65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, março 06, 2009
Lula garante federalização do Núcleo Avançado do IFF em Quissamã
O presidente Lula em seu discurso ontem, na inauguração do campus Cabo Frio do IFF garantiu e pediu providências ao ministro da Educação Fernando Hadad que encaminhe a solicitação do IFF e da Prefeitura de Quissamã para federalizar o Núcleo Avançado que funciona na cidade, que segundo ele, tem a melhor água de coco do Brasil.
Em convênio com o IFF (ex-Cefet Campos) o município de Quissamã, desde 2007, vem oferecendo para a população do município cursos técnicos. Primeiramente na área de Eletrotécnica e neste ano, em seleção que será feita neste domingo, com mais de 500 inscritos, também para o curso Técnico de Segurança do Trabalho.
O prefeito de Quissamã Armando Carneiro, mais do que viabilizar condições para a oferta destes cursos, compreendendo a importância estratégica da formação profissional para o seu município, mais do que através de convênio pagar professores gerenciados pelo IFF para atuar nestes cursos, decidiu ano passado, construir o campus na cidade, que já providenciou para ser cedido ao IFF, junto com a equipagem de laboratórios.
O presidente Lula se sensibilizou com a disposição do prefeito, representado no ato pelo secretário de Educação Arnaldo Matoso e com as iniciativas encaminhadas até aqui pelo IFF e pediu que o projeto encaminhado pelo então Cefet Campos ao ministério seja agilizado e garantindo de público, que o campus será federalizado, passando assim, a ser o sétimo campus Instituto Federal Fluminense que já tem campus institucionalizado em Campos (sede), Macaé, Guarus, Cabo Frio, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna.
Mais um ponto para Quissamã que assim passará a ter um disputado campus de um dos 38 Institutos Federais (IFs) em seu município com grande parte da manutenção e pessoal mantido com verbas do governo federal. A ousadia da prefeitura mostra agora os resultados com a boa parceria firmada com o Instituto Federal Fluminense.
Será agendada na próxima semana uma audiência com o ministro da Educação para o detalhamento do projeto já encaminhado, assim como do termo de doação do terreno e do prédio que está prestes a ser concluído.
Além da iniciativa da prefeitura em construir o prédio, o MEC reconheceu o aspecto diferenciado que aquele município vem apresentando em seu projeto de desenvolvimento que leva em consideração, não só a perspectiva do Porto de Bara do Furado e a proximidade com a cadeia produtiva do petróleo, mas o aspecto histórico das tradições de Quissamã, com a questão racial e o resgate da africanidade com a instalação de um projeto turístico histórico-amabiental-cultural aliado ao potencial do Complexo da Fazenda Machadinha e do Parque Jurubatiba, que pretende incrementar o intercâmbio de turismo com a região dos Lagos e com a França. Este diferencial contribuiu para o encaminhamento dado pelo próprio presidente Lula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostaria , por gentileza se o senhor compareceu ao laboratorio de eletricidade no campus de cabo frio no dia da inauguração , que voce me manda-se as fotos tiradas no laboratorio, se for possivel.
thauana (aluna do curso de eletromecanica do IFF ).
email: thata_bsj@hotmail.com
obrigada!
Postar um comentário