65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Filme de terror na sexta-feira, 13
Não se trata da reunião do PT em Campos, é apenas, o anúncio de um outro tipo de terror: a exibição de filmes organizada pelo irrequieto Wellington Cordeiro:
Ele diz:
"Hoje (amanhã) é sexta-feira 13 e não passará em branco para os apreciadores de filmes de terror. Os cinéfilos poderão se reunir na Taberna Dom Tutti apartir das 23h para curtir a Mini Mostra de Curtas de Terror. A madrugada será regada a sustos e gritos de horror com a apresentação de diversos curtas, entre eles alguns de produção local. A produção é de Wellington Cordeiro da produtora Canibal Goytacá".
Wellington explica a origem da tradição do número 13 :
"Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.
Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte".
No release Cordeiro fala ainda de outras lendas sobre a superstição:
"Além da justificativa cristã, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa".
"A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa".
Por fim Wellington Cordeiro convida para a exibição na Taberna Dom Tutti:
"Entre os filmes que serão apresentados estão: A série Masters of terror (1ª temporada), Episódios do CreepShow – Os mestres do terror e do macabro George Romero e Stephen King. Os nacionais: Colégio de Humanos Mortos de Fernando Rick, Aparência de Liz Vamp. Assim como uma seleção dos curtas da Canibal Filmes de Peter Baiestorf e Gurcius Gewdrer. A produção local estará representada pelo curta, Zumbi da Meia Noite da produtora campista Os Invisíveis e os curtas Ave Satan e Eleição Maldita da produtora Canibal Goytacá".
PS.: Explicando a ironia na introdução do tema: se você não ri da própria desgraça quem vai fazê-lo. Fecha o pano!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Valeu Roberto!
Roberto
É verdade que podemos ter outra eleição em Campos,já que o julgamento de Dr.Arnaldo foi indeferido?O comenta´rio na cidade é que a professora Odete já entrou na justiça como a maior prejudicada já que os votos dele depois dessa decisão tornaram-se nulos nos 1ºe 2ºturnos.Abraço.
Roberto, só para complementar, a sexta-feira 13 em Campos não será fácil. Os vigilantes de Bancos entrarão em greve amanhã. Se houver participação maciça da categoria as agências bancárias não poderão abrir, uma vez que a Polícia Federal proíbe a abertura de Banco sem o mínimo de segurança adequado. Sou bancário por isso estou sabendo desta notícia.
E o numero 13 está ligado a traição.
Repudio o comentário da Jumentinha Rosângela.
Essa jumentinha Rosângela, quando criança, deve ter caído de cabeça no vaso sanitário recheado de bosta e olha só o que deu: abre a boca e sai bosta pra todos os lados.
Hunf.
É uma ofensa a espécie, alguém com tal comportamento se intitular jumentinha... SOS a sociedade protetora dos animais!!!
Postar um comentário