65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, janeiro 20, 2009
Universitários bolsistas reclamam!
Por e-mail o blog recebeu a seguinte mensagem:
“Professor,
Teria como o senhor interceder por nós alunos universitário, através de seu respeitado blog?
Pois é um meio de comunicação muito forte, hoje em dia aqui em Campos.
Gostaria de saber como vai ficar a situação dos universitários. As aulas começam dia 02/02 na Estácio e a prefeitura ainda não repassou a verba desde o ano passado.
A Estácio não está permitindo a renovação de matrícula enquanto a prefeitura não acertar essa dívida com todos os alunos.
E o pior é que não sabemos aonde reclamar.... A prefeitura fechou PRÓ-CAMPOS e dispensou todos os funcionários.
Não tenho condições de pagar essa dívida.
Por favor, eu preciso ESTUDAR!!!! É através do estudo que podemos ter a chance de crescer, pra conseguirmos um futuro melhor, com honestidade e dignidade.
Nós (estudantes) estamos desesperados!
Estamos cansados dessa grande humilhação. Somos pessoas honestas e não gostamos de ficar devendo na praça. Eu pelo menos, pago minhas contas em dia. E essa situação me deixa muito constrangido.
Obrigado!
David”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Olá Professor. Meu nome é jorge e também estou na mesma situaação do amigo David. Tudo isso vem se arrastando há extos 1 ano. a Prefeitura no governo do Sr. Alexandre Mocaiber foi um desastre. Estamos com uma dívida enorme com a Universidade Estácio de Sá e eles só vão liberar nossas matrículas mediante ao pagamento da nossa dívida, que aliás, nós não temos nada a ver com isso. Quem deixou de honrar o compromisso foi o Sr. Alexandre Mocaiber que arrasou com os setores da Prefeitura de Campos. Nós queremos pagar sim`. É muito ruim ficar devendo na praça e receber diariamente cartas de cobrança nos ameaçando sujar nossos nomes no SPC. Isso e uma falta de respeito com os estudantes de campos. Por favor Professor, interceda por nós. Confiamos muito nesse canal de comunicação que é o seu Blog.
Um abraço do amigo Jorge Luiz Barreto Pinheiro, estudante da Estácio de Sá.
A Prefeitura abriu conta no Santander pros bolsistas da Estácio receberem a verba e efetuarem o pagamento diretamente com a faculdade. Assinamos um termo de compromisso nos comprometendo a efetuar o pagamento e dentro de 3 dias prestarmos conta com a prefeitura e nada saiu. Depois de passarmos por vários processos de cadastramentos, recadastramentos, abertura de conta, etc... estamos a ver navios.
COMO QUEREMOS MUDAR À SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS SE A CHAVE PRA ESSA MUDANÇA NÃO É PRIORIZADA. A ANTIGA ADMINISTRAÇÃO PRIORIZOU OUTROS SETORES E SE ESQUECEU DA EDUCAÇÃO.
David
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, tem a mesma opinião que você, quanto ao que se refere a buscar um futuro de honestidade e dignidade. Infelizmente, o atual governo não encontrou na secretaria de Educação as informações quanto à quantidade, identidade e perfil sócio-econômico dos beneficiados com as bolsas universitárias. A ausência de informações levou à necessidade de buscar não só uma auditoria das atividades da secretaria como também um recadastramento dos bolsistas.
Neste momento, está acontecendo o recadastramento dos alunos que possuem bolsas referentes ao Ensino Fundamental. Em breve, será anunciado o início do recadastramento dos bolsistas universitários, o que possivelmente acontecerá via internet. O aluno bolsista que está em situação irregular em sua instituição de ensino devido à inadimplência do governo anterior, não será prejudicado, por determinação da prefeita Rosinha, se estiver dentro dos critérios que serão estabelecidos num trabalho que vai acontecer com a participação dos diretórios acadêmicos.
Quem realmente precisa, será beneficiado. Estamos em tempo de mudanças para a construção de uma cidade justa.
Débora Batista
Assessora de Imprensa
sabido é, desde muito, que a mamadeira das bolsas ajudou muita gente a crescer - os bons, na educação, e outros, apenas financeiramente.
nao é do conhecimento de poucos, que instituições graúdas do ensino superior usurparam a verba pública aproveitando-se da desorganização municipal da época (o aluno bolsista comparecia à secretaria e era informado que sua bolsa havia sido suspensa. para nao interromper os estudos, esguelava-se para pagar a mensalidade - que era paga paralelamente pela prefeitura, pois nunca havia sido cancelada.
alguns muitos milhoes foram-se nessa historia. Devemos, sim, levantar a voz para que nao se esqueçam dos que merecem, mas devemos ser pacientes para que o processo tramite. Nao é facil botar uma casa que acostumou-se a ser uma grande zona por uma geraçao inteira (cada geraçao conta-se 15 anos e o governo mocaiber findou 16 anos de desordem do mesmo grupo).
o engraçado é que nós, críticos, hoje depositamos esperanças em quem outro dia nos era um pesadelo. "parabens", turma do 12. Voces transformaram "algo em alguem" por pura incompetencia, egoismo e ganancia.
Enqunto vejo posse linda de Obama, leio aqui os blogs. Encontro este e fico feliz com o recado da Débora! Gente, até os estudantes foram desrespeitados no desgoverno passado... tão cheio de desesperança, ingratidão, orgulho, soberba, imoralidade, e o pior, conivência!
Que Rosinha tenha a Sabedoria do Senhor para lidar com tão delicados pontos! E em tempo: Rosinha e Obama tem muito em comum!!!! Que pena.Lula não foi apesar do convite!!! Que pena, Lula! Obama promete! DEus abençoe a América ( do norte e sul)! Humildade! Verdade! Gratidão!
lavei a minha alma!!
Tenho acompanhado a peregrinação desses alunos mas, não tiro a razão da Prefeitura em fazer um recadastramento desses bolsistas para uma análise mais minuciosa. Afinal ,de contas, no governo do Sr. Mocaiber, muita gente usufruiu dessas bolsas sem a menor necessidade. Tirou-se a oportunidade de estudantes carentes fazerem seus cursos. Infelizmente, o tempo corre e, os verdadeiros bolsistas necessitam de uma resposta rápida. A dívida é alta e, como a Prefeitura vai resolver essa situação, não se tem a menor idéia.
Gente, honra a que tem honra! No blog do Jules Rimet, ele dá a mim uma honra que não me cabe> Não pofetizei o dito que está no comentário dele. Ele sim, é o dono da profecia.
A minha dica foi encontrar na Internet uma notinha no New York Times, onde OBama diz que ele foi apresentado a Jesus Cristo ( está ali no post do marcos Valerio). E pelos frutos apresentados hoje, não só foi, como nos parece ter assumido o Seu Caráter.
Quanto ao Jules, obrigada, mas a profecia dita ali não é minha.
tb não tiro a razão de organizar a casa, mas e os alunos como ficam? será que haverá tempo habil pra fazer mais um recadastramento e o serviço social visitar todas as residencias e ate o inicio das aulas ?.... e mais uma vez que será prejudicado serão os alunos que realmente necessitam , eu tambem sou bolsista da Estacio de sá mais felizmente me formei no periodo passado, mas graças a justiça que determinou a matricula de todos, o problema não é só esse abriram nossas contas no santander e quem vai pagar as taxas administrativas que serão cobradas pelo banco?...a conta ta la e as referidas taxas serão geradas.... vamos ficar com esse prejuizo tb ?...
Absurdo!!!
Fiscais da Secretaria de Fazenda da Prefeitura Municipal de Campos, chegam a ganhar mais de 20 MIL REAIS, isso sim que é um verdadeiro absurdo
Concordo sim que a Prefeita rosinha faça um novo recadastramento para beneficiar sim aqueles alunos que realmente precisam da bolsa. Mas quando isso irá acontecer? O tempo está passando e eu acho que eles deveriam ter mais agilidade para resolverem esse problema. O período de matrícula termina no fim desse mês. E aí? irá dar tempo de frequentarmos esse período? As aulas começam no início de fevereiro. Outra coisa: o que irá acontecer com todas essas contas que nós abrimos no Santander?
Postar um comentário