65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, março 03, 2009
Página da Prefeitura de Campos na internet está fora do ar
Leitores do blog estão comentando nas notas abaixo, assim como funcionários da própria PMCG, que as repartições (parece que algumas) estão sem acesso à internet. A página oficial também está fora do ar desde o meio desta manhã. Há especulações sobre falta de pagamento ao provedor. Como um dos comntaristas lembrou, no início do ano e do mandato desta gestão, o mesmo problema ocorreu e a origem era a falta de pagamento dos prestadores destes serviços. com a palavra os leitores.
PS.: Atualizado às 16:27: O blog reproduz aqui esclarecimento da Secom da PMCG feita em comentário a esta nota. Quanto a forma do blogueiro atuar ele ouve as sugestões, mas continua a decidir junto com seus leitores, a forma deste blog funcionar, sem aceitar pressões:
"Roberto. É mentirosa a alegação de que o portal oficial do município de Campos se encontre fora do ar por falta de pagamento.O portal se encontra temporariamente indisponível em função de uma pane no roteador do sinal provido pela Telemar para o computador que atua como servidor do portal.Não é verdade que setores da prefeitura se encontram sem internet. Esta nota está sendo redigida e enviada, via internet, pela própria Secretaria de Comunicação.Neste momento, técnicos do Cidac trabalham na recuperação do sistema do provedor do portal oficial do município.Dívidas deixadas pela gestão passada, com a operadora do sinal de internet, levaram, no início do atual mandato, à suspensão dos serviços. Essas dívidas, como outras, foram auditadas e negociadas e estão sendo pagas regularmente.Esse governo assume com responsabilidade seus compromissos, e a Secretaria de Comunicação de Campos se coloca à disposição para que o blogueiro possa checar suas informações antes de publica-las.
Secom Campos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Falta de pagamento? Quem falou isso Arnaldo ou Mocaiber? Tbm estou com o msm problema trabalho com internet e sofro com este provedor. Pode ser este o problema, mas o meu não é, estou na msm situação da prefeitura. Mas hoje ainda vai resolver segundo o provedor.
Não estou defendendo Rosinha, mas este provedor presta um serviço horrível.
Estou tendo que usar internet movel para trabalhar.
Roberto.
É mentirosa a alegação de que o portal oficial do município de Campos se encontre fora do ar por falta de pagamento.
O portal se encontra temporariamente indisponível em função de uma pane no roteador do sinal provido pela Telemar para o computador que atua como servidor do portal.
Não é verdade que setores da prefeitura se encontram sem internet. Esta nota está sendo redigida e enviada, via internet, pela própria Secretaria de Comunicação.
Neste momento, técnicos do Cidac trabalham na recuperação do sistema do provedor do portal oficial do município.
Dívidas deixadas pela gestão passada, com a operadora do sinal de internet, levaram, no início do atual mandato, à suspensão dos serviços. Essas dívidas, como outras, foram auditadas e negociadas e estão sendo pagas regularmente.
Esse governo assume com responsabilidade seus compromissos, e a Secretaria de Comunicação de Campos se coloca à disposição para que o blogueiro possa checar suas informações antes de publica-las.
Secom Campos
Roberto,
Sou leitora assídua do seu blog e, desde já, aviso que não votei na Rosinha para prefeita de Campos. Mas concordo com a Comunicação Social da prefeitura de que deve-se ouvir antes o outro lado, senão acontecerá o que já presenciei em alguns blogs: ter que publicar a outra versão depois. Não acredito que isso seja pressão, mas enxergo até como uma forma polida de manter um canal aberto entre o blogueiro e os assessores da prefeita. Inclusive, a obrigação do poder público é trabalhar com total transparência. E se ele se dispõe a responder às nossas dúvidas, indagações e reclamações, por que não? Afinal, você e demais blogueiros / imprensa são o canal do povo, a nossa voz. Acho válido ouvir os dois lados e publicar as duas versões, se for o caso. Parabéns pelo excelente trabalho.
Lena Rocha
Cara Lena,
O título da nota é clara e é fato: “o site da PMG está fora do ar”. Não há dois lados aqui.
Quanto ao fato de um servidor da própria prefeitura ter dito que está sem internet, a informação foi veiculada exatamente desta forma, dizendo que um comentarista informou assim, e sobre ela cabe a explicação, que foi dada pelo Secom, sem nenhum problema.
Em terceiro lugar, a respeito de a nota ter citado a existência de especulação, sobre um problema oriundo de uma possível falta de pagamento, a informação, por si só já se resguarda com o uso do termo citado acima.
A premissa do jornalismo, e esse não é o caso do blogueiro que se assume como responsável por um blog, apenas, de ouvir os dois lados é correta e defendida por este blogueiro, porém, o espaço instantâneo para complementar e corrigir toda ou parte da informação, não pode servir de restrição para a postagem da nota.
É evidente que há casos e casos. Há uma enorme confusão daqueles que desejam ver os blogs limitados ou descredenciados.
Aqueles que usarem espaço como este hoje, com cerca de 5 a 6 mil acessos diários (com registros de 2 a 3 mil computadores IPs diferentes) para informações sem fundamentos, especulações e acusações sem provas, terão sobre si, mesmo com espaço instantâneo para respostas, o descrédito dos leitores e isto sinalizará o fim do blog.
Porém, o contrário disto, com a não divulgação de informações cujas fontes desejam se preservar por motivos os mais variados, assim como a não divulgação do que anda sendo falado, das mais diferentes formas, negado ou não pelo "outro lado" da história, engessará os blogs perdendo assim, uma parte da sua finalidade.
Este blog pretende ser cada vez mais de opinião e menos de informação, não só pelas características pessoais e de formação do blogueiro, como da sua falta de tempo para um trabalho de investigação e aprofundamento em busca de notícias, cujo tempo demandado, o blog não possui, e só o faz porque acabou formando uma rede bastante confiável, tanto para coleta, quanto para apuração de uma parte das notícias que chegam até aqui.
Em alguns poucos casos a apuração não foi levada à cabo e ainda assim, o blog optou por publicar, desde que a informação em si, não trouxesse acusações completamente descabidas e sem nenhum fundamento.
O blog em alguns destes casos acaba sofrendo e assume, numa boa, sem falsa modéstia, a conseqüência de sua grande visibilidade. Se por um lado, é orientado por alguns, bem intencionados com a preservação do trabalho aqui realizado, por outro é, pressionado pelo desejo do seu descrédito pelos mais variados interesses.
Tudo isso é compreensível, numa sociedade democrática e complexa como a que se vive. Faz parte do jogo e nele vamos jogando enquanto houver fôlego e disposição para este trabalho e, especialmente para o debate, pouco, costumeiro em nossa região.
Já disse e repito, aqui no blog muito mais que em outros espaços, venho aprendendo como nunca, a reler minhas impressões, a absorver as boas críticas, assim como rechaçar aquelas, que após análise, considero equivocada.
Ainda não absorvi o costume de falar na terceira pessoa e por isso, faço com prazer, esta mistura de ora falar na primeira pessoa no singular ou no plural, usando eu penso, nós achamos, ora a terceira pessoal dizendo que o blog decidiu, o blog resolveu, o blog pensa, etc. e, muitas vezes misturado na mesma nota.
Este é o barato do blog aonde as regras em cada um deles vão sendo feitas e refeitas com seus leitores e detratores ao longo do tempo, com a diferença de que aqui, o espaço estará aberto instantaneamente para o debate no espaço dos comentários.
Para finalizar, eu mostro como esta coisa de decidir o que vai e o que não vai para o ar é complicado. Há semanas, o ti-ti-ti na cidade sobre uma possível licença da prefeita e do seu vice, pelos motivos os mais variados, assim como o desenrolar do processo que poderia (ou poderá) culminar com uma possível decisão da Justiça Eleitoral está rolando em todos os cantos e é negado veemente e logicamente pelo lado do governo. Pois bem, o assunto já foi nota, em diversos blogs, mas aqui a opção foi de não colocá-lo no ar, a não ser, agora... rs, rs, para explicar como esta questão dos blogs é muito pessoal e em construção.
Eu agradeço o seu comentário, que acabou por me provocar a estender um pouco mais para mostrar como funciona este blog e como ele absorve com a naturalidade que os jornais impressos jamais fizeram a correção ou complementação do que foi publicado.
Não me recordo de ter sido desmentido completamente, em nenhuma das notas. Em parte delas, sim, mas confesso ter errado ao divulgar informações de fontes confiáveis, que embora continuem sendo, são falíveis como todos nós. E, sigamos em frente!
Sds,
Prezado sr.
nesta área de "transparência" da prefeitura, ou em outro qualquer lugar, assim como no diário oficial Monitor, eu acho que deveriam mostrar os nomes dos terceirizados que já foram chamados de volta por causa desse primeiro TAC, para as secretarias menores. A bagunça é geral: em alguns lugares os próprios secretários dizem que não sabem com quantos funcionários vão trabalhar, teve gente que ficou em caráter de emergência e não recebeu o mês fevereiro e muita gente comenta que já entrou gente que não era terceirizada, que começou a trabalhar agora.
O que é isso?
Em que podemos acreditar em Campos?
TEM TANTOS PROGRAMAS LINDOS E QUE FUNCIONAM NA SECRETARIA DE SAÚDE, EXISTE PROGRAMAS QUE REALMENTE NAO FUNCIONAM COMO: DIABETES, TRATAR, PST, PROGRAMAS ESPECIAIS, PROGRAMA DA CRIANÇA(PAISCA) E ETC... MUITA COISA RUIM.
AGORA, TAMBEM TEM MUITA COISA BOA, QUE FUNCIONA E QUE VALORIZA O USUÁRIO DO SUS, COMO: DAO, FISSURADOS, PROGRAMA DA MULHER, PROGRAMA DE ASSISTENCIA, PROGRAMA NASCER, PROGRAMA GTI, ETC. EESSES SAO SHOW!
Como falei deveria ser um problema de provedor (coloquei outro login acima) não acho que houve nenhuma ma fé de Roberto. Coso não estivesse colocado aqui a Secom não teria como explicar o que houve.
Mas o grande problema de Secom é que tem pouca interação com a mídia da nossa cidade, responderam ao Blog, mas sites da cidade ficaram sem esta informação. Uma pena deveria ser divulgado um e-mail abertamente para todos.
Há alguns dias atrás, postei um comentário num dos tópicos deste blog, onde coloquei de forma bem clara, a minha estranheza na demora em se colocar no ar o tal falado "Portal da Transparência".
Disse que a prefeita Rosinha, tinha um órgão, o CIDAC, com uma equipe técnica capaz de em menos de uma semana, implantar o tal portal, pois, a prefeitura já possuía o seu site, onde a mesma prefeita, publicou seus decretos iniciais com sucesso e, bastaria apenas criar um link onde as informações que todo cidadão tem direito de saber, ficariam a um clique de mouse.
Criar o link foi fácil ao contrário do que a prefeita achava, tanto é que, poucos dias depois de eu ter postado o comentário, o CIDAC implantou o Portal, com pompa e circunstância.
O grande problema é abastecer o Portal com as informações de forma que o cidadão possa acompanhar em tempo real e entender o que ali é postado, mas, volto a repetir, a implantação do tal Portal não era o bicho de sete cabeças que foi pintado no início do governo.
Na verdade, o Portal é uma evolução do próprio site da prefeitura, a base já estava pronta, o resto é o que nos estamos vendo.
Essa questão técnica de provedores, é fácil de se resolver, basta mudar para outro mais confiável, a Telemar não é um dos mais confiáveis, todo mundo sabe disso.
Quanto às tentativas de se regular o que o blog publica caro Professor, sempre ocorrerão, pois o "status quo" dominante, não é muito chegado à críticas, é mais chegado a submissão, anuência, coisa que esse blog independente e democrático, não pratica e, por isso, é campeão de acessos.
Todo poder é vidraça e, tem que se conformar com essa condição e não tentar tolher o direito que conquistamos após anos de Ditadura Militar, de livre expressão.
O resto é pura balela. Bola para a frente que atrás vem gente.
Brilhante o comentário do sr. Sergio Provisano. Análise melhor não poderia ter sido feita. Parabenizo o audor.
Fico orgulhoso, envaidecido mesmo, como todo ser humano normal, quando recebo um elogio, por isso, agradeço as palavras da Ana Cláudia e ao Professor Roberto Moraes, por conceder, de forma democrática, que eu ocupe espaço nesse blog.
Volto a postar nesse tópico, pois após uma segunda leitura do post enviado pela Secom, notei que uma das justificativas para o Portal ter ficado fora do ar foi: "O portal se encontra temporariamente indisponível em função de uma pane no roteador do sinal provido pela Telemar para o computador que atua como servidor do portal.". Ora, se o defeito foi no roteador do sinal e, como um roteador é um periférico, que como o próprio nome diz, traça rotas para a distribuição do sinal, bastava trocá-lo por outro, configurá-lo e logo o problema seria sanado.
Faço essa observação pois talvez se tenha cometido uma injustiça com a Telemar ao se colocar na conta do provedor, a interrupção do Portal.
Pelo pouco que entendo de informática, quando utilizamos roteadores, podemos dispensar, em tese, o uso de computadores como servidores, os mesmos, servem mais para armazenarem os dados, como backup. Mas posso estar redondamente engano.
No entanto, a própria nota da Secom remete à essa hipótese, quando diz que técnicos do CIDAC, trabalham na recuperação do sistema do provedor do portal do município.
Sendo assim, creio eu que o problema foi mais de ordem física do que lógica.
Para que tais dúvidas sejam dirimidas, espero que alguém com mais propriedade se manifeste.
O fato é que, o que todos nós cidadãos queremos é transparência dos atos de toda e qualquer forma de poder, seja em que instância for.
Transparência não pode ser um mero chavão, tem que acontecer de fato e num linguajar que qualquer cidadão possa compreender com facilidade, coisa que as pessoas responsáveis por municiar o Portal da Transparência com informações devem ter como objetivo principal.
Mas a única coisa que me deixou irritado na nota da Secom, foi a arrogância embutida no último parágrafo do post, onde a mesma se coloca á disposição do blogueiro para checar informações antes das mesmas serem publicadas, afinal de contas, entendo ser isso uma forma velada de querer pautar o blog. Se dessa forma ocorresse, o blog não seria mais blog. O resto é pura tentativa de coopção. Vida longa aos blogs independentes, tenham eles as tendências que tiverem, afinal de contas, Democracia é isso aí, direito de se expressar de forma livre e independente.
Neste caso não sabemos da culpa da Telemar (OI), mas não defendo esta empresa. Não é apenas "bastava trocá-lo por outro", se tem pessoal para fazer uma manutenção não tem nenhum problema esperar um pouco mais. Vamos economizar nosso dinheiro!
Se Roberto tem conhecimento do e-mail da Secom, ele deveria ter consultado antes.
A idéia inicial do Blog era ser um diário virtual, adoro quando Roberto fala sobre política, mas quando fala com suas próprias palavras. Gostamos de suas opiniões sobre a cidade, mas não deixamos de ler jornal. Por isso alguns tópicos são desnecessários.
Sobre o portal tenho conhecimento em linguagem PHP, ASP e HTML. O portal da transparência é apenas uma extensão do site que em menos de 1h é possível ser feito, por isso também estranhei esta grande demora. As noticias são adicionadas online de forma rápida e fácil, assim como um blog.
Não achei arrogância na nota da Secom, mas gostaria de saber o e-mail da Secom.
Abs.
Caro Sergio, o roteador só distribui os sinais, os dados são arquivados em um servidor no caso em pauta! Quanto a Oi/Telemar ser ou não a geradora do problema, só o técnico que analisou pode responder! Abraços!
Roberto,
Transparente o governo Rosinha, já é desde o inicio do governo de Campos dos Goytacazes. A questão do tempo que levou o portal para ser colocado no ar com as informações liberadas ao publico e que precisou de tempo para montar a equipe necessária para inserir o material informativo das licitações, concorrências, e valores praticados nos itens que fazem parte do projeto do Portal da Transparência.
Existem coisas muito mais importantes a se tratar neste inicio de governo do que um portal, isso pode esperar. Não existe nem profissionais suficientes para as áreas de Saúde e Educação que estão necessitando com urgência do retorno dos contratados para voltar a funcionar de forma satisfatória.
Vamos cobrar melhorias e transparências nas atitudes e execuções das metas de governo, mas vamos com calma.
Caro Álvaro, a questão da nota da Secom ser ou não arrogante, é mais uma questão de interpretação, eu acho que o último parágrafo o é, mas cabe a cada um de nós, interpretar.
Só posso dizer que com o seu post, aprendi mais alguma coisa, valeu mesmo.
Caro Marcos, tenho informação de uma fonte segura (a qual me reservo o direito de resguardar) de dentro do Cesec, que me informou que o problema se deu no servidor da própria Secom, não sendo nenhum problema causado pela Telemar, o problema foi interno mesmo, foi de ordem física.
Forte abraços á todos.
"Esse governo assume com responsabilidade seus compromissos.."
Não seria "Este governo".
Após "essas dívidas" (da gestão passada), "este" seria mais bem empregado.
Abraços Xica.
Postar um comentário