasado....viva Sr Riverton...reeleito agora brinca com os servidores.
backedProfessor, acho interessante e importantíssimo esta medida.
Campos, através da experiência da nossa prefeita e, pelos incentivos do próprio Fundecan, tem a possibilidade de expandir economicamente a nossa região. Com isso, creio que gerará novos empregos, empresas começarão a surgir e investir em nossa cidade, até mesmo porque, a própria Petrobrás já tem projetos para a nossa região. Sabemos que da forma que o nosso município se encontra ainda, nenhum empresário investiria em uma região que não sabia ao certo, quem era o administrador. Empresas / empresários querem garantias, e com isso, creio agora a região se tornará mais atrativa, porque vivemos em uma cidade excelente para se investir. Até a refinaria, seria mais viável ser aqui em Campos, por todos os recursos que temos em nossa região.
Esperemos com grandes expectativas para um desenvolvimento socio-econômico, com desenvolvimento sustentável para nossa região. Espero que a nossa prefeita tenha um projeto educacional em nossa cidade, sobre reciclagem, inclusive a de óleo de cozinha, que até o momento pouco se tem feito em nossa cidade. Precisamos primeiro, educar as pessoas da cidade, para que tenhamos resultados expressivos em um futuro bem próximo.
Postar um comentário