65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, dezembro 16, 2008
PIB – Produto Ilusório Bruto
Notícia de destaque a nível nacional, a pesquisa sobre os PIBs (Poduto Interno Bruto) municipais realizada pelo IBGE, mais uma vez incorre em distorção séria. Desde 2005, este blog comenta e questiona a divulgação dos dados do PIBs municipais que inclui os municípios produtores de petróleo, no topo da lista, por considerar como riqueza do município, o valor total do petróleo extraído do litoral, quando apenas os royalties circulam por eles.
O fato produz uma distorção descomunal a ponto de identificar Campos como o 12° maior PIB entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. Este blogueiro no dia 18 de novembro de 2006 (leia aqui) já contestava esta metodologia em artigo publicado na imprensa de Campos.
Ao contrário, a Fundação CIDE em nosso estado, ao fazer tal cálculo separa o PIB do petróleo para não cair em tal distorção. Veja aqui comentários do blog sobre o assunto em 2005 e aqui em 2006.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O dinheiro é realidade em nossa região, se a divisão Per Capta não é honesta, busquemos a solução.
- Que sugere Professor ?
Talvez se mais alguns destes piratas do erário Público forem para trás das grades, pessoas competentes e idôneas possam promover a correta distribuição da renda e ajuste do PIB à realidade .
Cadeia é a solução !
Ferros e grade é o que merece o ladrão !
Se quizer saber quem são, leia a de antes e a próxima edição ...
Armandão:.
Postar um comentário