terça-feira, março 03, 2009

Sobre São João da Barra

A respeito de nota em que o blog faz uma análise sobre a estratégia de desenvolvimento do município de São João da Barra, foi recebido um texto do Sr. Francisco Santos Barros, que o blog reproduz abaixo estimulando que o debate se amplie: "Caro Professor Roberto Moraes. Ref. São João da Barra precisa desenvolver sua sede. (edição de 02 março de 2009) Procuro sempre acompanhar através da imprensa, os acontecimentos do local onde moro, assim fiz em Campos, onde nasci, em Ipanema/ Rio de Janeiro onde morei por mais de uma década, e faço hoje em Atafona onde tenho o prazer de residir. Para isto procuro acessar diariamente veículos de comunicações sérios, como o seu blog. Fico satisfeito em saber de sua preocupação com este município, em conseqüência passarei algumas informações que possivelmente ainda não chegaram ao seu conhecimento. O governo municipal do qual não faço parte, tem desenvolvido estrategicamente ações visando o Complexo Logístico do Açu, e a Prefeita Carla Machado já tomou entre outras, as seguintes providências: 1. Como sabemos o desenvolvimento traz a violência, e para preveni-la, já funciona no município uma companhia da Polícia Militar, substituindo o antigo DPO, com isto vêm mais viaturas, mais armas e maior efetivo para combater o crime. 2.Com a instalação do Teatro Municipal, Estação das Artes e do Centro Cultural, munícipes e turistas, passaram a ser contemplados com cultura durante todo o ano, e não somente por ocasião do verão e do carnaval como acontecia no passado. 3. Deixamos de ser quintal do visinho e amigo município de Campos, respeitamos nossos irmãos campistas, mas também exigimos respeito, pois estamos em igualdade de condições. Estamos discutindo com aquele governo o melhor trajeto rodoviário para ligar, pelo litoral ou não, os balneários do Açu e Farol de São Tomé. 4. Estamos também discutindo juntamente, e em condições de igualdade com Campos e outros municípios da região, com a ANTT, Autopista Fluminense, e Secretaria de Estado de Transportes a duplicação imediata da BR 101, assim como o seu traçado no entorno de Campos, para que a mesma fique mais próxima de São João da Barra. 5. Gestões estão sendo realizada junto ao governo federal, com o objetivo de incluir no PAC a ponte que liga o nosso município a São Francisco do Itabapoana. 6. Esta em andamento, gestões junto ao Ministério do Trabalho, visando implantar na sede do município, com recursos do FAT, instituição de ensino profissionalizante e capacitação, para atender a exigência do mercado. 7. Ações compensatórias vêm sendo cobradas, e atendidas pelo Grupo do mega empresário Eike Batista, como forma de cobrir os danos ambientais causados ao município. Realmente professor, não tomei conhecimento de nenhuma ação visando o turismo de negócios, mas isto não nos credencia a sermos pessimistas ao ponto de pensar que o bônus do nosso complexo logístico do Açu será absolvido por nossa querida Campos. Francisco Barros (formação em odontologia e ciências políticas)".

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que já tem uma companhia da policia, já é alguma coisa. Mais será necessário um batalhão, uma delegacia que tenha delegado.

Existe projeto para instituição de ensino? A obra já iniciou já faz tempo. Ensino qndo o porto estiver pronto o número de emprego diminuirá, não acha?

Pode-se dizer:

"Um mega investimento onde não se tem estrutura".

"Um município que tem vários projetos, e praticamente nada ainda é feito".

Se estiver buscando parcerias e incentivos do governo estadual para infra-estrutura de uma escola, acho que deveria ver os gastos com carnaval. Ou o turismo é mais importante.

A instituíção de ensino são para os filhos dos engenheiros para cobrir o acordo firmado com o Srº Eike Batista ou para qualificação da mão-de-obra?

Realmente não sei.