quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Pedágios na BR-101: bloqueio nas estradas internas é só o começo!

Por mais que as concessionárias que atuam na região, se disponham a gastar com profissionais e a mídia local para criarem uma imagem menos ruim, fato é que seus interesses serão sempre contrários aos das comunidades. Sendo assim, o máximo que poderão conseguir com a compra dos espaços de mídia é a atenuação da imagem ruim junto ao cidadão, chamados por eles de usuários. Assim foi e continua sendo com a Cerj, hoje Ampla, com a Telerj, hoje, Oi, com a Águas do Paraíba, e agora com a Auto Pista Fluminense. O caso do bloqueio das ligações rodoviárias internas entre as localidades distritais na área norte do município de Campos é apenas um começo do que ainda virá pela frente. À empresa interessa o faturamento através dos pedágios. Os problemas locais a empresa tratará de forma rígida, imagino que alicerçado em bons escritórios de advocacia. À população resta pressionar as autoridades, nos diversos níveis de governo pelos seus interesses. O direito de ir e vir em estradas já existentes não podem ser impedidos. Espera-se que a atuação do Ministério Público, possa ser conjunto (esfera estadual e federal -Procuradoria da República) visto que trata-se de uma concessão federal coordenada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O bloqueio colocado pela Concessionária Auto Pista Fluminense, nos acessos à comunidade Vila de Palha, em Guandu e outros ao redor de Conselheiro Josino, Morro do Coco entre outros é só o começo. Em concessões semelhantes, o MPF e/ou MPE conseguiram em ações na Justiça a autorização para que os municípios não só mantivesse tal ligação, como o direito de construir novos acessos que impedissem prejuízos às comunidades. Na verdade, melhor, que estas intervenções judiciais estivessem sido feitas de forma preventiva, em todo caso ainda é tempo. A ação do promotor Leandro Manhães deverá ser o início de uma longa batalha, já que, só o município de Campos possuirá duas praças de pedágio instaladas em seu território gerando inclusive, receitas significativas de 5% a título de Imposto sobre Serviços (ISS). PS.: Foto do bloqueio publicada pelo site Ururau.
Atualizado às 12:12: O site Ururau em foto do Leandro Nunes registra o momento, em que a Polícia Rodoviária Federal conferia, que os moradores da região já haviam retirado o bloqueio na estrada de Vila da Palha, próxima ao posto de Pedágio da BR-101, em Guandu, colocado pela concessionária Auto Pista Fluminense.

10 comentários:

Anônimo disse...

Já na manhã desta quarta-feira (04/02) o Promotor de Justiça, Leandro Manhães, ordenou que sejam retiradas as barreiras colocadas pela concessionária nos acessos à comunidade Vila de Palha, em Guandu.

Em contato por telefone, o Promotor Leandro Manhães declarou que ainda aguarda a decisão do horário que será feita e por quem, a retirada dos bloqueios.
Blog URURAU

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Considero o povo brasileiro muito pacífico, até demais. Um bloqueio como este em um país onde a população é mais unida (Como os Argentinos no "panelaço") certamente mereceria mais do que a sua destruição. Isto é um crime, uma afronta com a população desta comunidade. Agora, quem da concessionária que cometeu este ilícito? Ele será punido? Justamente agora, que a população precisa do Estado para fiscalizar e punir esta empresa, ele se omite.

Lamentável

Anônimo disse...

Na realidade deveria sim ser construída uma via alternativa para que não fossemos obrigados a pagar estes pedágios. Porém o desconhecimento da lei, a pacividade de nós brasileiros aliados a inoperância dos nossos representantes reflete nesta exploração.

Joaquim

Anônimo disse...

Isso é um absurdo!
Até em países de primeiro mundo você tem a opção de vias alternativas, se não quiser pagar os pedágios.
O povo brasileiro só leva o cac$#@ mesmo.

Anônimo disse...

A Auto Pista Fluminense já está devendo, não está cumprindo a sua parte no contrato.
Pelo contrato de concessão, o trecho entre Rio Bonito e Rio Dourado deve ser duplicado em três anos.

Já se passou um ano,e a obra nem começou!!!!!

Anônimo disse...

Tudo bem, o bloqueio da estrada foi retirado, mas......a empresa não vai ser multada?? Então posso atravessar meu carro na avenida pelinca e impedir o transito nela e depois vcs só me tiram de lá e pronto? Já é carnaval......

Anônimo disse...

Prof. Roberto, quero fazer uma denúncia. Conheço várias pessoas que nunca travalharam na Prefeitura e que estão sendo contratadas essa semana. Foram cabos eleitorais, que ajudaram na campanha de Rosinha e de vereadores, e que em troca estão recendo várias "boquinhas" dentro da prefeitura. A maioria estão sendo contratadas na área da saúde. Tem enfermeiros, chefes de posto de saúde...

Na área da educação, conheço pessoas que nunca trabalharam na Prefeitura e que essa semana foram indiadas pra serem diretoras...
Esta acontecendo a mesma coisa do Governo Mocaiber. A farra dos contratos voltou. E Rosinha esta colocando seus cabos eleitorais pra dentro da Prefeitura. Tem alguns vizinhos meus que conseguiram entrar essa semana na "boquinha". Isso é uma vergonha!

Trocou-se 6 por meia duzia na Prefeitura! Queremos concurso!

Anônimo disse...

E CAPAZ DE SÓ ARRECADAREM OS PEDÁGIOS E SÓ DUPLICAREM EM 20 ANOS. NO BRASIL, COM ESSA JUSTIÇA QUE ESTÁ AÍ, DANDO LIMINAR PARA TUDO, TUDO PODE ACONTECER.

Anônimo disse...

Bem temos um Promotor - e o Prefeito o que fez!!!
Teremos ainda muitos bebates sobre o tema direito de ir e vir devidamente delineado em nossa Constituição.
Fernando Torres

Pr. Ciro Freitas disse...

Olá prof.Roberto, moro em Morro do Coco, e agora pra irmos à Campos (seja pra estudar, ou pagar uma conta) temos que pagar o pedágio. Sendo que os moradores de Conselheiro Josino foram isentos do pagamento e nós não. E tem mais, quero aproveitar o espaço pra dizer que desde que a Autopista Fluminense assumiu a br101 não existem placas indicando os distritos! Ontem liguei reclamando...vamos ver se eles vão fazer agora!

Vlw