segunda-feira, outubro 20, 2008

Presidente do TRE-RJ acaba de dizer em Brasília: “há preocupações com 2° turno em Campos, mas a situação está sob controle” e descarta tropas federais

Neste momento, o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, desembargador Alberto Motta Moraes participa de reunião, em Brasília, entre presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 15 estados em que haverá segundo turno e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto. O objetivo do encontro é fazer um balanço do primeiro turno das eleições municipais e discutir os preparativos para o segundo. O encontro é o primeiro depois que a Corte de Brasília questionou o Acórdão do TRE-RJ sobre o caso de Arnaldo Vianna. A Agência Brasil acaba de informar que o desembargador Alberto Motta Moraes, descartou a necessidade do uso de tropas federais no estado no segundo turno das eleições municipais, no dia 26 de outubro. Segundo ele, a votação no primeiro turno foi a mais “calma” dos últimos 20 anos. “Não vemos necessidade [de convocação de tropas federais para o segundo turno]. Sabidamente, o grande componente de influência e confusão são as eleições proporcionais, com o grande número de vereadores. Na eleição majoritária, a situação é mais calma e não há necessidade dessa preocupação”. O presidente em exercício acrescentou que, no entanto, "há preocupação com o segundo turno no município de Campos, no norte do estado. Mas, segundo ele, a situação “está sob controle”. PS.: Atualizado às 13:07 com foto de Roosewelt Pinheiro da Agência Brasil. PS.: Atualizado às 13:16: Enquanto isso, no blog Antenada da jornalista Jô Siqueira informa: Juíza de Campos pede o Exército para o segundo turno No entanto, a juíza Eleitoral, da 100º Zona Eleitoral, Marcia Alves Succi, solicitou a presença do Exército nas ruas de Campos par ao segundo turno, no próximo domingo dia 26. O comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, Paulo César Vieira, explica que a solicitação está sendo avaliada”.

14 comentários:

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Fiz um desafio a mim mesmo.
Começou com um exercício psíquico.
Tentei esvaziar a minha mente e meu coração de todo pré-conceito e emoções.
Fiz-me um eleitor do Dr. Arnaldo, reconhecidamente um médico exímio, de grande conhecimento técnico, humanitário, bondoso e agradável.
Eu já havia votado nele.
Não foi difícil fazer o exercício mental.
Quando senti-me um eleitor do candidato do PDT, tentei olhar em torno e encontrar pessoas amigas e as quais eu considero de bom caráter, íntegras, justas.
E nesse particular, faço um parênteses, para colocar o pensamento de meu Pai, Clóvis Tavares, sobre o que é um "Justo".
Justo- dizia meu Pai- não é propriamente o homem bom. Justo é também o homem bom, mas também o homem que quer ser bom! Que busca o bem, que se corrige, que quer melhorar, que não cultiva seus defeitos como quem cultiva uma plantinha.
Continuando o meu exercício, fiquei vasculhando em minha mente um justo, para dialogar com ele sobre o nosso candidato.
Não encontrei.
Só encontrei inocentes úteis, pessoas pouco esclarecidas e as de prolongamento caudal atado. Essas últimas fazem o grande número desses eleitores.
Confesso que na imersão psíquica em que me fiz eleitor desse candidato, senti-me extremamente desconfortável. Parecia a mim o estado daquele sonho em que estamos numa festa, totalmente nus. Foi assim que me senti. Tive vergonha do meu candidato. Com que cara eu o defenderia?
Que argumentos eu daria para confrontar com a realidade dura dos fatos?
Respirei fundo a voltei à realidade.
Ainda fiquei alguns minutos um pouco obnbilado, retornando ao meu estado de consciência normal, após o deliberado exercício de câmbio mental.
.
.
Fiz o exercício (bem mais fácil) de sentir-me um eleitor de Rosinha.
.
Confortável estado psíquico tomou conta de mim e logo comecei a ver meus amigos: Os Doutores Paulo Hirano e o simpático Chicão, Dr. Édison Batista , César Ronald e meu irmão Luís Alberto. As queridas porfessoras Joilza, Auxiliadora, Walesca Almada e minha Mãe Hilda.
.
Ente os professores vi Mário Lopes, meu irmão Celso, meu filho Pedro e outros que me fizeram sentir bem à vontade.
A presença de irmãos, colegas, cunhados, filhos e sobrinhos davam-me a impressão de estar num ambiente familiar.
.
A sensação de bem estar foi muito grande, num misto de esperança e alegria.
.
Não senti vergonha de declarar meu voto. Vi-me curado do hipnotismo do antigarotismo que me impuseram.
.
Voltei à minha dimensão psíquica melhor e mais confiante na certeza de meu voto.
.
Espero que façam o exercício.
Não estou afirmando que não há pessoas justas no outro grupo, só não as encontrei na minha jornada auo-induzida, de cara limpa, sem fumar, beber ou outra qualquer substância química diferente da cafeína.
Se alguém puder me dar algum exemplo convincente agradeço.

Anônimo disse...

Acabei de ler um comentário no blogdo garotinho, que o vereador eleito Renato Barbosa, está fazendo reuniões com funcionários do Navegar É Preciso, coagindo os mesmos a votarem no arnaldo, se não Rosinha vai demití-los quando assumir a prefeitura.
Essa prática nao condiz com um militante PETISTA, ONDE ESTÁ A DIREÇÃO mUNICIPAL DO pARTIDO alô seu Diniz o PT mudou muito, se juntou com o Telhado, aprendeu rápido, que vergonha é esse PT de campos

Anônimo disse...

Quantas vezes houvi o Sr.Uduardo Peixoto, dizer que o Arnaldo era Corrupto, e agora aparece dando apoio ao mesmo no programa de TV., que PT é esse, e ainda ficam tentando trazer o Presidente para fazer comício para o TElhado, deixem LULA fora dessa corriola!!

Anônimo disse...

Olá professor,ainda bem q a juíza tem noção...Precisa mesmo! Ontem fiquei sabendo q Rosinha está c um esquema de compra d voto fortíssimo p Guarus e Baixada,uma coisa posso afirmar é mt $$$$$$$...rx

Anônimo disse...

È professor está claro q o senhor está apoiando a candidatura de Rosinha,ficaria melhor se o senhor assumisse logo...rx

Anônimo disse...

Pq qdo os comentários são contra Rosinha o senhor não posta Roberto?

Anônimo disse...

Ao meu ver é desnecessário por tropas na rua novamente. Jovens que estão ingressando em carreira militar, que apenas exibem suas armas e assustam a população dando tiros pro alto, mas nada fazem para inibir a compra de votos.

Anônimo disse...

Pedir socorro ao Diniz do PT é como falar com um surdo mudo. Ele e o seu PT já estão por conta da venda do partido para o Arnaldo. Comissão de Ética, sabe porque não sai? Por que eles teriam que ser os primeiros a serem punidos, pelas mutretagens que fazem dentro do Partido.

Anônimo disse...

Por um momento inverta a situação do debate,coloque as respostas,perguntas e atitudes de ROSINHA na figura de ARNALDO e vice-versa .
Na minha opinião é inegavel a diferença,imagine se fosse o GAROTINHO, penso que não sobraria nada de ARNALDO .

Anônimo disse...

ora ora,,,sr. "menininho" e srA."mentirosinha" sao tao bonzinhos ,,tadinhos dele,,,AI QUE PENA,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

ORA,,,FAÇA-ME UM FAVOR ,,,ESSES DOI SAFADOS SAO OS MAIORES COMPRADORES DE VOTO QUE CAMPOS JA TEVE,,,,,,,,,,FORA GAROTINHOS DE CAMPOS,,,,...

Anônimo disse...

Ando assustado e surpreendido em ver pessoas de bem defendendo o indefensável, em ver pessoas de bom senso dando apoio público a uma candidata que possui sérios envolvimentos com pessoas corruptas que estão sendo processadas pela justiça mediante provas irrefutáveis (exemplos não faltam, é só puxar na memória e buscar recordar ex-secretários e ex-chefe de polícia), que comprovadamente desviou dinheiro do estado principalmente destinado a educação e a saúde, fazendo que ambos ficassem piores do que já eram (vamos recordar da intervenção do Governo Federal na saúde do estado); dos bens do casal que não são declarados e encontram-se em nome de terceiros (pois não teriam como justificá-los diante da Receita Federal) o que é de conhecimento geral; a política do um real, abusando-se da miséria alheia, isto seria uma política social seria? Dá para acreditar em uma pessoa que age assim? Alguém com um pouquinho de discernimento pode acreditar nisso?
Um último aspecto que gostaria de comentar e que creio seja mais grave, é a utilização que essa candidata que se diz muito cristã, faz da religião e da boa fé alheia para proveito próprio, quase como uma versão feminina do Macedo, ao ponto de orientar diversos pastores a falarem pros fiéis que o outro candidato é a personificação do demônio, chamando-o de macumbeiro de forma pejorativa (desmerecendo e discriminando o Candomblé e similares). Entendo que usar Deus para autopromoção é o cúmulo da hipocrisia que um ser humano pode chegar. Pessoas assim não merecem o menor crédito. Não acho que o outro candidato seja santo, e nem mesmo um homem de bem ou justo, pois se há corrupção (com compra de votos, enriquecimento ilícito, desvio de verbas públicas, patrimônios adquiridos ilicitamente, etc.) de um lado há também do outro, mas uma diferença percebo, ele não tem utilizado o nome de Deus em vão.
Acredito na democracia, creio que todos têm o direito de escolher e buscar (principalmente na realidade atual) ver o que possa ser menos prejudicial para nossa cidade durante 4 anos (se é que isso existe de fato presentemente); mas há que se ter cuidado para não envolvermos o próprio nome com o nome de pessoas assim, em fazermos propaganda de pessoas que não possuem a menor credibilidade, o que me parece valer para ambos candidatos.

Anônimo disse...

Pelo jeito a juíza quer salvar sua pele...o que corre de denúncia é de deixar qq roxo....ouvi dizer que serão R$ 50.000,00 de boca de urna pro 15. Desafio maior para tal Operação Voto Limpo....

Anônimo disse...

Eleitores brasileiros merecem respeito e seriedade!!!!
Recebi esse E-mail, e me dei conta da armação que foi a Campanha do governo federal: ELEIÇÕES LIMPAS. Aonde? Tremenda armação.

Eros Grau viaja e deixa processos parados no TSE.
Ministro Eros Grau deixou inúmeros processos pendentes, inclusive o de Campos.

"É Enquanto 322 mil eleitores de Campos aguardam ansiosamente que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolva ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) o processo que trata da cassação do registro de candidatura do candidato Arnaldo Vianna (PDT), o ministro relator do processo, Eros Grau, viaja para a Europa, onde vai proferir palestras e, em pleno processo eleitoral, travou centenas de processos de interesses para milhares de moradores de cidades como Campos. Depois de um forte protesto de advogados, Eros Grau apresentou pedido de licença, que se estenderá até o dia 28, dois dias após a realização do segundo turno. Mas a assessoria da presidência do Supremo informou que a viagem foi por determinação do tribunal.

Eros Grau viajou e nem chegou a atender o pedido de remessa dos autos suplementares, feito no dia 10 de outubro pelo advogado Francisco Pessanha.

O pedido visa agilizar a remessa do processo de volta para o TRE-RJ, conforme a determinação do presidente do TSE, ministro Ayres de Britto, que no dia 09, no julgamento do recurso especial eleitoral apresentado pelos 12 advogados de Arnaldo Vianna, mandou que o TRE-RJ faça constar no acórdão se as irregularidades nas contas da prefeitura na gestão Arnaldo Vianna, são ou não insanáveis. Se o presidente do TRE-RJ, desembargador Motta Moraes informar que são sanáveis, o registro de candidatura de Arnaldo Vianna será deferido e seus votos serão válidos, do contrário, serão considerados nulos pela Justiça Eleitoral, como no 1º turno.

Os advogados que atuam na Corte Suprema da Justiça Eleitoral perceberam o sumiço de Eros Grau no tribunal desde quinta-feira. Depois que o ministro atuou na sessão que julgou recurso de Arnaldo Vianna, ele faltou duas sessões seguidas e anunciou a viagem, que provocou desespero de advogados de outros municípios, que da mesma forma que Campos, esperam definição sobre o deferimento ou não de candidatos "ficha suja".

De acordo com matéria veiculada pelo portal de notícias da Internet, Yahoo, o ministro viajou a mando da presidência do tribunal, para proferir palestras sobre os 20 anos da Constituição Brasileira. A assessoria do tribunal informou, em nome do ministro, que "a viagem é oficial". E acrescentou: "O ministro foi representar o STF em dois eventos e recebeu diárias referentes ao período".

O fato provoca estranheza devido ao volume de processos que tramitam no regime de prioridade, tendo em vista tratar-se de decisões que afetam a vida inteira de cidades brasileiras. No Yahoo, o fato teve repercussão, levando em consideração o momento crucial do processo eleitoral em 2º turno.

Rebelião de advogados na corte - "Em pleno calor da disputa eleitoral, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eros Grau, embarcou para a Europa, faltou a duas sessões de julgamento e, por não ter pedido licença do cargo imediatamente, deixou dezenas de processos parados, provocando uma incomum rebelião de advogados que atuam na Corte".

Enquanto isso, candidatos impugnados continuam participando do pleito

Pelo fato de Eros Grau ter viajado e o STF não ter indicado substituto, as ações sob a relatoria de Grau não foram repassadas aos outros ministros, e a falha beneficia candidatos com registro de candidatura impugnadas, porque enquanto não há decisão do mérito, eles continuam podendo participar do pleito. No entanto, para os eleitores, o embaraço provoca transtornos e provoca mal estar para a própria corte, tendo em vista que, para dar agilidade nas decisões, e proporcionar eleições limpas, diferentemente da Justiça comum, neste período pós 25 de setembro, as causas eleitorais são julgadas em regime de plantão, pois envolvem questões como direito de resposta e suspensão de publicidade ofensiva. O TSE, por exemplo, entre o primeiro e o segundo turnos realiza sessões de julgamento aos sábados e domingos.


O Brasil e os campistas merecem muito mais!!!! Já estamos ligando e dizendo do nosso descontentamento com a atitude do TSE, Tel. 0xx-61-33163000.(ouvidoria TSE)

Anônimo disse...

MUITO ME ENTRISTECE VER TAL DECLARAÇÃO DO DR FLAVIO MUSSA, OUTRA PESSOA QUE SEMPRE ADMIREI QUE VEJO MINHA ADMIRAÇÃO CAIR FEITO AGUA DE CACHOEIRA...
DR FLAVIO O SR ESCOLHER A ROSINHA COMO SUA CANDIDATA É UM DIREITO SEU AGORA DIZER QUE ELES SAO SANTINHOS AI JA É DEMAIS... TODOS NOS QUE MORAMOS NESSA CIDADE SABEMOS QUE NEHUM DOS DOIS CANDIDATOS SAO SANTOS, TODOS OS DOIS TEM MANCHAS EM SEUS GOVERNOS, O Q TEMOS QUE FAZER É ANALISAR QUEM TEM MENOS E ISSO É MUITO FACIL QUANDO NÓS PARAMOS PARA FAZER ESSA REFLEXÃO... O QUE O ESTADO DO RIO SOFREU SOB O COMANDO DESSE CASAL E O QUE CAMPOS NAO TEVE NESSA MESMA EPOCA EM QUE O CASAL GAROTINHO PODIA E DEVIA AJUDAR A CIDADE QUE ELES DIZEM QUE AMAM É INJUSTIFICAVEL
ME DESCULPE MAS MINHA ADMIRAÇÃO PELO SENHOR DESPENCOU DEPOIS QUE LI SEU DEPOIMENTO.