'Mas não é só. A Tata também preparou algumas outras mudanças no projeto original do Nano. Para atender às normas de segurança da Comunidade Européia, o Nano Europa ainda sairá equipado com freios com ABS, controle de estabilidade e airbags, entre outros itens — o acabamento interno também será aprimorado. Com isso, o preço do Nano vai ser mais caro do que na Índia. Apesar da Tata ainda não ter revelado o valor do carro na Europa, especula-se que o modelo vá custar cerca de cinco mil euros, o que daria algo em torno de R$ 15 mil”.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, março 09, 2009
Carro de R$ 5,9 mil que seria fabricado em SJB
O projeto do empresário Eike Batista para o Açu previa (ou prevê), além da unidade de beneficiamento e exportação de minério outros empreendimentos junto ao porto. Além da Termelétrica a carvão trazido nos navios que exportariam o minério, uma siderúrgica que utilizaria o minério, o carvão e a energia da termelétrica. Na ponta desta cadeia produtiva, uma das ideas era uma fábrica de automóveis populares era aí que entraria a parceria com o grupo indiano Tata Steel.
Um dos produtos mais conhecidos deste grupo empresarial que tem a siderurgia como ramo mais forte seria o econômico carro Tatá Nano. Ele hoje é fabricado em Bengala, noroeste da Índia.
O caderno sobre automóveis do jornal O Dia na edição deste sábado mostrou o carro compacto, que tem previsão de “invadir a Europa já em 2010”. É o automóvel mais barato do mundo. O Tata Nano vide foto ao lado) tem dimensões pequeniníssimas. São apenas 3,29 metros de comprimento, 1,59 m de largura, 1,60 m altura e 2,28 m de entreeixos — é bem menor do que o Ford Ka, que tem 3,93 m de comprimento.
A matéria diz ainda sobre o carro:
“E se na Índia o carro é equipado com motor dois cilindros de 663 cilindradas e 33 cv de potência, no Velho Continente o modelinho vai ganhar um novo propulsor para atender às rígidas normas de emissão de poluentes. Nesse caso, o Nano Europa, como será chamado, contará com um bloco de três cilindros, com 1.0 litro de capacidade volumétrica e 45 cv de potência — no mercado europeu, o pequeno terá um câmbio automático de cinco velocidades".
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4 comentários:
Roberto
O grande problema do preço dos carros no Brasil, não é o custo de sua fabricação e sim os impostos que incidem sobre ele, o que eleva em muito o seu custo final.
Se o Nano Europeu for fabricado no Brasil, irá custar mais de 25 mil reais, com os impostos, que é mais ou menos o valor dos carros básicos nacionais. Portanto, para termos um carro mais barato, o que tem de ocorrer é a redução dos impostos que incidem sobre os carros novos, principalmente os carros de motor mil. Se isso ocorresse, certamente, teríamos no mercado interno carros mais baratos do que o Nano Europeu.
Roberto
Nosso presidente realmente disse que o Rio nunca teve um governador tão carioca como esse Cabral. Se disse ridículo e verdadeiro, com todas reservas que tenhoi ao Garotinho, ´pe um absurdo todos pensarem só na capital, e nós do interior, como ficamos? - Não dá para continuar assim, a verdadeira fusão começou de maneira muito embrionária com Brisola mais foi realmete encarada como prioridade nos gaovernos garotinhos, e cabral agora apaga isso e nos deixa aqui ao relento, diferente do próprio presidente, que deve ser o presidente que mais visitou nosso interior na história desse país.
Pelo amor de Deus vamos interiorizar esse governo, e o próximo governo tem de ser outra vez alguém do interior
absss
Gente, vamos organizar esses comentários? O assunto aqui é o tal carrinho indiano. Concordo que no Brasil isso custaria uma boa grana. Agora vejam vocês: quer dizer que para a patuléia da índia vale economizar no item segurança. Pro cidadão prateleira de cima da Europa toda a segurança.
Triste para nós. Por aqui também ainda fazem coisa parecida. Até o lunático Collor viu isso.
Quanto ao comentário que me antecede, sobre Cabral e outros, não cabe abaixo da nota sobre o carrinho indiano.
Cada macaca em seu galho.
Caro professor, matéria sobre assunto também no Blog do Altamir Uelington.
http://altamiruelington.blogspot.com/2009/03/tata-motors-um-grupo-indiano-lancara.html
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