65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, dezembro 26, 2008
Arroz irrigado em Miracema
A informação está na edição de hoje do jornal Valor Econômico:
“O plantio de arroz irrigado está mudando de perfil na pequena Miracema, no noroeste fluminense. O cultivo do grão no município se caracteriza há anos por um processo artesanal, feito quase todo a mão. Mas nas últimas safras começou a ganhar espaço na cidade um novo sistema de produção em que as várzeas são preparadas para o plantio de maneira uniforme com base no uso de tecnologia e de maquinário. "Estou como lambari, nadando contra a correnteza", costuma dizer o pequeno produtor José Carlos Rosa, 63 anos.
“Rosa, conhecido como "Zezinho", plantou 1,7 hectare de arroz pré-germinado na atual safra no distrito rural de Paraíso do Tobias, em Miracema. Ele deverá colher no fim de janeiro, e a expectativa é de que a lavoura produza cerca de 300 sacas de 50 quilos cada. Como plantou na terra do dono da fazenda para o qual trabalha, terá de entregar ao patrão 30% da produção. Mesmo assim está satisfeito com a perspectiva de ter renda extra com o arroz para complementar o salário de R$ 315 que recebe por mês.”
Mais detalhes leia aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário