65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, março 04, 2009
Leitor questiona e faz sugestão sobre trânsito em Campos
O blog recebeu do Douglas Azeredo o texto reproduzido abaixo, em que ele questiona e faz propostas sobre o trânsito e o uso das pontes que ligam as duas margens do Rio Paraíba do Sul, na área urbana do município:
“Caro Professor Roberto Moraes, devido à visibilidade de seu blog, gostaria que você abordasse mais uma vez, seja divulgando este e-mail ou através de suas palavras, a questão do trânsito em Campos, sendo que dando um enfoque diferente dos últimos.
Como morador de Guarus e usuário da Ponte Saturnino de Brito, mais conhecida como Ponte da Lapa, às vezes utilizando-a quatro vezes diárias ou mais, posso dizer que o fluxo suportado por essa ponte hoje beira o insuportável.
Com as cheias que ocasionaram a ruptura da Ponte General Dutra, muito se falou, mas pouco foi feito para melhorar as ligações entre as margens do Rio Paraíba do Sul. Não existem políticas que incentivem o uso da Ponte Rosinha Garotinho, nem ao menos linhas de ônibus que utilizem esta como itinerário. A nova ponte construída pela prefeitura, ao lado da Ponte General Dutra, foi inaugurada às pressas antes das eleições, sem o acesso aos veículos pesados e até hoje não desfez o nó provocado pelo sistema de mão dupla em que funciona a Ponte General Dutra. Enquanto isso a Ponte da Lapa, continua em mão dupla, e por si só já forma um funil tanto no bairro da Lapa, como no Parque Vicente Dias, em Guarus, provocando lentidão nos horários de rush, sem falar que seus usuários são pegos de surpresa a qualquer horário do dia, pois um mínimo acidente ou um veículo defeituoso, que seja, provoca congestionamentos inesperados e ainda há a questão da segurança dos pedestres e ciclistas, esses coitados, não devem existir para o poder público. Hoje a Ponte da Lapa possui um fluxo intenso nos horários de rush em qualquer que seja o sentido, não é mais aquela coisa de na parte da manhã haver somente um deslocamento Guarus - Centro, já que depois do HGG - Hospital Geral de Guarus - houve um crescimento do comércio na região e a valorização de alguns bairros, atraindo até um grande investimento da construção civil, que levará a um aumento ainda maior do fluxo na região.
Qualquer um que possua um básico conhecimento na questão imaginaria que para possuirmos um mínimo de planejamento e organização efetiva no trânsito, devemos ter uma melhor sinalização, com placas em localização estratégicas e aparentes, isso apenas para início de conversa e voltando para o caso da Ponte da Lapa, não seria o momento de propor a construção de uma outra ponte entre a Rua Miguel Herédia, na Lapa e a Avenida José Carlos Pereira Pinto, no Parque Vicente Dias, para que tenhamos duas faixas em cada sentido? Será que pelo menos existe algum projeto por parte da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, a fim de facilitar o deslocamento entre os dois lados da cidade, mais especificamente para os bairros atendidos pela Ponte da Lapa, sem esquecer a segurança dos pedestres e ciclistas? E sem uma melhor distribuição das linhas de ônibus, que sequer são licitadas, sem utilizar melhor as ligações entre os dois lados da cidade, seria possível pensar neste planejamento?
Tenho certeza que muitos, assim como eu, querem saber onde está a tão falada engenharia de trânsito presente no programa de governo da prefeita Rosinha Garotinho, afinal, como já disse uma engenharia de trânsito deve começar pelo básico de organização possível, antes de tudo precisamos de uma sinalização adequada, como placas, pinturas das faixas visíveis e para isso dois meses não devem ser mais que necessários.
Desde já, obrigado pela atenção.
Abraço, Douglas Azeredo".
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18 comentários:
Caro Roberto, gostaria de saber se o novo TAC é apenas para retono dos funcionários que eram terceirizados (fazendo um enxugamento destes) ou outras pessoas, que nunca tiveram qualquer vínculo com a Prefeitura, podem ser contratadas?
Excelente idéia, a construção de nova ponte na Lapa, para desafogar a ponte Saturnino de Brito, e implantar mão única nas pontes da cidade.
Espero que a prefeita incorpore, a seu projeto de governo, essa sugestão. Certamente, caso seja construído essa ponte, nós vamos dar um passo importante na melhoria da circulação viária de nossa cidade, acabando com os gargalos existentes, na ligação entre os dois lados da cidade. Além de permitir melhor distribuição do fluxo de veículos no perímetro urbano da cidade, diminuindo assim os congestionamentos que estão se tornando bastante freqüentes.
Sugiro também, que seja incluída nesse projeto viário a Avenida Felipe Uebe, a Alberto Lamego, a 28 de Março e a rua junto ao rio Paraíba (Rua Elson de Souza Oliveira). Por as três primeiras, serem relativamente largas e já terem pista dupla, deixando as ruas mais estreitas, como a Rua dos Goytacazes, Miguel Herédia e Sete de Setembro, para a circulação interna do bairro. Quanto a Rua Elson Souza Oliveira ela permitirá uma ligação rápida e sem grandes entraves entre essas avenidas e as pontes, sem interferir na tranqüilidade das ruas do bairro e no transito local.
Roberto Moraes
Ao ler ontem os jornais sobre a reunião entre os prefeitos da região e a concessionária da BR 101, a Autopista Fluminense, não entendi o porquê da proposta de mudança de traçado do contorno da cidade.
Qual a vantagem, para cidade e/ou para os usuários da rodovia?
Em principio, me parece que vai aumentar a extensão desse contorno, sem trazer benefícios maiores, além de cortar uma área de expansão urbana, já muito próximo da cidade (estrada dos Ceramistas, a periferia do bairro da Penha e o inicio da BR 356, próximo a Martin Lages), que dentro de poucos anos poderão ser incorporados a cidade, obrigando a construção de novo contorno.
Quem souber maiores detalhes e o motivo dessa proposta nos diga. Estou curioso.
Caro Amaro,
Eu também observei isto nos releases e matérias sobre a reunião e não entendi.
Nunca ouvi antes esta proposta. Vamos ver se algum leitor que tenha esta informações possa mostar vantagens e desvantagens desta possível mudança de traçado.
A proposta que já ouvi antes e era defendida pelo engenheiro Sérgio Mansur, inclusive em debate aqui no blog em nota postada no dia 13 de outubro de 2007.
Veja aqui inclusive a nota inclusive, os mapas e os comentários:
http://robertomoraes.blogspot.com/2007/10/br-101-mapas-das-propostas-para-o.html
Ela propunha que, ao invés de Ibitioca, o traçado fosse na altura da Tapera entre Ururaí e o Shopping Estrada na BR-101.
Sds,
Roberto, mais uma vez obrigado por essa acessibilidade que é proporcionada a nós leitores do seu blog.
Amaro, não possuo conhecimento detalhado do traçado desse novo contorno, mas a princípio sou a favor.
O contorno a Oeste é questionado por muitos pelo fato de cortar regiões nas quais haveria grandes danos ambientais. Um novo contorno ao Leste também seria utilizado no sentido ES – SJB e vice-versa e também como ligação para o futuro aeroporto da Petrobras no Farol e para o Complexo de Barra do Furado, retirando o trânsito oriundo do Nordeste e do ES da região central de Campos. O fato é que este contorno ao Leste, como você já disse, passaria muito próximo a futuras áreas que serão incorporadas a cidade. O melhor é que fosse construído uma rodovia ao Leste independente do contorno, como ligação BR 101 Norte – BR 356 Leste, uma rodovia que começasse em Travessão e terminasse no trevo da Avenida Alberto Lamego, por exemplo, com o contorno da BR 101 sendo a Oeste, como era previsto inicialmente, entretanto a curto e médio prazo sem esta ligação ao Leste, entre a BR 101 Norte e BR 356 Leste, acredito que a fluidez do trânsito na cidade ficará relativamente comprometida.
O dia que colocarem um ENGENHEIRO a frente da Emut, os problemas do transito serão resolvidos.
eu quero saber sobre essa suposta saída de Rosinha na prefeitura e a nova eleição. Como é que é isso???
Doug obrigado pelos esclarecimentos.
Apesar de não ser minha área de atuação profissional, portanto é uma opinião de leigo que gosta do assunto (planejamento urbano e gestão desses espaços), concordo contigo que o melhor seria uma outra estrada a leste que não fosse a do contorno, e isso é possível e relativamente barato. Ao olharmos um mapa da região, observamos que essa estrada seria um prolongamento natural da RJ 216, Campos – Farol, que poderia ser modernizada e complementada em uma parceria entre o estado, municípios e empresas interessadas. Atendendo, assim, plenamente, os interesses da sociedade e das empresas de grande porte que estão se instalando na área.
Quanto o contorno a Oeste, proposta original para o contorno da BR, apesar dos possíveis danos ambientais, acredito, como você, que seja a melhor opção para o município. Talvez seja necessário fazer algumas modificações do trajeto para evitar maiores danos ao meio ambiente, do pouco que ainda resta intacto, porém não podemos esquecer que a maioria da área, por onde está previsto o traçado do contorno, já se encontra degradada em termos ambientais, devido ao cultivo intensivo da cana de açúcar, na região.
Quanto à fluidez do trânsito na cidade, eu acho que irá piorar com o contorno leste, por ser um percurso mais longo e porque terá certamente, varias intercessões rodoviárias e urbanas, além de uma grande densidade populacional ao seu redor que aumentará continuamente. Esses fatos farão com que aqueles que conhecem a estrada, cortem caminho pelo antigo trajeto, ou seja, por dentro da cidade, misturando, novamente, o transito urbano com o rodoviário.
Acredito, porém, que a melhor solução para o município, seja a junção das duas propostas, por criar um cinturão rodoviário em torno da cidade, permitindo que as diversas estradas da região, sejam acessadas sem ter que passar por seu interior.
1 - Estrada OESTE por trás da Tapera para quem seguirá viagem para o ES e demais estados, tirando o tráfego da cidade.
2 - Estrada pela tapera para quem vai para o centro da cidade.
3 - Estrada para bairros como turf, jockei. Complexo Portuário do AÇU e São Francisco.
O porém de tudo isso serão os gastos. Quem arcará não sei, mais a sugestão está dada.
A ponte Rosinha deveria ter uma bifurcação para a direita no sentido Centro para descer na Av. 15 de novembro sentido Caju, quem sabe com isso possa ter algumas linhas de ônibus passando por ela, assim nem todos os automóveis desceria na formosa congestionando o trânsito.
Deveria ter uma placa com os horários permitidos para virar a esquerda pegando sentido formosa.
Vejo também que o jardim São Benedito está completamente sem função com a ponte próxima dele, além do abandono.
Outro local onde tem que ter uma mudança e rápido, são os terminais de ônibus, os ônibus se aglomeram e atrapalha o fluxo de carros.
Sugestões para o trânsito são sempre bem vindas... agora por favor não postem o metrô como sugestão de superficie.kkkkkkkkkrs
Correção: Onde se lê jardim São Benedito, favor desconsiderar. O correto é Parque Alberto Sampaio.
Professor Roberto, é com grande satisfação que aprecio este assunto que é para debater alternativas de melhorias p/ a população, por isso gostaria de saber,se vc ou algum leitor deste Blog detem a informação sobre o PORQUÊ da não finalização da conclusão da pista que liga a BR101 à Nova Ponte no Fundão - trata-se de uma obra que encontra-se parada desde o ano passado pela Prefeitura.Pois está insuportável o transito para acesso as pontes pela Rua Nova - Engarrafamentos constantes...
Será que as Autoridades Responsáveis não estão vendo este problema????
Abraços José
Amaro,
seria exatamente um prolongamento da RJ 216, você definiu melhor, nem tinha pensado dessa maneira. Também não sou nenhum especialista, sou apenas um universitário da área de Ciências Sociais Aplicadas que me interesso bastante na questão de gestão e planejamento de cidades.
Abraço!
Alisson,
não concordo com o fato de que para haver linhas de ônibus utilizando a Ponte Rosinha seja necessária uma bifurcação. Existem linhas como Jockey x Santa Rosa - Santa Rosa X Jockey que somente utiliza a Ponte da Lapa e vejo a possibilidade de ter também a opção pela Ponte Rosinha, sem precisar passar pelo tumultuado coração do Centro, passando pela Avenida Tancredo Neves, cortando o Jardim Carioca, que está tornando-se um centro comercial e financeiro já que está em obras no bairro a 3ª agência de rede bancária e o bairro também possui uma agência do INSS, isso contribuiria tanto para a ligação inter-bairros em Guarus, que não existe e também seria válido para o próprio Jardim Carioca, pois apesar do bairro estar separado do Centro apenas pelo rio, o mesmo é super mal servido pelo transporte público, assim como muitos bairros em Campos. Também tem linhas que utilizam a Ponte General Dutra que poderiam ter opção pela Ponte Rosinha, como Ceasa - Shopping Estrada, que utiliza a Avenida José Alves de Azevedo, popular Beira Valão, mais uma vez passando pelo Jardim Carioca, cortando as Avenidas Carmem Carneiro e Tancredo Neves.
Algo simples que seria de fácil implantação seria placas na Avenida José Carlos Pereira Pinto, onde está localizado o HGG, escrito o seguinte: Rodoviária - Pelinca - Av. 28 de Março - Favor acessar pela Ponte Rosinha Garotinho. Indicando para entrar na Avenida Zuza Mota e mais a frente outra placa indicando para acessar a Tancredo Neves, mas não adianta ser uma plaquinha no chão, pois muitas vezes o próprio motorista, por costume de não utilizar o acesso, já que não incentivo, com uma simples placa acabaria por não surtir efeito. Enfim algumas medidas são simples e infelizmente, ao que tudo indica, não são implantadas por falta de vontade.
VOU REPETIR:
"O dia que colocarem um ENGENHEIRO a frente da Emut, os problemas do transito serão resolvidos."
Sds
Trânsito?
Quem disse que Campos tem trânsito?
40 minutos do Jockey até a Pelinca. É trânsito?
Sabem multar quem não usa cinto de segurança nas ruas do centro,como carro em 1.ª e em 2.ª no máximo. Mas, ninguém multa quem passa no sinal vermelho, quem para em via de alto fluxo, motoqueiros na contra mão.
Precisamos de terminais rodoviários nos extremos da cidade interligados ao centro. Como exemplo o modelo usado em Vila Velha, no Espírito Santo.
Marcio Pereira
Prof. Roberto Moraes:
Aquestão caótica do trânsito em nossa cidade faz suscitar a necessidade de maior atenção com relação à construção de novas pontes, pois as mesmas sempre serão estratégicas com relação à mobilidade de qualquer cidade que as necessite.
Campos cresceu desordenadamente e necessita de mundanças drásticas relativas ao transporte urbano e reformulação das vias públicas.
No meu entender, quanto mais pontes melhor, principalmente se as mesmas não vierem a trazer impactos ecológicos negativos.
As mesmas deveriam ser gerenciadas por órgão específico. Isto mesmo: gerenciadas, para que o trânsito possa fluir ordenadamente e organizadamente, de forma que fossem feitos ajustes e planejamentos que possibilitem a utilização de "futuras pontes", somente por ônibus e trânsito mais robusto, o que garantiria maior fluidez no tráfego. Quando falo em pontes gerenciadas por órgão específico, falo da necessidade de um gerenciamento das pontes municipais, para que as mesmas sejam "planejadas em sua utilização", tornando as mesmas seguras, visto a necessidade de manutenções preventivas, que possibilitem seu uso sem comprometimento das mesmas astravés do uso diário e da falta restauração.
Com relação à "Beira Valão", há a necessidade da ampliação da mesma lateralmente, fazendo com que haja a criação de mais uma pista, além da construção de rotatórias, viadutos e passarelas de pedestres, para desafogar o trânsito nas imediações do mercado municipal (que deveria ser trocado de lugar) e nas imediações da rodoviária (Antiga). O mesmo deveria ser feito nas imediações da antiga "Big 13", hoje "espaço do trabalho", com a construção de viadutos, rotatórias e passarelas de pedestres.
O problema é que tais modificações trariam a necessidade de indenizações por parte de desapropriações, além de grandes e passageiros engarrafamentos oriundos da "reformulação" das vias públicas necrosadas de nossa cidade.
Defendo também a criação da Empresa Municipal de Transporte Público de Campos", para que assim, haja uma concorrência justa por parte do transporte público privado que competiria com o transporte público municipal. Esta concorrência seria sadia e traria benefícios à população, principalmente com relação à frota de veículos e aos horários dos mesmos.
É imperativa também, a necessidade de reformulação e de implantação de uma grande rede de ciclovias interligando os principais bairros de nossa cidade, passando a mesma sobre o rio Paraíba do Sul.
Quem sabe o futuro nos proporcione estes feitos?
Gente competente para isto existe.
Abraços e obrigado pela atenção.
Professor Isaac, muito bem abordado o fato da mudança de lugar do mercado municipal. Também acho que deveria haver mudança no locar do shopping popular, mercado municipal e rever a necessidade do Parque Alberto Sampaio que sempre fica um guarda municipal para próximo ao mercado municipal para quem desce da ponte Rosinha e vira a esquerda (antes da formosa), o trânsito ali fica caótico, e piora na frente devido as lotadas ficarem paradas no ponto de ônibus (sem fiscalização)após o mercado municipal próximo a subida da ponte (sentido Guarus).
Lembrando.....A EMUT deveria colocar semáforos nas faixas de pedestres para facilitar a travessia dos mesmo. Qndo preciso atravessar é necessário ficar olhando o semáforo dos automóveis, isso qndo não erro devido ao sol. Não há semáforo para travessia de pedrestre. Se tiver são no máximo 3em toda a cidade.
Me respondam. Uma das proposta de governo é um novo Shopping Popular, pois bem. Se vira e mexe vem agentes do Rio de Janeiro e faz uma grande apreensão de produtos falsificados dentre outros. Emitir nota fiscal eles não emitem. Já que o governo sabe que ali não existe ganho com imposto e existe vendas de produtos falsificados e que a policia sempre faz apreensão, porque um novo shopping popular?
A construção de um novo shopping legítima a pratica da falsificação e perda dos impostos.
Nada contra.
Nessa quinta-feira...tomei um GRANDE SUSTO!!!! Indo trabalhar...me deparei com um carro na CONTRA-MÃO...e na Pelinca...
Para espanto meu...era o CARRO FUMACÊ!
Pensei...
Será que é uma NOVA estratégia para enganar os MOSQUITOS...??
Será que é um método mais rápido, eficiente, ativo...por estar contra o vento...[ih...não reparei a direção do vento]?
Será que é um maneira de enganar os mosquistos...já que eles não VOAM na contra-mão????
Algum especialista sobre o assunto pode me responder????
Obrigada, Roberto!
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