65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, março 03, 2009
BR-101: para duplicação já, concessionária quer mais R$ 0,80 por pedágio
Concessionária quer aumentar em R$ 0,80 o pedágio para antecipar duplicação da BR-101 entre Rio Dourado e Campos. Portanto, este blog acertou quando disse no dia 14 de fevereiro, que os representantes da Auto Pista Fluminense haviam faturado a reunião com as autoridades da região. Confira aqui o que o blog comentou nesta nota.
Para facilitar ao leitor o blog transcreve a nota:
“BR-101: Autopista Fluminense faturou com reunião de Campos”
“Pelo que está informado no sítio da PMCG e nos diversos jornais de hoje, a empresa concessionária Autopista Fluminense S.A. acabou faturando na reunião com autoridades da nossa região.
O interesse de antecipar a duplicação do trecho é da sociedade, mas a empresa está muito interessada, que esta seja feita com os recursos do tesouro e não daqueles obtidos nas caixas registradoras das praças de pedágio.
O blog volta a insistir: se não discutirem com a ANTT e com a concessionária, a constituição do Conselho de Usuários para fiscalizar diretamente as receitas, as metas e os investimentos prioritários a serem feitos neste trecho de 320,1 Km da BR-101, ninguém precisa ter dúvida sobre quem vai faturar a conta”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Caso se confirme a duplicação, como será o critério de desapropriação/indenização dos proprietários envolvidos?
Se eles não querem ou não têm condições de fazer a duplicação e as melhorias necessárias no trecho sobre a responsabilidade deles, então cancela tudo e convoca outras empresas interessadas que garanto, vai aparecer aos montes. Chega de encher o bolso desses gananciosos e abutres que devoram o dinheiro do nosso povo tão sofrido e massacrado por esses "goelas largas".
Xô chupa-cabras!
Impossível subir R$ 0,80, estamos pagando R$ 2.50 para não termos buraco, uma boa sinalização e apoio em caso de pani e/ou acidente.
A sociedade querendo a duplicação já será que vai sofre pelo péssima concessão da ANTT?
Com relação a desapropriação/indenização já outra história. Existe uma determinada distância a margem da estrada que pertence ao governo e qualquer coisa que seja feita em beneficio da sociedade é obrigação a desapropriação desde que indenizado e não com o valor de mercado, bem abaixo. Isso vai dar o q falar.
Roberto, porque o governo federal, que foi o resvolsável pela privatização, permitiu 2 praças de pedágio em nossa Campos, e deu prazo até 2025 para a concessionária realizar a duplicação? Acho que o governo federal assim como o estadual, ignoram campos, lamentável.
em 2005 eu tive o desgosto de trabalhar para Pudim naquela "segunda eleiçao" para prefeito de Campos. Na oportunidade, Rosinha ainda era Governadora.
Na garagem da casa do candidato-sobremesa haviam dois carros: ambos de marcas importadas e com placas do... Espírito Santo. Um era de uso exclusivo do Casal quando estavam na cidade.
O que isso tem a ver com o post? Simples. Pra quem pode pagar (e mandar), 80 centavos ou uma placa no Espírito Santo é mole. Imposto no bolso dos outros é refresco.
Por que nao teve o IPVA a 1 real? Se privatiza é porque o Estado nao tem mais ônus com a estrada, certo ? Entao, por que o imposto nao baixa, ja que o Estdo tem um "custo a menos"?
Muito bem colocado JD, porque o IPVA não abaixa já que temos DOIS pedágios em Campos?
Porque as estradas onde a competência é do estado estão esburacadas mesmo com o IPVA alto?
Alguém me responde?
Então é só atravessar a ponte emplacar o carro no ES, e pronto IPVA mais barato.
Me poupe desse tipo de matéria. Como pode isso? Querem nos dar diploma de bobo ou otário? Nós é que vamos pagar pela duplicação da BR 101 ? Se a firma nao tem caixa, ela que passe a vez para outra. Ou que tal, a população nomear um coordenador e todo muito paga uma taxa, e a propria populaçao constroi a Br 101, depois fica tudo grátis para o povo. Eu acho que no final dos tempos terá que ser assim, o povo paga, o povo coordena, o povo administra, o povo usufrui grátis. A gente paga os impostos, os politicos nao fazem nada e ainda roubam a quantia e muito mais. É melhor o proprio povo governar.
A justiça deveria fiscalizar. Porque pagamos IPVA e ainda temos que pagar pedagio para custear a construção de uma BR? Estamos pagando por uma bitributação, nè?
Isso Poooooooooooooode? Atenção autoridade. Se é que tem???
Rodovia é desenvolvimento e consolidação de desenvolvimento.
Rodovias de qualidade propiciam, no mínimo, mais produtividade e turismo.
Este aspecto deve ser também considerado com relação ao assunto duplicação da BR 101.
No Brasil, é comum citar o Estado de São Paulo: "São Paulo é mais desenvolvido porque tem mais estradas ou São Paulo tem mais estradas porque é mais desenvolvido?"
A duplicação da BR 101 certamente atrairá mais investimentos e consolidará os já existentes. Do contrário, a permanecer o atual cronograma de duplicação, permaneceremos com muitas dificuldades na atração de investimentos.
A própria integração entre os municípios produtores de petróleo já está sendo prejudicada. As viagens de trabalhadores entre Campos e Macaé, por exemplo, estão demorando cada vez mais.
Sou da opinião de que devem ser destinados reursos dos royalties para o financiamento da duplicação da BR 101.
Caso continue o jogo de empurra empurra, nem União, nem Estado, nem Municípios querendo financiar a duplicação, que se autorize então o aumento do pedágio para viabilizar a duplicação imediata. O que não pode continuar é a situação ficar indefinida, pois mortes e subdesenvolvimento continuarão acontecendo.
aí de cima, nao vem me dizer que sao paulo é desenvolvido pq tem estrada, isso é conversa de partidário. Me responda? O povo pagou a duplicãção da estrada? tiveram q custear o desenvolvimento, pagaram antes e usufruiram depois? Ou querem me dar diploma de otario? se a firma é grande, poderosa, ela que construa e depois cobre. Ou alguém levou vantagem neste acordo e contrato. No Espirito Santo, o governo é que se uniu a empresa e estao construindo a BR
Postar um comentário