65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, março 04, 2009
E o trem?
E a idea da retomada do transporte de passageiros entre Campos e Macaé, passando por Quissamã?
Ela foi levantada como possibilidade em junho de 2006.
O blogueiro na ocasião chegou a produzir um artigo publicado na Folha da Manhã tratando do assunto (leia aqui).
Seria oportuno, até por conta, dos imbróglios da concessão da BR-101 e do aumento do fluxo de pessoas entre estes municípios e também da boa relação entre o governador Cabral e o presidente Lula que esta ligação ferroviária fosse efetivada.
Bom que os prefeitos da região, especialmente de Campos, Macaé, Quissamã e Carapebus, maiores interessados resolvessem colocar o tema em pauta junto ao governo do estado e também com a ANTT e governo federal. É preciso ter visão estratégica e disposição para tentar aproveitar as oportunidades.
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4 comentários:
Roberto esse assunto é fascinante, o transporte ferroviário deispensa comentários. Só gostaria de somar na discurssão a viabilidade de tranporte de cargas, especialmente tijolos e telhas, até o Rio, pois dessa forma o custo final desses produtos na capital deverão ficar ainda mais competitivos. Abraços!
Se depender da Prefeita... "tamo é F.....", ou seja, se depender de pressão ou de bom relacionamento entre a Prefeita e o Governo Federal e Estadual, "vamo acabá passando a i de pé"
Amaro "O Bicho Cão
Concordo.
Seriam vários benefícios, certamente diminuiria o número de mortes e de tráfego na BR 101.
Beneficiaria o projeto do estaleiro em Quissamã.
E os trabalhadores que pagam um valor muito alto para as empresas de ônibus que levam e que trazem os profissionais de Campos para Macaé.
As linhas de ônibus de Campos x Quissamã x Carapebus são muitos precária e ônibus sem conforto nenhum.
Hoje existe um número mto grande de pessoas que moram em Campos e que trabalhas em Quissamã, Carapebus, certamente não precisaria ficar na estrada aguardando carona que tb é um grande risco.
Dentre outros benefícios.
Muito bem abordado professor.
Na Europa e nos Estados Unidos, o transporte ferroviário é uma realidade, só em nosso país é que isso não ocorre.
Me lembro com saudosismo de, nos meados dos anos setenta, viajar para o Rio de Janeiro, num trem noturno, se não me falha a memória, chamava-se Litorina.
Era uma viagem fascinante.
Se tivessem sido feitos, ao longo dessas décadas, investimentos na ampliação da malha ferroviária, a realidade dos transportes de massa seria certamente outra.
Não foram feitos, os investimentos foram direcionados para o transporte automotivo. Os automóveis evoluiram e os investimentos na melhoria e conservação das estradas foram relegadas ao segundo plano.
O resultado é o que vemos, estradas mal conservadas, onde, ao utilizarmos, colocamos nossas vidas em risco.
Já se passou da hora, dos governos, sejam em que esfera for, incentivarem e investirem no transporte ferroviário.
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