65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, janeiro 10, 2009
O desencontro dos economistas
As avaliações dos economistas sobre as conseqüências da crise econômica e financeira mundial são as mais díspares possíveis. Enquanto uns dizem que a redução do consumo levará a uma redução de preços e consequentemente da inflação, no outro extremo, há quem diga, que os altos investimentos governamentais e a isenção de tributos por parte dos governos é que levará a um aumento da inflação em praticamente todos os países do mundo.
Pelo visto, esta crise, além de jogar por terra o argumento dos neoliberais, da necessidade de reduzir o tamanho do estado na economia, também reafirmará a idéia de que a economia é uma ciência ainda em experimentação.
Nesta linha, no Brasil há os otimistas, mais ligados e torcendo pelo governo, que garantem que nosso país conseguirá ser pouco atingido pela crise e outros, mais ligados à oposição, que dizem que não há como o Brasil escapar da onda negativa mundial. Enfim vamos torcer e acompanhar os desdobramentos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Prof. saiu uma reportagem no site da Prefeitura de Campos sobre a passagem de 1 real! Vai ter que fazer um cadastro! isso mesmo! A passagem de 1 real não é para todos! Isso é uma humilhação! Ela não disse isso na campanha, a passagem era para todos!
Coloque um post sobre isso! Olhe a noticia http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=16632
Isso é uma vergonha! Humilhação!
Como todo brasileiro, economista por nascimento, sou otimista, também depois e tantos planos e crises...., Acho que soferemos sim, mas sairemos melhor que entramos, com certeza!
Caro Sr.Roberto Moraes,
Com toda a admiração que tenho por esse blog, não poderia deixar de registrar aqui que Economia não é uma ciência exata, como não é a Medicina, e tantas outras.
Ao contrário da Matemática, da Engenharia etc.
Um forte abraço!
É possível prever o comportamento das pessoas? Com exatidão?
Cara Angel Tostes,
Na verdade trata-se de uma provocação, porque na verdade a economia, além de não ser uma ciência exata, também não pode ser considerada como uma ciência e sim a aplicação de uma delas.
Sds,
Caro Professor,
Sucesso no seu blog que é muito interessante!
Ficamos por aqui.
Nesta linha, no Brasil há os otimistas, mais ligados e torcendo pelo governo, que garantem que nosso país conseguirá ser pouco atingido pela crise e outros, mais ligados à oposição, que dizem que não há como o Brasil escapar da onda negativa mundial. Enfim vamos torcer e acompanhar os desdobramentos!
Cara Angela, quando digo que sou otimista não me refiro ao governo, estou falando de nós brasileiros que com todos os desgovernos conseguimos sobreviver!
Desculpas por entrar na sua conversa com o Roberto!
Vamos por parte meus caros blogueiros, a passagem a 1 real é uma medida que vai aumentar o contingente de passageiros no sistema público de transportes, posto que entre 15 e 20% da população campista anda à pé. Por outro lado, vai baratear a vinda dos moradores da periferia e do interior do município, em direção ao nosso centro comercial. Com relação ao cadastro, isto pode ser feito muito rapidamente com auxílio das tecnologias da informação. Quanto à economia, tudo leva a crer que teremos forte contração no Brasil no primeiro trimestre de 2009, como nos revela matéria de hoje no jornal O Globo. A revista The Economist afirma também, que tal fato se estendendo por um prazo longo tende a diminuir a extraodinária popularidade do presidente Lula. O tempo dirá se isso pode ocorrer, ou não.
Oi Marcos,
De forma alguma vc está nos atrapalhando, o trecho q "copiei e colei" é da própria postagem do blogueiro, Prof. Roberto Moraes, só p chamar a atenção dele.
O espaço é de vcs.
Postar um comentário