domingo, novembro 30, 2008

De saída!

O blogueiro está neste momento no aeroporto do Galeão agurdando o vôo para Luanda, em Angola, onde estará durante uma semana a serviço do Cefet Campos. Por conta disso, o blog deve ter uma atualização menos frequente até o próximo domingo. Vou torcendo para que as chuvas cessem ou, pelo menos diminuam em nossa Campos.

Em Lagoa de Cima

Foto aérea feita pela Defesa Civil e publicada no blog Ururau.

Mais fotos de Ururaí

Fotos enviadas ao blog pelo fotógrafo Roberto Jóia.

Enchente em Ururaí e Lagoa de Cima

Fotos enviadas ao blog pelo fotógrafo Roberto Jóia:

A questão ambiental e a transição em Campos

A questão ambiental, mesmo diante de muitas ameaças, não apenas daqueles originárias de fora do município, “parecem” estar sendo solenemente ignoradas no processo de transição de governo, em Campos. Verdade que há questões urgentes e graves a serem resolvidas tanto a nível de contratação de pessoal, quanto de outras das áreas de saúde e educação. Porém, o acidente e a ocorrência de mais uma derrama de poluentes no rio Paraíba do Sul, acontecida cinco anos após a anterior de Cataguases, deveria servir, pelo menos de sinal amarelo e de alerta, para a necessidade de se buscar alternativas de captação de água para distribuição e consumo pela população, assim como para elaboração de uma agenda propositiva e ampla, onde a questão ambiental deixasse de ser vista apenas como instrumental para outras demandas. Políticas públicas que preservem nossos recursos hídricos – riqueza tão expressiva quanto o do petróleo em nosso litoral - inclusive os aqüíferos, nossos rios, nossas imensas e belas lagoas que necessitam de demarcação das margens e de cuidados que envolvem a proibição do lançamento de esgotos entre outros... A implantação dos corredores florestais desde o Imbé até à nossa Baixada, sem deixar de lado o norte do município, área mais propícia aos investimetos industriais e de infra-estrutura logística. A instalação de um parque em nossa cidade que sirva como um pulmão verde da área urbana e que atenda à população que possui tão poucas opções de lazer saudável junto a espaço para práticas de esportes e eventos culturais. A viabilização das unidades de conservação já definidas no Plano Diretor como do Itaóca, do Taquaruçu e outros são outras demandas a serem assumidas. A viabilização de uma estrutura técnica e burocraticamente eficiente e competente para assumir as responsabilidades de licenciamento ambiental que foram recentemente passadas para o âmbito do município, são para ontem. Exigências ambientais como contrapartida para os beneficiados com os financiamento do Fundecam ou Fundecana já são tardias. Não há como se falar em desenvolvimento de novos empreendimentos econômicos, sem as exigências das devidas compensações ambientais. Enfim, não é mais cabível, que nenhum gestor continue a ver o ambiente como um potencial a ser interminavelmente gasto e esgotado, sem prejuízos para a comunidade para quem o gestor deve trabalhar. Por tudo, isso, o Meio Ambiente, não pode ser um apêndice ou mais um órgão público a ser entregue a aliados políticos de ocasião. Por ser o município, o nível de governo onde se gere verdadeiramente o espaço do território, aí está a principal instância que tem o dever de cuidar daquilo que deve ser perene. O município exige atenção e cuidado com nosso Ambiente.

Interessante: cinema com o filme desejado e com sua turma

A internet é mesmo um mundo a ser explorado. Veja este novo serviço, o Moviemobz. Na verdade trata-se de uma estratégia inovadora em exibição cinematográfica, onde o usuário define o filme que quer escolher, no cinema que quiser. Portanto, dentro dos filmes ofertados em nosso catálogo, você mesmo pode mobilizar uma sessão, juntar amigos, parentes ou desconhecidos e quando um número razoável de pessoas estiver requisitando a sessão do filme num mesmo cinema, a sessão acontece. Eles já marcaram mais de 80 sessões por todo o Brasil. Eles acreditam que em breve estarão disponibilizando sessões do “Criança, a alma do negócio” e “Parto Orgásmico” neste mesmo modelo de exibição. O cadastro aqui no site é gratuito. Uma pena que por enquanto sirva apenas para salas de exibição no Rio e em São Paulo.

sábado, novembro 29, 2008

Forjando prestações de contas?

O ex-governador Garotinho, na entrevista dada na tarde de hoje, na Rádio Campos Difusora, entre diversas denúncias que fez contra o governo municipal que se finda, ele acusou o executivo de estar forjando prestações de contas de obras não realizadas. Segundo ele, pessoas num veículo tipo saveiro, têm saído com placas de obras, estaciona em locais pré-determinados, prende a placa da obra com preço e tipo de intervenção forjada para determinada localidade, faz fotos da mesma no ambiente e em seguida se retira forjando a comprovação de obras que não saíram do papel, mas teriam sangrado as finanças do município.

Chuvas intensas colocou Campos no Jornal Nacional

O registro na edição desta noite de sábado foi para o grande volume de chuvas no município nest aúltima semana, das cheias em algumas regiões, especialmente Lagoa de Cima e Ururaí onde uma ponte na BR-101 sobre o rio da localidade continua interditada ao trânsito de veículos. PS.: Imagem reproduzida da TV Globo.

Sem janta e corte de gastos

O blog recebeu de um servidor da área de Saúde de Campos, uma cópia de um ofício circular que estaria circulando por todas as unidades da Fundação João Barcelos Martins avisando que em dezembro, as refeições sofrerão corte de 50%, sendo cortado o jantar ("que, convenhamos, nem era tão maravilhoso assim") a partir de dezembro... O argumento de que o auxílio já é pago no contra-cheque parece razoável, embora o rigor parece chegar um pouco tarde... PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

Juiz de Búzios também suspende concurso público

Segundo a edição de hoje, do jornal O Globo, o magistrado, João Carlos de Souza Corrêa, criticou a realização de processo seletivo às vésperas do fim da atual gestão e determinou que prefeitura de Búzios suspenda o concurso público para a contratação de servidores para diferentes áreas. O juiz mandou além de encerrar as inscrições, que fosse depositado em conta judicial, os valores pagos por quem havia se candidatado. O concurso em Búzios era para 239 vagas para salários entre R$ 366 e R$ 1,9 mil. Cerca de dois mil candidatos já haviam feito as inscrições que tinham previsão de se encerrar na próxima sexta-feira, 5 de dezembro. Na sua decisão o juiz João Carlos Corrêa afirmou que “a prefeitura teve quatro anos para promover o concurso e só publicou o edital a dois meses de o atual prefeito Toninho Branco passar o cargo”. A suspensão do concurso em Búzios foi pedida em a ação popular proposta pela pessoa de nome Sérgio dos Santos Murad. Não parece mera coincidência os problemas semelhantes nas prefeituras do interior do nosso estado.

Sem palavras...

Foto: Ricardo Terra - Professor Mestrado Engenharia Ambiental Cefet Campos

Uma imagem...

Foto: Ricardo Terra.

Um enterro digno para a capivara

Sensibilizado, o professor e pesquisador do Cefet, Ricardo Terra faz do remo, uma enxada para preparar um enterro digno para a capivara morta pela poluição do rio Paraíba do Sul.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Ainda o impacto da poluição em SFI-II

O professor do Mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet Campos, Ricardo Terra mostra algumas das variadas espécies atingidas pela poluição produzida pela empresa Servatis, na foz do rio Paraíba do Sul. Ao fundo, o nosso Fabiano Sepé não acredita no que vê.

Ainda o impacto da poluição em SFI

A capivara e a tartaruga também vítimas da poluição

Encontradas no litoral de Sossego:
Fotos Ricardo Terra, Wellington Peninha e Fabiano Sepé.

Ainda en Guandu, mais consequências da poluição...

Em Gargaú o pescador desolado olha os peixes mortos.
Ao lado um linguado vitimado pela poluição.

Limpeza da praia

Funcionários da prefeitura de São Francisco do Itabapoana faziam hoje à tarde, a limpeza do litoral reitirando os peixes mortos. Os pesquisadores do mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet, depois de conversaream com pescadores e pessoas da comunidade, estimam que mais de quarenta espécies devem ter sido atingidas pelo acidente ambiental, no rio Paraíba do Sul. Para o zootecnista, Ricardo terra, não há hipótese destes peixes serem do alto do Paraíba, porque mortos por lá, eles não chegariam com forma por aqui. O mais provável é que estas espécies sejam de São Fidélis para baixo.

Sr. Herval lamenta a mortandade

Pescador de Gargaú, seu Herval mostra o robalo morto pela poluição causada pela empresa Servatis de Resende.
PS.: Foto Ricardo Terra, Wellington Peninha e Fabiano Sepé.

Registros dos estragos em SFI

Registros feitos pelo pesquisador do Cefet, zootecnista Ricardo Terra, junto com Fabaino Sepé e também Wellington Peninha, em Gargaú e outras praias do litoral de São Francisco do Itabapoana. Pelos estragos feito aqui na foz, aumantam as suspeitas de que outras empresas tenham aproveitado a a oportunidade para descarregar no leito do rio Paraíba do Sul rejeitos:

Situação na região de Gargaú é caótica

O biólogo e professor do mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet, Ricardo Pacheco Terra, mais o multimídia Wellington Peninha, o multimídia também do Cefet Campos, estão neste momento, no mangue, junto à Barra de Gargaú e estão impressionados com os estragos provocados pela mancha tóxica que agrediu o rio Paraíba do Sul. A grosso modo, por telefone estão informando que há mais estragos na fauna do que a vista ontem na foz do rio em Atafona. São grandes as quantidades de peixes mortos de diversas espécies. Na chamada na ponta da Criminosa, na parte do mangue e no litoral de Sossego eles viram peixes diferentes dos conhecidos na região como pintado e outros. Eles também viram tartaruga e até capivara mortas. Os pescadores daquela região, assim como os de São João da Barra e Atafona estão literalmente apavorados, não só com as conseqüências à agressão ao mangue, ao rio e à fauna, como a repercussão de tudo isto, sobre os seus clientes. Neste momento, Ricardo, Wellington e Fabiano Sepé estão retornando a Campos.

Ainda mais nuvens sobre o Imbé e a Lagoa de Cima

As consequências das chuvas por lá já são muito grandes. Com estas novas nuvens as consequências podem ser ainda maiores. Batamos na madeira três vezes!

Projeto de siderúrgica americana no Açu ficou para depois...

A informação está na coluna de hoje, do Ancelmo Gois, no jornal O Globo. Em duas notas “A terra treme” e "Segue...” o jornalista diz que a Nucor, a maior siderúrgica americana, tinha solicitado audiência para hoje, com o governador Sérgio Cabral, para anunciar a intenção de construir uma siderúrgica, no porto do Açu, em São João da Barra, para o qual já havia 60 pessoas trabalhando no projeto. Porem, ontem a matriz mandou seus executivos avisarem ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, que receberam instruções para adiar o projeto por causa da crise.

Um rio cada vez mais perto do fim...

O blogueiro, ecologista e petroleiro, e ainda articulista deste blog, Luiz Felipe Muniz, nos remeteu um breve artigo, sobre mais este caos vivido em função dos problemas em nosso rio Paraíba do Sul: Um rio cada vez mais perto do fim... Luiz Felipe Muniz de Souza Advogado e Ecologista - lfmunizz@gmail.com - http://luizfelipemunizdesouza.zip.net/ - Campos, 27/11/2008. De certa forma a catástrofe em Santa Catarina está minimizando o grave crime ambiental cometido pela empresa Servatis, sediada em Resende, responsável pelo vazamento do inseticida Endosulfan, no Rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul. Mesmo com as chuvas torrenciais que caem no dia de hoje (27/11) na região de Campos dos Goytacazes, já há vários locais sem o fornecimento de água potável devido à interrupção da captação pelas concessionárias e o racionamento na distribuição. Várias comunidades pesqueiras afetadas estão impedidas de trabalhar e nem sabem ao certo quando poderão retornar, pois a ação do inseticida, mesmo tão distante do ponto em que foi despejado pelos criminosos, e mesmo estando tão diluído – devido ao volume do próprio Rio Paraíba do Sul e devido ao volume d’água das intensas chuvas regionais –, continua provocando mortandade de peixes em toda a foz do Paraíba do Sul, e nas praias do município de São João da Barra e de São Francisco do Itabapoana. Os criminosos ambientais, que inicialmente se omitiram e mentiram sobre a quantidade do produto arremessado no rio, depois admitiram que foi uma quantidade 10 vezes maior do que a declarada, diante de tantos peixes mortos! Na foz do Rio Paraíba do Sul, em sua margem esquerda, ainda resta um rico e único manguezal, que ano após ano insiste em resistir às agressões infindáveis da ganância e da irresponsabilidade humanas. Boa parte do pescado regional produzido no mar e no próprio Rio Paraíba é resultado do fabuloso serviço de regeneração, desova, criação, alimentação e amortecimento da ação do mar, promovido por este fabuloso ecossistema, o Mangue de Gargaú. O pior de tudo é que produtos químicos como o inseticida Endosulfan e outros tantos – como aqueles que estavam diluídos na borra despejada pela “Cataguazes Celulose” anos atrás –, além de promoverem mortandade imediata de boa parte da fauna e da flora, entram definitivamente na cadeia biológica de todos os ecossistemas associados ao Rio Paraíba do Sul e de todos os seres que sobreviveram ao evento, incluindo os humanos consumidores de pescados e frutos do mar!!! Até quando será que o Planeta irá suportar a presença destes mamíferos débeis (os humanos) na Biosfera? Penso que as Mudanças Climáticas, em nítido e veloz processo de desconstrução urbana e rural, já sinaliza bem qual é a sua intenção?! O quê você acha? Com a palavra o Ministério Público Estadual e Federal, a Feema, as Secretarias de Meio Ambiente, o Ibama, o Prefeito, o Governador, o Ministro do Meio Ambiente, o Poder Judiciário, os Vereadores, os Deputados, o Presidente da República...!!

Vídeo da poluição no Paraíba hoje às 9 horas

O professor José Carlos Salomão monitorando as condições do rio Paraíba do Sul identifica que, mesmo de maneira menos frequente, ainda estão passando peixes mortos em direção à foz em Atafona.

Sobrevivendo

Água que desce rio abaixo é como vida que segue dias, semanas, meses... a fio. A foto abaixo está registrada no blog do Fabiano Sepé e, segundo ele foi, produzida pelo professor e biólogo do Cefet, Ricardo Pacheco Terra, num trabalho de campo, em que coletava amostras de água e das diferentes espécies de peixes mortos no acidente ecológico no Rio Paraíba do Sul. A imagem mostra um homem que adaptou uma precária moradia, em pleno centro de Campos, no cais do rio Paraíba do Sul, em condições sub-humanas, aos olhos de quem vê. Mais do caos que urbano campista!

Vídeo das águas da chuva na av. 28 de março, ruas Felipe Uébe e Riachuelo no Turfe

O registro foi feito pela Ana Luiza Olieira: "Olá, professor Leio o seu blog diariamente e parabéns pelo trabalho. Hoje, revoltada ao ter que sair de casa com água no joelho, no bairro Turf-Clube, resolvi do ônibus fazer este vídeo. E lhe envio. Se te interessar publique em seu blog. É na 28 de Março entre a Felipe Uébe e Riachuelo".

Outros registros da chuva feitos pelo Ururau

O Site Ururau encaminhou mais algumas imagens sobre as consequências da chuva desta quinta em Campos:

quinta-feira, novembro 27, 2008

Mais registros dos leitores sobre a chuva em Campos

Rua das Palmeiras, perto do Abrigo João Viana, do Convento e da avenida 28 de Março:

Mais chuvas e transtornos em Campos

Flagrante agora das condições da rua Manoel Teodoro entre as avenidas Pelinca e 28 de março. Atualizado às 13:22: O trânsito está interrompido em diversos pontos da área urbana de Campos, tanto as mais centrais quanto as mais periféricas. As galerias não deram conta, do volume de duas pancadas de chuva no meio e fim da manhã desta quinta-feira. A um verdadeiro nó nos principais cruzamentos.

Vaga para professor de economia política para UFF Campos

A direção do ESR-Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional, da UFF, em Campos dos Goytacazes/RJ está informando que as inscrições para o concurso público para docente de economia política para foram prorrogadas até amanhã, sexta-feira, dia 28 denovembro. O edital está aqui na página da UFF e é o de nº 307/2008.

SJB faz concurso para projetos de urbanismo

Alguns municípios do país, já adotaram há algum tempo, o instrumento do concurso para projetos de prédios públicos e reformas urbanísticas. Se o blog não está enganado, a idéia começou com Jaime Lerner, lá em Curitiba. A capital paranaense conhecida pelas boas soluções em termos de urbanização e qualidade de vida, mesmo numa região metropolitana densamente povoada, conseguiu atrair idéias, pessoas e grupo de profissionais para este fim. Assim surgiu a idéia da Linha do Ofício, um projeto de habitação popular que acompanha uma linha de transmissão da cia. energética daquele estado, que resultou na construção de sobrados, cuja parte inferior foi destinada a pontos de comércio/serviços com geração de renda, que se aliaram à habitação popular oferecida pelo poder público no andar superior dos sobrados. A prefeitura de São João da Barra diz que a intenção do concurso é o de estimular os melhores arquitetos do país a elaborarem projetos de urbanismo que ajudem no planejamento e na organização urbana do município que estima que em uma década, poderá ter sua população triplicada. Entre outras coisas a prefeitura informa que pretende construir um centro administrativo, auditório e biblioteca na entrada da cidade a fim de descentralizar o crescimento atualmente utilizada.

quarta-feira, novembro 26, 2008

Sobre o Wall Mart e sua prática

Comentário aí abaixo assinado pelo Armandão: "Caro Professor, Caiu no meu quadrado! Sem falsa modéstia nesta matéria sou catedrático. Os níveis de preços praticados estão absolutamente fora da realidade, óleo de soja tem um custo da nossa tabela da indústria em média de R$ 2.10, eles iniciaram a R$ 1,77 e hoje praticam R$ 1,84; Açucar Cristal tem custo aqui na nossa " Coagro" de R$ 3,41 por pct de 5kg, eles praticam algo em torno de R$ 2,98 e assim com toda cesta básica; esta vantagem de ICMs conseguida através de benesses de regime especial obtido a uns poucos anos atrás no Governo anterior, falasse em contrapartida, é justo informar que também Mackro, CBD e outros grandes do varejo tem esta vantagem no estado do Rio de Janeiro. Aliada a novidade, coisa que nosso povo adora, em tempo; precinhos de barata morta às custas do sacrificio de impostos até nós! Mas bonzinho mesmo está o preço do John Walker e, é original ! - Haja fígado, que aliás esta em promoção na nova loja! É ilusão deixa o tempo dizer que o amigo tem razão".

Um documentário que deve dar o que pensar!

Ele foi enviado ao blog pelo Dr. Luiz Tavares.

Vídeo da poluição no Paraíba da Sul às 13 horas

Também registro do professor José Carlos Salomão:

Início

O que a rede varejista Walt-Mart está saboreando em termos de vendas em Campos, foi vivido também pela loja de departamentos da Leader, quando esta se instalou na avenida Pelinca, em frente ao Palácio da Cultura. Em junho do ano passado, a Leader, nos bastidores informou estar satisfeitíssima com a venda na primeira semana que superou R$ 2,5 milhões. As vendas depois caíram, mas num patamar ainda bastante interessante. O mesmo deve ocorrer com o Wall-Mart.

Vídeo da poluição no rio em Campos

Imagem feita por volta da dez horas desta quarta-feira pelo professor José Carlos Salomão:

Flagrantes da chegada da poluição no Paraíba em Campos

O registro é do professor Salomão:

Mais sobre os 30 mil eleitores independentes de Campos

O assunto foi tema aqui de nota sobre um texto do blog Outros Campos. Por conta dele, recebemos do Luiz Henrique Gomes Moraes o seguinte comentário, por e-mail: "Existiria em Campos um grupo “blindado” às ofertas clientelistas que atingem tanto a massa quanto a elite de empresários e lobistas locais? Há reais possibilidades de expansão desse grupo?" Sim Pr. Roberto Moraes, há sim este grupo. Ele é formado por estudantes, profissionais liberais, de baixa e média qualificação, professores. Eles pertencem a todas as classes sociais, mas é um grupo com um nível de consciência maior. Eles são do Centro ou de Guarus, moro no Parque Cidade Luz, estudo na UENF e votei em Mackoul em 2004 e Odete em 2008, votei nas alternativas aos grupos dominantes. São pessoas de 17 a 60 anos de idade, normalmente gostam de falar de política e são mais exigentes às questões políticas.Tem ainda a turma do voto nulo e branco que é mais extremista". "Há muitos estudantes de escola pública como o Agrícola, Cefet, UFF, UENF, e escolas estaduais, Odete puxou muitos votos por ser professora.Muita gente no periodo de eleições dizia pra mim que não votaria em Odete porque ela não teria "chance de vencer" os dois candidatos.Esta elite alternativa e progressista de 30 mil pessoas tem consciência.Infelizmente o povo, a classe média e as elites campistas preferem continuar no Jogo da exploração clientelista/escravista do século XXI, manter o povo na pobreza para angariar votos e continuar usurpando do ESTADO. Luiz Henrique Gomes Moraes”

terça-feira, novembro 25, 2008

Questionamento sobre a prática da concessionária Águas do Paraíba

O texto foi postado como comentário por J.C. Salomão na nota abaixo e merece a análise e a reflexão dos leitores do blog: “Como no desastre de 29 de março de 2003 (Indústria Cataguases de Papel liberou 1,2 bilhões de litros de resíduos tóxicos no córrego Cágados, que atingiu o Rio Pomba em Minas, que por sua vez contaminou o Rio Paraíba do Sul, chegando até a nossa cidade no dia 01 de abril), a concessionária Águas do Paraíba juntamente com as autoridades municipais (defesa civil e sec. de meio ambiente), nada informaram à população campista sobre as ações que poderiam ser tomadas em função deste desastre. Agora, mais uma vez, eles ficaram “avaliando” a situação pelos jornais. Não sei se todos se lembram, em 2003, só foram informar que teriam que suspender a captação quando a carga poluidora estava chegando em Santa Cruz. Será que agora eles acharam que esta nova carga poluidora iria dobrar à esquerda e “subir” o Muriaé? Se os técnicos da concessionária Águas do Paraíba não conseguem avaliar, com uma antecedência segura , a periculosidade de uma carga poluidora desta monta, imaginem se eles conseguem quantificar os 20 microgramas (0,00002 gramas) por litro, que é o Valor Máximo Permitido (VMP) pela Portaria 518 do Ministério da Saúde (que estabelece os padrões de potabilidade da água para consumo humano), para concentração deste agrotóxico (Endosulfan) e de mais 52 substâncias químicas que representam riscos à saúde (art. 14; tabela 3), na nossa água de cada dia. Das duas uma: ou é incompetência técnica ou falta de transparência (honestidade) nas informações que as autoridades deveriam levar à população. J.C. Salomão P.S.: E tem gente que acha que Rosana não é aqui”.

Captação de água do rio Paraíba do Sul será suspensa à meia noite

A concessionária dos serviços público de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, no município de Campos, Águas do Paraíba, informou que a partir de meia noite a captação da água será suspensa e a distribuição será feita a partir de um rodízio por regiões da cidade, usando outras captações e estações de tratamento existente na área urbana do município. A suspensão da captação é conseqüência do vazamento do pesticida Endosulfan que ocorreu na madrugada de terça-feira (18), por causa da falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense. Cerca de 1,5 mil litros do pesticida escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio fluminense. PS.: Atualizado às 20:16: Ceca/Feema multa empresa em R$ 33 milhões por vazamento no Paraíba do Sul A Feema afirma ainda que empresa subestimou dano ambiental provocado por derramamento de pesticida. A Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental), da Secretaria Estadual do Ambiente, definiu agora a poucos minutos atrás, o valor da multa em R$ 33 milhões de reais para a empresa Servatis, responsável pelo vazamento do inseticida Endosulfan, no Rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul. A pluma tóxica tem provocado mortandade de peixes nas cidades por onde passa. Orientados pelos técnicos, estes municípios atingidos têm suspendido temporariamente a captação de água, por medida de precaução até que a contaminação se reduza a um nível aceitável. A suspeita de que o vazamento do inseticida Endosulfan, teria sido maior que os 1,5 mil litros informados pela Servatis, e está sendo apurado pela Feema. Os técnicos do órgão ambiental estão alertando para que não sejam consumidos os peixes mortos. PS.: Atualizado às 22:26: Corrigido a digitação do título da nota.

Transição e falta de discussão

O blog tem tido pouco tempo, por conta dos afazeres profissionais, para trazer ao debate, alguns pontos que gostaria sobre a gestão pública municipal em Campos. A sensação é que este momento de transição não está propiciando um aprofundamento de alguns temas que seriam desejáveis. A questão tem estado quase circunscrita, aos terceirizados e, a um, ou outro tema a mais, que mesmo que sejam os mais urgentes, como a prevenção da dengue e a programação de verão, não deveriam inibir a discussão sobre saneamento, meio ambiente, agricultura, educação, desenvolvimento econômico, Fundecam, reforma administrativa entre outros. Os leitores e colaboradores poderiam ajudar nesta empreitada.

De quem ou quais as intenções destes votos?

"Com todo respeito às figuras de Makhoul e Odete, nos parece mais razoável crer que há um grupo de eleitores, que varia entre 25.000 e 30.000, disposto a votar em quem se lhe apresente como sendo alguma possibilidade alternativa entre os grupos políticos de Arnaldo e Garotinho". O trecho acima faz parte da postagem do Brand Arenari no blog "Outros Campos" cujo título é: "Quem votou em Odete Roitman?: Algumas palavras sobre os votos de Makoul e Odete nas últimas eleições".

Choveu 25 mm nesta segunda em Campos

O volume é relativamente pequeno, mas considerando a sequência de dias de chuvas em Campos, a preocupação da Defesa Civil é cada vez maior. Ao meio dia desta segunda, o órgão no município de Campos dos Goytacazes, tinha um balanço de 135 pessoas desabrigadas e 450 desalojadas. A Defesa Civil permanece em alerta porque há previsões de chuvas intensas nos próximos dias. Segundo a Agência Rio de Notícias, o comandante da Defesa Civil, Henrique Oliveira, a principal preocupação agora é com o Rio Ururaí, que já começou a subir e pode deixar a comunidade ribeirinha e as pessoas que vivem nas áreas cortadas por ele desabrigadas.

Restos de uma baleia encontrada na praia dos Sonhos em SFI

A informação está aqui com mais detalhes no blog do Paulo Noel do município de São Francisco do Itabapoana. A foto do blog é do Magnum Silva.

Técnicos da Feema analisaram água do rio Paraíba em São Fidélis

Chegaram ao blog informações de que foram feitas coletas de água na tarde desta segunda-feira, no rio Paraíba do Sul, na altura do município de São Fidélis, para identificar se haverá ou não necessidade de interromper a captação de água para distribuição pela Concessionária Águas do Paraíba. Não se tem notícia do resultado desta coleta. Esta análise é conseqüência do vazamento do pesticida Endosulfan ocorreu na madrugada de terça-feira (18), por causa da falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense. Cerca de 1,5 mil litros do pesticida escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio fluminense. Segundo a Agência Brasil: “o chefe da Feema na região, José Roberto Araújo, o derramamento prejudicou o abastecimento de água e provocou a mortandade de grande quantidade de peixes em diversos municípios da região do sul estado, como Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda”. Segundo o site da Feema: “nesta terça-feira (25/11), a Ceca deverá estipular o valor da multa a ser aplicada à empresa, que pode ser superior a R$ 10 milhões. A Feema está fazendo o acompanhamento da contaminação das águas do rio Paraíba do Sul, realizando coletas e análises em seus laboratórios e em laboratórios particulares.”

segunda-feira, novembro 24, 2008

Mais preces e homenagens para o poeta

Do jornalista Mauricio Xexeo: “A família do poeta Antonio Roberto convida para a Missa de Sétimo Dia, que será realizada quarta-feira às 19h na Catedral do Santíssimo Salvador”. Do Wellington Cordeiro: "O poeta Antônio Roberto Fernandes será o homenageado na próxima edição da Noite do Vinil. Antônio que faleceu na última semana, sempre em seus eventos voltados para a poesia, sedia espaço para a música, mais precisamente a seresta. A Seresta é uma reunião muito comum, encontrada nas mais variadas cidades do Brasil e, com muita freqüência, nos bairros do Rio de Janeiro e na cidade de Conservatória. Em Campos há muitos seresteiros contemporâneos e alguns deles sempre acompanhavam Antônio Roberto, principalmente nos cafés Literários".
Uma forma de homenagear o grande poeta e amigo Antônio Roberto será fazendo uma edição especial da Noite do Vinil só com serestas, na noite teremos Carlos Alberto, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves. Além de outros expoentes do estilo. Então todos os amigos de Antônio Roberto e quem curte a seresta estão convidados para a Noite do Vinil, Quarta-feira, dia 26 de novembro a partir das 22h na Taberna Dom Tutti, na rua das Palmeiras, 13. (atrás do Churrasquinho do Luiz, 28 de março, perto do parque Alzira Vargas)".

Contra a apropriação privada da praça São Salvador

O blog recebeu de um leitor um e-mail indignado sobre o uso da praça São Salvador para fins comerciais e privados: “Caro Amigo Roberto, é impossível observar o que está ocorrendo na Praça São Salvador, como uma empresa particular, de origem Capixaba, utiliza o patrimônio público para aumentar sua renda? Com autorização de qual órgão público a praça esta sendo utilizada por particular?" "Já ouvi de muitos comerciantes, no calçadão, críticas sobre este fato narrado.Recordo-me do fato ocorrido há cerca de uns dois anos, que foi proibido show público na praça, para que evitasse danos à praça. Hoje alguns anos após, a praça é entregue às toneladas de carros e motos. É impossível se calar diante de tal fato exposto diante de escritórios de muitos meios de comunicação. grato, abraço”.

Formosa tal como aqui

Na chamada cidade antiga de São Luís, também há como em nossa Campos a rua Formosa, porém, com a marca registrada da cidade dos azulejos.

1ª Semana da Engenharia do Cefet

Veja aqui no blog da turma da engenharia de automação os detalhes da programação que começa amanhã.

O Obama brasileiro e campista há 100 anos

A revista Época desta semana trouxe na seção Primeiro Plano uma nota que se refere ao diplomata e membro da ABL, Alerto Costa e Silva que falou sobre importantes figuras brasileiras que eram negras e comentou sobre o ex-presidente Nilo Peçanha que governou o Brasil entre 14 de junho de 1909 e 15 de novembro de 1910. Nilo Peçanha era mulato, e portanto negro e sofreu resistência e preconceito por conta desta sua característica física e racial. Veja que a Wikipédia diz sobre o assunto: "Nilo Peçanha foi descrito como sendo mulato e freqüentemente ridicularizado na imprensa em charges e anedotas que se referiam à cor da sua pele. Durante sua juventude, a elite social de Campos dos Goytacazes chamava-o de "o mestiço of Morro do Coco". Em 1921, quando concorreu à presidência da República como candidato de oposição, cartas atribuídas falsamente ao candidato governista, Artur Bernardes, foram publicadas na imprensa e causaram uma crise política pois insultavam o ex-presidente Marechal Hermes da Fonseca, representante dos militares, e também Nilo Peçanha, outro ex-presidente, que era xingado de mulato. Gilberto Freyre, escrevendo sobre futebol, usou-o como paradigma do mulato que vence usando a malícia e escondendo o jogo mencionando que "o nosso estilo de jogar (...) exprime o mesmo mulatismo de que Nilo Peçanha foi até hoje a melhor afirmação na arte política". "Alguns pesquisadores afirmam que suas fotografias presidenciais eram retocadas para branquear sua pele escura. Alberto da Costa e Silva diz que Nilo Peçanha foi apenas um dos quatro presidentes brasileiros que esconderam os seus ancestrais africanos, sendo os outros Campos Sales, Rodrigues Alves e Washington Luís[14]. Abdias Nascimento afirma que, apesar de sua tez escura, Nilo Peçanha escondeu suas origens africanas e que seus descendentes e família sempre negaram que ele fosse mulato. A biografia oficial escrita por um parente, Celso Peçanha, nada menciona sobre suas origens raciais, mas uma outra biografia posterior o faz. Portanto, alguns pesquisadores expressam dúvidas sobre se Nilo Peçanha era ou não mulato. Em qualquer caso, suas origens foram muito humildes: ele mesmo contava ter sido criado com "pão dormido e paçoca". Bom lembrar que em 2010, estaremos completando um século em que o mulato campista, como vice exerceu o cargo de presidente da República por um período de 17 meses, em substituição ao titular Afonso Pena falecido no exercício do cargo.

domingo, novembro 23, 2008

Mais homenagem ao poeta Antônio Roberto

Chegou ontem na caixa postal do blog, mas só hoje foi descoberto, o "Verso da canção" enviado pelo Armando Barreto. Interessante ver como a dor da perda faz brotar poesia que como diz o autor também: Verso da canção Palavra não morre Em forma de poesia Poeta que é coisa divina Também não pode morrer Pra um lugar especial Num sono reconfortante Repasto revigorante Sem igual Ele deve adormecer Neste estado profundo Poesias noutro mundo Ele inicia tecer Ser poeta todo dia Versar dor, amor, alegria Não é humano fazer Poeta é ser diferente É alma gêmea de gente De fácil reconhecer O verso de um poeta Por mais tonto que pareça Faz o mundo amanhecer Encanto de Deus herdado Escrevinhar vida, dor e pecado Caminho, tropeço e calvário Sem almejar salário Querendo só escrever Quem na vida foi poeta Ao passar é poesia Paz, encanto, magia Rastro de rimados sonhos Felicidade de ser poeta De rumos e coração, risonhos Servindo à inspiração Pois que verso serve à canção A tua poesia o pranto acalma Doutor de minha alma No etéreo onde andes Antonio Roberto Fernandes

Outro questionamento sobre a suspensão do concurso

Chegou através de um e-mail assinado por Marcelo Ururau: “Os 90 fiscais de renda, que nada fazem para aumentar a receita própria do município irão receber cada um R$ 14.500,00... e quando o novo salário do prefeito estiver em vigor, R$ 23.000,00, isso custará ao município, míseros R$ 2.070.000,00. Será que o Dr. Edson não irá questionar a constitucionalidade desta lei?” “E o mais engraçado disso tudo é que o custo com o salário dos concursados do PSF segundo a quantidade de vagas e o valor dos salários seria de R$ 1.278.458.80. Lamentável”.

Outras questões sobre o concurso

O advogado Cleber Tinoco traz aqui em seu blog novas questões sobre a questão jurídica a respeito da suspensão do concurso: Argumentos favoráveis a manutenção do concurso” “A decisão liminar que suspendeu a realização do concurso levou-me a novas reflexões, as quais compartilho com os leitores: 1. Não existe impedimento a realização do concurso. A legislação eleitoral proíbe apenas a nomeação ou contratação de servidores nos 3 (três) meses que antecedem as eleições até a posse dos eleitos (Lei 9504/97, em seu artigo 73, inciso V). A outra restrição legal, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), diz respeito ao aumento de despesa nos últimos 180 dias de governo do atual prefeito (art. 20), mas se o concurso visa a substituição dos temporários pelos concursados, o aumento de despesa não poderia ser presumido. Além disso, a substituição dos contratados por concursados não eleva, pura e simplesmente, a despesa total de pessoal, que a LC 101/2000 fixou em 60% da receita corrente líquida, pois deste limite só escapam as despesas com terceirização para substituição de servidores e empregados públicos e a Lei municipal 8005/2008 não fala de terceirização, porém de contratação direta pelo Município (art. 8º), que deve ser computada como despesa total de pessoal. 2. O direito à nomeação do candidato aprovado dentro do número de vagas não foi enfrentado pelo ilustre juiz, mais este ponto só seria relevante se houvesse aumento da despesa total de pessoal. 3. Por fim, ainda que não se pudesse nomear ou contratar concursados, suspender a execução do concurso não é razoável, uma vez que isto traduz ofensa ao princípio da separação dos Poderes, consome recursos dos candidatos e da organizadora do concurso e desatende o princípio do concurso público. O Executivo faz concurso de acordo com os critérios da conveniência e oportunidade, trata-se de ato discricionário insindicável pelo Poder Judiciário. A proximidade do fim do mandato do atual prefeito não é circunstância capaz de vencer a presunção de legalidade e legimitidade dos atos administrativos, mesmo porque o ato administrativo impugnado não é de Alexandre Mocaiber, mas do Município de Campos dos Goytacazes, como explica há muito a teoria do órgão”.

A Mercê das vaidades...

Para refrescar um pouco dos problemas do concurso público suspenso e repassar uma parte do que o blog viu em São Luís, nos intervalos dos compromissos profisssionais, esta nota descreverá o que foi visto ontem pela manhã, quando ainda estava em São Luís, no Maranhão. Vamos lá, o assunto tem ligação com o mundo da política e até com um personagem-conterrâneo, não apenas, um outro ex-presidente. O antigo Convento da Ordem dos Mercedários, construído em 1654, em São Luís, hoje chamado de Convento das Mercês é uma belíssima construção, bem restaurada, que hoje abriga a Fundação da Memória Republicana, que possui uma exposição da passagem de todos os presidentes da República, de Deodoro até FHC, com destaque, como não poderia deixar de ser, para o mais ilustre personagem da política maranhense, José Sarney. Dele, estão lá expostos, a mesa de trabalho, o veiculo galaxie presidencial, fardões da ABL, e os mais variados presentes e prêmios recebidos durante, o exercício da presidência da República, para este blogueiro um tônico para a memória que relembra o fim do período dos governos militares. Além disso, outra exposição sobre a história do Padre Antônio Vieira foi lá mantida, como não poderia deixar de ser, para um prédio de um convento, mesmo que transformado numa espécie de museu. O que, não me surpreendeu porque já havia ouvido críticas sobre o assunto nos ambientes maranhenses, foi a confirmação de que lá está construído um mausoléu para hospedar o corpo do hoje senador, José Sarney. Lógico, que ele deve se defender dizendo que aquilo não foi idéia sua, mas bem que poderia ter evitado. O fato e as histórias ouvidas sobre as brigas políticas no Maranhão e ainda a disputa contemporânea, contra o atual governador Jackson Lago e ainda, as peripécias da família Sarney, toda de políticos, me fez recordar de uma frase sua, quando no exercício da presidência: “na minha terra a política só tem dois lados, ou se é favor, ou contra”. PS.: 1) Lá também vi, no breve resumo dos marcos do mandato de cada presidente, a referência ao conterrâneo Nilo Peçanha, com três informações não muito veiculadas aqui em sua terra natal: a de que ele foi um grande incentivador da instalação de ferrovias, entre outros objetivos para escoar a produção cafeeira do interior de São Paulo, Minas e Rio; o responsável pelo primeiro órgão de estado para cuidar da cultura indígena, que acabou sendo precursor da Funai; e a terceira um fato político de que como conciliador teria adotado, muito antes de outros presidentes o lema de su governo de “Paz e Amor”. 2) A primeira foto é uma vista externa geral do Convento das Mercês; a segunda uma visão do interior do Convento; a terceira um busto do ex-presidente nos corredores internos; a quarta é do carro presidencial e a última (abaixo) numa área reservada e com um visual muito bonito, o local com um piso de ardósia, que é onde está o mausoléu prévio do presidente Sarney.

Advogado-blogueiro dá sua opinião sobre a suspensão do concurso

O advogado Cléber Tinoco aqui em seu blog Campos em debate dá a sua opinião sobre a decisão do juiz Paulo Assed: "Concurso do PSF foi suspenso por decisão judicial" "Atendendo ao pedido feito pelo vereador Edson Batista em Ação Popular, a Justiça determinou a suspensão do concurso do Município de Campos para o PSF. A decisão levou em conta o disposto no artigo 8º da Lei municipal 8005/2008, que prevê a contratação temporária dos profissionais que exerciam atividades profissionais no PSF, PACS, ESAUB ou como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, interrompidas por decisão judicial, até que seja concluída a realização de processo seletivo público pelo município (leia: o concurso do PSF), no prazo máximo de 180 (cento e oitenta dias) prorrogáveis por igual período, a partir da data de publicação desta Lei". "Embora não diga expressamente, a decisão judicial parece também ter considerado as restrições previstas no artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) que considera nulo o ato que provoque aumento de despesa com pessoal que não atenda as exigências legais e constitucionais. Entre as limitações constitucionais está aquela prevista no § 1o do art. 169 da Constituição, que condiciona a criação de cargos, empregos e funções, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, à prévia dotação orçamentária (leia-se: dinheiro separado no orçamento) suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes e se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias. Além disso, parece-me que o juiz levou em conta o teor do parágrafo único do artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o qual é nulo o ato que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do prefeito". "Ademais, questão importantíssima que não foi ventilada na decisão, mas que tem a ver com o princípio da moralidade administrativa lembrado pelo magistrado, é a que diz respeito à nova orientação do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o candidato aprovado, dentro das vagas ofertadas no concurso, tem direito de ser nomeado. Este detalhe já seria suficiente, no nosso entender, para determinar a suspensão do concurso". * Texto modificado para acrescentar o último parágrafo às 14:14h-- Cleber Tinoco"

Um mero detalhe em meio à maldição mineral

O número de pessoas mobilizadas para fazer o concurso hoje do PSF é superior a toda a população do vizinho município de São João da Barra. Só de inscritos 35 mil, mais fiscais, serventes, etc. Para quem ainda tem dúvidas daquilo que os acadêmicos e outros estudiosos chamam de "A maldição mineral" aí está. Onde há alguma forma de extrativismo, aí viceja concentração de renda, de poder, corrupção, confusão, disputas e, acima de tudo: pouca eficiência. Bom lembrar que esta observação não leva em conta a análise jurídica da decisão, e sim, as suas consequências, que são partes de um imbróglio maior. PS: Atualizado às 13:45.

O acerto na identificação do erro monumental!

O jornalista Vitor Menezes, como usualmente faz, acertou a mão no texto publicado hoje no Monitor Campista e replicado aqui no blog Urgente, sobre a falta de senso de um governo concludente e insensível, na decisão da transferência do monumento de José do Patrocínio, do Palácio da Cultura para a conhecida Praça do Canhão. Para gestores deste porte, não há necessidade nem de estilingue para quem se enrola até com cordão.

Ipdep divulga nota

A jornalista Jô Siqueira enviou agora, às 12:01, aoo blog uma nota de esclarecimento divulgada pelo Ipdep, responsável pelo cincurso para o PSF da PMCG: "Nota de Esclarecimento" "O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Publico e Privado, cumpre o dever de prestar aos candidatos inscritos no concurso público que seria realizado neste domingo, 23 de novembro do corrente, para preenchimento de cargos do PSF no município de Campos dos Goytacazes/RJ e ao povo em geral, os seguintes esclarecimentos: 1) O IPDEP participou de um certame para realização do concurso público do PSF no município de Campos dos Goytacazes/RJ, concorrendo juntamente com outras instituições do ramo, tais quais FUNRIO e a FESP, tendo na oportunidade oferecido o menor preço para organização e realização do evento; 2) Na organização e realização de um evento de tal porte, o dispêndio de recursos financeiros empregados é de grande monta, de modo a atender a uma demanda de 35.000 (trinta e cinco mil) candidatos; 3) Quando o Edital é publicado começa a fluir o prazo para que possa ser o mesmo questionado até mesmo judicialmente, para evitar que a realização do concurso possa acontecer sob o manto da desconfiança, sendo certo que isso não ocorreu; 4) No entanto, para surpresa do IPDEP, prestador de serviços com relação à realização do referido concurso, no dia 22 do corrente, às 21:35 hrs, tomou conhecimento de uma decisão judicial proferida nos autos de uma Ação Popular ajuizada pelo Vereador Edson Batista, que aguardou desde a publicação do Edital até a presente data em silêncio, que culminou por de forma unilateral e sem ouvir os demais interessados em suspender a realização das provas do concurso do PSF, trazendo prejuízos irreparáveis e transtornos para o prestador do serviço, os candidatos e todos os demais de forma direta ou indireta se encontram envolvidos na organização do certame; 5) O IPDEP quer deixar claro com esses esclarecimentos que em respeito ao seu público alvo, que são os inscritos e também a população de Campos, que merece respeito, que tudo fez para que a realização das provas pudesse transcorrer num clima de normalidade, sendo que isso só não ocorreu por motivo alheio a sua vontade; 6) Que está acima de questões políticas menores e que trazem prejuízos a população e que todas as vezes em que houver um processo seletivo público para realização de concursos se fará presente, demonstrando sempre a lisura como pauta sua conduta; 7) No mais, já deixou a cargo de sua assessoria jurídica a defesa de seus direitos, inclusive quanto aos prejuízos que efetivamente experimentou, tanto moral como material, deixando claro que decisão judicial concedida, mesmo sem ouvir as partes, deve ser acatada e respeitada, promovendo-se então os recursos que se fizerem compatíveis com o Estado Democrático de Direito, que garante a todos a amplitude do direito de defesa, assegurado o contraditório pleno. São os esclarecimento que vem a publico fazer, demonstrando o compromisso do Instituto com interesse público maior. A Direção" PS.: Atualizado às 13:44: Alertado por um comentário o blog corrige a sigla do instituto na sigla postada no título da nota

De volta aos problemas da querida terrinha

O blogueiro já de volta à cidade se depara com seus velhos e crônicos problemas relacionados à gestão pública. O nosso colaborador atento, Bruno Lindolfo, já registrou o fato abaixo que também foi informado por e-mail ao blog, no final da noite de ontem por fonte segura e de credibilidade. Não saberia interpretar a decisão do juiz Dr. Paulo Assef, sobre o ponto de vista da justiça, mas, sob o ponto de vista da confusão em relação às questões de pessoal, parece que ela traz ainda mais imbróglios à administração pública do município. Sob o ponto de vista social é indiscutível, que a suspensão do concurso traz repercussões numa área tão nevrálgica quanto a da saúde. Sob o ponto de vista político é inquestionável que ela será objeto debates, até pelo fato de ter sido o vereador do PMDB, o médico, Edson Batista, o responsável pelo pedido. Enfim, são 35 mil pessoas atraídas e agora subtraídas da possibilidade de inserção, por concurso público, na área de saúde em Campos.

Concurso do PSF suspenso

A principal fundamentação é a não indicação da fonte de custeio dos salários dos aprovados. É importante que, em se tratando de concurso público, todos os seus atos se revistam de moralidade e transparência, tudo o mais que se fizer para clarear o processo seletivo é válido, no entanto, vale lembrar os efeitos danosos de tão tardia manifestação e decisão: pessoas de todos o país vieram a Campos. Conhecidos de Minas e até Curitiba voltarão para suas casas levando a lembrança de mais uma dessas excentricidades que só acontecem em Campos e, ao que parece, viraram regra.
Confira na íntegra a decisão:
Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho normal.

sábado, novembro 22, 2008

O mercado e os poetas

O nosso articulista e também blogueiro manda mais um artigo: O mercado e os poetas Luiz Felipe Muniz de Souza, Campos, 22/11/2008 Advogado e Ecologista - lfmunizz@gmail.com - http://luizfelipemunizdesouza.zip.net/ Vamos por parte. Primeiro porque os poetas nada têm a ver com os mercados – ou tem? – e segundo, porque para tentar entender pacificamente as lógicas embutidas nos mercados financeiros globais, somente através de um poderoso olhar poético conseguiremos nos guiar na avalanche de lucros, de falências e de notícias. A morte de um poeta sempre deixa um rastro enigmático de pobreza e de nobreza que destilam incertezas por toda parte... tal qual a ruptura atual dos mercados tem feito com o mundo dos abonados e dos que queriam e querem ser! A Campos dos Goytacazes que perde Antônio Fernandes, no meio da caótica catinga que exala dos porões da administração direta, ficou muito mais pobre porque estamos num ecossistema já de raros exemplares da espécie “homo-éticus”...e pensar que um futuro promissor só por meio de um significativo aumento da população destes exemplares raros! Enquanto isso, a América dos “sonhos” dá prosseguimento ao plano engendrado para reduzir drasticamente o avanço dos mundos no seu. Até sangra “galinhas dos ovos de ouro” e sem pena e piedade arremessa milhares nas frias avenidas de NY e Cia. – povo danado! –... tudo em nome de um capitalismo de especulação dos gringos e do freio radical às novas locomotivas globais – Brasil/China/Índia –... e pensar que o rombo nos cofres dos mundos já era administrado desde os tempos da 1ª Grande Guerra dos Mundos! Somente poetas poderiam imaginar que agora os Estados voltariam a ser fundamentais, pois as dívidas dos danados, construídas à base de mentiras, guerras e muita especulação, agora precisam, urgentemente, ser compartilhadas pelos tolos e entorpecidos das platéias mundo afora...Eureka...agora, a moda não mais é privatizar, mas sim estatizar os rombos dos mundos em nome do prosseguimento das lógicas de convivência pacífica entre o capital e o trabalho...agora, dê a vez a um negro, magro e de complexa experiência genética, pra ver se ele consegue fazer no mundo real herdado, as magias de salvação esperadas pelos mundos aflitos e incertos! Agora todos querem ajuda real dos Estados – usineiros, industria automobilística, bancos, etc – uma fórmula antiga e universal de apoderarem-se das coisas e dos bens coletivos. O mesmo Estado, levado ao mínimo em recentes tempos atrás, agora ressurge como um deus generoso e farto, de quem se cobra compaixão e perdão... só os poetas não seriam seduzidos pela violência da vingança contra os danados e espertalhões de outrora que enricaram gerações e mais gerações suas, e levaram milhões de humanos e não-humanos às minguas da miséria absoluta em colonizações e extinções abomináveis! Os efeitos mais dramáticos desta dinâmica global ainda não foram devidamente percebidos pela humanidade, mas uma coisa é certa: nem mesmo os poetas serão poupados nesta transformação inevitável! O problema por aqui ainda é o mesmo: uma garotada entorpecida continua no poder e parece está a anos-luz das urgências de nosso tempo!!

“Janela”

O candidato derrotado a prefeito de São Luís, o deputado federal pelo PCdoB, Flávio Dino, reverberou hoje na cidade, que seu projeto que cria uma “janela” de um mês para que os políticos troquem de partido sem perder o mandato, será aprovado na Câmara Federal. Ele disse: “Só a morte é algo definitivo”. Dino disse ainda que não se pode ficar refém dos partidos. O deputado acha que no Senado a aprovação será mais difícil. Flávio Dino até ser eleito era, já há dez anos, juiz federal no Maranhão.

Bumba-meu-boi em São Luís

São três as capitais de estados brasileiros que se situam em ilhas oceânicas. Este charme geográfico está presente em Floranópolis, Vitória e São Luís. Esta última tem um charme diferente: é a única cidade brasileira fundada por franceses, em 1612, portanto há 396 anos atrás. Saint Louis, a ilha fundada pelos franceses era habitada pelos índios tupinambás e conhecida como Upaon-Açu.
Em 1997, São Luís foi eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Uma de suas tradições culturais é o bumba-meu-boi. Aí ao lado um dos tradicionais bois, o Boi Belo da Ilha.
Na primeira foto, na apresentação para os participantes da reunião dos Cefets e a segunda numa apresentação gravada pela TV, na praça Mauro Machado, no centro Histórico do município. Para saciar a curiosidade de alguns, o blog informa que São Luís terá um orçamento em 2009, de R$ 1,3 bilhão e tem uma população de 870 mil habitantes. A tradição do boi é forte marco cultural em São Luís, mas qualquer um pode garantir que o bumba-meu-boi mesmo tem sido a tradição mesmo, é na política de Campos.

sexta-feira, novembro 21, 2008

Rede blog é outra Terapia!

Mais uma rede blog no dia 21. Com pouco tempo por estar fora da cidade, o blogueiro não vai ter como ir mais fundo no assunto. Pela primeira vez, um tema leve em mais esta etapa da Rede Blog. A indicação deste blog para o melhor botequim da cidade é para o Terapia´s Bar, sem a mínima dúvida. O que o blog poderia falar já foi quase tudo dito pelo Vitor Menezes, o idealizador da Rede Blog, aqui no Urgente. Particularmente preferia quando o bar se situava na rua do Barão, apesar, e por isso mesmo, da devassidão. Abraços para Assis e Da. Ângela!

Wall-Mart, Coca-Cola & jesus

Não se espantem com as letras maiúsculas e minúsculas. Elas não foram digitadas erradamente e nem há nenhuma valoração embutida no fato. Aproveite o semi-feriado e leia o texto abaixo na íntegra e entenda o que se está comentando. Além do bom texto “Fantástica fábrica de consumidores” do Xacal no blog A TroLha sobre a inauguração do Wall-Mart, em Campos, ainda sobre a questão da economia, vendas e consumo, outro assunto chamou a atenção deste blog. A notícia que foi veiculada no jornal, Valor Econômico é que a Coca-Cola está fazendo venda de porta-a-porta em Recife. A gigante do setor de refrigerante há tempo se sente incomodada com a concorrência que sofre no Brasil das tubaínas de valor mais baixo que os seus produtos. Os responsáveis pela empresa no Brasil vivem tentando explicar aos executivos na matriz nos EUA as dificuldades que enfrenta no mercado brasileiro. Nesta busca, o trabalho, semelhante ao da Avon, em Recife é um teste. A empresa está tentando duas coisas: chegar aos consumidores da classe “C”, para o qual criou um grupo de estudos voltado especificamente para esta faixa de consumo na qual está pautando sua estratégia de crescimento das vendas; e em segundo lugar, a volta da venda em garrafa de vidro. As vendas em Kombi nos bairros populares de Recife está sendo feita por R$ 1,89 e o cliente ganha o vasilhame, onde poderá trocar depois com o pagamento de apenas R$ 1,39 para a garrafa de vidro cheia. Provavelmente, o preço final do refrigerante em garrafa não saia assim tão barato, com economia de R$ 0,50 por vasilhame, já que a empresa tem o problema do transporte dos vasilhames, a lavagem, as perdas, etc. O objetivo deve ser o de tentar fidelizar o cliente que com as garrafas Pet escolhem a cada compra o líquido a ser adquirido conforme gosto e disponibilidade de dinheiro. Para o meio ambiente, a opção da Coca-Cola é interessante, resta saber se o consumidor, em tempos de correria e de busca de facilidades, irá retomar o hábito já fortemente absorvido de dispensar guarda e transporte de vasilhames. Além disso, é bom observar o que o pessoal das tubaínas fará como resposta à estratégia da Coca-Cola. (mais detalhes aqui) Se já não fosse pesada esta concorrência, existe outra que é contra a pressão cada vez maior de parte da opinião pública contra o uso dos refrigerantes, que hoje é proporcionalmente, muito mais consumido, pelas classes mais baixas do que nas de maior poder aquisitivo. A pressão vem até de governos que identificam no consumo de refrigerantes, conseqüências na saúde da população é pela troca por sucos naturais e outras bebidas à base de leite. No próprio EUA, a Nestlé tem atacado a Coca-Cola por meio de anúncios que relatam os malefícios à saúde causados pelo consumo de refrigerantes. Ainda sobre o assunto é interessante que aqui pelo Maranhão, um refrigerante bastante consumido tem o nome de Jesus. Isso mesmo, Jesus. O refrigerante tem a cor rosa e sabor adocicado que lembra um pouco cravo e/ou canela. Segundo a Wikipédia, o guaraná Jesus foi criado em 1920 e por aqui, se diz que a Coca-Cola já teria tentado adquirir a fábrica e a fórmula deste refrigerante local. É estranho dizer, me dá um Jesus bem gelado, por favor. Então, nesta guerra pelo consumo então, valha-me Deus!

Homenagem da Eloísa Crespo ao nosso Poeta Antônio Roberto

O jornalista Maurício Xexeo que nos proveu de informações sobre a luta pela vida do poeta Antonio Roberto informa que o velório está acontecendo no Palácio da Cultura e que o sepultamento será às 16h no Campos da Paz. Ele disse ainda que: “A família agradece a todos que compartilharam conosco dessa jornada”. A escritora Eloísa Crespo mandou para o blog um texto emocionado sobre o nosso grande poeta que estamos publicando abaixo: “Meus amigos, esta notícia não é a que eu gostaria de dar, nem receber, mas assim é a vida... O nosso poeta está calado para nós, aparentemente, porque, na verdade, ele não deixará de escrever os seus versos, só que agora,"voltados para Deus, como disse Vinicius de Moraes no poema psicografado: "Eis-me aqui". As orações continuam, pois tenho a certeza que elas serviram e servem na sua passagem cheia de perdão e paz, para um outro espaço que sabemos que existe, no entanto não sabemos como é, nem onde. Qualquer dia desses, não sei quando, nem por quem, receberemos um poema feito por ele na sua nova morada. Caprichoso e exigente como é na construção dos seus versos, certamente, será um primor! O tempo de lá não é o mesmo daqui. Ficaremos aguardando... Enquanto isso, faremos a leitura do que nos deixou escrito como 'Emoção', 'Nem sempre', 'Manacá', 'Encontro' e tantos outros. 'Mas...' -um dos meus preferidos-, foi declamado por ele, a meu pedido, no dia vinte e seis de julho de dois mil e oito, na Sociedade Musical Operários Campistas. Um presente recebido. Uma lembrança que ficou. Obrigada, Poeta! Mas... E eu que achei que a lua não brilhasse sobre os mortos no campo da guerrilha, sobre a relva que encobre a armadilha ou sobre o esconderijo da quadrilha, mas brilha. E achei que nenhum pássaro cantasse se um lavrador não mais colhe o que planta, se uma família vai dormir sem janta com um soluço preso na garganta, mas canta. Também pensei que a chuva não regasse a folha cujo leite queima e cega, a carnívora flor que o cego inseto pega ou o espinho oculto na macega, mas rega. Pensei também que o orvalho não beijasse a venenosa cobra que rasteja no silêncio da noite sertaneja sobre a ruína de esquecida igreja, mas beija. Imaginei que a água não lavasse o chicote que em sangue se deprava quando, de forma monstruosa e brava, abre trilhas de dor na pele escrava, mas lava. Apostei que nenhuma borboleta -por ser um vivo exemplo de esperança- dançaria contente, leve e mansa sobre o túmulo em flor de uma criança, mas dança. Por isso achei que eu não mais fizesse poema algum após tanto embaraço, tanta decepção, tanto cansaço e tanta espera, em vão, por teu abraço, mas faço. Agora a nossa oração: Meu Deus, eu Vos louvo e agradeço por Antônio Roberto Fernandes e Vos peço que o ilumineis, que o orienteis dizendo tudo o que é para ele fazer, nessa viagem, indo ao Vosso encontro e ele fará. Maria Santíssima, mãe e amiga de Antônio Roberto, fique com ele, Maria, tomando conta, protegendo-o hoje e sempre. Santo Anjo do Senhor, tão zeloso e guardador, se a ti vos confiou a Piedade Divina, sempre rege, guarde, governe e ilumine Antônio Roberto Fernandes. Pai Nosso que estás no céu... Ave-Maria, cheia de graça... Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo... Amém. Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 20 de novembro de 2008. Heloisa Crespo"

O Poeta partiu!

O blogueiro está fora de Campos como já disse em nota abaixo, por isso, está mais distante das notícias das coisas e da gente de nossa terra. Assim, só nesta manhã soube do falecimento do poeta Antônio Roberto Fernandes. Acho que não pode ser considerado lugar comum, a afirmação, quando vem da alma, de que o nosso poeta fará falta neste espaço que conquistou junto a uma legião de pessoas que admiraram seu trabalho, que ficará eternizado na memória do município que este fidelense escolheu para trabalhar a poesia em nosso cotidiano. Vá com Deus com a certeza de que a sua existência trouxe poesia, para além das palavras e dos belíssimos versos que construiu e entoou!
PS.: Atualizado às 20:30 com a foto enviada pelo Maurício Xexeo. Imagem feita segundo ele na estrada Campos-São Fidélis.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Cefet Campos no Maranhão

Desde ontem está ocorrendo em São Luis, no Maranhão, a XXXII Reditec, Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica. São cerca de quinhentos participantes do evento que tem como tema central “A criação dos Institutos Federais no contexto da expansão da rede”. A diretora geral do Cefet Campos, professora Cibele Daher Monteiro está no Maranhão, à frente de um grupo de representantes da instituição, entre estes professores e alunos que participam, a convite da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec/MEC) da elaboração de sistemas de gestão e desenvolvimento da educação profissional com módulos de gestão administrativa, de ensino, apoio ao ensino como Observatório do Mundo do Trabalho, Portal de Egressos, Biblioteca e Sala de aula virtual, etc. Três dos seis coordenadores destes sistemas são docentes do Cefet Campos. Na foto ao lado a mesa em que os professores Rogério Atem (o primeiro da direita para esquerda) Romeu e Silva Neto (o primeiro da direita pra esquerda) e Marcelo Feres (o terceiro da direita para esquerda) apresentaram aos dirigentes de todo o Brasil, os sistemas que estarão à disposição de todas as instituições da rede já no final deste ano. Por conta deste trabalho, o Marcelo Feres assumiu o cargo de coordenador geral de Regulação da na Setec/MEC. Depois de um dia inteiro de trabalho, os diretores gerais dos Cefets foram convidados pelo governador do Maranhão, Jackson Lago, para um jantar agora à noite, no palácio de governo. PS.: 1 – Nas duas fotos abaixo: na primeira, a diretora geral do Cefet Campos, professora Cibele Daher junto com os dirigentes de outros Cefets, José Costa do Maranhão, Aurina da Bahia e Glória de Palmas no Tocantins; na segunda, o momento em que professor, Luiz Augusto Caldas, ex-diretor do Cefet Campos e atual diretor de Políticas Institucionais da Setec/MEC, recebia a medalha JK pelo trabalho realizado em prol da Educação Profissional e Tecnológica. PS.: 2 - O blogueiro aproveita a nota para dizer, que por conta da participação neste evento está desde ontem com menos postagens aqui neste espaço.