65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, fevereiro 02, 2009
Quem perdeu e quem ganhou nas duas eleições no legislativo nacional?
Quem perdeu mais o PT ou o PSDB? Quem faturou o PMDB ou Lula e Dilma? Quem encarcerou melhor suas vítimas? É possível dizer que depois de muitas mudanças pouco se mudou no Congresso Nacional?
Seria exagerado dizer que com Temer e Sarney não haverá necessidade de mensalão? Ambos são PMDB, mas um é claramente Serra e o outro Dilma, ou melhor, anti-Serra. A peleja de 2010 será dura e na preliminar de hoje, como não podia deixar de ser, deu empate!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi Roberto. Uma das coisas mais divertidas (sim pode ser divertido!) no jogo político é que significado da "vitória" e da "derrota" é sempre provisório e passível reconfiguração conjuntural! No caso em questão, por exemplo, O Governador J. Serra perdeu a eleição (ao apoiar a moribunda candidatura do Tião Viana) mas ganhou de vez a seção paulista do PMDB e botou uma cunha na base do Lula...
Concordo com Prof. Luciano D'ângelo: a Dilma é a candidata "ideológica" do Lula (falta ser do PT) e não tecnocrática (essa coisa babaca e vazia da "gestão')...
Tudo pode acontecer.
Roberto, o PMDB sem dúvida alguma foi o grande vencedor. O PT saiu perdendo, pois não mais comanda uam casa legislativa e agora é refén do apetite quase insasiavel do PMDB.
Na Câmara o PSDB saiu ganhando pois o PMDB paulista de Temer é mais próximo aos tucanos, ou seja o PT apoiou uma vitória de um aliado do PSDB, fato que certamente influenciará o jogo político de 2010.
No Senado Sarney é mais próximo do presidente Lula, só que o lançamente de Tião Viana sem o apoio do Planalto apenas contribuiu para um atrito nas relações com o PMDB de Sarney.
Agora com 6 ministérios e o comando do Congresso é o PMDB quem dá as cartas de 2010. O PMDB de Sanrney é mais próximo ao governo, no entanto não sei até onde Sarney faria força pra uma composição, já o PMDB de São Paulo (Quércia, com o apoio do presidente nacional (Michel Temer) quer aliança com Serra, no Rio Cabral chama Dilma de presidente, mas duvido que deixaria de se aliar com o PSDB (lembrando que Cabral é Tucano).
Não acredito que o PMDB será aliado do PT em 2010, pode sim ficar "neutro". Mas será melhor pro PT, rever seus erros e se reaproximar da esquerda (PCdoB/PSB/PDT).
Acabo de ler um post do blog do garotinho, que retrata um pouco do que penso, o post tem um trecho de uma entrevista de Quércia;
"Dilma ou Serra?
Escrevi aqui mais cedo, sobre o poder do PMDB que controla seis ministérios e agora as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado da República.
Para quem não leu eu disse: “Ou o partido caiu de vez nos braços do PT ou será a maior traição da história da República”.
Acabo de ler a entrevista do presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, onde ele diz: “Hoje a maioria do partido está apoiando Lula. Mas há um grande contingente que não está. Até 2010, creio que o vento muda de lado e teremos condições de levar o partido a apoiar Serra. Eu fui presidente do PMDB e o conheço muito bem”.
Postar um comentário