65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, janeiro 19, 2009
Petroleiro reclama de confinamento forçado na plataforma P-53
O blog recebeu um e-mail, às 04:52 desta segunda-feira, com o teor abaixo:
“Estou embarcado na plataforma da Bacia de Campos P-53 (a mais nova por aqui)... O problema é o seguinte: As escalas de trabalho aqui são de 14 x 21 dias e 14 x 14 dias. Só que já tem gente aqui que completou seus 14 dias em desde o dia 13/01, isto é, já estão 20 dias confinados nessa plataforma... Desde o dia 13/01 baixou uma norma que os pousos aqui na P-53 não poderiam ser com vento acima de 20 nós, vento super normal aqui na bacia de campos, 80% do tempo o vento fica acima desta velocidade... Enquanto isso ninguém nos fala nada, simplesmente ficamos aqui, todos com saudades de casa, trabalhando com nível de estresse altíssimo... Desde o dia 13/01 que não tem vôo para cá, tem pessoas aqui que completaram 14 dias no dia 13, 14, 15, 16, 17 e hoje (18) que para variar tem a previsão de 40 nós (o limite é de 20) então mais um dia que ficaremos em cárcere privado.
Vou explicar: Tenho 15 anos de Bacia de Campos e nunca fiquei tanto tempo embarcado... É bom que fique claro que esse limite de 20 nós é da P-53, em todas as outras plataformas o limite é de 40 nós, que é bem raro chegar a essa velocidade. Nos meus 15 anos de Bacia, tive apenas um vôo cancelado por conta de vento forte.
Agora a explicação: Por que a P-53 teve esse limite de 20 nós imposto pela Marinha? No projeto original do navio, o heliponto deveria ficar acima das acomodações da plataforma (como é em todas as plataformas da face da Terra), mas aqui a diretoria de Exploração e Produção (o chamado E&P da Petrobrás), para economizar, bancou que o heliponto ficasse bem mais abaixo das acomodações. Desde quando a P-53 chegou aqui na Bacia várias situações de risco aconteceram com pousos e decolagens de helicópteros, isso por que o módulo das acomodações faz uma cortina que impede que o vento chegue com a mesma intensidade ao heliponto... O que acontece? Quando o helicóptero está descendo para pousar, ele vem suportado por uma certa massa de ar, quando está bem próximo do heliponto e por sua vez, atrás das acomodações, a pressão da massa de ar fica mais baixa o que gera instabilidade nos pousos e decolagens...
Certa vez uma aeronave chegou bem perto da água,devido a tal fato houve uma reunião no dia 12/01 que culminou com a interdição do heliponto para ventos acima de 20 nós... E a gente? Como vamos fazer? desde a interdição não desceu mais ninguém pois o vento nao deu régua... Está previsto para a próxima terça,
apenas quando completaremos 20 dias a bordo, uma trégua do vento...
Não temos culpa de o Lula ter feito A PRIMEIRA PLTAFORMA BRASILEIRA e deu no que deu... Essa barbeiragem da engenharia da Petrobrás! Sabe o que é pior, para se fazer esse serviço aqui, demorará até 2 anos... Sabe por quê? O navio está produzindo e o GOVERNO LULA É RECORDISTA NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO e daqui a alguns dias ele vai anunciar O PRIMEIRO GÁS DA P-53. Lindo isso né? E os trabalhadores daqui que não vêem suas famílias e se pelo menos soubessem que exatamente tal dia iriam ver seria menos pior... Mas nem isso se sabe, quando o vento der trégua na Terça terão 167 pessoas aproximadamente para subir e 189 para descer... impossível!
Se vocês não acreditarem em mim, podem pesquisar ligando para cá: (22) 27925357. O gerente da plataforma que está embarcado é o sr. Belém. Estamos desesperados! Queremos que a P-53 pare de produzir e volte ao estaleiro para fazer essa obra de levantamento do heliponto (como mandava o projeto original)...”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
33 comentários:
Amigo petroleiro:
"quem está na chuva é para se molhar", ou como dizia vovô:
"quem tem medo de cagar não come".
Saudações!
Companheiro, penso que esse comentário poderia ser feito ao sindicato para que ele possa divulgar para a categoria e tomar as devidas providências.
Fique 5 dias além da sua escala embarcado e verá que a chuva quando molha além da conta incomoda e que o medo de cagar não faz ninguém perder a fome.
Olha...com um pseudonimo desses nao devemos dar credito...mas esse seu comentario esdruxulo deve ser porque voce nunca trabalhou ou entao "trabalha" numa dessas ONGs dos desgovernos Arnaldo/Mocaiber.
Sugiro que voce primeiro saiba o que e passar semanas em alto mar, pra ter o sustento de sua familia do que fazer esses comentarios que nada acrescentam.
Companheiros da P-53, contem conosco.
Fato grave!!!
Gravíssimo!!!
Essa mensagem/notícia deve ser encaminhada a todos os grandes órgãos da mídia nacional. Jornal nacional, inclusive...
As informações aqui relatadas devem ser confirmadas no local!!!
Cagada do Governo Lula !!!! Colocando vidas de de pessoas em risco!!!
Caro petroleiro,
Entendo o seu desespero. Acho que vcs tem que se unir e reclamar, protestar, parar de trabalhar. Ninguem pode trabalhar sob estress extremo nem pode ficar em um lugar contra a própria vontade. Espero que seus chefes e o governo faça algo para resolver o problema de vcs o quanto antes. Estarei rezando por vcs e boa sorte.
Companheiro, não entendo pq vc não procurou o Sindipetro-NF,ele é seu representante legal, e graças a Deus tem nos representado com dignidade, ou vc é um daqueles pelegos que sempre está contra a categoria e agora está com vergonha de ter que procurar aquele que sempre renegou para ficar bem com o seu chefe.
Olá companheiro, sei o que é ficar além dos dias que deveríamos, mas nunca cheguei a este extremo. Devemos nos unir realmente contra isso...é um verdadeiro absurdo o que a Petrobrás tem feito conosco. Temos dia pra subir, mas não sabemos quando vamos descer. Os vôos na Bacia estão atrasados, isso por conta do aumentos da demanda, muitos trabalhadores e plataformas chegando na bacia, mas tudo sem planejamento. As aeronaves continuam as mesmas, problemas diversos são constatados todos os dias e agora ainda teve o problema com o vento, onde danificou aeronaves em Macaé e com isso vários vôos já estão atrasados e sem previsões.
É lamentável essa situação.
Professor, o colega tem todo razão, o vento em todo Bacia é de 40 knots. Para se ter uma idéia, trabalhos sobre o mar só são liberados da seguinte forma: Montagem de andaime - 21 nós; Trabalho sobre andaime - 30 nós; Trabalho com escaladores industriais - 25 nós e operação com guindastes - 30 nós. É de se estranhar esta velocidade de 20 nós imposta pela empresa. Se isso permanecer, os colegas da P-53 vão acabar "morando" nela, porque a média de vento na Bacia é de 18 a 25 nós.
E para os outros "colegas" que ficam dando "palpites", vaqle salientar que mesmo que o companheiro seja pelego, é dever e obrigação do SindipetroNF representar e defender os direitos dos empregados (que somos nós quem o mantemos) e ainda mais, será que todos os colegas que estão lá, são todos pelegos?
Estou aqui tb e espero poder desembarcar na minha escala certa, mas pelo que estou vendo aqui... Vai ser praticamente impossível, pois estão todos os vôos atrasados e a prioridade é de quem está mais tempo a bordo!
A respeito do primeiro comentário, o infeliz não sabe o que diz mesmo não... Ninguém sabe, até que pise em uma plataforma e fique 4,5,6... dias além da escala!
A gente entende o estresse do petroleiro, a gente entende a razão dos altos salários e mordomias dispensados ao tal funcionário, a gente entende o DESGASTE EMOCIONAL, com consequências sérias causadas ao petroleiro mas, a gente entende também que é necessário solicitar soluções debaixo de justificativas plausíveis e muito pouca arrogância. Trabalho na Empresa e vejo cada uma.Vamos recorrer ao Sindicato.
Prezado amigo,
Realmente esta situação é um absurdo. Certamente, o Sindicato deverá tomar alguma providência. Sugiro que você também faça a sua parte e denuncie esta situação no Ministério Público do Trabalho, no site http://www.prt1.mpt.gov.br/index.php?ar=denuncias&sc=denuncias.php
Esta Plataforma não pode continuar operando desta maneira! Não se omita, pois um acidente pode ocorrer a qualquer momento!
A situação é realmente complicada na P-53. Agora os embarques são marcados para possíveis "janelas" de vento abaixo de 20 nós, mediante uma previsão que sabemos nem sempre acerta... A próxima janela será na sexta-feira... Enquanto isso tem pessoas que estãopor fazer 22 dias à bordo. Espero que este blog não seja lembrado apenas quando num futuro próximo ocorrer um acidente com mortos neste heliponto.
Aos ingênuos que deram a sugestão de recorrer ao sindicato, devo informar que este sindicato, o Sindipetro, é um braço politico do PT. Nunca fez nem nunca fará nada que contrarie o "molusco barbado" e sua quadrilha.
Caro Leonel,a categoria que mais teve ganho nos últimos acordos coletivos foi a petrolheira,graças a atuação dos Sindicatos filiado a Fup,do qual o Sindipetro-NF é filiado,se vc é petrolheiro e tem uma vida financeira estabilizada, dê graças ao Sindicato.
Tá estranha a coisa por aqui... Hoje já tem funcionário completando 22 dias a bordo! E Os vôos de terça novamente foram cancelados, fala-se que talvez haja uma "janela" sem ventos na próxima sexta... É brincadeira!
Pelo que foi informado, o problema gfoi causado por um erro no projeto da plataforma, para economizar.
Vai ficar difícil de resolver.
É possivel consertar o erro do projeto???? Fazer outra plataforma me parece impossível...
Se realmente o Sindipetro é "um braço o PT", ele não vai se envolver, pois trata-se de uma "cagada" do Governo Lula.
Será que a notícia só vai ser difvulgada no Jonal Nacional quando ocrrer um acidente???
Infelizmente, este é o preço que temos que pagar por nossa autosufiencia e desenvolvimento de tecnologia nacional. Paciência.
Ricardo
Essa é para o tal do Jacinto,vc deve ser um daqueles que aceita trabalhar de qualquer jeito, um ignorante que não sabe o que é lei, se vc fosse de uma empresa seria ja estaria na rua diante de suas atitudes perigosas.
Amigo da p53, vc ta certo em comentar a situação se leve a situaçao para o sindicato e ministerio do trabalho.
Saudações!
Fala sério meu camarada, vc esta reclamando q esta embarcado 20 dias??? 20 dias é pouco comparado com o q as contratadas da Petrobras ficam a bordo, sem falar q as vezes msm estando com mais d 15 dias, ainda sedemos nossas vagas para voces... e essa onda da SAP nao funciona para nada, so para o pessoal da Petrobras q tem escala 14 x 21, as vezes ficamos 2 dias em casa e/ou transbordamos d uma sonda pra outra. Bom melhor nao comentar nada mais, so digo... q existem pessoas em pior situacao q vc´s q seguem a vida inteira off-shore folgando apenas alguns dias no mes. Em td dai gracas. Vc tem um emprego q muitos desempregados almejam e nao tem oportunidade...
Nao chore d barriga cheia.
Abracao.
Ao colega da contratada, entendo sua situação que é a mesma minha mas entenda também o seguinte, o concurso para trabalhar é público e aberto a todos... eu faço os concursos para petrobras há 4 anos e não desistirei jamais pois acho que não adianta ficar fazendo este tipo de comparação e ficar de braços cruzados. Eles não estão errados em trabalhar 14X21, nós é que estamos aceitando 14X14 e ainda as eventuais. Não acho certo reclamar porque fulano tem mais, tenho que reclamar porque eu tenho menos ou vc prefere que eles voltem para 14X14 para ficar igual a nós?
blogueira se conforma com "expulsamento" forçado na blogosfera...
Só sente quem está na pele...
Falta de empatia com o colega petroleiro...
Não esqueça: colhemos o que plantamos.
Ah... o JPAR é uma figura...
Aqui é igual sala de aula!Tem de tudo!
Faltaria um psicólogo para vir descrever aqui a famosa "Teoria da personalidade"...
Seria bem interessante!!!!
Ao colega petroleiro de "contratada": Na verdade meu amigo, você disse que trabalha em sonda e em sondas a rotina é essa mesmo... Halliburton, Schulumberger, Weatherford... Não que está certo, mas normalmente é assim nas sondas e vocês ganham muito bem por isso!
Mas nas plataformas de produção que é o caso da P-53, as escalas são de 14x21 e 14x14 invariavelmente... O colega que reclama da situação lá está certíssimo...
Rosângela, ex-jumentinha, ex-discípula:
Porque não adotas o que o Hugo Chavez disse ao Rei da Espanha:
"porque não te calas!"
Cabrunca!
Jacintho, Jancintho, tinha que ser campista... Falando Cabrunco!
meu amigo, tomei conhecimento deste fato hoje,25/01/ as 17:hs.
pode ter certeza que sua denuncia será avaliada amanhã pela diretoria
do SINDITOB. Voce agiu muito bem. breve darei noticias com relação ao fato mencionado.
Amaro Luiz(Pres. do SINDITOB)
Senhores, estou embarcado e o problema continua. Não estamos vendo solução a curto prazo. Devemos pensar no terceiro turno, pois um companheiro passa 21 dias embarcado so tera 7 em terra, pois seu back ficou em Macaé, fora de casa durante 7 dias, e para completar o embarque so ficaria mais 7 embarcado.
Temos que achar una solução, varios companheiros não embarcarão mais na P-53.
Talvez tenhamos que voltar aos tempos das cavernas e usar o Catamarã.
Escala é escala ,ñ temos nada a ver se tem contratada que fica dias ou meses enbarcado ,todo mundo qdo assina um contrato de trabalho , sabe para o que é , qto vai ganhar e se tem escala fixa ou se é pra prestação dde serviço , oque neste caso podo durar mais dias do que o normal.
O que o colega reclama tem fundamento , se é 14x14 ou 14x21 ñ importa , tem que ser cumprido.
Se fóssemos viver nossa vida pensando que está tudo bom pq existe gente em condição pior , nunca evoluiríamos .
Lógico que em tudo devemos dar graças , inclusive vc que sugeriu tal coisa , caso vc esteja insatisfeito com sua posição ,procure o rh de sua empresa e peça demissão , e tente buscar uma escala fixa e depois aguarde não cumprirem o contrato , e fazerem várias modificações que te prejudiquem , assim talvez vc possa ntender o colega e tb aposto qeu tem muitos buscando a sua vaga.
Direito de expressão é constitucional e o colega tem todo direito de se expressar , saibamos ouvir e respeitar a opinião do próximo.
rararararasngymp
AMIGO,
PIOR MESMO É FICAR EMBARCADO COM DIARRÉIA POR CONTA DA MÁ HIGIENE DOS ALIMENTOS FEITAS POR ESSA DAL SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO .
Ao amigo petroleiro da P-53:
Amigo, sou petroleiro também, sou contratado, estou com vc, temos que nos unir e lutar por melhoras nas nossa condição de trabalho, pois além deste problema, vivemos uma situação muito injusta que é a folga desigual vivida por nós, pois contratados tem 14 dias de trabalho x 14 dias de foga e funcionários Petrobrás tem 14 dias de trabalho por 21 dias de folga. Eu pergunto por quê? Por que um funcinonário Petrobrás tem que ter uma folga de 21 dias e nós não?...Se eles tem 21 dias de folga nós também merecemos 21 dias folga: Isto eu chamo de igualdade de direitos.
O problema persiste... Hoje, 03/08/2009, esá sem vôo aqui na P-53 desde 31/07... E aí? Já tem gente com 18 dias a bordo... Ontem uma aeronave tentou pousar, balançou várias vezes e retornou para Terra, não efetuando a troca de pessoal. E aí? Quando falo que uma aeronave perdeu a estabilidade, aconteceu isso sobre uma bomba flutuante que o navio e o mar... Ou seja, caso ela caísse, ou explodia com o navio ou cairia na água ... De qualquer forma todos morreriam... Aliás, acho que isso que o pessoal está esperando acontecer... Uma tragédia! Aí sim vão parar de pensar em produzir e cuidar da nossa segurança...
Não posso fazer denúncia no MT porque tenho medo represálias, cadê o sindicato? Nos ajude...
Postar um comentário