sábado, janeiro 03, 2009

Decreto de Contigenciamento de 30% deveria valer também para os Cargos de Comissão (DAS)

O Decreto Nº 011/2009, da prefeita Rosinha baixada pelo D.O. deste dia 2 de janeiro de 2008, determinou o contingenciamento de 30% (trinta por cento) dos valores das despesas previstas na Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2009. Até por estes considerandos, listados no preâmbulo do decreto, a prefeita deveria para ser coerente, ter usado o mesmo critério e, pelo menos, o mesmo percentual de 30%, para contingenciamneto e não ocupação, dos 831 cargos de confiança, para contribuir com as atividades fins do Executivo Municipal. Vejam três dos considerandos: "CONSIDERANDO que aproximadamente 80% (oitenta por cento) da receita total prevista para o Município de Campos dos Goytacazes advém da compensação financeira decorrente dos royalties da exploração de petróleo e derivados; CONSIDERANDO que a atual crise econômica global reflete diretamente nos valores da referida receita, estabelecendo referenciais concretos para se concluir que, salvo mudança do atual quadro, a expectativa de arrecadação da receita total não será alcançada; CONSIDERANDO que referida conclusão remete o gestor público à responsabilidade de privilegiar as prioridades da Administração Pública e de controlar, prudentemente, as despesas públicas, a fim de evitar comprometimento de desembolso financeiro discrepante da real situação orçamentária". Ainda há tempo para isso.

30 comentários:

Anônimo disse...

caro amigo roberto, concordo com vc, isto e uma vergonha de tal tamnho, quanto a esses valores exorbitantes de DAS.

isto e um afronto a sociedade qupçao, e depositou confiança em uma nova gestao.

gestao esta onde foi preconizada NAO a corrupçao, NAO a boquinha.

esperamos que ELA seja incisa quanto a isto, senao vai por terra abaixo, vale aquele ditado o macaco ri do rabo do outro e se esquece que tem tb rabo.

a sociedade tem que começar a denunciar isto e a cobrar deles , essa correção absurda nos DAS.

Anônimo disse...

Caro Prof. Roberto,

do jeito que você vem falando do salário dos DAS pode parecer que a nova administração é que determinou o aumento, o que pode ser confirmado pelos diversos comentários que dizem coisas do tipo "Viu, prometeram em mudança e aumentaram os próprios salários...".

Afinal, o aumento dos salários do prefeito e vice ocorreu em julho passado e só agora você fez uma projeção sobre o impacto nos salários dos DAS.
Acho que é importante cobrar redução de cargos e gastos com DAS da nova prefeita (inclusive por ter maioria na Câmara, que é onde isso é definido - apesar de não sabermos se é possível alteração para esse ano ou legislatura).

Sei que não é essa a sua intenção, mas é que do jeito como foi abordado o assunto, em vez de levantar uma discussão séria só deu espaço para as "viúvas" do governo passado e outros comentaristas maldosos (ou no mínimo mal informados) tentarem desacreditar algo que mal começou.

Rodrigo Alves

Roberto Moraes disse...

Caro Rodrigo Alves,

É possível que um ou outro não saiba que o reajuste da remuneração do prefeito e vice tenha ocorrido em julho do ano passado. O blog já noticiou e repetiu algumas vezes isto por aqui. Particularmente, acredito que se houvesse empenho e negociação, como houve, sobre outras questões da Comissão de Transição com a Câmara, ainda no ano passado, esta decisão de um reajuste de mais de 50% nos vencimentos pudesse ser revista. Porém, não houve.

Sobre os valores dos DAS corrigidos já manifestei minha opinião. Eles podem estar um pouco acima do que seria razoável, mas, antes eram muito baixos. Também sobre isto eu já havia defendido posição. É preferível secretários bem remunerados e uma gestão mais profissional, porém mais enxuta. Este é o tema principal das notas. A máquina está inchada. Este é o tema.

Quanto às viúvas, o tempo se encarrega de fazer com que absorvam suas perdas, se é que estão perdendo, porque pelo que se vê em, nas portarias até aqui disponibilizadas, um número expressivo dela(e)s já estão com seus novos amores. Neste ritmo não sobrarão muitas viúvas ou viúvos nesta função, preferindo novas atividades de adulação.

Sds,

Anônimo disse...

Quase R$ 60 milhões só com DAS!

Olha a nossa prefeita aí gente!!!!!!!!!!!!!!
Chora cavaco!!!!!!!!!!!!!




Quem mandou acreditar!!!!!!!!

Rosinha(Garotinho)= Arnaldo = Mocaiber = Farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

os valores para cargos em comissão definidos em julho de 2008 podem estar fora da realidade campista. mas para que vigore a transpar~encia e uma boa forma de comparação, gostaria que o professor desse publicidade para o valor do salário do diretor do cefet de campos, assim poderíamos ter um parâmetro de comparação.

Anônimo disse...

medição do rio paraíba do sul,

00hs - 9,94

08hs - 9,94

o rio baixou até a meia noite e estagnou durante 8 horas.

granger ferreira

fonte: defesa civil

Anônimo disse...

Caro prof Roberto

Valho-me deste espaço em seu Blog, o qual reputo da mais alta seriedade, para externar meu espanto, no que se refere a esse trem da alegria dos novos valores dos DAS, já no raiar da nova administração da prefeita.
O que é isso? Tentativa de ganhar fidelidade dos comandados? demons tração de poder usando o dinheiro público? O que seria?
Os novos ocupantes de tais cargos, ainda nem mostraram pra que vieram e sabemos sobejamente que essa primeira lotação, atende aos compromissos eleitoreiros e não necessáriamente às necessidades de competência para a função. Prova disso é a escolha do Dep Paulo Feijó, ser nomeado para a Secr. de Meio Ambiente, quando sabemos todos que este senhor não conhece absolutamente nada do assunto, além de ter um belo sítio às margens do Paraíba e desfrutar de aprazível paisagem. Imagino o quanto o Secretário tera´que estudar, para saber pelo menos, falar sobre o assunto.
Outra observação que acredito ser procedente, é o fato da Sra Secretária de Educação em seu primeiro pronunciamento como tal, acontecido ontem, no Auditório Prata Tavares, citou inúmeras vêzes o nome de Garotinho e nenhuma a da prefeita eleita. Somos sabedores, que a profa Auxiliadora, nutre há longo tempo, profunda total e irrestrita admiração pelo ex Governador, mas ela precisa pegar mais leve, pq a prefeita é a D Rosinha e parece que ela ou está se esquecendo disso ou já está em campanha de Garotinho pra Governador ?
Devo tb registrar, já no primeiro dia da nova gestão, a presença do "velho" revanchismo que campeia pela Smec. Os bons elementos,competentes e concursados estão sendo mandados para as escolas, sem que mesmo seja avaliado o seu proceder profissional. Sou um servidor público de longa data e sei perfeitamente como funciona a máquina pelo lado de dentro. Mas se se falou tanto em mudança, estou aqui no meu canto, esperando e desejando que esta aconteça de forma realmetente voltada para o bem do povo, mas até agora, tudo parece igual ao que era antes no quartel de Abrantes

Anônimo disse...

É, realmente.
Chora cavaco!!!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Caro Prof

Será que este aumento tão significatido nos vencimentos de DAS, tb beneficiará todos os servidores? ou isso é apenas privilégio de alguns coleguinhas de campanha?
Quais seriam os critérios de escolha para os ocupam esses cargos, que não fora a adesão político partidária?
Se sabemos que nosso município é pobre em arrecadações, por sonegação e por falta de indústrias e se o orçamento público é tido como super comprometido com a folha de pagamentos do funcionalismo, como aceitar tal proposta de salários privilegiadíssimos, que estão muito longe da realidade acanhada do povo campista?
Fica aqui, material para uma boa reflexão não acha??
No discurso da posse, a prefeita ao anunciar o Dr Paulo Hirano pra comandar a saúde do município, disse que ele nunca havia deixado que ela caminhasse sózinha na campanha. Ok, entendo a gratidão.
Mas quem é Dr Paulo Hirano como administrador público, para ser Sec de Saúde? Que é um médico , eu sei. Mas acredito que se precise mais que isso, para comandar a coisa pública, até pq, o exemplo anterior foi catastrófico, né mesmo professor??

Anônimo disse...

Calma Gente!
Sendo eles todos farinha podre do mesmo saco, as coisas logo estaram no mesmo lugar ou pior um pouco, é só uma questão de dar tempo ao tempo.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Não entendo nada disso tudo aí... mas pelo que observo e avalio, como alguém que coordenou uma escola bem pertinho de uma diretora autêntica e transparente, posso dizer que o que Rosinha está fazendo é arrumando a casa...Pois pegar algo de início, cheio de coisas fora do lugar, é igual arrumar uma casa. DE pouco a pouco vamos trocando um móvel aqui, outro ali, ajeitando e vendo os ângulos... Essas coisas. Daqui há três meses, vamos ver como está.

Mas jogar farinha no ventilador, a essas alturas, é só trazer confusão. Calma gente. Não é fácil fazer tudo perfeito logo no nício. As coisas vão para o lugar .

Vamos parar de ser pessoas opositoras com prazer em ver a casa cair antes da reforma para vê-la linda.

E, olha, todos pagarão o preço da mentira. Todos.

QUanto aos valores exorbitantes... Não concordo. Esses valores são exorbitantes para a dor de cabeça que terão????? Me poupem! Todos sabem que não é... Fala sério!!!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E essa de perguntar ao Roberto sobre o salário de diretor de Cefet, nada tem a ver com o caso aqui... me desculpa, mas não gosto destas misturanças, pois há um veneninho no ar, e isso não é bom.

Anônimo disse...

Senhora excremento, adubando em amor, ex-jumentinha, continuar com as mesmas pessoas com cargo de DAS, com valores orbitantes, repito as mesmas pessoas que antes eram acusadas de desvio de dinheiro público e ainda aumentar, aumentar nao corrijo AUMENTAR MUITO o dinheiro dos vereadores para compra-los e a senhora ainda pede para não falar-mos nada que ELA esta arrumando a casa! não seja cara de pau, por favor.

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir aos amigos comentaristas como eu e ao próprio professor um poema declamado por Rolandro Boldrin que se encontra no site do youtube.Endereço abaixo.
http://br.youtube.com/watch?v=zXeJTr_F4Zs

Anônimo disse...

Garotinho que foi portantas vezes pedra, agora será telhado. e dentro e em breve, "TELHADO DE VIDRO".

Anônimo disse...

ESSA JUMENTINHA DEVE SER NOMEADA OU PARENTE DA FAMÍLIA GARODRILHA, CUIDADO HEIN? BREVE ESTARÁ EMBARCANDO NO JATINHO DA PF, COM UMA PULSEIRINHA LINDA, RS. mARILUTE.

Anônimo disse...

Estou impressionado com tanta gente horrível no governo, vai acabar em telhado de vidro de novo... roberto henriques, ricardo madeira, cecília ... que isso, ja me arrependi de ter votado no 15!

Anônimo disse...

Cecília é aquela bananeira que já dei cacho?

Anônimo disse...

honestidade é algo que campos precisa mas infelizmente estamos 8 anos só ouvindo que a prefeitura estava sendo saqueada e ainda vem infelizes provavelmente demitidos do antigo governo criticar um governo que mal começou sou concursado da prefeitura e sempre fui contra a corrupção desses governo e ouvi de varios colegas que queriam que aquilo continuasse pois de alguma forma eles conseguiriam algum beneficio eu falava com eles que este governo não era bom para o povo e a resposta deles que era engraçada que povo se dane eu quero dinheiro no meu bolso. esses expremiram não só a votade dos ex governantes mas tambem das realizações e que o governo de rosinha seja realmente mudança que campos precisa aumente os DAS mas também os salarios dos serviores principalmente os menos favorecidos oque não pode acontecer são os DAS usarem dos seus cargos para fazer o que gestores dos outros governos fizeram alguns estão presos e muitos respondem processo

Anônimo disse...

Roberto observe voce mesmo. na Fundacao Municipal Dr Joao Barcelos Martins (Hospital Ferreira Machado) foi criado um cargo DAS 7 ou 8 de nome "COORDENADOR AMBULATORIAL" lembrando que no Ferreira Machado nao existe ambulatorio nem muito menos atendimento ambulatorial ou eletivo (aquele que se marca antes de fazer o procedimento) o atendimento no hospital Ferreira Machado e de EMERGENCIA ou seja acidentes no geral com carro ou moto tiro facadas pacientes enfartados etc
Acho que na minha opiniao houve um engano um equivoco ou e mais um cabide de emprego....

Anônimo disse...

Roberto observe voce mesmo. na Fundacao Municipal Dr Joao Barcelos Martins (Hospital Ferreira Machado) foi criado um cargo DAS 7 ou 8 de nome "COORDENADOR AMBULATORIAL" lembrando que no Ferreira Machado nao existe ambulatorio nem muito menos atendimento ambulatorial ou eletivo (aquele que se marca antes de fazer o procedimento) o atendimento no hospital Ferreira Machado e de EMERGENCIA ou seja acidentes no geral com carro ou moto tiro facadas pacientes enfartados etc
Acho que na minha opiniao houve um engano um equivoco ou e mais um cabide de emprego....

Anônimo disse...

Roberto Moraes
Concordo contigo, a questão principal não passa necessariamente pelo valor dos DAS. Caso queiramos administradores capazes e competentes será necessário pagar bem, para que eles se sintam motivados em deixar os seus afazeres na iniciativa privada para assumirem cargos transitórios e trabalhosos na administração pública.
Devemos desconfiar dos profissionais que deixam os seus empregos bem remunerados, na iniciativa privada, para assumir um cargo público, mal remunerado. Certamente, esse profissional não está bem intencionado e está sendo movido por outros interesses. Ele irá fazer o seu salário (e muito mais) de forma não ortodoxa e/ou utilizar o cargo para buscar atingir os seus interesses pessoais e do grupo que representa. Isso será muito mais prejudicial a comunidade, do que pagar um salário digno e correspondente a responsabilidade e experiência de um profissional sério e competente.
Devemos, sim, exigir e fiscalizar para que esses profissionais, que vão ocupar cargos na administração publica, tenham experiência e que sejam probos e competentes, o que infelizmente não parece ser o caso da maioria dos nomeados, até o momento, pela prefeita Rosinha.

Anônimo disse...

Jose Gustavo muito bem obervado eu tambem notei no HFM nao ha atendimento ambulatorial o cargo e de DAS e Chefe de ambulatorio para mim e mais um cabide de emprego

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Essa não entendi, do anônimo da 1:42:

"Estou impressionado com tanta gente horrível no governo, vai acabar em telhado de vidro de novo... roberto henriques, ricardo madeira, cecília ... que isso, ja me arrependi de ter votado no 15!

Estou pensando que ele ia falar de outras pessoas, mas destas???

Quem pode falar da dignidade de Roberto Henriques??? Ele foi peitudo e corajoso e nada vai deter o que DEus tem para ele ali na prefeitura. Os que lutam pela justiça são iluminados.

E Cecília, conheço desde tempos de adolescente. Ela nunca me viu, mas conheço, pois ela morou em Copacabana, na Paula Freitas. Onde também morei.
Uma amiga costurava para ela e ela sempre se mostrou uma pessoa humilde. Não era snob! Não vejo porquê falar dela como alguém não posivel ali no GOverno Rosinha. Gostei de ver Cecília ali e que DEus dê sabedoria a ela.

Quanto ao anônimo da 1:24:
"repito, as mesmas pessoas que antes eram acusadas de desvio de dinheiro público."

Te garanto que eles só colocaram os que eram acusados, e não os que desviaram.


Vou dizer o que é reciso para comandar a coisa pública:

Sensibilidade, verdade, transparência, empatia com o sofrimento do povo, "não amor ao dinheiro e riquezas" e acima de tudo: HONESTIDADE.

De que adianta ser teórico e tecnico ( como dizia Paulo Freire... e eu amava o que ele dizia... nos bons inícios do PT)se a teoria e a "tecnicidade" afastarem o Homem público do sofrimento mais urgente do povo?
Que venham teóricos inteligentes, que venham mesmo, mas que venham junto aquela coisa gostosa de ir na fonte ..ir ver o que falta mesmo naquela casa, rua, situação...pois tem hora que é melhor dar um caderno, um lápis um livro e outras fontes a um aluno, do que dar para ele um computador que o afasta da leitura e interpretação.

O problema na política nunca foi ter ou não os competentes... o problema sempre foi: TER OU NÃO OS HONESTOS, VERDADEIROS, HUMILDES, SIMPLES.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

ESSA JUMENTINHA DEVE SER NOMEADA OU PARENTE DA FAMÍLIA GARODRILHA, CUIDADO HEIN? BREVE ESTARÁ EMBARCANDO NO JATINHO DA PF, COM UMA PULSEIRINHA LINDA, RS. mARILUTE.

1:40 PM
OLha bem este comentário!!!
Eu gosto de ver isso, sabia?


"Mari, lute" pela verdade! Nunca use de ironias para deter.
Você sabia que isso só mostra que tudo o que falam da Garotinho e Rosinha é apenas despeito.

Dê uma olhadinha nos meus comentarios e veja se eu faço parte de alguma quadrilha. Só se for a quadrilha dos que roubam maldades, afrontas, ofensas, mentiras, e denuncia os abusos e tudo que é anti- povo.

Desta Garodrilha eu faço parte sim. E olha, nem preciso estar no governo, só estando aqui ja cumpro meu papel. Se eu disser a você que Rosinha não sabe quem sou, você acredita? Claro que não, pois o povo de Campos está tão contaminado de mentira e corrupção que não acredita em mais ninguém. Garotinho, talvez saiba, pois dei um bilhete a ele mostrando um poema que fiz para sua esposa. Não espero nada deles. A ùnica coisa que espero deles é que eles sejam verdadeiros, íntegros e humildes. Estou pagando o preço de ser excremento para adubar, aqui, onde muitos me pisam, enxotam, xingam, etc. E se você perceber bem, não há motivos para isso. Ora, se fazem comigo que não quero nada a não ser ver a Cidade de Campos MUDADA, o que não farão com Garotinho que bota a boca no trombone quando vê algo errado???
Gostei da frase de Roberto Henriques e concordo com ele : Os erros de Garotinho prejudicaram ele mesmo , mas nunca prejudicou o povo. VERDADE> ISSO MESMO.

É só a gente ler entre as linhas das reportens, anuncios, blogs, manchetes, que veremos que o que falam de Garotinho é apenas DESPEITO E MEDO DELE SER O PRESIDENTE.. SÓ ISSO.

Quando ao jatinho, Policia Federal e pulseirinha... se eu fizer por onde isso acontecer tenho que me curvar ante meus erros e pagar o que devo, sim.
Seja no Governo Garotinho( impossivel, pois moro em Paraty...)seja no espaço que moro, seja no Corpo de Cristo, onde sirvo...

Se eu fizer ou me juntar a alguem que venha desonrar o NOme de Jesus, Cadeia para mim,e meus comparsas, sim. Cadeia para todos os que usarem de injustiça aproveitando de cargos para se enriquecer deixando o povo na miseria.
A não ser que venhamos em praça pública, devolvamos tudo 4 vezes mais. E mesmo assim, se arrependermos mesmo, iremos por livre e espontanea vontade cumprir a prisão merecida.
Isso para mim é: VERDADE, INTEGRIDADE E HUMILDADE.
E é isso que espero do GOverno de Garodrilha, isto é, QUadrilha que rouba os sonhos dos desonestos.

Anônimo disse...

Jumentinha ta ofendida, mas ponha seu nome, sei que seu nome ta no diario ofiacial nomeada. Nao use o nome do SENHOR na política, meu bem. JESUS é limpo! ao contrário de voce. Mari

Anônimo disse...

Esse governo tá um desgoverno, cade que Farol iria ser patrocinado pela inciativa privada? cade? Cade a passagem de 1 real. o governo é que é de 1 real...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Mari, você sabia que minha participação aqui só confirma que as pessoas mentem e fazem conclusões apressadas?

Afirmo: Meu nome não está na lista da Prefeitura de Campos..

Olha, fiz três concursos em minha vida:
Em Poços de Caldas- Sexto lugar
Em Angra dos Reis- Primeiro Lugar
Em Paraty- Terceiro Lugar.

Este ano, fiz o concurso para Angra, Pedadogogia.

Vim para Campos, fui à Biblioteca da Fafic, Tentei comprar os livros.
Incrível, não encontrei nas livrarias de Campos, livros da área de Pedagogia. Era alegado que o povo de Faculdade não compra livros. Usam Xerox.
Ora, como passar em um concurso sem ler pelo menos, uma vez, os livros da Bibliografia pedida?
Bem,comprei alguns livros. Não consegui encontrar todos. De 50 questões, errei 11.
Como amo Paulo Freire, me dei bem, mas não tanto para passar, pois como o saláio era ótimo, vieram muitas pessoas de vários estados.
Eram nove vagas, e não consegui.
Mas você acredita, que depois comprei os livros que faltavam e li?
Nada como um momento de "Provas" para nos atualizarmos...

Agora, fica a dica: Vamos fazer uma campanha sobre livros de áreas da Educação em Campos. Com tantas livrarias de "nome"... mas sem livros que educam... Meu DEus... Isto me espantou.

Quanto a ter boquinha na prefeitura, prefiro passar por concurso... mas se eles quiserem me dar algum cargo, se meu marido largar o seu Emprego e vir morar aqui, quem sabe? Será que ele topa?huahuahuahauhauahau acho que nãooooooooooooooooooooooooo

Amada Meri, cuidado com seus julgamentos.

Anônimo disse...

Concordo com a redução dos DAS,tô vendo é muito alarde e poucas iniciativas.Escândalos e corrupções sabemos que são muitos e devem entregar ao MP e a polícia.A atual secretária de educação na gestão do prefeito Roberto Henriques mandou que se fizesse o recadastramento de todos os alunos bolsistas.Agora tô lendo no jornal que vai fazer de novo.Será que mudaram o perfil dos alunos nestes poucos meses?Tanto problema para ser resolvido e vai fazer o que já foi feito tres vezes no ano passado.Brincadeira!!! Falta de respeito com nós bolsistas da Estácio que fomos obrigados a abrir conta bancária para serem depositados o percentual relativo e estamos a um ano sem podermos saldar nossas dívidas com a faculdade por conta deste impasse.Recebemos carta de cobrança e ameaça de termos o nome no Serasa e SPC do escritório de advocacia que trabalha para a Estácio com sede no estado da Bahia.Prefeita,isto se resolve com vontade política."Manda quem pode e obedece quem tem juízo."

Anônimo disse...

Nao concordo com a nomeaçao do Otavio Cabrunco na frente da secret de saude. Pessima indicaçao.