65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, dezembro 27, 2008
Desabafo de um veranista em busca da cidadania!
O advogado militante, Luiz Victor Monteiro Alves, acaba de enviar, por e-mail, ao blog o seu desabafo sobre as más condições do balneário de Grussaí. Mais que um lamento pessoal, ele apela por soluções que dependem unica e exclusivamente do Poder Público Municipal. Leia a íntegra de sua reclamação:
"Roberto, Boa tarde.
Acabo de retornar de Grussaí, para onde fui mais cedo com minha família com o objetivo de passar as festas de final de ano, como venho fazendo há cinco anos, desde que pude realizar um sonho, qual seja, ter uma casa na praia para poder relaxar da dura rotina que é nossa vida profissional.
A casa é muito legal e o local também é especial. Você bem sabe porque conhece bem a região e o imóvel.
Entretanto, não pude ficar em Grussaí tamanho o volume de água acumulada em todo o entorno do imóvel. O quintal onde me esmerei para criar uma área de lazer que pudesse aproveitar com minhas filhas e meus amigos, simplesmente desapareceu sob as águas.
A situação é revoltante, porque este quadro se repete desde o ano de 2006, sem que a Excelentíssima Senhora Prefeita tome qualquer atitude realmente séria para resolver o problema. Os moradores mais antigos, igualmente abandonados como nós, meros veranistas (pelo menos é assim que imagino que pense a Prefeita), são unânimes em afirmar que o problema se encontra na interrupção do canal que passa bem em frente à igreja de Grussaí, cortando a rua Manoel Ferreira Landim ou rua da Academia Vital (onde se localiza o meu imóvel), em razão de construção de casas que ou não manilharam o solo para permitir o curso das águas do canal, ou o fizeram com manilhas finas e insuficientes para dar vazão ao volume de águas neste período.
Pois bem! No ano passado, a prefeitura cortou nossa rua e colocou grande manilhas que por sua vez foram conectadas às manilhas existentes sob um imóvel construído bem em frente ao valão de dimensão muito menor. Esta atitude do poder público foi meramente paliativa e eleitoreira, na medida em que é mpossível dar vazão à água acumulada neste período sem derrubar o muro desta tal residência, cortar o terreno e colocar novas manilhas com calibre suficiente para efetivar a drenagem.
De nada adianta alegar que o proprietário não permite a realização da obra, porque se há obstrução, o Poder Judiciário existe exatamente para impor a obrigação de deixar fazer, exatamente porque neste caso o interesse público é maior do que a mera alegação do direito de propriedade. Mas nada foi feito.
Aliás, Roberto, desafio a Prefeita Carla Machado a demonstrar qualquer investimento feito nesta região de Grussaí.
Ao longo destes cinco anos a prefeitura não trocou uma lâmpada sequer da rua. Todas foram substituídas por mim e pelos outros moradores, senão estaríamos condenados a não possuir uma luz na rua. Também não tivemos serviço de limpeza púplica. A rua vive cheia de mato que cresce estimulado pelo acumulo de água.
Minto. A prefeitura fez um "grande investimento" no local: Após a enchente de 2006 jogou ao longo da rua inúmeros caminhões de areia que, com a estiagem, transformou-a num imenso areal onde só se podia passar de carroça ou com veículos tracionados. No ano passado, após aquela tromba d´água que inundou a Avenida da Liberdade, cobriu a areia com barro vermelho, que hoje, com qualquer chuva, transforma a rua em um enorme lamaçal.
Não poderei passar o dia 31/12 na minha casa e por certo também não será possível aproveitar o restante do recesso forense, porque mesmo que a chuva dê uma trégua a água acumulada por certo deverá levar um bom tempo para ser absorvida pelo terreno, a menos que o canal existente no local seja desobstruído, o que acabaria permitindo que o lençol freático voltasse ao seu nível normal. Com toda certeza no ano que vem receberemos o carnet do IPTU que no meu caso gira em torno de R$900,00, iremos pagar e mais uma vez nada será feito pela Prefeitura até que no próximo final de ano de novo tenhamos nossas casas invadidas pelas águas.
Me desculpe o desabafo, mas passei inúmeros e-mails para a ouvidoria do Município sem que nenhuma resposta tenha sido obtida. Talvez o ouvidor só ouça o Eike e o tilintar de suas moedas. Afinal, para que ouvir a população e muito menos uma pessoa que é tão-somente veranista? Perda de tempo sem ganho de votos!
Roberto, a paciência do povo tem limite e um dia pode chegar ao fim e proporcionar uma reação desordenada e violenta como muitas vezes assistimos.
O seu blog é uma das coisas mais sérias que aconteceu na região nos últimos tempos e sei que os políticos costumam acessá-lo, daí o envio deste desabafo, quem sabe o ouvidor ou alguém do Poder Executivo ou Legislativo do Município de São João da Barra leia e tome alguma atitude séria para resolver o problema de uma vez por todas.
Um abraço,
Luiz Victor Monteiro Alves."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Volta BETINHOOOOOOOOOOOO!!!!
Senhor Vitor, tenho uma residencia na rua Bonita que de bonita, quando chove, não tem nada. Em frente a minha residência e nas residências visinhas, inclusive com morador local que vota no município, está tudo alagado. Confirmo o que o senhor escreveu, a prefeitura nada fez e nada faz.
Feliz ano novo passados em Campos mesmo.
Abraços.
Eh isso ai q constatamos diariamente aki em SJB! Ficamos a perguntar como essa prefeita q soh faz politicalha conseguiu se reeleger? O povo eh vendido mesmo!Ninguem merece ficar a merce dessa situacao por mais 4 ou 5 anos! Soh JESUS, a cidade estah fedida de tanto esgoto enquanto isso viram qtos SHOWS MILIONARIOS? Vivemos aki numa DITADURA, se criticamos perdemos ateh o q temos por direito!
Corrigindo.
Senhor Luiz Victor, tenho uma residencia na rua Bonita(acredito que é proximo a sua residência) que de bonita, quando chove, não tem nada. Em frente a minha residência e nas residências vizinhas, inclusive uma com morador local que vota no município, está tudo alagado. Confirmo o que o senhor escreveu, a prefeitura nada fez e nada faz.
Feliz ano novo em Campos mesmo.
Abraços.
O que ela precisa e de entender que são joão da barra vai virar uma metropole e tem que parrar de se cercare de secretário feito nas coxas . Preparar a cidade ,onde alaga fazer saneamento basico e calcar , sera que ela conhece outros balnearios ,aliais so tem pracinha. E a saude um caos.Lá não tem nada.\, pobre populacão, vive a merce de Campos pra tudo.Dinheiro tem.wogic
Volta Betinho tambem e sacanagem , o carea tambem não fez nada por nos.E Karla trata a cidade como uma sala de aula, e se ela ta pensando que depois sera deputada, vai ter que provar que quer melhorar e mudar muita coisa. A saude ta a zero,zero ,zero, e soube que quando querem fazer algiuma coisa a ditadora breca
Quantos metros de saneamento básico foram feitos por estes(des)governos?
Em troca faz-se uma caalçadinha em terrenos particulares por toda a orla(aalguns acham que é ciclovia,só se for para crianças aprenderem a pedalar aquelas bicicletas de rodinha!)
Luis Vitor,
Aconselho você a escrever o mesmo assunto no blog de André Pinto,esse blog é muito lido por todos daqui.
Eu como moradora se tiver oportunidade falarei pessoalmente sobre suas angústias com a nossa prefeita.
Concordo com você,porém torço que ela faça um governo melhor porque o de Betinho foi muito pior.Nem morar aqui ele nunca morou, pois minha residência fica duas casas depois da dele, ou melhor da casa do pai dele, a que ele usa somente na época de campanha.
As invasões e construções ilegais são desde a época dele e de seus antecessores,isto tb contribuiu para essa situação ,não que eu esteja defendendo-a,porém estou tentando justificar um pouco.
Em frente a minha casa próximo a Pousada Maramar,foi construída uma casa(no governo de Betinho)ilegalmente, pois essa área pertence a prefeitura.Fizemos denúncias a prefeitura na época,contudo ficou por isso mesmo.Então, com as costas quente do Betinho ou sei lá de quem, termiram a casa.
Agora, a prefeitura,ou seja a atual gestão, terá que indenizar o dono se quiser construir uma escola,praça ou qualquer obra para favorecer a população.Está certo
isso?
São muitas coisas erradas que veem se perpetuando há tempo, e nada tem sido feito.
Agora não vamos dizer que é tudo culpa da gestora atual,porque venhamos e convenhamos,o povo pode ser ignorante,mas nunca vi na história de SÃO JOÃO DA BARRA um prefeito se eleger com uma vitória em todas as urnas.ELA GANHOU EM TODAS.
Após sua visita ao blog de André Pinto ,você e todos os leitores poderão saber tudo que está sendo feito na nossa região.
Quantos metros de saneamento básico foram feitos por estes(des)governos?
Em troca faz-se uma calçadinha em terrenos particulares por toda a orla(alguns acham que é ciclovia,só se for para crianças aprenderem a pedalar aquelas bicicletas de rodinha!)
è uma vergonha mesmo, meu pai tem casa em Chapeu do Sol e outra em são João da Barra, realmente o descaso da administração publica é vergonhosa, mas infelizmente , como costume dizer, ela não entrou pela porta dos fundos e sim da frente e eleita pelo povo, que fizeram o favor de torná-la novamente prefeita.... portanto o que se precisa mudar é o povo, pra que aprendam a votar e a escolher seus administradores... a culpa a maxima culpa é de quem a colocou lá...agora nós que somos meros veranistas sofremos a consequencia de uma população manipulada que elegeu a Sr Prefeita novamente...mas parabéns ao Professor Luis Victor pelo "desbafo" e espero que tomem realmente alguma providência...
Professor Luiz Victor,
Dou meu total apoio ao seu desabafo com o governo da Carla Machado. Também tenho um terreno em Chapéu de Sol e quando chove dá para criar peixe nele. Falando nisso, Carla, meu terreno está à disposição para ser alugado para você implantar um projeto de psicultura. Só brincando mesmo, pois a coisa está feia naquele município.
É só dar uma olhada na quantidade de shows e a cara do povo feliz da vida em janeiro e fevereiro. É disso que o povo gosta.
Infelizmente.
Abraços
Infeliz dono de um terreno em Chapéu de Sol.
Está uma vergonha Grussaí alagada, desanima qualquer um passar um verão por lá!
Com essa água toda parada, só podemos esperar um surto de dengue!
Carla Machado não fez nada pra melhorar o sistema de drenagem mas Betinho também não!!!!!!!!!!!
Luis Vitor,
Não seria viável v fazer o mesmo desabafo no jornal Monitor Campista.Tem a ouvidoria da população( Cidadão Reclama -online),é publicada todas as quartas-feiras.
Eu mesmo já fiz algumas reclamações sobre a prefeitura de Campos,e foram publicadas.
Está inviável permanecer aqui em Grussaí!
Sou morador de Grussaí, mas precisamente no Lyra Mar (Perto da Figueira e Zebrinha). A situção aqui está caótica. Pessoas ja deixaram suas casas e foram para casa de parentes, boa parte das ruas estão intransitáveis. A defesa civil de SJB já foi chamada e disse que nada podia fazer a não ser ajudar levantar os móveis ou direcionar para uma pousada. Queremos providências, é preciso fazer algo, drenar, bombear, etc. Mas por favor autoridades competentes, façam alguma coisa.
Boa tarde Roberto Moraes !
Aqui é o Flávio da Lapa, amigo do Leandro Henrique do CEFET. Faço parte do movimento comunitário, e sei da importância do seu blog para as comunidades e toda a cidade de Campos.
Novamente Flávio da Lapa !!
Caro Dr. Luiz Victor, também sou proprietário de uma casa na Rua Bonita, que após 01 ano de seu real comentário, permanece sem merecimento deste nome. Todas ruas ao redor, continuam intactas na impossibilidade de trânsito, digno de um município que não cansa de se promover com um crescimento desordenado como acontecera noutras cidades vizinhas que a industria do petróleo aportou.
Os referidos canais, alguns foram dragados, porém não temos certezas que as interupções foram tiradas, logo só com o esperar preocupado das chuvas de janeiro do próximo ano (2010) que veremos se houve alguma melhora. Quanto a Rua Bonita, que por sinal fui eu que colocou a placa de identificação, tanto na Av. Liberdade quanto na Av. Atlântica, visto que meus familiares tinham dificuldade de chegar na minha casa por falta de sinalização e referência, continua com 100% de probalidade de algumas casa continuarem em baixo dágua, já que não fizeram drenos para nenhum lugar e até porque pela diferença do nível do solo com nível do mar e o lençol freático, teria que ser uma galeria bombeada, e este município que desponta ser um futuro "primeiro mundo", está longe de pensar em veranista, como investir no turísmo, pois este 02 modelos não melhoram os resultados nas eleições.
E por último, também por diversas vezes manifestei reclamações, sugestões no canal da Ouvidoria da Prefeitura de São João da Barra, onde em nenhuma vez obtive respostas, mostrando realmente ser um site virtual.
Agradeço a sua mainfestação, e só não fiz a minha antes, pois só agora que encontrei a sua.
Vamos continuar com nossas manifestações, pois Brasileiro só consegue o que pretende se for persistente e cobrador, visto que, pelos meios legais, as delongas e as estradas com abismos, desmotivam pelo troca troca de governo e governantes.
Sds.
Postar um comentário