65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, março 26, 2009
A volta do golpe do seqüestro pelo celular
Voltou com intensidade em Campos, a onda de bandidos usando, o já velho golpe, do anúncio do seqüestro-relâmpago sobre familiares. Nesta última segunda-feira, o próprio blogueiro foi anunciado para um familiar como seqüestrado. Hoje o médico Flávio Mussa Tavares manda para o blog uma observação que confirma a alta incidência do problema em Campos com algumas dicas:
“Caro Roberto,
Uma boa dica para o seu blog.
Uma cliente minha recebeu um telefonema a cobrar para o seu fixo anunciando um sequestro-relâmpago, com uma voz ao fundo de uma menina a gritar por socorro. Na angústia do momento, a mulher que tem realmente uma filha e que no período diurno estuda em dois turnos, cumpriu as determinações do suposto sequestrador. A lógica é certa. Pessoas tem filhos, filhos estudam geralmente de dia. Na escola, não atendem celulares, muito menos em festas. É difícil tentar comunicar-se com o filho nesta hora para confirmar a veracidade do sequestro. A mãe foi a uma agência lotérica e fez o depósito de R$500 e mais compra de cartões telefônicos. Nesse período ela era contactada a cada minuto pelo bandido para monitorar seus passos. A ordem era rasgar o comprovante de depósito e jogá-lo no vaso sanitário, permitindo o bandido ao celular, escutar o ruído do rasgar e da descarga. Mas essa parte do acordo ela não cumpriu. Rasgou outro papel e deu a descarga sem jogar o comprovante. Fez a ocorrência e de posso do BO, foi a Caixa Econômica e conseguiu o estorno do seu dinheiro e o bloqueio da conta do bandido. A essa altura sua filha já estava em casa e ela já sabia que havia sido enganada. Portanto, eis as dicas:
1- Não atender chamada a cobrar, em celular ou fixo, a não ser com uma senha de toques combinada família a família.
2- Não atender número restrito em hipótese alguma.
3- Se fizer um depósito , não rasgá-lo e nem jogá-lo no vaso sanitário, simulando os sons.
4- Fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia
5- Ir ao Banco e solicitar o estorno da quantia enviada e denunciar a fraude para que o banco bloqueie a conta do salafrário.
Abraço”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Mesmo sabendo muitas pessoas ainda caem nesse golpe. O pior de tudo é o alto risco da pessoa que atender passar mal e até acabar morrendo...
É muita maldade rondando a cabeça do ser humano. Que prazer pode ter um indivíduo levando o desespero a outro, assim, sem mais nem menos? Roubar? Causar pânico nas famílias? É muito triste a canalização do mal que, com certeza, mais hoje, mais amanhã se voltará ao autor da façanha. Precisamos estar atentos nesse mundo pouco provável de recuperação.
olá , sofri o golpe ontem , mas o mais estranho é que ligaram me procurando pelo nome e sabiam que eu tinha dois filhos , será que os bandidos agora andam pesquisando cadastros por ai? Estou assustada!!
deveria ter me atentado ao topico antes, mas agora... quem puder le-lo, melhor.
A respeito do anonimo preocupado com a forma que os "sequestradores" sabiam de sua familia, a Tv Record exibiu algum tempo atras no Domingo Espetacular matéria a respeito do assunto e alertou aos telespectadores sobre o uso do Orkut e similares site sde relacionamento.
Nao sao so presidiarios que cometem esse crime, como muitos pensam. PEssoas ate proximas das vitimas passam a informaçao aos bandidos. E uma das formas mais eficientes que eles tem de obter as informaçoes é atraves dos albuns de fotos do orkut.
Muitas pessoas escrevem, identificam as pessoas nas fotos, exibem varias imagens (algumas dentro de casa) e isso tudo é utilizado pela bandidagem para convencer a vitima: "estou com seu filho FULANO. Olha que cabelinho loirinho que ele tem... e estou com o irmaozinho tbm, BELTRANO..."
Portanto, quem usa orkut é conveniente que bloqueie seu album a visitantes externos de sua lista de amigos e evitar tbm expor demais sua familia assim.
tentarão aplicar em mim,meo filho estava comigo,emtaõ simulei a cituação edescobrir que o primeiro numero da conta é falsso,tipo assim para testar se vc não estar emrrolando,percebi isto prq ele perguntou qual o nome que tinha aparecido na tela do banco,então entrei na dele edisse ta me tirando,foi quando ele deo onumero correto,eassim conssigui o numero da conta q deo inicio as invertigações.
Postar um comentário