terça-feira, março 31, 2009

Carro pega fogo e retém trânsito na BR-101

Próximo a Rio Bonito, no sentido Campos-Rio, um carro de passeio pega fogo e para trânsito e produz mais de dois quilômetros de engarrafamento na BR-101. Aparentemente não há vítimas. Postagem online por celular. PS.: Atualizado às 12:00 de 01-04-09 para correção de digitação.

Acervo digital da Veja

Quem informa ao blog é o professor e historiador Renato Barreto: "Salve professor Roberto, aqui é o Renato Barreto professor de história. Informo que a revista Veja acaba de disponibilizar na web o seu acervo integral de mais de 40 anos. O projeto custou R$ 3 milhões e permite acesso a íntegra da revista, inclusive com as propagandas. Olhar as antigas edições da Veja nos dá a dimensão do quanto a revista definhou e se transformou nessa vergonha que é hoje. Mas é um projeto muito bem feito e que certamente permite realizar-mos pesquisas e colhermos registros jornalísticos de alto valor. O endereço é http://veja.abril.com.br/acervodigital/ "

Desabafo de uma mãe de aluno da Rede Municipal de Educação

O blog recebeu por e-mail: "Olá Roberto...por achar o seu blog bastante frequentado além de respeitado, é que decidi escrever para relatar a seguinte situação. Sou mãe de aluno da Rede Pública. Como já é de conhecimento de mts, a falta de professores nas Creches e Escolas é tamanha, as crianças de determinadas séries estão ficando em casa, e outras turmas, quando vão,algumas vezes saem mais cedo. Um dia desse fui buscar meu filho na Escola e quis conhecer a professora dele para conversar.Fui surpreendida qd soube q um auxiliar de secretaria é quem estava dando aula p meu filho. Indagado sobre o motivo peloqual ele estava na sala de aula, obtive a resposta de que, devido a carencia de professores no município, ele recebeu a orientação da Secretaria de Educação para q ajudasse nas turmas. Soube até q em uma escola vizinha, a Diretora está indo dar aula tb, pois nao pagam RET mais, daí a deficiencia. Roberto, cadê o programa de governo que a Senhora Rosinha espalhou aos quatro ventos no período de campanha?Será q essa é a educação q ela prometeu proporcionar a meu filho, q tem aula c um Aux. de secretaria q nem o curso de professores tem? E Dona Auxiliadora? Está onde q não vê isso? Cadê o dinheiro q não está dando para pagar RET?Eu concordo q a gestão anterior estava bagunçada, MAS NUNCA FALTOU PROFESSOR PARA MEU FILHO. Isso me leva a concluir, q a bagunça do ano passado estava bem melhor (surtindo mt mais efeitos) do q a atual gestão.Sinto mt ter votado nessa Prefeita. Votei acreditando na MUDANÇA. Só q estou decepcionada, pois as coisas mudaram sim, só que de mal para pior.Então Roberto, venho fz esse apelo aqui no seu blog, para q essas autoridades competentes (ou incompetentes), olhem pela Educação de nossa cidade, q no momento está a mercê de quem realmente nao entende nada do assunto. Muito obrigada pelo espaço. Mãe de aluno".

segunda-feira, março 30, 2009

Cinema: uma interlocução com a saúde: quarta-feira na FMC

Release enviado pela jornalista Júlia Maria de Assis da Assessoria de Comunicação da Fundação Benedito Pereira Nunes: "O projeto “Cinema: uma interlocução com a saúde”, da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), apresenta nesta quarta-feira (01/04) o clássico iraniano “Filhos do Paraíso”, às 18h, no anfiteatro da instituição. O evento é gratuito e podem participar não só alunos, professores e funcionários, mas também toda a comunidade. Ao final do filme haverá debate. A FMC promove apresentações de filmes como parte de seu projeto pedagógico, que busca sempre abordar, através da arte, temas relacionados à ética, saúde e educação. O projeto de cinema acontece uma vez por mês. “Filhos do Paraíso”, lançado em 1997, com direção e roteiro de Majid Majidi, conta a história de Ali (Amir Farrokh Hashemian), um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã. O filme recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Também foi premiado no Festival Internacional de Cingapura como Melhor Filme Asiático e no Festival Internacional de Newport, como Melhor Filme Estrangeiro. No Festival Internacional de Montreal ganhou o Prêmio do Júri, o Grand Prix das Américas e o Prêmio do Público".

Reclamação do Alphaville

O blog recebeu por e-mail:
"Prof. Roberto Moraes, saudações...
Gostaria que se possível, as fotos em anexo e o texto abaixo fossem postados em seu blog, pois o mesmo é uma arma contra os descasos administrativos locais.
Segue:Os moradores do Alphaville vivem uma lástima com relação à falta de atenção das autoridades municipais. Quando chove no bairro, várias ruas ficam alagadas, compromedendo a integridade física cos moradores e também a integridade do patrimônio dos mesmos.
Foram feitas obras nas galerias pluviais, mas as mesmas estão cedendo, o que pode ser comprovado nas fotos em anexo. As chuvas de óntem, 29/03/2009 contribuíram para a calamidade no bairro, pela falta de infra-estrutura do mesmo.Outra coisa que incomoda os moradores do bairro é o impasse relativo ao término da obra na Av. Arthur Bernardes e sua ligação à Togo de Barros, pois no terreno onde a obra de ligação está parada, há grande acúmulo de lixo, água, consequentemente, mosquitos e a área é usada pelos gatunos de plantão para efetuarem assaltos.
Os moradores do bairro merecem atenção e uma resposta condizente com as propostas da nova administração municipal.
Obrigado pela atenção".

Ainda sobre internet no celular

Entre engarrafamentos e chá de aeroporto o blogueiro descobre que é um dos 11 milhões de usuários de internet por celular. Muitas novidades ainda surgirão nos blogs por conta disso. Aguardem!

Fenorte e Tecnorte podem passar para a Uenf

A fundação que já foi a mantenedora da Universidade quando da sua criação, pode agora, junto com a Tecnorte ser absorvida pela Uenf. A hipótese levantada por um(a) leitor(a) em comentário abaixo, já vem sendo discutida há algum tempo entre as duas instituições. As articulações devem ter sido agora agilizadas por conta do novo interesse da turma do pdt de Campos.

Estilo & editoria

Vale sua conferida na forma com que os três jornais de Campos abordaram o triste caso do esquartejamento ontem no Parque Canaã, em Guarus.

Avança o acesso à rede

Segundo a pesquisa do Ibope Nielsen online, O Brasil tem hoje 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet. Destes 21,5 milhões através de banda larga, um percentual 24% maior que há um ano.

Na ponte

No trânsito

O blogueiro preso num engarrafamento próximo à ponte Rio-Niterói testa o uso do celular para postagem direta no blog, enquanto ouve no mesmo aparelho a CBN. Viva a tecnologia!

domingo, março 29, 2009

A procissão de velas - manifestação pela hora do planeta - 28 de março Sesc Campos

Com a participação do Artur Gomes.

Cultura como Política Pública transparente e universal

Vale a conferida em outro bom artigo do jornalista Vito Menezes publicado hoje no Monitor Campista e replicado aqui no blog Urgente. Uma outra boa sugestão para as gestões municipais da nossa região. Uma forma digamos que republicana de descobrir, apoiar e incentivar projetos culturais dando oportunidades a todos independentes dos atuais governantes, numa linha de transformá-la em política de estado, independentes de governo e das ideologias dos governantes. Uma forma de abolir o que Vitor chamou corretamente de panelinhas e de valorizar a qualidade das propostas dos grupos culturais e não de suas ideas. As propostas da sociedade vão brotando em quantidade para os governos. Basta interesse em absorvê-las e aperfeicoá-las, ou pelo menos, abrir o espaço para discussões.

Na frente

O jornal Monitor Campista, o mais antigo da cidade, saiu na frente e bem na frente. Além da versão online na internet com acesso diário de mais de 8 mil visitas contabilizadas, criou a versão mobile para melhor visualização da página através de celulares no endereço mcampista.com.br.
Hoje este blog deu uma conferida nesta versão e se surpreendeu. Ela é super amigável, ágil e moderna. Isto deve refletir o significativo número de mais de mil vistas que esta versão recebe diariamente. Parabéns ao jornal e ao Aluizio Nogueira idealizador e responsável pelo seu funcionamento através da sua empresa de publicidade Upse7e.

Curso superior de Produção Cultural

O Ministério da Educação aprovou a criação de quatro novos cursos superiores de tecnologia: produção cultural, mecânica de precisão, biocombustíveis e agroecologia. Todos concedem títulos de tecnólogo sendo, portanto, de nível superior com carga horária mínima de 2,4 mil horas. A portaria de inclusão desses cursos no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia foi assinada na última quarta-feira pelo secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. Com o acréscimo dos quatro cursos, o catálogo passa a apresentar 102 graduações tecnológicas organizadas em dez eixos tecnológicos. Os cursos são ofertados pela rede federal de educação profissional, universidades e instituições privadas. Veja abaixo as competências da habilitação em tecnólogo em produção cultural: "Atua na produção, organização e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, desenvolvendo ações que perpassam todas as etapas desse processo: pesquisa, planejamento, marketing, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de qualquer evento ou produtos de interesse da área, tais como shows, espetáculos de teatro, de música, de dança, artes visuais, produções cinematográficas, televisivas e de rádio, festivais, mostras, eventos e exposições, entre outros, tanto em instituições públicas como privadas".

Serena, mas com um bracinho...

A tenista americana número 1 no mundo, Serena Williams, segue carreira com desempenho que pode ser explicado pela sua exuberante força física. Foto: Rhona Wise/Efe.

sábado, março 28, 2009

"No Brasil de hoje, nós, parlamentares, não parlamentamos"

Abaixo leia mais um bom artigo do senador Cristovam Buarque. Os grifos (negrito) são do blog:
Quatro ações Neste ano, o Brasil completou 24 anos da redemocratização. Tempo suficientemente longo para que comecemos a nos esquecer de como foi a ditadura. Porém, tempo insuficiente para consolidarmos a democracia. Já não há mais medo da ditadura, mas ainda não existe confiança na democracia. O poder ditatorial se mantém por meio de armas nas mãos dos ditadores; o poder democrático, pela credibilidade dos parlamentares junto ao olhar público. E pela capacidade de se reciclar, atraindo os melhores quadros para a vida pública. A atual crise de confiança que atravessa o Senado Federal está provocando dois fenômenos que ameaçam a democracia: a descrença da opinião pública e a perda do entusiasmo dos jovens pela vida pública. As pesquisas mostram um Senado com baixíssima credibilidade, e quem anda entre jovens percebe que não há renovação da vocação política. A juventude despreza os políticos e a política. Pior, a sensação é de que os jovens que desejam seguir a carreira política estão mais interessados nos benefícios e vantagens do que em servir ao país. Por isso, nós que fazemos parte do parlamento de hoje, nós que somos o centro dos escândalos, temos de pensar não só na honra pessoal ameaçada, mas na nossa responsabilidade com a consolidação da democracia. Temos idade para nos lembrar dos males da ditadura, e obrigação de senti-la ameaçada. Por isso, precisamos reagir. Primeiro, precisamos entender nossa culpa e responsabilidade. Mesmo que a imprensa possa exagerar, a notícia é sempre despertada, nunca inventada. Ela é o alarme de que precisamos para corrigir erros que às vezes não vemos em nós ou ao nosso redor. Por isso, a primeira ação deve ser garantir transparência em todos os atos, gestos e gastos. Não se comete crime e pecado do lado de lá de um vidro limpo, sob o olhar do público. Crimes e pecados são cometidos entre paredes fechadas, por trás de cortinas grossas. O Senado precisa assumir a transparência, tornar tudo público, como deve ser em uma instituição de eleitos pelo povo. A segunda ação é aumentar nossa produtividade. O que mais deve incomodar a opinião pública é o fato de não ver, ao lado das notícias de escândalos, o resultado concreto do nosso trabalho para melhorar o dia-a-dia do povo brasileiro. Somos um poder irrelevante diante das medidas provisórias e das decisões judiciais, espremidos entre o Executivo e o Judiciário. Por nossa ausência, Executivo e Judiciário se assenhorearam do poder de toda a República. Já que nossa Casa não aparenta produção concreta, além de discursos, salvo uma ou outra lei de interesse público, o povo nos vê apenas como despesa. Devemos recuperar o poder que temos a obrigação de ter, revertendo as leis que dão mais poder ao Executivo, definindo as regras de como o Judiciário deve legislar. Na democracia, a Casa do Povo é o Congresso, ou não há democracia. Para isso, precisamos de uma terceira ação: temos de mudar radicalmente nosso comportamento. É impossível ter poder parlamentar quando se fica apenas dois dias por semana no Congresso, não mais que poucas horas no Plenário, raríssimas vezes em sessões plenárias, e nunca em sessões nas quais dialoguemos, discutamos, parlamentemos. O maior de todos os escândalos é o fato de que, no Brasil de hoje, nós, parlamentares, não parlamentamos. A quarta ação é renovar o compromisso com a agenda do povo. Mesmo nossos discursos são raramente centrados nos problemas reais da nação brasileira, no futuro do Brasil. Gastamos muito tempo debatendo generalidades, enquanto o Brasil enfrenta uma crise estrutural e outra conjuntural, e precisa enfrentar as duas. O Brasil espera de nós mais do que estancar escândalos. Quer que demonstremos nosso poder de mudar o país, fazendo um Congresso que orgulhe a todos os brasileiros, que faça as mudanças que o Brasil espera há séculos, e sobretudo que justifique e consolide a democracia, atraindo os jovens para a vida pública em vez de afastá-los, como hoje acontece.

No escuro

O site do jornal O Globo, desde o primeiro minuto deste sábado, está com o fundo preto para participar da campanha da Ong WWF "A hora do planeta". A campanha internacional propõe que hoje, entre 20:30 e 21:30, se apague a luz das salas de todas as residências. Estas campanhas são interessantes, mas insuficientes, para uma mudança das nossas práticas consumistas.
s

Mais que atenta, útil!

O jornalista Ricardo André em seu blog Eu penso registrou a ação da blogosfera, a partir de nota (aqui) do advogado blogueiro, Cleber Tinoco que questionou a adjudicação de licitação de serviços de reforma de escola, feita pela Secretaria de Educação com empresa que outro secretário tinha denunciado como fantasma e que acabou suspensa, em decisão publicada hoje, no Diário Oficial de Campos. O fato em si mostrou o quanto a blogosfera pode ajudar, mesmo com as críticas, as administrações municipais.

sexta-feira, março 27, 2009

Esta você vai adorar... para relaxar com a chegada do final de semana!

Cio Uma garotinha perguntou à mãe: 'Mamãe, posso levar a cachorrinha para andar em volta do quarteirão?' Mamãe respondeu: 'Não, porque ela está no cio.' 'O que é isso?' perguntou a menininha. 'Vá perguntar a seu pai, ele está na garagem.' A garotinha foi até à garagem e disse: 'Paizinho, posso levar a LulaBelle para uma volta no quarteirão? Eu pedi à mamãe, mas ela disse que a cachorrinha está no cio, então eu vim falar com você.' Papai disse: 'Traga a LulaBelle aqui'. Ele pegou uma estopa, embebeu-a de gasolina e esfregou as costas da cachorrinha com a estopa a fim de disfarçar o cheiro, e disse: 'Tudo bem, pode ir, mas mantenha LulaBelle na coleira e só dê uma volta em torno do quarteirão'. A garotinha saiu e voltou poucos minutos depois sem a cachorrinha na coleira. Surpreso, Papai perguntou: 'Onde está a LulaBelle?' (VOCÊ VAI ADORAR ESTA!) A garotinha disse: 'Acabou a gasolina dela na metade do quarteirão, e por isso outro cachorro a está empurrando até nossa casa. Bom fim de semana a todas e todos!

Obama segue na internet

O presidente americano Barack Obama participou ontem do evento, chamado "Online Town Meeting" (traduzido pelos jornais como “assembleia popular online”), uma espécie de conferência (bate-papo) virtual, ao vivo com internautas, respondendo durante uma hora a perguntas selecionadas entre as 104.129 que foram enviadas por mais de 92.925 pessoas cadastradas no site da Casa Branca. Obama fez questão de dizer: "Prometi abrir a Casa Branca para os cidadãos comuns americanos e esta iniciativa de uma conversa ao vivo pela internet é mais um passo nesta direção”. Segundo a imprensa o chat (a conversa pelo computador) atraiu 60 mil internautas e foi também transmitida pela TV que registrou a inovação. Os internautas puderam participar enviando perguntas e/ou votando nos temas que gostariam de ver abordados no encontro com o presidente. O presidente americano abordou majoritariamente a questão econômica, mas não deixou de responder a perguntas sobre temas do cotidiano e até sobre a maconha. A iniciativa do Obama além de criar um novo canal de diálogo com a sociedade permite ao cidadão comum ver que seu representante não está assim tão longe do seu alcance. Não há que se ter ilusões sobre o uso da internet e as relações de poder, mas não se pode negar que alguns novos instrumentos de diálogo, em direção à participação popular e à democracia direta para além das eleições, pode estar surgindo, num cenário ainda de muitas incertezas. Fica o registro.

Manifestação por creche em Campos

No final da manhã desta sexta-feira, mães de crianças que eram atendidas ou têm a pretensão de se utilizar da creche Irmã Zilda da PMCG, se manifestaram no bairro do Caju, em Campos. A rua onde se localiza a creche foi fechada por conta da mobilização que teve a queima de pneus. A comunidade quer a volta do funcionamento da creche. A Polícia Militar chegou a ter que intervir para controlar a situação. A Secretaria de Educação alega que a creche não tem condições de funcionar, será reformada e um novo prédio na redondeza está sendo procurado para atender às crianças do bairro, até que a reforma seja concluída

Parabéns!

Mesmo atrasado o blog faz questão de parabenizar o Antônio Filho pelo feito, de ter completado, com o seu Jornal Multimídia, cinco anos de criação no dia 14 de março.
O jornalista Antônio Filho, tomou a decisão da criação quando iniciava o seu curso de Comunicação Social na Fafic. Em cinco anos, foram publicadas 250 edições. Para celebrar este momento, membros da equipe e clientes receberam certificados, em evento realizado na Fafic, no último dia 12.
Antônio informa que desde o dia 23, os menus de navegação do site foram modificados, ganhando visual mais leve, dentro de um projeto de remodelação do site, que acontecerá nos próximos meses. O Jornal Multimídia está cheio de novidades, sempre às segundas com uma nova edição, em http://www.jornalmultimidia.com.br/.
O blog deseja ainda mais sucesso ao Antônio e ao seu JM. A sua obstinação e dedicação ao trabalho, em diferentes mídias, mostra um potencial que aos poucos será reconhecido, nesta terra em que o mais comum é pedir.

Estaleiro de Eike em Santa Catarina foi avaliado aqui

Antes de se decidir em montar o estaleiro, em um terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, no município de Biguaçu, a 28 quilômetros de Florianópolis, a um custo de US$ 600 milhões para construir de oito a dez plataformas, em atendimento à demanda de equipamentos para perfuração e produção de petróleo nos campos adquiridos em leilão da ANP na Bacia de Campos e de Santos, até o ano 2018, o grupo EBX, namorou o projeto de Barra do Furado na divisa de Campos com Quissamã. Consta que à época executivos do grupo de Eike chegou a dizer para o pessoal daqui: “porque não fazer logo uma coisa de profissional?” A oferta tinha o interesse de colocar dinheiro pesado naquele projeto de forma a ampliá-lo para atender esta demanda. O namoro foi descartado por um entendimento comum entre o grupo responsável pela implantação do estaleiro, Aker Promar e os representantes das prefeituras de Campos e Quissamã, que viram na proposta um forte taxa de risco, que poderia complicar o investimento já projetado, especialmente pelas exigências de obtenção de uma nova licença ambiental.

Debate crise mundial e seus reflexos sobre o movimento social

O título é de um debate organizado pelo DCE do IFF. A informação chega através do seu presidente, Marcel Cardoso:

quinta-feira, março 26, 2009

Para desespero de alguns

Vejam a matéria de capa na edição desta sexta, do conceituado e tradicional impresso de economia e política Jornal do Commercio: "Desemprego aumenta menos que o esperado" O mercado de trabalho voltou a mostrar efeitos negativos da crise em fevereiro, mas a queda foi menor do que a esperada. Enquanto as projeções indicavam taxa média de desemprego de 9,05%, o índice apurado pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País registrou 8,5% no mês. É ainda um resultado superior aos 8,2% de janeiro, mas foi a menor taxa para um mês de fevereiro desde 2003. Mesmo assim, as estatísticas apontam perda de 211 mil postos de janeiro para fevereiro - mais da metade na indústria, que teve o seu pior resultado".

Cine Jornalismo AIC começa neste sábado

Do release da AIC remetido pelo jornalista Vitor Menezes:
"Começa neste sábado, 28, 16h, o Cine Jornalismo AIC, promovido pela a Associação de Imprensa Campista (AIC). O projeto vai fazer exibições de filmes sobre jornalismo com a presença de jornalistas para estimular um bate-papo sobre a profissão.
O primeiro filme a ser exibido é “Boa Noite e Boa Sorte” (EUA, 2005), dirigido por George Clooney. A jornalista Patrícia Daldegan é a convidada para fazer comentários.
O filme mostra a atuação do âncora de TV norte-americano Edward R. Murrow, que foi acusado de ser comunista em plena era do macarthismo, por tentar mostrar em seu jornal os dois lados da questão.
“Boa Noite e Boa Sorte” foi originalmente concebido para ser um especial a ser exibido pelo canal de TV CBS. O filme utiliza cenas de arquivo do verdadeiro senador Joseph McCarthy.
As exibições do projeto Cine Jornalismo AIC vão acontecer nos últimos sábados de cada mês, de março a novembro, sempre às 16h, na sede da associação (Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro)".

BaluArte

O nosso excelente artista plástico Renato Pessanha também está na grande rede:
"Prof. Roberto:
Tudo bem? Quero comunicar meu site pessoal de arte: www.recapes.com.br. Há dezenas de obras nas mais variadas técnicas.Poderia divulgar no seu blog? Leio sempre, e aprecio. Preciso alargar a rede de contatos, e ninguém melhor para isso do que você".
Renato é com prazer que divulgo a extensão crescente de gente da terra expondo opiniões e seus trabalhos, neste espaço que amplia a rede física. É muito bem vindo com este belísssimo site. Assim nossa rede de blogs e sites da terra torna-se cada vez mais plural e diversificada em interesses e temas.
Como ilustração Renato enviou ao blog algumas imagens e este blog destacou esta arte asteca postada ao lado.

Prefeitura de SFI derrruba cercas de acesso às praias

Por determinação do Ministério Público Federal, após decisão judicial, a secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, destruiu hoje mais de dez quilômetros de cercas que impediam o livre acesso ao mar no litoral do município de São Francisco do Itabapoana. A operação contou com o apoio de pessoal e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e ainda, um aparato de segurança da policia civil, militar e da guarda municipal. Desde a construção da rodovia estadual, em meados de 2001, os fazendeiros interditaram com cercas a estrada velha; impedindo assim a passagem de carros e a manutenção da rede elétrica pela Ampla. Com a intervenção da PMSFI as pessoas terão de volta o acesso livre às praias de Buena, Tatagiba e Guriri. A força tarefa foi liderada pelo secretário de Meio Ambiente, Lael José dos Santos. Ele contou com o apoio da secretaria de Serviços Públicos para também patrolar a estrada velha que havia sido tomada pelo mato. Segundo release da Secom da prefeitura, o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto, disse que o município já havia sido notificado pelo Ministério Público Federal em outras oportunidades, mas o governo anterior não fez nada efetivamente. “O setor jurídico se limitava apenas a responder os ofícios dizendo que iria adotar providências, mas não fazia nada de concreto. Se não adotássemos uma atitude o município poderia ser penalizado por omissão”, justificou o Procurador. Ainda segundo o release "apesar da medida ser polêmica, a operação da Secretaria de Meio Ambiente, não encontrou resistência por parte dos fazendeiros". Em tempo uma ótima medida! Fotos Secom PMSFI.

Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

Há hoje no Brasil um consenso da necessidade de se ampliar a rede de oportunidades para adolescentes e jovens se qualificarem para o mundo do trabalho. O governo federal além da ampliação da sua rede de 146 para 366 escolas até o final de 2010, está também aportando recursos nos governos estaduais para esta iniciativa. Nesta linha, os governos que foram mais atuantes para acessar estes recursos foi o Paraná que recebeu até agora R$ 126,5 milhões e o Ceará que usou R$ 115,7 milhões para equipar suas Escolas Técnicas Estaduais. O MEC, através de sua Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica reservou a quantia de R$ 1 bilhão para ajudar os estados neste empreendimento. Hoje, mesmo com todo este apoio o Brasil tem apenas 8% das matrículas do ensino médio em cursos técnicos. Em países tecnologicamente mais desenvolvidos este percentual está próximo dos 40%. A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) estima que que há hoje um déficit de cerca de 200 mil profissionais de nível técnico no Brasil. O aumento da procura pelos cursos técnicos tem relação direta com o aumento da possibilidade de inserção no mundo do trabalho. Mais que isso, o ensino técnico dá melhor atrativo para o aluno aprender e estudar as disciplinas básicas do ensino médio que tanto contribuem para reprovação e evasão. Além disso, a maioria das escolas públicas que fazem a EPT, Educação Profissional e Tecnológica já compreendeu que, até o mercado de trabalho, quer hoje mais que um bom técnico e profissional, mas um trabalhador, mais humano, flexível, negociador, e assim mais bem preparado para a vida real e complexa em que se vive.

Petroleiros: passeata em Macaé e negociação no Rio

Em Macaé os petroleiros em greve terminam agora uma passeata que saiu da base de Imbetiba, no portão da Praia Campista e seguiu até a sede do Sindipetro-NF, no centro de Macaé. Enquanto isso, no Rio de Janeiro uma rodada de negociações que se iniciou ontem às 10 horas da manhã e foi até a madrugada desta quinta-feira. O site do Sindipetro NF informa que houve avanços importantes, mas no entanto, a empresa, não formalizou uma proposta na negociação que continua hoje na sede da empresa. Sobre a avaliação do movimento o site do Sindipetro NF informa que: “A greve nacional dos petroleiros entra hoje (26) em seu quarto dia, com adesão total nas unidades operacionais. A Petrobrás ingressou com equipes de contingência na maioria das refinarias, terminais, plataformas marítimas e campos de produção terrestre. Além de despreparadas para assumirem a operação no lugar dos trabalhadores, estas equipes operam com efetivos muito abaixo do que é considerado seguro. Formadas por gerentes, coordenadores e supervisores, as equipes de contingência não têm capacidade de operarem as unidades, colocando em risco a segurança operacional e, consequentemente, potencializando as chances de acidentes. A greve dos petroleiros prossegue até sexta-feira, 27, com reavaliação do movimento. Em apoio à greve da categoria, os trabalhadores da BR Distribuidora irão parar suas atividades no Rio de Janeiro por 24 horas nesta sexta”.

Serra prefere Gabeira

As possibilidades de Garotinho vir a ter apoio ou mesmo a legenda do PSDB, para disputar o governo do estado, está ligado diretamente a uma decisão de Gabeira. Serra insiste para que o deputado verde, que perdeu “ganhando” a eleição para a prefeitura da capital, dispute a eleição para governador. Já ele prefere algo menos complicado e menos trabalhoso: a eleição para o senado. Desta decisão é que sairá a posição do PSDB, logo depois que este partido resolver a questão das prévias. Apesar de aliado, Serra não vê Cesar Maia como um agregador de votos no eleitorado que necessita ter no estado do Rio de Janeiro. Daí resulta parte da indefinição sobre o posicionamento de Garotinho, um pouco abalado, depois da divulgação da pesquisa do Datafolha no início desta semana.

Não recebido

Independente da polêmica bem lembrada pelo jornalista Ricardo André, aqui em seu blog, sobre a data de vencimento do IPTU no município de Campos, se no dia 27 (amanhã) ou dia 31, na próxima terça-feira, o blogueiro, ainda hoje, 26 de março, não recebi o carnê de pagamento. O blog não sabe se é o Correio (ECT) é que está encarregado desta entrega, porque como já foi comentado por aqui, suas entregas têm tido significativo atrasos. Porém, fato é que, independente dos respeonsáveis, a PMCG deverá repensar esta data de vencimento, sob pena, de ver reduzido drasticamente, o número de proprietários que poderiam ajudar o caixa da municipalidade com o pagamento em cota única.

A volta do golpe do seqüestro pelo celular

Voltou com intensidade em Campos, a onda de bandidos usando, o já velho golpe, do anúncio do seqüestro-relâmpago sobre familiares. Nesta última segunda-feira, o próprio blogueiro foi anunciado para um familiar como seqüestrado. Hoje o médico Flávio Mussa Tavares manda para o blog uma observação que confirma a alta incidência do problema em Campos com algumas dicas: “Caro Roberto, Uma boa dica para o seu blog. Uma cliente minha recebeu um telefonema a cobrar para o seu fixo anunciando um sequestro-relâmpago, com uma voz ao fundo de uma menina a gritar por socorro. Na angústia do momento, a mulher que tem realmente uma filha e que no período diurno estuda em dois turnos, cumpriu as determinações do suposto sequestrador. A lógica é certa. Pessoas tem filhos, filhos estudam geralmente de dia. Na escola, não atendem celulares, muito menos em festas. É difícil tentar comunicar-se com o filho nesta hora para confirmar a veracidade do sequestro. A mãe foi a uma agência lotérica e fez o depósito de R$500 e mais compra de cartões telefônicos. Nesse período ela era contactada a cada minuto pelo bandido para monitorar seus passos. A ordem era rasgar o comprovante de depósito e jogá-lo no vaso sanitário, permitindo o bandido ao celular, escutar o ruído do rasgar e da descarga. Mas essa parte do acordo ela não cumpriu. Rasgou outro papel e deu a descarga sem jogar o comprovante. Fez a ocorrência e de posso do BO, foi a Caixa Econômica e conseguiu o estorno do seu dinheiro e o bloqueio da conta do bandido. A essa altura sua filha já estava em casa e ela já sabia que havia sido enganada. Portanto, eis as dicas: 1- Não atender chamada a cobrar, em celular ou fixo, a não ser com uma senha de toques combinada família a família. 2- Não atender número restrito em hipótese alguma. 3- Se fizer um depósito , não rasgá-lo e nem jogá-lo no vaso sanitário, simulando os sons. 4- Fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia 5- Ir ao Banco e solicitar o estorno da quantia enviada e denunciar a fraude para que o banco bloqueie a conta do salafrário. Abraço”.

quarta-feira, março 25, 2009

Noite e posse simpática na FBPN

Eclética, acadêmica, profissional, suprapartidária e bastante prestigiada comunitariamente, a posse do Dr. Jair Araújo, após a reeleição, para um segundo mandato à frente da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e do Hospital Escola Álvaro Alvim. Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem ao primeiro professor de Anatomia da FMC, o professor Maurício Moscovici, que teve o seu nome dado aos laboratórios de Anatomia da instituição. Ele que tem sessenta anos de profissão é hoje o decano da Anatomia Mundial. Os discursos políticos do secretário de Saúde, Paulo Hirano, vice-prefeito Chicão, do deputado Federal pelo PT, Chico Dangelo e também do presidente reeleito, Dr. Jair Araújo, confluíram para a necessidade de um trabalho em que o “olhar para frente” e boa política pública sejam as referências.

Concerto de aniversário

O blog recebeu da Cristina Lima a notícia do concerto no dia do aniversário da nossa Campos, no próximo sábado, 28 de março. Uma boa pedida!

Os especuladores e o trabalho no Brasil

O nosso articulista Luiz Felipe Muniz depois de um período ausente voltou a nos brindar com seus artigos: Os especuladores e o trabalho no Brasil Luiz Felipe Muniz de Souza Advogado e Ecologista lfmunizz@gmail.com http://luizfelipemunizdesouza.zip.net/ Campos, 21/03/2009. Levei anos para começar a entender as lógicas do mercado e dos especuladores mundo afora, e continuo aprendendo. Passei por caminhos complexos num sistema educacional pouco visionário, numa sociedade praticamente manipulada pelos poderes, quase absolutos, dos grandes veículos de comunicação de massa – como a grandiosa Rede Globo – e numa região castigada, historicamente, pelo coronelismo político em simbiose perfeita com uma indústria canavieira estagnada no séc. XVIII. Não fosse a oportunidade criada, nas décadas de 70 e 80, pela Petrobras na Bacia de Campos, tanto eu como centenas de outros jovens técnicos, formados pela antiga Escola Técnica Federal de Campos – ETFC, estaríamos à mercê dos refluxos perversos do capital e do mercado. Poucas famílias da classe média tinham, naquele tempo, visão e ou condições de oferecer aos seus filhos outras oportunidades de prosseguir os estudos na capital do Estado. Assim, a expansão da Petrobras no norte-fluminense foi, desde então, a possibilidade real de redenção, no interior do Rio de Janeiro. Em 1979 eu ingressei como técnico na antiga Companhia Brasileira de Energia Elétrica – CBEE, que depois passou a ser CERJ – Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro, naquela ocasião uma empresa estatal vinculada ao Estado do Rio. Saí da CERJ (1982) antes dela ser privatizada, anos depois, por um grupo chileno. Logo que assumiu, demitiu 80% da força de trabalho (anos 90), trazendo alguns profissionais do Chile para operar, em nome da “eficiência” e da “redução de custos”. Vi o mesmo acontecer com os técnicos da antiga TELERJ, uma empresa estatal de telefonia do Estado do Rio, também privatizada, que promoveu demissões em massa, terceirizando apenas alguns daqueles que já eram funcionários. Se a turma do Fernando Henrique Cardoso tivesse emplacado mais um mandato em 2002, na Presidência da República, a Petrobras teria sido privatizada, sem sombra de dúvidas, bem como Furnas e o Banco do Brasil, dentre outras, e tudo isso com o apoio irrestrito da Rede Globo, comandada pela formadora de opinião, Miriam Leitão e cia. Penso que o Brasil estaria hoje em péssimos lençóis! Em recente artigo publicado pelo Jornal do Brasil (06/03/09) na coluna “Coisas da Política” o sempre antenado e brilhante Mauro Santayana, comentando sobre o pronunciamento do Presidente Lula, a respeito da crise financeira mundial, no Conselho Federal de Desenvolvimento Econômico e Social (no dia anterior), afirma categoricamente: “O presidente poderia ter sido mais veemente, ao se referir ao governo anterior, mas diluiu a sua crítica dentro do contexto da globalização neoliberal. Ele poderia ter dito, por exemplo, que com todas as dificuldades brasileiras naquela quadra, o país era dos poucos que dispunham de condições para resistir aos ucasses de Washington. Mas ocorreu o contrário: cumprimos, sem reservas, as “lições de casa” cobradas pelo Consenso de Washington.” Desde que o tremor desta crise global foi sentido em todo o planeta, a partir do último trimestre de 2008, cujo epicentro foi e é a velha famosa: Wall Street em Nova York, que os formadores de opiniões “globais” do Brasil, encabeçados pela Miriam Leitão, vêm demonstrando uma enorme frustração, uma surpresa estupenda com o “deus mercado”, agora encarnado! Eles (particularmente ela) mergulharam numa depressão juvenil, tamanho o gigantismo dos absurdos das fraudes construídas e arquitetadas pelos especuladores-mor em trilhões de dólares, logo lá(?): no ninho das águias de cabeça branca! Os “caras” sempre foram tidos como “o exemplo” a ser seguido!(?) Aquilo sim é que é sociedade livre e democrática?! O mercado é de fato quem regula o capital e o trabalho!? As bases atuais do sistema neocapitalista ruíram de fato e de vez sim! Mesmo que, para alguns, o entendimento seja no sentido do papel cíclico e renovador do sistema. Pois eu diria, que o custo sócio-ambiental tem sido insuportável para bilhões de humanos, em particular para os pobres, os trabalhadores e para a biosfera. O próprio verbo “especular” já inspira em si mesmo uma idéia de não-trabalho, de falsidades, de enriquecimento fácil e de espertezas antiéticas, onde somente estruturas estatais seriam competentes para o controle da ganância, sempre ilegal, presente e oculta na fachada elegante desta gente. A mesma que conseguiu a façanha de um rombo de trilhões de dólares e que vem fazendo da insanidade burguesa, da irresponsabilidade coletiva e da fraude sem limites, os objetos de desejo, mais adorados, pela maioria dos formadores de opinião em todo o mundo! O Mauro Santayana finaliza o seu texto, de dias atrás, afirmando o seguinte sobre o governo Fernando Henrique Cardoso, o Consenso de Washington e a Crise atual: “O Estado se demitiu de seus deveres para com o povo, a fim de garantir a liberdade irrestrita do mercado. O governo privatizou o que quis, violando todas as regras do bom senso e da ética, desfazendo-se de um patrimônio construído por todas as gerações de brasileiros, a troco do desemprego, do endividamento, da miséria. Disse o presidente que a crise não pode ser pretexto para mais sacrifícios dos trabalhadores, e só com investimentos maciços e diretos do Estado será possível recuperar os empregos e, com eles, os salários perdidos nos últimos meses.” Não fosse a obstinada e perseverante luta dos trabalhadores brasileiros em prol das conquistas legais e dos direitos sociais numa atmosfera de Estado Democrático de Direitos e Deveres, o Brasil não estaria hoje sendo visto pelo mundo como uma ilha de prosperidade e de segurança financeira. A riqueza gerada por aqui é fruto do suor de milhões de anônimos(as) brasileiros(as), que persistem e superam, noite e dia, na árdua labuta de quem privilegia o trabalho, a alegria e a fé no amanhã, em detrimento à violência e ao caos social. Mesmo tentados, permanentemente, pelas mazelas abissais da corrupção crônica e descarada, que insiste em se alastrar pelos meandros do público e do privado, e, que perpassa, há décadas, todos os Poderes da República!

IFF: Aula Inaugural Curso de Especialização em Operações com Equipamentos Submarinos no Campus Macaé

Luta pelo primeiro emprego em Campos

A UJS quer unir a reivindicação de uma vaga no mercado de trabalho com um dia de atividades culturais, esportivas e recreativas. Para isso realiza no próximo dia 29, o Domingo da Juventude pelo Primeiro Emprego no Clube Folha Seca a partir das 12h com entrada franca.

terça-feira, março 24, 2009

Telhado de Vidro II

O jornal da InterTV está anunciando que durante três dias, a partir de hoje, às 19:15, divulgará informações sobre um ano da operação desencadeada pela Polícia Federal e Ministério Público, no dia 11 de março de 2008 em Campos que mostraram desvios de recursos na Prefeitura de Campos. Nos bastidores da emissora se diz que algumas novas revelações serão feitas.

Mais apreensão de drogas em Campos

Mais uma prisão foi efetuada hoje pela manhã por conta de venda e fráfico de drogas. A apreensão se deu na Ilha do Cunha. O fato, talvez novo (o blog confessa que não acompanha com assiduidade as informações policiais) é que entre os tipos de drogas apreendidas está o haxixe. Se não estou enganado ele seria um subproduto da maconha. No total foram apreendidos 100 sacolés de haxixe, 9 tabletes de maconha, 9 papelotes de coicaína e também um rádio transmissor. O fato ajuda a mostrar o quanto avança o consumo e a venda de drogas em nossa região.

Palestra Upea/IFF: Rio Paraíba do sul - uma tragédia recorrente!

PS.: Atualizado às 11:28: Foto enviada on-line às 09:55 diretamente da Upea/IFF na BR-356 próximo a Barcelos. Palestra que foi ministrada pelo biólogo Guilherme Souza do Projeto Piabanha e assistida por cerca de 50 pessoas, inclusive angolanos que estão em Campos, num curso de seis semanas, em formação para atuar num dos 5 Centros Profissionais que o IFF, num Acordo de Coooeração, contribui com o governo daquele país africano.

segunda-feira, março 23, 2009

Pelo Datafolha Garotinho perderia de Cabral, Gabeira, Crivella, Wagner Montes e Cesar Maia

Na pesquisa que o Datafolha divulgou hoje no jornal Folha de São Paulo, num cenário que eles chamaram de hipotético, porque hoje (Cabral e Garotinho) estão no mesmo partido, o PMDB, o ex-governador tem apenas 7% contra 21% de Cabral, na disputa para o governo estadual prevista para outubro do ano que vem. Veja neste cenário a colocação dos candidatos na pesquisa do Datafolha: Sérgio Cabral (PMDB) – 21%; Fernando Gabeira (PV) – 15%; Marcelo Crivella (PRB) – 14%; Wagner Montes (PDT) – 12%; Cesar Maia (DEM) – 11%; Anthony Garotinho (PMDB) – 7%; Denise Frossard (PPS) – 6%; Lindberg Farias (PT) – 2%; Otavio Leite (PSDB) – 1%; Em branco/nulo/nenhum – 8%; Não sabe – 4%.

Arta comemorará o Dia Internacional do Teatro: Sexta é dia de fazer Arte!

O nosso Dedé Muylaert, presidente da Associação Regional de Teatro Amador (Arta) manda avisar: “Caro Blogueiro Nesta sexta-feira, a partir das 16 horas, no Largo da Imprensa, a Associação Regional de Teatro Amador - ARTA - promove uma manifestação livre com a presença de vários artistas de Campos em comemoração ao Dia Internacional do Teatro.O evento tem grande importância, uma vez que resgata a tradição dos artistas de Campos de irem para a rua para celebrar o seu dia, o que não acontece há dez anos, em razão da falta de uma política cultural para o município." O artista sabe que o seu verdadeiro palco é a rua, e junto ao povo. Vamos voltar ao nosso palco e em grande estilo", disse Dedé.Vão ser apresentadas várias performances com artistas do Teatro Amador de Campos, de poetas, músicos, números circenses e , contando ainda, com nomes históricos na luta pelo Teatro e pela arte campista, que serão homenageados pela entidade. O convite é feito a toda população campista que nunca deixou de prestigiar a prata da casa. SEXTA -FEIRA É DIA DE FAZER ARTE!!!!!"

A Ompetro deveria ser uma agência regional de desenvolvimento

Apesar dos parcos esforços de um ou outro alcaide dono dos royalties, a Organização dos Municípios Produtores do Petróleo, Ompetro, nunca deixou de ser um convescote, com defesas pontuais contra as ameaças de mudanças nas regras de rateio dos recursos oriundos da extração de petróleo em nosso litoral. O blog já comentou, por mais de uma vez neste espaço, que a associação de municípios poderia ou deveria fazer um pouco mais. Um consórcio ou organização de municípios para o desenvolvimento de políticas públicas intermunicipais em que, ao invés de atuarem concorrencialmente, pudessem se complementar, tanto na oferta de serviços públicos, quanto na formulação e operacionalização de estratégias de geração de emprego e renda, são utilizados com grande êxito em diferentes regiões de nosso país. Porém, por aqui nada. Não há integração. Nem as boas políticas, também chamadas de boas práticas são compartilhadas. O trabalho em câmaras técnicas poderia desenvolver equipes técnicas e uma burocracia mais aparelhada a aproveitar recursos de órgão governamentais que oferecem em editais recursos para habitação, saneamento, agricultura, pesquisa, etc. Um plano de desenvolvimento e até um fundo regional poderiam ser desenvolvidos numa visão menos umbilical por município. Receberiam aplausos e seria saudada e bem interpretada, a decisão de executar políticas públicas na região, com ajuda e contrapartidas estadual e federal, em municípios da região não aquinhoados com os royalties, até porque, não adianta deixá-los à míngua tendo que gastar com ambulâncias e outros artifícios de baixos custos, numa tentativa desesperada de se aproveitar dos royalties vizinhos em favor das suas populações. A ex-governadora, agora prefeita, tem como presidenta da Ompetro, a oportunidade de mostrar que a experiência do exercício do governo do estado lhe deu uma visão, mais ampla no planejamento e na execução das políticas públicas. PS.: Atualizada e corrigia a redação da nota às 14:16.

Greve começa na Bacia de Campos

Além da mobilização nas plataformas que o Sindipetro NF está tendo dificuldades de informações pelo corte das informações procedidas pela empresa, o movimento se estende também para as unidades em terra. O Sindipetro divulgou agora há instantes que o gerente do Terminal de Cabiúnas da Petrobras jogou seu carro contra trabalhadores em frente ao portão de acesso da unidade. A informação foi dada pelo diretor Marcos Breda, que no início do movimento à zero hora desta segunda-feira estava em uma assembléia no Terminal de Cabiúnas, em Macaé. Através da web rádio do Sindipetro NF, o diretor Breda informou que o gerente geral Buschineli jogou seu carro contra os sindicalistas postados na frente do portão da unidade da Petrobras e por milímetros não causou ferimentos aos trabalhadores. Na avaliação do diretor do sindicato, o gerente teve a intenção de intimidar as pessoas que estavam segurando faixas de apoio ao movimento. O Sindipetro NF está decido a fazer uma queixa-crime contra o gerente na manhã desta segunda-feira. O sindicato aguarda a assembléia na frente do terminal insistindo que a greve é de ocupação e assim, os terminais e as centrais de operação não serão entregues aos gestores da empresa.

domingo, março 22, 2009

50 mil cadastrados só na 1ª semana para a passagem a 1 real causa espanto

O blog foi informado por leitores que ontem, o ex-governador, no seu programa radiofônico se espantou com a informação do presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Joilson Melo de que só os cadastrados, nas letras A e B nos dias 16 a 20 de março o número chegou a 30 mil. Na última sexta-feira, último dia o(a)s munícipes com nomes iniciados pela letra B foram cerca de 11 mil cadastrados, segundo a Emut. Incluindo os idosos, em número de 15 mil que já se cadastraram e os deficientes físicos, que ainda estão se cadastrando, o número já chega a um total até aqui, de 50 mil cadastros de moradores de Campos que pleiteiam o cartão para ter o direito a passagem a R$ 1,00. Pinta-se aí um cadastro poderosíssimo para uma proposta que foi vendida como universal. O uso criterioso do cartão será subjetivo. Imagine a desconfiança sobre a fatura a ser cobrada pelas empresas ao erário público. Acompanhemos os desdobramentos!

Justiça do Trabalho proíbe a Petrobras de desembarcar petroleiros nas plataformas

A Justiça do Trabalho, em decisão proferida na noite de ontem, indeferiu pedido de Interdito Proibitório feito pela Petrobrás com o intuito de desembarcar trabalhadores grevistas. O Sindipetro NF na mobilização atual da greve mudou sua estratégia em relação à greve passada e decidiu fazer greve de ocupação, não desembarcando e entregando as plataformas para os substitutos e as chefias operarem a produção nas plataformas. No entendimento do sindicato, a Justiça do Trabalho, através da Juíza do Trabalho Plantonista, no Plantão Judiciário da 1ª Instância, 71ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Giselle Bondim Lopes Ribeiro, ao não conceder o “Interdito Proibitório”, teria entendido que a decisão da categoria, de permanecer pacificamente em seu local de trabalho durante a greve é um direito dos trabalhadores.

Arnaldo Vianna está hospitalizado e deverá ser operado

Como havia sido comentado às 14:50 por um leitor que alertou o blog, em comentário de nota abaixo, o deputado federal, Arnaldo Vianna está internado no Hospital Prontocárdio, no centro de Campos, desde o início da noite de ontem. Ele está sendo acompanhado pelo médico Jomar Jober. O diagnóstico é de um problema gástrico com crise de vesícula e uma pancreatite. Já foi diagnosticada a necessidade de uma cirurgia, mas a equipe médica esperava um equilíbrio do quadro para a sua realização.

Breve reflexão pós Encontro de Venda Nova

É evidente que a atração da área urbana sobre a rural é muito grande, especialmente para os mais jovens. A área urbana, simbolicamente, em qualquer lugar do mundo, aponta para o encontro de mais pessoas, de oportunidades, de lazer variado, etc. Tudo isso vem contribuindo para que a população urbana atinja hoje, o patamar de quase 90% de toda a população brasileira. O nosso município com a extensão que tem, superior a 4 mil Km², maior município entre todos da região sudeste e sul do país, a situação não é diferente. Todo este interior, do extremo norte em Santo Eduardo, ao extremo sul em Serrinha, junto com a nossa tradicional Baixada Campista, com todos os problemas da agricultura canavieira e com a divisão das propriedades a partir das heranças também foi encolhendo em termos de população, especialmente depois da segunda metade da década de 70. Não adianta chorar pelo caldo da cana derramado até pelas desigualdades sociais que a monocultura ensejava, mas é preciso reagir. Não é admissível que uma política agrícola baseada nas pequenas propriedades não seja articulada pelo poder local em tão grande município. Com tanto órgãos governamentais de apoio, pesquisa e extensão, não é possível que não se encontre saídas. Neste processo não se deve ter a ilusão de milagres. Não há saída num curto prazo, ou nos prazos dos mandatos dos nossos representantes políticos. Romper a desilusão e o descrédito que a população local do campo têm para com o setor público e suas políticas, que talvez por isso, aja, de forma mais assistencialista do que como agente de promoção para as potencialidades, que é um trabalho de longo prazo e de resultados paulatinos. Fora disso é enxugar gelo num interior devastado ambientalmente falando e com gente que gosta de ser surpreendida e estimulada a reproduzir boas histórias de luta pela sobrevivência e pelo desenvolvimento de suas famílias e de suas comunidades.
PS.: Atualizada e corrigida redação às 17:10.

Encontro em Venda Nova III

O blog com as fotos abaixo retomou o uso do recurso de enviar fotos online direto do celular para o blog, ao participar do encontro que reuniu mais de 300 pessoas na manhã e início de tarde deste domingo na localidade de Saquarema Grande, logo depois de Cambaíba e Venda Nova e antes de Poço Gordo. Debaixo de uma frondosa árvore mais que centenária os pesquisadores da Upea/IFF, junto com o pessoal da UFRRJ, Emater com o apoio da Petrobras e diversos órgãos governamentais e não governamentais, inclusive a Fundação Amigos do Cavalo, montaram mais de oito barracas onde apresentaram e discutiram com pequenos produtores, alternativas para a geração de renda e para problemas relativos à praga, à necessidade de preservação do meio ambiente, com o uso da agricultura orgânica, mostrando os riscos do uso dos agrotóxicos e do descarte das suas embalagens, etc. A cultura esteve presente com apresentação do grupo de teatro do Brício mostrando oportunidades com a reciclagem de materiais do dia-a-dia e com um grupo de forró. Em meio às diversas atividades, a distribuição de água de coco e um farto churrasco com feijão tropeiro, produtores conversaram, articularam parcerias, conheceram novidades, viram experiências que estão sendo desenvolvidas com sucesso por alguns deles e apresentaram mais demandas para a extensão rural e para novas capacitações. Um ambiente interessante unindo gente tradicional da região, com jovens sedentos em estudo e participação e pequenas famílias querendo conhecer e se estimular com as oportunidades que o campo oferece em meio ao atrativo natural que a área urbana exerce sobre a maioria.

Encontro agricultura familiar em Venda Nova II

Encontro de agricultura familiar em Venda Nova

Encontro de Agricultura Familiar

O IFF, através da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) está realizando hoje em Saquarema Grande, Venda Nova, próximo a Barcelos na divisa com o município de São João da Barra, o 1º Encontro de Agricultura Familiar. O encontro está sendo realizado na propriedade de Chico Mota das 9h às 14h. O objetivo do evento, segundo o diretor da UPEA, Vicente de Oliveira, é prestar diversos atendimentos aos agricultores daquela região. Serão oferecidos atendimentos na área da saúde, jurídica, orientações técnicas e cursos para produtores da região. O evento está sendo realizado em parceria da Fundação Amigos do Cavalo e tem expectativa de mobilizar e atender uma média de 400 pessoas de Saquarema Grande e áreas próximas.

sábado, março 21, 2009

Confirmado início da greve dos petroleiros para a zero hora de segunda-feira

O site do sindicato informa: "Greve começa zero hora do dia 23" 21/3/2009 - 22:29 "Os petrolerios de todo país iniciam a partir da zero hora de segunda, 23, uma greve com parada de produção de cinco dias, com reavaliação no último dia. A greve é de ocupação. O sindicato orienta aos trabalhadores da Bacia de Campos que não entreguem as unidades, porque a Petrobras não tem pessoal capacitado para operar com segurança as unidades. O objetivo é não permitir que ocorra o que aconteceu na última greve quando a empresa operou os navios e plataformas de forma insegura, descumprindo procedimentos e diretrizes de segurança. As assembléias para avaliar os indicativos de rejeição da proposta apresentada pela Petrobras no dia 16 de março ainda continuam. Até o momento 24 plataformas realizaram assembléias. A categoria está rejeitando a proposta da empresa e a greve está consolidada e começa há zero hora do dia 23. A medida de ocupação do heliponto foi proposta pelo Sindicato como forma de luta, para impedir o embarque de fura greves, mas a categoria preferiu não cortar os embarques e fazer a ocupação das salas de controle a bordo conforme esta no procedimento de parada. As bases de terra também farão assembléias para avaliar o indicativo do NF e da FUP de rejeição da proposta. Em Cabiúnas acontece às 16h de domingo,22, e na segunda,23, às 7h nas bases do PT e Imbetiba. Na sexta, 20 a Petrobrás encaminhou um ofício à FUP lamentando o rompimento das negociações. A Federação respondeu o documento imediatamente, através de outro ofício que expõe os motivos porque a greve está mantida (veja quadro que acompanha matéria ). Diante de todos os fatos, os petroleiros vão a luta por seus direitos. O contrele da produção está nas mãos da categoria, não entreguem suas unidades! Por isso o sindicato orienta a não entregar as unidades aos fura greves".

Bate-boca e divergências na base do governo Rosinha

Quem informa é o site Ururau: "Baxíssimo nível e discussões pela CPI da CampoLuz". O Ururau publicou ainda que hoje no programa de rádio do Garotinho que teria durado cerca de oito horas: "Os vereadores Nelson Nahim (presidente da Câmara) e Jorge Magal, os únicos vereadores do PMDB na Casa, trocaram acusações do mais baixo nível e que rebaixaram por completo o debate ao vivo. Um acusou o outro de mentiroso e até dizerem que são mais homens que o outro chegaram a declarar". "Magal iniciou a acirrada disputa verbal acusando Nahim de mentiroso, já que o mesmo declarou que Magal não havia colocado seu nome para ser o presidente da CPI da Campos Luz. Ao entrar no ar pelo telefone, Nahim confirmou sua afirmação e o clima ficou descontrolado, quando o apresentador se viu na obrigação de tentar acalmar os ânimos, mas sem sucesso". O Ururau citu também que o rompimento do PSB com a base do governo é questão de tempo: "RUPTURA NO GOVERNO: Uma situação foi desenhada claramente e somente um novo acordo poderá evitar o primeiro rompimento no Governo de Rosinha Garotinho. É que ficou muito claro diante dos depoimentos dos vereadores Altamir Bárbara (PSB) ligou para o programa e declarou apoio a Nahim, reafirmando tudo o que o presidente da Casa havia dito. Desta forma entrou no embate contra Magal e Papinha, que estava, presentes no estúdio. Pouco depois foi a vez de Jorge Rangel (PSB) que incendiou o clima e dessa vez criou um impasse no partido que tem o ex-prefeito, Alexandre Mocaiber, como presidente municipal". Leia aqui no Ururau mais detalhes sobre a questão.

Sindipetro NF coloca Web rádio e TV no ar

Apesar de estar sendo chamada da web rádio, o Sindipetro NF colocou no ar uma página que está transmitindo imagens e áudio com informações sobre o movimento do spetroleiros da Bacia de Campos. Clique aqui e acompanhe no endereço abaixo: mms:\\wms1.netpoint.com.br\sindipetronf No momento o coordenador geral do Sindipetro NF e o assistente jurídico dão orientações aos petroleiros sobre os procedimentos a serem tomados neste momento das paradas de produção.

Rede Blog

Acompanhando o tema dos dias 21 de cada mês que coloca a Rede Blog de Campos para funcionar, hoje com o tema "Querem matar o Monitor Campista com a retirada do Diário Oficial?" este blog deseja vida longa ao jornal independentemente, da publicação ou não, do Diário Oficial do município de Campos dos Goytacazes. Não é bom que os jornas locais acabem, mas também é desejável que melhorem e que possam viver independente das verbas públicas.

Movimento do Sindipetro NF a respeito da greve marcada para a próxima 2ª feira

A maioria dos petroleiros da Bacia de Campos está a favor da greve (564 x 60) e contra a ocupação dos helipontos (406 x 80). Há tensão entre o movimento do sindicato e da direção da empresa por conta do corte de acesso a internet nas plataformas. O Sindipetro NF se manifesta assim em seu site: “Isso tem com o claro propósito de atingir a organização dos trabalhadores. O corte contraria o código de ética da empresa e o direito fundamental de comunicação que faz parte dos direitos humanos. Os dois itens do código de ética que garantem o direito fundamental de associação e o acesso à comunicação são o de assegurar a disponibilidade e transparência das informações que afetam os seus empregados e o de reconhecer o direito de livre associação de seus empregados, respeitar e valorizar sua participação em sindicatos e não praticar qualquer tipo de discriminação negativa com relação a seus empregados sindicalizados”. Há também questionamentos por conta de pressão de gerentes de plataforma que estariam “programando possíveis grevistas para desembarque com a desculpa de realizarem curso em terra”. PS.: Atualizado às 13:50 com imagem do informativo Nascente do Sidipetro NF. Atualização às 21:02: parcial de 24 plataformas: a favor da paralisação 717 x 68 contra; A favor da ocupação do heliponto 89 x 566 contra.

Concurso público para professores e técnicos-administrativos na UFF Campos

A professora Ana Maria Almeida manda a boa notícia para o nosso município e região no release abaixo: "Concurso público para professor na UFF/Campos" "A UFF de Campos vai promover concursos públicos de provas e títulos para o ingresso na carreira do Magistério Superior, na classe do professor adjunto 1. As inscrições ficam abertas de 1º de abril a 15 de maio e devem feitas de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados incluídos neste período, das 12h às 15h, na Copemag, ao lado da livraria da Editora da UFF (Eduff), reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias número 9, na Praia de Icaraí, em Niterói. Não será aceita a inscrição feita por sedex, fax ou e-mail. Mais informações no edital 82/2009 através do site www.uff.br. As vagas são para as seguintes áreas do conhecimento: Ambiente e Sociedade; Antropologia; Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto; Ciência Política; Educação; Estatística; Filosofia; Geografia Agrária; Geografia e Ensino; Geografia Física; Geografia Regional; História Econômica; Matemática; Sociologia. A lotação e o exercício serão no Departamento de Ensino de Fundamentos da Ciência da Sociedade (SFC) do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – UFF/Campos dos Goytacazes – RJ. No edital há informações sobre outros requisitos necessários como o número de vagas nas áreas de conhecimento, o regime de trabalho, tipos de provas e a formação dos candidatos. Poderão inscrever-se os portadores dos títulos de doutor ou de Livre Docente ou de Notório Saber autorizado pelos Conselhos Superiores da UFF. A chefia do departamento informará aos candidatos sobre o local, a hora e a data das provas num prazo mínimo de cinco dias antes de suas realizações". "UFF/Campos promove concurso público para preenchimento de cargos técnico-administrativos" "A Coordenadoria de Seleção da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos e o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Superintendência de Recursos Humanos, ambos da UFF, abrem inscrições para o concurso público destinado ao provimento de cargos técnico-administrativos em educação. Para a unidade de Campos são oferecidas duas vagas para Assistente de Administração, uma para Técnico de Laboratório na área de Geografia e uma para Técnico de Contabilidade. O acesso ao edital nº 060/2009 com informações detalhadas pode ser feito através do site www.uff.br".

Buraco nas ruas

O blog recebeu agora da Leila Maciel as fotos e a reclamação abaixo:
"Caro Roberto Tudo bem! Veja em anexo a situação precária das nossas ruas. Este acidente aconteceu comigo na rua Barão de Miracema quase esquina com a rua Alvarenga Filho, num dos pontos de maior movimento da cidade. Outro buraco de dimensão ainda maior e que também vem provocando acidente se encontra em frente ao SEST/SENAT, na estrada do Contorno. Abraços Leila Maciel".
"O acidente e a dimensão do buraco".
"O buraco que engoliu a roda do carro que precisou de reboque para ser retirado".

Alunos do Liceu manifestam-se contra mudança de uniformes e divulgam fatos e fotos

Eles já são da geração net. Aprenderam cedo a importância da reverberação de suas posições na grande rede. O blog recebeu no final dá noite desta sexta o texto e as fotos abaixo:
"Professor Roberto,e com muita indignação com um grupo de mais de 500 pessoas (não 200 como folha da manha publicou), que protestamos até a praça são salvador, passando pela coordenadoria,querem que usamos essa camisas ridiculas,mais nós liceista não aceitamos,somos a mais tradicional escola da cidade,128 anos agora vemum governo que dura no maximo 8 anos querendo tirar? NÃO!
ÃO ÃO ÃO BLUSA NOVA É NO CHÃO! Recebemos o apoio de toda a população campista... Espero que publique... Atenciosamente todos liceísas, ex-liceístas e apopulação campista!"

sexta-feira, março 20, 2009

Sindipetro NF decreta greve com ocupação dos helipontos das plataformas a partir das 7 horas deste sábado

O Sindipetro NF depois de ouvir a categoria decretou greve convocada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) "contra as condições inseguras de trabalho, pela manutenção dos empregos na indústria do petróleo, pelo restabelecimento do pagamento dos feriados trabalhados, e pelo regramento e pagamento da PLR" para a próxima segunda-feira, 23/03/09. No site do Sindipetro NF há a seguinte informação: “O Sindipetro-NF disponibiliza no site a documentação necessária para a greve com ocupação do Heliponto”. No referido documento está proposto: “Visando garantir a integridade das instalações e equipamentos, e as vidas de todos no local de trabalho, aprovar a ocupação dos helipontos a partir das 7h do dia 21, e das entradas das unidades a partir das 16h do dia 22, com piquetes de convencimento”. O sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense está acusando gerentes de fazerem pressão: "O sindicato recebeu denuncia de que gerentes estão arguindo trabalhadores sobre a adesão ou não a greve, ameaçando com desembarques para curso. O sindicato orienta aos trabalhadores para não responderem perguntas de gerentes que não estejam relacionadas ao trabalho, e, principalmente, não ceder às ameças. Para o sindicato esta atitude configura assêdio e deve ser denunciada com o nome do gerente". PS.: Atualização às 22:28: Do site do Sindipetro NF: "PNA-1 reavalia decisão e entra no movimento 20/3/2009 - 22:21 - O sindicato acaba de receber ata de PNA-1 reavaliando a decisão da última assembleia e formalizando a adesão a greve que começa zero hora do dia 23".

Desabafos em 3 lances: lixo no Nova Brasília, calor no Cine e corte de bolsa$

O blog continua recebendo e reverberando os desabafos e reclamações: 1) "Professor, a Postura Municipal deve sair do anonimato. Onde moro, existem várias ruas com entulhos sobre as calçadas e ruas. Na Rua Professor João da Hora, no parque Nova Brasília, existem 3 casas que entulharam lixos com sofás velhos e tudo que tem direito. Começou com 01 e as outras 02 seguiram o péssimo exemplo, por ver até que nada acontece com os outros. Procuramos o "Coordenador" do parque Nova Brasília (nomeado pela prefeitura para o cargo) o sargento Emílio e não o encontramos, inclusive ele corta caminho para que as pessoas não o "importune". Pelo visto, também não informou até o presente momento o órgão da prefeitura, para que se tomasse uma providencia e olha que isso é uma de suas atribuições para poder receber uma DAS de R$ 1.200,00. Faltam vassouras para que o responsável pela limpeza da praça do bairro possa fazer o teu trabalho (procura-se o senhor o Emílio e o mesmo ninguém encontra). A praça só tem sido limpa porque a pessoa responsável pela limpeza, tem comprado o material com o dinheiro do próprio bolso.É lógico que o problema não deveria existir, se os moradores fossem um pouco educados, mas já que existe então, que os órgãos competentes da prefeitura, tomem as atitudes cabíveis". 2) Olá Roberto” Mais uma vez quero informá-lo do que aconteceu nesta quarta no shopping 28 bjs viviane de aquino Em cartaz: UMA FRIA É..Roberto, pelo visto não temos para quem apelar mesmo...ou será que para o Procon,hem??? na tentativa de ter uma noite de quarta prazeirosa no Cinemagic e, na certeza de que também não teria nenhum problema, escolhi a fita "Quem quer ser um milionário" e mais uma vez perdi o meu tempo.Sabe qual foi a surpresa desta vez???estava afixado na bilheteria um cartaz bem "chinfrin" avisando e se desculpando, de que só 50% do ar refrigerado estaria funcionado!!!!!!! na verdade, me causou estranheza na bilheteria não ter quase ninguéme que os poucos que ali estavam, dali mesmo davam meia volta,entendeu??? Fiquei sabendo logo depois por amigos, que o probleminha e o cartaz, já rolam desde semana passada. Como sei que os responsáveis não estão nem aí para nossa falta de opção,vou desistir e reafirmar aqui minha revolta e indignação. Já Coloquei um ponto final neste filme.Penso na pessoa que por duas vezes eu convidei para um programa legal e dei com os burros n´agua. Ainda bem que sou criativa!!!" 3) Boa noite Roberto, nestas últimas semanas assistimos à polêmica distribuição das Bolsas do Ensino Fundamental da Prefeitura de Campos. E o carrossel da história voltou a girar, no mesmo local, com o mesmo enredo, no mesmo movimento. A maioria das famílias que realmente precisam desse auxílio ficaram de fora, e muitos contemplados realmente não precisariam desta benesse. Educação deveria ser prioridade, assim como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. " É de competência municipal no atendimento ao Ensino Fundamental. " O que está acontecendo hoje na nossa sociedade campista, são crianças do Ensino Fundamental sendo descontempladas com a bolsa de estudo, porque a Prefeitura criou critérios com o objetivo de exterminar uma grande parte desses alunos, deste processo cruel para com aqueles que realmente precisam. E não pensem vocês que são os filhos de ricos, com altos salários, os lezados por esse processo. Na verdade, os lezados foram, na maioria, os filhos dos trabalhadores assalariados. Os filhos de "João Ninguém". Onde está a Justiça Social? Fala-se de transparência. Como? Se nas listas encontram-se os nomes de netos de deputados. Conclui-se que os alunos que perderam o direito de estudar numa escola de qualidade (fato que a maioria das escolas municipais estão longe de oferecer) foi devido ao fato de seus pais terem sido honestos. Não mentiram, não omitiram dados, e não tem padrinhos políticos. Onde está o cumprimento da Lei? Será que é prioridade a educação nesse governo? O que vem mostrando a história dos nossos representantes políticos é que a educação é para "inglês ver". O que a Prefeitura oferece a esses alunos descontemplados? Que perderam a bolsa. Que foram injustiçados. O que fica é o sentimento de descrença na política vigente. Escolas sem águas, prédios deteriorados, carteiras quebradas, falta de estrutura, sem falar no "ensino". Economizar? Para que? Para quem? Ah! Talvez seja para a campanha de governador, que já começou no horário nobre de uma grande emissora. Educação? É melhor que todos sejam alienados, não pensem, não escutem e nem discutam. Temos, enfim, uma população campista manobrada, manipulada, barganhada e comprada, pelos "coronéis" que ainda detém o poder na nossa cidade dos grandes contrastes: orçamento grandioso contra um investimento vergonhoso. Roberto, espero ver esse DESABAFO em seu BLOG, visto a credibilidade que o mesmo possui perante a sociedade campista. MENSAGEM DE UMA MÃE REVOLTADA COM UM PROCESSO INJUSTO E CORRUPTO. Obrigada pela atenção”.

Forçando a barra...

A manchete do jornal O Diário na edição desta sexta que diz que três lojas fecharam em função da crise financeira internacional. Nesta, o matutino foi longe demais no diagnóstico ao ter a coragem de afirmar que “Marola de Lula vira tsunami na região”. A matéria versa sobre o fechamento das lojas: Casa Nunes Dental, Supermercado Lupa e Canadá Tecidos e Confecções. O blog lamenta duplamente: pelo fechamento das lojas do comércio local e, especialmente, pela subestimação que o jornal faz dos leitores da região.

quinta-feira, março 19, 2009

Entrave nos projetos

Depois de uma intervenção do governador Cabral, o presidente Lula acionou o Ministério da Integração Regional e este liberou, no início desta semana, R$ 50 milhões para serem rateados por 19 municípios, especialmente da região noroeste fluminense, atingidos pelas cheias do final do ano passado. O imbróglio relatado vice-governador Pezão é a dificuldade destes municípios conseguirem montar e entregar os projetos para usarem este dinheiro. Se até municípios de médio porte tem dificuldades de equipe técnica para elaborar projetos e preencher planilhas complexas imagine então os municípios pequenos. Na reunião da última terça-feira no Rio, o próprio Pezão reconheceu o problema. Um dos líderes participantes do encontro se indignou com a falta de disponibilidade do governo estadual em ajudar as gestões destes municípios. Acorda Cabral!

quarta-feira, março 18, 2009

2ª. Etapa do Projeto Trote Cultural UFF Campos

A professora Ana Maria Almeida Diretora de Extensão da UFF - Campos dos Goytacazes manda avisar sobre a palestra amanhã, 19/03 (5ª. feira), 19:30 horas, como parte da Programação da 2ª. Etapa do Projeto Trote Cultural do ESR – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional UFF Campos/2009, da deputada federal, Cida Diogo PT do RJ ainda sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher com o tema: "Descriminalização do Aborto: direito das mulheres e questão de saúde pública".

Um projeto polêmico para a educação

Aproveitando a provocação de um amigo por email e o assunto em pauta no blog: educação, trago para o debate um projeto de lei polêmico, de autoria do Senador Cristovam Buarque, apontado como resolução para esta problemática brasileira. Cristovam que durante a campanha presidencial foi taxado de candidato de uma nota só, de maneira pejorativa, por propor de forma incessante o tema educação como primordial em seu programa de governo, no horário eleitoral e nos debates. O projeto de lei, que data de 2007, determina a obrigatoriedade por parte dos agentes públicos eleitos em matricularem seus filhos em escolas públicas de educação básica e, desta forma, por serem partícipes diretos de um processo educacional pífio, terem interesse político em gerir e fazer gerir a educação pública de maneira eficaz, com qualidade. Para saber mais e ter acesso ao projeto completo em matéria recente publicada no site do próprio senador: clique aqui. É notória a desordem educacional, estrutural e administrativa, sobretudo no ensino básico, da rede de ensino pública no Brasil. É bem provável que se aprovado fosse e, antes disso, se constitucional fosse, o projeto de lei do senador Cristovam, em se mantendo o modo de gestão atual, apenas faria nascer oásis educacionais para alguns, mudando muito pouco a realidade para aqueles "clientes" costumeiros da escola pública.Embora onde quer que passe sob o crivo popular a proposta do senador seja exaltada e comemorada, é inegável se tratar tão somente disto: pirotecnia de péssima qualidade e mau gosto. Luta-se dia após dia e historicamente neste país contra a privatização da coisa pública feita de maneira arbitrária e ilegal, não só do seu espaço físico, mas também nas relações de poder, traduzindo-se na velha corrupção. Fato esse intrinsecamente ligado à péssima prestação de serviços públicos pelo Estado, dentre os quais a educação em debate. Por outro lado, tão lesivo quanto seria festejar a plublicização daquilo que corresponde unicamente à esfera da autonomia privada, da escolha individual do senador, vereador, deputado ou presidente. Seria remediar uma arbitrariedade com o cometimento de uma outra. Seria, ainda mais, fomentar a velha cultura do revanchismo contra a classe política, como se essa, dentre outros fatores, não fosse reflexo também de nossas escolhas, afastando-nos, ainda mais, do ideal democrático. O senador Cristovam Buarque parece ter desistido do embate que lhe custou a alcunha leviana de candidato monocórdico, resolvendo decair e buscar soluções jogando para a galera. Autor: Bruno Lindolfo Universitário de Direito na Ucam e colaborador e articulista do blog.