65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, fevereiro 22, 2009
Reclamações na área de saúde “protegida” por plano de saúde
Ainda repercute muito, tanto entre médicos (mesmo os cooperados), quanto entre os cerca de vinte mil associados, o descredenciamento do Laboratório Plínio Bacellar determinado pela Unimed Campos.
É certo que a questão é comercial e neste quesito certamente tem razões e contra-razões que justificariam uma ou outra decisão. Porém, o que parece interessante é o médico ou o cidadão cliente do plano ter que se obrigado a transferir a credibilidade num diagnóstico de saúde, ou, simplesmente, bancar de forma extra mais este gasto.
Mesmo sendo esta uma discussão, mais empresarial do que de direitos, numa cidade onde o público e o privado na área de saúde, há muito estão perigosamente entrelaçados, não é admissível que nenhuma discussão pública sobre o assunto tenha sido até agora travado. O blog disponibiliza o espaço para que as diversas partes neste imbróglio possam se manifestar.
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10 comentários:
Prof. Roberto Moraes,
pra "te" falar a verdade os planos de saúde hoje em dia estão horrorosos. Privilégio nenhum oferece ao usuário. Se vai marcar uma consulta, se estiver morrendo, morre porque não consegue horário disponível. Se vai a emergências mofa-se nas cadeiras vendo as atendentes conversando nos celulares, entre si e tudo mais.Se vai fazer exames , os resultados têm dias intermináveis para serem entregues. Há médicos que, ao atender seus pacientes. confessam que estão ali, nem sabem o porquê. O preço da consulta repassada é irrisório. Outro dia precisei de uma emergência, tenho plano de sáude e, sabe onde fui parar? Sandu , da Saldanha Marinho. Fui muito bem atendida.Fecha a cortina.
CAro Roberto,
realmente é lamentável essa decisão da UNIMED! Nâo creio que ela possa atender todos os clientes [que optaram pelo PLano e que incluia o Plínio Barcelar] de forma tão precisa e com tanta velocidade como o Plínio Bacelar vinha fazendo. Na época da dengue, fui fazer o exame e fiquei admirada com a organização e o número de pessoas que eram atendidas. A confiança era natural qdo se apanhava o resultado do exame! Lamentável!!!! Tenho a sensação [certeza!] que o PLano de Saúde no Brasil está se tornando um sistema público mais organizado!!!!!!
Deixo aqui meu profundo lamento.
Acredito que seja uma operação comercial de simples entendimento.
- A UNIMED fez um grande investimento na construção e aparelhamento de um laboratório próprio, quer ter a exclusividade dos serviços a seus associados.
Não entendo o que possa não ter sido entendido .
Operação simples e eficiente !
Zé Armando
A Unimed se desvinculou do Plínio Bacelar porque agora tem seu próprio hospital e seu próprio laboratório. Muito fácil de entender isso.
Prezados,
Muito fácil entender que a UNIMED tem seu hospital e seu próprio laboratório. Porém é totalmente arbitrário...
O usuário UNIMED deveria poder escolher onde ele vai fazer seus exames. Sabe por quê que ele não tem escolha?
Porquê se ele pudesse escolher, ele iria para o Plínio Barcelar, pois sabemos ser um laboratório com uma credibilidade inegável...
Lamentável a decisão da diretoria da UNIMED.
É claro que eu entendo...e outros tantos!!!!!! Favor não simplificar o pensamento do outro quando se buscar defender o proóprio parecer!!!!!!
Já fui à UNIMED [Hospital] e tive que esperar mais de 1h para ser atendida!!!!
Quando escolhi a UNIMED [e pago!], era oferecido esse entre outros tantos serviços. Isso estava entre os itens que me fizeram escolher esse Plano. Acredito tb que essa passagem pudesse ser, pelo menos, gradativa...e sinceramente [experiência própria] não acredito na possibilidade de atendimento tão satisfatório de uma hora para outra! Não sou parente de ninguém do PLínio Barcelar, mas é inegável a CONFIABILIDADE dos clientes e profissionais da área de saúde [de diversas especialidades!!!!].
Houve tempo em que precisei fazer exames com certa rapidez...e foi difícil...Muita gente na lista para o mesmo.
Questão comercial, isso é claro!
Tempo para conquistar confiabilidade e garantir o monopólio desse serviço...são questões conflitantes...e que acabam recaindo sobre o CLIENTE! E eu sou uma dessas pessoas! Posso dizer não estou satisfeita!!!!! E isso eu posso dizer !
LAMENTÁVEL!!!!!!
Demosntrando insatisfação por não poderem ao menos optar pelo Laboratório prestador do serviço, os usuários da Unimed provocaram o Direito do Consumidor, que em defesa dessa tese, manifestou-se e conseguiu na justiça, liminar suspendendo o descredenciamento do Plínio Bacelar. Esperamos, nós usuários que essa decisão seja mantida, por justiça, pela justiça.
A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA DEFENSORIA ESTADUAL.
COMUNICADO
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, através da Coordenação do Núcleo de Defesa do Consumidor – NUDECON e da Coordenação da 8ª Região, vem através do presente comunicar aos associados do plano de saúde UNIMED CAMPOS – COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO, que ingressou com ação civil pública junto à 2ª Vara Cível da Comarca de Campos dos Goytacazes(2009.014.005004-4) e obteve liminar para que a referida cooperativa mantenha o Hospital Plínio Bacelar Laboratório de Pesquisas Clínicas LTDA. na sua rede credenciada até o julgamento final da referida demanda.
O ingresso em juízo e o requerimento da liminar que foi deferida ocorreram para evitar a perda da qualidade da prestação de serviços do plano de saúde oferecido aos consumidores, diante da intenção da UNIMED CAMPOS de prestar por conta própria serviços em laboratório - que não tem ainda a mesma estrutura e certificação de qualidade do laboratório credenciado - bem como para manter os postos de atendimento do referido prestador de serviços nos municípios da região.
Campos dos Goytacazes, 20 de fevereiro de 2009.
MARCELA LOPES DE CARVALHO PESSANHA OLIBONI
TIAGO ABUD DA FONSECA
Franklin Cherene era o único que corria atrás de alguma coisa. Vamos ver a Defensoria agora.
Carta de Insatisfação - São Francisco Clínicas,
Decidi cancelar o plano de saúde de minha família, que atualmente e infelizmente é da São Francisco Clínicas conforme segue na reclamação que venho a fazer por escrito.
Tive uma consulta agendada às 16h30, na São Francisco Clínicas de Ribeirão Preto (SP). Ok, chegar uns 15 ou 20 minutos antes é bom para não correr o risco de se atrasar e perder o horário. Foi o que fiz. Cheguei 16h e aguardei ser chamado para a consulta. Porém, o que eu não esperava é ser atendido às 18h30! Fiquei 2h esperando, ansiosamente, ser chamado para a consulta!
Ao tentar descobrir o que estava ocorrendo e o motivo pela demora, fui informado, primeiramente, que o médico estava em consulta. Uma hora depois, ao questionar com outra atendente, fui informado que o médico acabara de chegar. Isso por volta de 18h15.
Ou seja, além de tomar um chá de canseira, tive de ouvir mentiras por parte dos funcionários que cobriam o atraso do médico. Como se fossemos desocupados e não tivéssemos compromisso com mais nada nesse mundo.
Percebi que eu não era o único naquela clínica a enfrentar essa situação desagradável.
Esse não é um problema exclusivo da São Francisco Clínicas, mas sim, um problema nacional. Acredito que deveria existir uma lei que obrigasse os médicos a cumprirem os horários. A São Francisco Clínicas, por ser uma empresa de atendimento médico privado, deveria prezar pela qualidade do ÚNICO serviço que prestam que é o atendimento ao paciente, desde o agendamento da consulta, até o pós-tratamento.
Minha maior indignação é o fato de os médicos irem trabalhar na hora que querem, sem ter horário pra entrar e total descompromisso com os horários agendados. Assim como em uma empresa organizada, que exige horário exato para entrada dos funcionários, as clínicas médicas deveriam seguir o mesmo caminho.
Neste dia da consulta, programei minha agenda. Porém, devido ao atraso do médico, perdi 2 reuniões, além da insatisfação que passei naquela tarde em ter que esperar 2h, para uma consulta que durou 10 minutos.
Tenho certeza que, assim como eu, muitas pessoas passam por isso. Porém, é algo que poderia ser diferente se os senhores exigissem que os médicos fossem pontuais com seus pacientes. Deixar paciente esperando demonstra falta de respeito com o mesmo.
Comunico que, deixei um plano de saúde, não por motivos de insatisfação, mas pela garantia que vendedor do plano deu que eu teria total satisfação nos serviços. Porém o que ele não me informou foi a demora dos médicos em consultar os pacientes. Talvez devam pedir para eles incluírem esse item no contrato com os futuros clientes/pacientes da clínica.
Irei procurar uma empresa série, que preze pelo respeito dos pacientes e abandonarei a São Francisco Clínicas. Não a recomendo para meu pior inimigo.
Atenciosamente,
Francisco Lemos
Advogado
Ribeirão Preto (SP)
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