65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
Taxa de juros
O Banco Central fez uma excelente prestação de serviços ao consumidor, ou, ao cidadão usuário de crédito de diversos tipos, publicando as taxas de juros e operações de crédito para empréstimo pessoal, cheque especial, aquisição de veículos e bens, descontos de uplicatas, etc. É de estarrecer a diferença cobrada pelos diversos bancos.
No caso do cheque especial a variação é de 1,81% a 10,13%. No crédito pessoal de 1% a 25%. Se alguém me informasse, eu simplesmente não acreditaria, porém, trata-se do principal órgão público regulador do funcionamento dos bancos e dos agentes de crédito do país.
A pergunta natural é porque tanta discrepância e a resposta natural é a desinformação do cidadão, que precisando do crédito, ou desavisado pelo vendedor que estimula uma compra acaba entrando numa furada.
A saída é a divulgação deste site. Assim, as pessoas poderão negociar taxas melhores junto aos agentes de crédito e, no médio prazo esperarmos a prática de taxas menos abusivas. Clique aqui e confira você mesmo os valores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário