O preço praticado pelos postos de combustíveis para o GNV está em média 10% superior ao valor do litro do álcool em Campos. Ainda assim, o GNV é mais vantajoso, porque em média o m³ do GNV tem rendimento em quilômetro rodado superior a 50% do litro de álcool e cerca de 25% do que o litro da gasolina. O GNV é melhor para o ambiente porque polui menos e, por tudo isso, o seu preço deveria ser melhor controlado por quem de direito.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
GNV diferença de preços entre Campos e Rio
Sempre foi difícil entender porque o GNV, Gás Natural Veicular sempre custou mais barato no Rio de Janeiro do que aqui junto da Bacia de Campos. O blog já comentou isto aqui antes e algumas explicações foram dadas, mas nenhuma convincente.
Antes, o argumento principal era a falta de concorrência hoje ele já não vale mais em Campos. A mídia nacional há pouco tempo foi anunciado a redução no valor do preço do GNV nas bombas de abastecimento em todo o país.
Nesta terça-feira, foi observado que no Rio de Janeiro o preço realmente caiu e está em R$ 1,569 o m³, com algumas pequenas variações para mais ou menos. Em Campos, numa concorrência exemplar, todos os oito postos, coincidentemente, estão praticando o preço de R$ 1,839 por m³. Uma diferença cartelizada de mais 17% por m³.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
No posto wafa roga no parque vicente dias em guarus, estava até ontem 18-02, 1,899.
Parabens professor, essa é uma questão que precisa ser debatida, não há cabimento essa diferença absurda.
Precisamos de pessoas influentes para liderar protestos relativos a isto.
Alguem sabe informar se a ANP poderia tomar providências?Como entrar em contato com a mesma?
É um absurdo o cartel que esses empresarios campistas fazem. Nao houve queda alguma após a redução em quase 10% que tivemos este ano. O que fazer?
Temos que denunciar este CARTEL para os orgãos competentes, e ver qual vai ser a explicação dos proprietários dos postos para essa incrível coincidência dos preços!!!
Acabei de abastecer meu carro no único posto da cidade que não participa desse carteu,é o antigo posto sendas agora comprebem na estrada do contorno.O menor preço é lá 1,76.9.Wellington
Pessoal existe o link para denuncias sobre esse descaso em campos , vamos nos mobilizar e efetuar denuncias a ANP. link "http://www.anp.gov.br/forms/crc_form_denuncias.asp"
Postar um comentário