65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, dezembro 18, 2008
Confirmado adiamento do projeto de exportação de minério através do porto do Açu
Confirma-se a redução do ritmo das obras da unidade de beneficiamento de minério e pelotização no porto do Açu em São João da Barra. Como este blog já havia levantado, a crise financeira internacional fez o grupo Anglo American, que adquiriu ações do grupo EBX do Eike Batista na parte referente à mineração, reduzir o ritmo das obras. A informação sobre a decisão da Anglo American foi publicado hoje na coluna Negócios & Cia do jornal O Globo.
O mineroduto de 525 quilômetros do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais ao Açu e a unidade de beneficiamento que tinham previsão de ficar prontos em 2009/2010, tiveram seus cronogramas adiados para o fim de 2011, ou início de 2012. A causa principal é a redução da demanda por minério de ferro em todo o mundo por conta do desaquecimento da venda de produtos que têm o aço como matéria prima.
Como conseqüência desta decisão, o ritmo das obras do porto do Açu, de propriedade exclusiva do grupo EBX, por onde escoaria (ou escoará) o minério que está sendo feito construído sob a coordenação da LLX também será alongado. Isto explica o esfriamento das atividades na área do Açu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário