segunda-feira, março 09, 2009

Postura Municipal

O primeiro Código de Posturas de Campos foi instituído em 1842, revisto e ampliado em 1896. O atual foi instituído pela Lei Municipal n° 8.061 aprovada em, 10 de dezembro de 2008, pela Câmara Municipal e revogou as leis anteriores n° 3.398/78, 5.282/92, 5.929/95, 6.284/96, 7.013/00 e 7.712/05. O Código de Posturas é um conjunto de normas que estabelece regras para uma convivência harmônica em sociedade. O que seria um direito seu no plano individual, na vida comunitária passa a ter limitações. Por exemplo, pendurar uma roupa lavada para secar na janela que fica para o lado da rua, seria até um direito seu, mas com o Código de Posturas a sociedade estabelece que este procedimento fere as regras da “ordem pública". O Código de Posturas abrange cinco áreas principais: Higiene Pública e Sanitária, de Políticas de Costumes, de Segurança e de Ordem Pública, de Funcionamento do Comércio, Indústria e Profissões, e de Cemitério que estão especificados na lei como Títulos. Objetivando dar mais divulgação de alguns pontos mais importantes ou de maior curiosidade desta legislação, o blog que já trouxe para este espaço alguns tópicos e com esta nota volta a relacionar outros: “Art. 55 – Os hotéis, restaurantes, bares, cafés, botequins e estabelecimentos congêneres deverão observar o seguinte: I – a lavagem da louça e talheres deverá ser fazer-se em água corrente, não sendo permitida, sob qualquer hipótese, a lavagem em baldes, tonéis ou vasilhames; II – a limpeza da louça e talheres deverá ser feita com água fervente”.

14 comentários:

Anônimo disse...

Existem máquinas para este fim, me indica o fabricante pois quero ser o representante deles.
O método é este para uma perfeita assepsia. Agora a parte dificil; cabe a quem a fiscalização? O telefone por favor.

Armando Barreto

Anônimo disse...

Se todos fôssemos mais educados (ou pensássemos mais no próximo, como queiram) as leis seriam apenas para apalparmos em caso de dúvidas sobre este ou aquele assunto.

Agora, ficamos criando leis e leis e nada se cumpre; Alega-se falta de fiscalização (e quando há, a famosa "vista grossa" e o "jeitinho brasileiro" acabam por fazer todo o trabalho parecer nao ter sido feito) e ai nada chega a lugar algum.

Uma coisa é certa: devemos enaltecer hoje aqui à outra "postura municipal". Coincidencia ou nao, diante das cobranças que o proprio Roberto e seus leitores fizeram, hoje a postura da Guarda Municipal. O comportamento dos mesmos pelo centro da cidade chegou a me causar perplexidade: vi pessoalmente um guarda de moto parar a moto para ajudar uma senhora a atravessar a Beira-Rio rumo ao ponto de seu onibus (e ao passar pude ve-lo tentando ajuda-la a ler os letreiros ate que achasse o correto); mais adiante vi um outro guarda, de apito em uso, interrompendo o transito para que um deficiente fisico pudesse atravessar rumo ao Campos Shopping.

Mais adiante, vi tres deles auxiliando pedestres na perigosa atravessia que leva ao ponto de onibus que fica apos a descida da ponte do Rosinha.

Enfim, falemos quando preciso e elogiemos quando merecido for.

Anônimo disse...

|Tanta coisa errada nessa cidade!!! A vigilança sanitária não atua em nada, afinal de contas qual seria o seu papel realmente?vejo tanta coisa suja nos estabelecimentos comerciais que sinceramente tenho ficado com nojo.
basta entrar num desses supermercados da rede líder que verão que eu tenho razão, o povo lá não tem a mínima noção de higiene. E as lanchonetes de chineses?! credo! pior não há. Agora com todo respeito, o povo de campos é bem porquinho, joga lixo na rua sem a menor cerimônia ou seja , é um povo sem noção de higiene por isso não cobra, vai cobrar o que ele desconhece? Mas claro que toda regra tem exceção, há pessoas limpas tb em Campos.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE DEIXAR UMA SUGESTÃO AQUI:
TODO RESTAURANTE DE COMIDA A QUILO
DEVERIA TER NA ENTRADA UMA OU MAIS PIAS PARA AS PESSOAS LAVARAM AS MÃOS E FUNCIONÁRIOS ENCAMINHANDO-OS. FICO OBSERVANDO QUE AS PESSOAS VÊM DA RUA , PEGAM O PRATO E SAI PEGANDO NOS TALHERES E SE SERVINDO COM AS MÃOS IMUNDAS, MESMO EM RESTAURANTES MAIS CAROS QUE ENTRAM PESSOAS DE POSSE ,FAZEM A MESMA COISA, NÃO ESTÃO NEM AÍ, E QDO ENTRAM PESSOAS LIMPAS QUE SE PREOCUPAM EM LAVAR AS MÃOS, FICAM OBRIGADAS A TOCAREM NOS TALHERES CONTAMINADOS, É LAMENTÁVEL.

Anônimo disse...

E por falar em Prefeitura Municipal...
Caso alguém saiba, favor esclarecer. Fiquei sabendo que a maior promessa de campanha de Rosinha Garotinho, a passagem a um real, não passa de uma grande fraude eleitoral, pois a mesma irá conceder o benefício apenas para quem se cadastrar comprovando extrema pobreza.
Confesso que tinha acreditado...

Anônimo disse...

A Prefeita Rosinha vai ser cassada.
Aguardem ......A justiça vai ser feita.

Anônimo disse...

Não precisa ir muito longe. Entrem no Superbom da Av. Alberto Lamego e vejam as condições em que os produtos estão refrigerados. Água pingando por toda parte e a limpeza também não é lá essas coisas.
Cadê o povo da postura e da vigilância sanitária???????
Vamos combinar que não é só as lanchonetes dos asiáticos que precisam ser fiscalizadas, a de alguns campistas também estão precisando.

Anônimo disse...

A prefeitura é uma bagunça pela lei atual não existe fiscal de postura e sim fiscal de urbanismo.A fiscalização de obras e postura foram extintas dando lugar a fiscalização de urbanismo.Ver lei de plano de cargo. Quase ninguem sabe disso, ate alguns funcionários desconhecem tal lei( Baixo nivel de escolaridade )

Anônimo disse...

Professor Roberto procure saber se os habite-se e certidões de construção fornecido pela PMCG são legais. a lei atual (plano de cargo) diz que é atribuição do fiscal de urbanismo fazer a vistoria para o habite-se, mas quem faz não é fiscal de urbanismo.

Douglas Azeredo disse...

Se a Postura não realiza atitudes simples, como retirar o vendedor de coco que fica no início do calçadão na Av. 7 de Setembro próximo a Lojas Bruno e Cha cha cha. O prédio próximo ao vendedor está em obras e com tapumes diminuindo a largura da calçadas e o vendedor deposita suas caixas com o lixo de seu trabalho no único espaço que sobra, obrigando a maioria dos pedestres a passar pela rua.

Anônimo disse...

Roberto,
gostaria que não publicasse só os assuntos de seu interesse mas do coletivo.
Somos estudantes da UNIFLU
(FAFIC), e não temos direito a participação na tv pois a gestora da instituição a utiliza para proveito própio. Ela só passa os programas que lhe rendem dinheiro. E os estudantes, onde ficam?
Acho que passar a programação da Camâra Municipal, não é assunto de uma tv universitária mas como rola grana ela finge que não vê. Te pergunto: e os universitários onde ficam? Será que vc está concordando com ela?
Acredito que seu blog esteja em defesa da população. Nos ajude Roberto.
Contamos com você.

Anônimo disse...

vigilância sanitária?
Postura?
Vários cavalos passeiam pelas ruas do Jardim Flamboyant, pegam lixos nas lixeiras,rasgam espalham pelo chão, uma verdadeira vergonha. Atravessam as ruas movimentadas como: Raul Escobar (Tenente C. cardoso) e Rua Caldas Viana
(Saldanha Marinho) . Atrapalham os motoristas e pedestres. Várias vezes, moradores ligaram para a Guarda Municipal pedindo coleta desses animais, a informação é: " nosso único caminhão está quebrado"

Combinação de falta de:
insegurança (animais soltos pelas ruas);
falta de higiene (lixos espalhados para todos os lados);
doenças;
risco de vida;
Isso é a região URBANA de Campos.

Anônimo disse...

eu queria sabe como que o anomino de ..26..pm saber que rosinha vai se cassado?

Anônimo disse...

Ao anônimo 10:03 am, a sessão da Câmara de Vereadores de Campos é mais importante do que universitários querendo visibilidade, afinal acompanhando as sessões podemos fiscalizar o trabalho dos vereadores. Agora se possuem algum trabalho que julgam melhor que as sessões da câmara, este espaço cedido pelo
Roberto é o melhor meio de apresentá-lo e começar a luta pela sua implantação.

PS: Em tempo o Roberto publica o que ele quiser, o blog é dele.