65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, novembro 11, 2008
Rosinha poderá optar por tentar renovar o TAC no caso dos terceirizados
Os indícios apontam na direção de que a nova gestão da prefeitura de Campos optará por buscar obter da Justiça e do Ministério Público do Trabalho, autorização para um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), como opção à limitação para a realização de concursos públicos com grande quantidade de vagas, por conta da baixa arrecadação própria.
Pelos encaminhamentos que só serão decididos no fim de dezembro, depois dos encaminhamentos jurídicos que podem sofrer grandes alterações até lá, imagina-se na autorização para ter algo em torno de oito mil contratos, a metade do número que se tem hoje (não necessariamente os mesmos), ao passo que paulatinamente se garante o esforço de crescer a arrecadação própria.
Neste ponto, a tarefa não será muito fácil. O IPTU é hoje uma arrecadação discreta, menos de 1% da receita total, mesmo com a atualização da planta cadastral do município, pouco se conseguirá para aumentar a arrecadação prevista para 2009, em R$ 12,5 milhões.
No ISS um esforço de fiscalização pode avançar um pouco, neste que é hoje, o principal imposto arrecadador do município. Além disso, só a correção da situação do ISS do pujante setor da economia local, que é o da Construção Civil, que tem previsão de arrecadação em 2009, de apenas R$ 490 mil, mesmo com mais de três mil unidades habitacionais sendo projetadas ou construídas.
Mesmo com algumas destas correções é possível, que se consiga receita própria para admitir por concurso público pouco mais que mil a mil e quinhentos servidores. Hoje, os Tribunais de Contas admitiram apenas o pagamento dos DAS com a receita das participações especiais dos royalties. Na verdade, fora disso há que se trabalhar a melhoria da eficiência da máquina pública e talvez, alguns complementos de contratação de serviços e não de terceirização de pessoas.
Não há novidade nisto. A contratação de uma obra é a terceirização de um serviço que antigamente (bem antigamente) era realizada por calceteiros do próprio quadro da prefeitura. Neste sentido, há áreas em que os serviços podem atender o cidadão com políticas públicas de qualidade com controle social sobre seus custos e seus benefícios, que, aliás, é o que interessa.
Aliás, vê-se cada vez mais, que não há solução para os problemas da gestão pública de Campos de forma isolada, por áreas. Os principais problemas são de método e da forma de planejar e executar Políticas Públicas, assim com "Ps" maiúsculos, que há muito tempo deixaram de ser considerados prioridades na gestão deste tradicional município de Campos.
Com boas Políticas Públicas se poderá falar em desenvolvimento econômico, geração de emprego que substitua, esta quase total dependência do poder executivo local, num município que não é pequeno e que tem uma grande capacidade de investimento para promover o fomento nas diversas áreas do desenvolvimento econômico e social e infra-estrutura.
Insisto, a questão não é tecnocrática é política. É de forma, de métodos e de disposição de realmente fazer as mudanças que o povo campista anseia. Fora disso, serão remendos e um pouco mais, um pouco menos, do mesmo.
PS.: Bom que o nosso leitor e os gesores atuais e futuros não se esqueçam que, independente da solução que será encontrada, por Mocaiber ou Rosinha, para o atendimento da demanda de pessoal do setor público (que é diferente da questão específica dos terceirizados), que estes contratos de terceirização de pessoal com as fundações darão um rombo considerável no orçamento municipal. Não é difícil estimar a conta numa ordem superior a centena de milhões com a finalidade de cobrir, como réu solidário das fundações, as demandas judiciais pelos contratos em aberto e pelo não pagamento de direitos destes trabalhadores. Conta que será paga por você, eu e todos nós munícipes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
25 comentários:
Ué?! Inversão de valores?! Trocar os terceirizados por apoiadores da campanha?! SERVIÇO PÚBLICO = CONCURSO PÚBLICO. Fora terceirizados ilegais. CONCURSO PÚBLICO JÁ. Obs.:A Prefeita Eleita poderia mandar retornar às suas Secretarias de origem muitos servidores que se encontram cedidos, a disposição (à toa em casa), permutados, etc. Isso seria o correto. Duvido!!
Já começa a lenga lenga.
Contratação de servidor público deve ser por concurso! Isso está fixado desde a Constituição de 1946!!!
Terceirização é exceção. Oito mil terceirizados é muita coisa!!! Isso é compra de votos para a próxima eleição. O mesmo modus operandi de sempre!!!!
Rosinha foi eleita dizendo que era para mudar!!!!
Terceirização é cabide de emprego, entrar pela janela, por apadrinhamento político!!!
Espero que o Ministério Publico continue atento!! Que não deixe a bagunça continuar.
eu queria saber se a prefeita eleita vai fazer concurso como ela sempre falou nos seus comicios e agora ela quer renovar e chamar as pessoas sem concurso e dificil acreditar nas palavras dela .a prefeitura vai ficar na lama de novo .
Prezado Professor.
Tenho lido, e toda a cidade também, muita coisa acerca dos terceirizados.
Impressionante o numero de admitidos sem concurso, com certeza.
Mas devo lembrar que a coisa se torma pior quando englobamos no custo de pessoal da PMCG os funcionários de firmas prestadoras de serviços. No PU de Guarus, por exemplo, embora haja tantos Guardas Municipais em nossa cidade, há, além deles, um plantonista de uma firma se segurança. Há outra firma para limpeza e uma terceira para alimentação.
No HGG também existe uma firma de segurança privada atuando mas o mais interessante é que embora o primeiro concurso que alimentou o HGG de funcionários admitiu por concurso nutricionistas e cozinheiras. Hoje este serviço é terceirizado. Impressionante. Eram refeições feitas lá e hj são compradas. Comprar é mais barato que fazer ou a facilidade com que se utiliza de verbas publicas estimula o gasto sem os limites a que as empresas privadas se imopõem?
Além dos terceirizados, que estão ameaçados, então, há estes outros cujo numero total precisa ser levantado e divulgado.
PS: um brinde para quem acertar quanto a Fundação João Barcelos Martins paga por um prato de comida para cada funcionário no PU...
O mais vergonhoso de tudo isto é o uso eleitoreiro que o casal fez ao longo da campanha...é claro que todos que são um pouco enfronhados nos assuntos de orçamento da PMCG já sabiam de tudo o dito agora, como se fosse uma descoberta imparcial dos fatos...De todos, vergonha mesmo é de vc professor porta voz oficial do governo que adentra.
Que fizeram com a coisa Pública em Campos o que se faz na "privada", ninguém tem a menor dúvida; a deuda é, o que de diferente vai acontecer com a nova gestão Municipal a partir de 01/2009.
- Aprenderam com os erros da passagem pelo Palácio Guanabara ?
- Serão dois anos de correção e idôniedade, para se seguir os de luxúria e corrupção ?
- De coração; pedirei de joelhos ao supremo criador por você Prefeita Rosinha; "seja um décimo do que prometeu e nossa Campos será muito melhor do que esta agora , faça a metade do que precisa ser feito e vocês repetirão a experiência contestável de duas oportunidades à frente do Governo do nosso estado do Rio de Janeiro."
" Não se pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas se pode parar e a partir de agora fazer com que o final seja diferente e melhor "
-Me perdoe o plágio mestre Chico Xavier.
Armando Barreto
Continuar com a terceirização é traição. Assim a Rosinha vai começar muito mal o seu governo.
Muitas pessoas estão desempregadas, e esperando concurso público, para entrar de forma correta e legal. Pessoas direitas, que se envergonham de entrar pela janela, como disseram anteriormente.
Campos tem que mudar. já passou da hora de apadrinhamentos por políticos.
Também espero que o Ministério Público fique atento , caso necessário, que puna os políticos por improbidade administrativa.
vamos cair na real!!! A prefeitura não tem recursos próprios para pagar salários de possíveis concursados. NÃO SE PODE PAGAR A FOLHA DE FUNCIONARIOS COM DINHEIRO PROVINDO DE ROYALTIES DO PETROLEO, TA DIFÍCIO DE ENTENDER!!! esses políticos deicharam de lado a arrecadação de impóstos entre outros pelo dinheiro fácil e "sem controle" de royalties fazendo a farra. olhem o diário oficial da prefeitura que vcs vão ver o abuso.
tercerizados que realmente trabalham são necessários para o bom funcionamento da prefeitura até que se almente a arrecadação do município.
Ps. não trabalho na prefeitura!!!!!
ja é uam manobra politica para as proximas eleição .ela tem que fazer concurso. cadê a mudança de verdade ela vai colocar as peixada dela .espero que ela consiga fazer alguns concurso .pq tem muita area que ta defasada na prefeitura .vamos ver o que ela vai fazer .
Impressionante a cara de pau de pessoas que eram declaradas do partido da boquinha e que hoje juram que apoiaram Rosinha. Admito que o governo agora deve ser para todos, pelo bem da cidade, mas tentar fazer parte do mesmo é um pouco demais. Este João Oliveira ( "radialista" ) é um deles que usava a rádio Educativa para vangloriar a administração corrupta de Mocaiber e pisar no casal Garotinho e agora já tenta se aproximar para continuar com os benefícios do dinheiro público, como já fez até no estado através de uma Instituição que fomenta projetos ( sabe que a sua prestação de contas ainda não foi feita do dinheiro recebido ) . Rosinha separe o joio do trigo, porque acreditamos e lutamos pela sua vitória. Fora os aproveitadores.
A mentiROSINHA na sua campanha prometeu concurso público para substituir os terceirizados, mesmo sabendo que a receita pública da arrecadação própria não permitiria a referida promessa, lembram ???
Prometeu portal da transparência, será que vai cumprir ???
Prometeu passagem de ônibus a RS 1,00, EM TODO MUNICÍPIO, será que vai cumprir ???
O pior que teve muito eleitor consciente (que se acha consciente, escreve em blogs ...) que votou e apoiou a mentiROSINHA.
O xacal é o único coerente da rede blog.
Vamos cobrar da mentiROSINHA e também de vocês (blogs) que apoiaram esta candidatura maligna!!
A conta também é de vocês.
acabei de ouvir agora do sr. garotinho, uma piada !!! o sr garotinho está pensando q o povo de Campos é bobo. ele vem com essa politica arcaica de 15 anos atras, politica coronelista, querendo implantar de novo em campos. Que coisa mais ridicula, essa do sr pequenininho. Olha só o q ele aconselhou: para q a rosinha junto com os 3 interessados possa abrir uma Fundação para contratar esses terceirizados como CLT. Q que isso? Ainda bem q Dr. écio n concordou. N adianta quererem botar a unha de fora, pq n vai dar certo. eh - ouviu eh.
Bom dia Professor,será impressão minha ou a Prefeita eleita já está mudando seu discurso?Eu já vi esse filme antes,oq ela tem q fazer é chamar as pessoas q foram aprovadas no concurso e esse bosta do Alexandre Mocaiber não chamou...Não entendo como uma cidade c quase 600000 habitantes pode viver a merce de 30000 contratados,vc liga o rádio o locutor diz q a venda do comércio caiu,compra o jornal é a msm coisa...Pergunta a um Fisioterapeuta renomado si isso terá influência no seu trabalho,pergunta a algum dono de loja na Pelinca si mudou algo,basta vc sair uma sexta anoite p vc ver q estão fazendo uma tempestade em copo dágua,os bares estão tds lotados,as boites bombando e por ai vai...Tem q ter concurso público isso sim...Si fulano trabalha há vinte anos como contratado e foi mandado embora, pq neste período ele não prestou um único concurso público p se estabilizar?Contratado é para segurar votos e pelo oq estou vendo a nova Prefeita está querendo seguir a prática dos ex prefeitos.
ATENÇÃO MILITANTES NO RAMO DO DIREITO ELEITORAL
TSE amplia calendário para julgar processos de registro de candidatura
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na sessão administrativa desta terça-feira (11) adaptar o calendário eleitoral para julgar o grande volume de recursos relativos a registros de candidatura que chegaram ao Tribunal.O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, observou que quase dobrou o número de recursos comparados a última eleição municipal. Em 2004 chegaram ao Tribunal 3.431 processos dessa natureza, sendo que, em 2008, esse número subiu para 6.219.A alteração feita pelos ministros modifica trecho da resolução 22.579/2007, que trata do Calendário Eleitoral, no que se refere ao dia 13 de novembro de 2008. No ítem 3, a norma determinava a abertura dos cartórios e das secretarias dos tribunais eleitorais nos finais de semana e feriados apenas até o dia 13 de novembro de 2008 e a publicação de decisões individuais em sessão até esta data. Na alteração, ficou determinado que apenas os tribunais regionais eleitorais e cartórios continuarão a obedecer a data. Assim, foi incluído novo item, exclusivamente referente ao TSE, para determinar que o Tribunal permaneça aberto aos sábados, domingos e feriados até o dia 18 de dezembro de 2008. As decisões individuais também serão publicadas em sessão até esta data.“Com isso, nós daremos uma tramitação bem mais célere aos processos eleitorais, porque o fato é que ainda temos em torno de mil decisões a proferir sobre processos em curso”, afirmou o presidente.SugestãoO ministro Marcelo Ribeiro sugeriu antecipar a data do registro de candidatura para que os processos cheguem antes e possam ser julgados até a data das eleições. No entanto, muitos políticos são contra essa idéia porque quanto antes o candidato fizer o registro, antes começa a campanha eleitoral, o que acarreta mais gastos.O ministro Ayres Britto afirmou estar de acordo com a sugestão, mas lembrou que essa mudança dependerá de lei para que possa vigorar.
Assim, quem tem processos pendentes de julgamento no TSE, deve ficar atento, pois lá, até 18 de novembro de 2008, as publicações ocorrerão na própria sessão de julgamento, data a partir da qual fluirá o prazo para eventuais recursos.
Postado por Maxsuel Barros Monteiro
Professor, me diz uma coisa. A cidade ficou refém dos terceirizados?
Será que os terceirizados eram a única força motriz de alguns setores da Prefeitura?
E os concursados? Cadê eles? Quantos são?
A cada dia que passa, quando vejo um noticiário na tv, ou no rádio e jornal, mais me pergunto, o que anda acontecendo com essa cidade, que não percebeu que os terceirizados viraram moeda de troca, e principalmente, resposta para uma inequação pública da incapacidade dos serviços da prefeitura.
Quero lembrar que pela CLT, há maneiras de se resolver algumas questões.
Se a prefeitura necessita asfaltar uma rua qualquer ela tem todo o direito de usar a prerrogativa da urgência e contratar o serviço de pessoas prestadoras de serviço, para o cumprimento do serviço. Mas, esse contrato deveria ser de prazo determinado, ou seja, terminou de asfaltar a tal rua. É RUA, entendeu? R-U-A! Acabou o contrato!
Mas o que tenho notado é que os administradores anteriores, a começar por Mocaiber, utilizaram essa mesma força de trabalho, com objetivos escusos. Empurrando o fim dos contratos dos terceirizados como forma de garantir os seus mandatos.
Agora, se o terceirizado que hoje está na rua tiver um pouco de juízo, e mais, "vergonha na cara", da sua situação.
Deveria tomar a atitude de procurar estudar e garantir o seu trabalho através de um concurso público, que é o que muita gente em Campos está aguardando.
Mas aí fica a pergunta: Campos vai contratar toda a população para garantir o empreguismo público?
Pensem bem....
Gente, esses chamados terceirizados começaram trabalhandona prefeitura no governo do Sr. prefeito Anthony Garotinho, que na época eram chamado de cooperativados, esqueceram? Só mudou o rótulo, e claro foi aumentando o volume do pacote. O remetente sempre o mesmo PMCG, agora é que está chegando nas mãos do desconhecidodestinatário. Entenderam? Abram os olhos! Aqui não tem tantos orientais... É ELA, É ELE, É QUEM????????? SABE, já estou querendo votar outra vez. Não vai ter mudança nenhuma mesmo, é tudo balela!!!!!!
Além dos funcionários cedidos a outras instituições poderiam também ser chamados de volta os cedidos a parlamentares. É um grande contingente, com toda a certeza
Boa tarde Professor Roberto,estou chocada com alguns comentários aqui postados.O rancor pelo casal Garotinho em nossa cidade é muito amplo,principalmente vindo dos eleitores de Arnaldo.porque tanta crítica a Rosinha,em tentar manter a autorização de um novo TAC?Ouvi por várias vezes,que era p/ votar em Arnaldo,porque só ele poderia segurar os contratados.Como será que ele iria fazer?Isso sim é Safadesa,querem dar atestado de burro p/quem?Dentro do serviço municipal,existem contratados honestos que não se vendem e trabalham c/seriedade,até mais do que muitos cargos de confiança,que muitas vezes são concursados,tem D.A.S e contrato,é mole?E o que é pior,além de quererem a boquinha a todo custo,humilharam e perseguiram alguns contratados que desejavam mudança.Agora querem ver os contratados na rua?E ainda por cima criticam quem votou na Rosinha?Caros colegas,o novo tempo só está começando...tenho certesa de que Rosinha irá honrar o nosso voto.A PMGC sem os contrados que trabalham realmente,não irá funcionar, a cidade passará por calamidade pública.Então querem os contratados fora?Temos direitos trabalhistas!Claro que queremos
concurso público,até porque assim não seremos mais usados como massa de manobra,seremos de igual p/igual.E assim poderemos gritar por DEMOCRÁCIA,SEM OMITIR NOSSA VONTADE, POR RECEIO A REPRESÁLIA.
QUER CONTRATAR?FAÇAM DIREITO E DE MANEIRA JUSTA!
MESMO COM AS DEMISSÕES EM MASSA: É SÓ SEGUIR O BOM EXEMPLO:
Estado abre seleção para contratar 13 mil na Saúde
OCom base no Decreto 41.538, publicado no Diário Oficial de ontem, o governador Sérgio Cabral Filho autorizou a Secretaria de Saúde e Defesa Civil a realizar processo seletivo simplificado para contratação temporária de até 13.939 profissionais de saúde por prazo determinado, sendo 5.657 de nível médio e 8.236 de nível superior. De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, desde ontem, profissionais interessados podem se inscrever na Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), encarregada de fazer a seleção dos candidatos. A inscrição deve ser feita pelo site http://www.fesp.rj.gov.br/ e em postos de atendimento oferecidos pela fundação, até o dia 30 de novembro.Contratos de um ano - A convocação dos aprovados no processo seletivo só se darão, depois deles passarem por exame de saúde ocupacional. Aos contratados serão assegurados os direitos de licença maternidade, licença paternidade e férias, quando o período de contrato for superior a 12 meses. A matéria explica que a Secretaria de Saúde de Defesa Civil vai reservar 5% das vagas para portadores de deficiência, desde que a limitação seja compatível com a atividade a ser exercida. Os contratos serão de um ano, podendo ser renovados por igual período. De acordo ainda com a assessoria, a carga horária semanal do contratado corresponderá à dos demais profissionais da pasta, por categoria. A remuneração dos convocados de nível médio será de R$ 600 e a dos de nível superior, de R$ 1.500. As taxas de inscrição custam R$ 40 (nível superior) e R$ 25 (médio).
Não tem essa de manter terceirizado!!
Nem os que trabalham (o que duvido!). Trabalham nada!! É cabide de emprego! Compra de votos com dinheiro público!!
Quer cargo público??? Vá estudar!!! E estude bastante, pois a concorrência é enorme.
E mesmo que alguns trabalhem, não podem permanecer. É usurpação de função pública, que exige concurso público para o seu ingresso.
Já ganharam até muito, sem merecer. Não era nem para estarem lá, é inconstitucional!!
Alô Ministério Público!!! Você é a única esperança. Faça fazer cumprir a Lei, a Constituição!!!
Quer dizer então que a molecagem vai continuar????
Eta Campos!!!!
QUEREM FAZER UMA APOSTA?
Eu aposto que no governo da Garotinha vai haver firma terceirizada!.Nos 43 dias que Auxiliadora ficou à frente da SMEC, ela pediu um levantamento da quantidade de RET nas unidades escolares,para poder fazer CONTRATO,isso mesmo ,contrato de professores.Preciso dizer mais alguma coisa? São ou não são farinha do mesmo saco? O concurso da Educação foi feito, tem muito ret nas escolas e creches, ou seja, vaga real é o que não falta, vamos ver o que a Garotinha vai fazer. ATENÇÂO professores aprovados no concurso, fiquem atentos, se não houver mais convocações, entrem na justiça exigindo o seu lugar, vaga é o que não falta!!! BOA SORTE!
É muita ignorância,mesmo!Vcs tem que se informar mais...quem transformou a PMGC em circo,usando as pessoas p/obter voto foi Alexandre Mocaiber e Arnaldo Pinóquio.Em 2004 uma eleição foi anulada por conta disso.Agora acabou a farra do dinheiro público!Só mais uma coisinha:CONCURSADO NÃO GOSTA DE TRABALHAR,QUEREM CONTINUAR LEVANDO POR FORA UM TROCO,SÓ QUE AGORA ACABOU A MAMATA.OS CONTRATADOS IRÃO P/ RUA E VCS VÃO TER QUE RALAR NO LUGAR DELES.GANHANDO SÓ O QUE COMPETE AOS SEUS CARGOS,NOSSOS COFRES NÃO SERÃO MAIS SAQUEADOS.É ROSINHA!!!!!!!!!!!!!!!!1
sou concursado e votei na rosinha por não suportar tanta safadeza no governo de arnaldo onde todo mundo podia fazer o que bem entendiam eu to falando porque eu via. muitas das vezes achando que estava ajudando cheguei no periodo de eleição colocar quase 20 pessoas na vespera da eleição para eleger campista se fosse assim ele não chegaria nem no 2 turno
Todos nós professores que fomos aprovados no concurso de 2008, estamos esperando que a prefeita chame os concursados, pois desde quando rosinha entrou no governo, concursado nenhum teve oportunidade de ser chamado.
Postar um comentário