sábado, outubro 25, 2008

Outro primeiro colocado na eleição de prefeito tem registro de candidatura anulado pelo TSE

O fato aconteceu com o candidato a prefeito mais votado no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, Sérgio Oliveira da Silva. Ele teve seu registro de candidatura anulado por decisão individual do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joaquim Barbosa (foto). Serginho, como é conhecido na cidade, candidatou-se pelo Partido da República (PR) e obteve 10.401 votos ou 61,14% dos votos válidos contra 37,50% recebidos pelo segundo colocado, Aparecido Dias, do PSB. Problemas também na prestação de contas considerados insanáveis Sérgio Oliveira da Silva apresentou o recurso para suspender a decisão que rejeitou sua prestação de contas, após o prazo para o registro. A rejeição das contas em questão é relativa a problemas na execução orçamentária do município e falta de retenção do Importo de Renda sobre serviços prestados.
Também foram apontadas irregularidades em relação ao transporte irregular de estudantes, falta de comprovação de gastos em torno de R$ 61 mil com combustível e despesas pagas irregularmente com recursos do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (Fundef), no montante de R$ 194.446,64. O juiz eleitoral considerou insanáveis as irregularidades na prestação de contas do candidato, com base no artigo 1º da Lei das Inelegibilidades (LC 64/90) e negou o registro de candidatura. O mais interessante é que o TRE de Sergipe havia revertido a decisão de primeira instância, concedendo o registro, mas o TSE, analisando a contestação do Ministério Público Eleitoral, decidiu pela suspensão do registro, através do ministro Joaquim Barbosa, que disse que “o TSE tem entendimento firmado no sentido de que a competência para o julgamento das contas de prefeito é da Câmara Municipal”. Mais detalhes aqui no site do TSE que foi a fonte desta informação.

5 comentários:

Anônimo disse...

Está uma agitação nos corredores do TRE, parece que a pesquisa do IBOPE fechou com Rosinha 60% e Arnaldo 40% dos votos válidos, os advogados de Arnaldo (leia-se Maurício Costa) está tentando impugnar a pesquisa para evitar a divulgação....

Anônimo disse...

CASO DO ARNALDO NÃO ESTÁ NA PAUTA DE HOJE DO TSE, PELO MENOS POR ENQUANTO.

Anônimo disse...

Parece que não será o caso de Arnaldo hoje, porque o recurso dele não estaria na pauta da sessão extraordinária desta tarde.

Enquanto isso, na PF, já há registros de compras de votos para Rosinha. Mas podem ser figuras que se identificam como cabos eleitorais dela como parte de uma armação já anunciada dias antes pelo PMDB. Qunato desespero!

E a visita de Mota Moraes a Campos, é verdade?

Anônimo disse...

Um verdadeiro absurdo!!! Como brincam assim com o eleitor?

Anônimo disse...

esse anõnimo da 1:55 PM essa pesquisa do ibope vai ser divulgada hoje a noite?ou amanha??