quinta-feira, abril 30, 2009

Sítio arqueológico na praia de Manguinhos, SFI

Veja o release encaminhado pela Ascom da PMSFI:
Iphan reconhece sítio arqueológico em São Francisco” “A descoberta de uma grande quantidade de ossada humana, na praia de Manguinhos, no litoral sanfranciscano, depois das últimas ressacas do mar, vem despertando a atenção de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esta semana duas arqueólogas do Instituto visitaram o local. Depois de analisar o material encontrado, o acervo foi registrado no órgão sendo reconhecido como sítio arqueológico.
Após análises preliminares, há fortes indícios de que as ossadas podem ser de escravos já que dados históricos indicam que a costa sanfranciscana foi uma região de grande importância no comércio de escravos no período colonial. Segundo a secretária de Educação, Dayse Tavares, assim que as novas ossadas foram encontradas sua secretaria acionou o prefeito Beto Azevedo. “O prefeito assim que soube nos pediu que buscasse o Iphan para que fizesse o estudo do material encontrado”, informou Dayse.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura da prefeitura, Maenilse Gonçalves da Silva, as técnicas do Iphan ficaram surpresas com a quantidade de ossos. “As arqueólogas ficaram impressionadas. Quanto mais retirávamos a areia, mais ossos apareciam. Agora com esse registro em mãos, podemos buscar parcerias com empresas e faculdades para conservar os achados e criar um museu”, informou Maenilse. Histórico A primeira ossada encontrada na praia de Manguinhos ocorreu na década de 70. Em 2003, depois de uma forte ressaca, vários outros esqueletos foram descobertos. Na época um outro instituto avaliou o acervo, mas não houve respostas quanto ao material analisado. Agora, segundo a diretora do Departamento de Cultura, está sendo feito um trabalho no sentido de conscientizar a população para não mexer na ossada já que a maior parte do material permanece no local. Para ajudar no trabalho de conservação, a diretora pediu ajuda à guarda municipal para fazer uma ronda no local e evitar que as pessoas mexam no acervo. “Agora vamos demarcar o local e tentar descobrir a origem desses ossos”, informou Maenilse”.

Pandemia da ignorância

"Muitas pessoas se perguntam hoje: o que há com o tempo? Por que será que o dia nos foge como água entre os dedos e não conseguimos realizar boa parte de nossos planos? Estamos com isso permitindo o avanço gradual e sistemático da ansiedade, do estresse e da incompreensão? Existem teses mirabolantes tentando tratar do tema, algumas até se reportam a um fenômeno denominado “Ressonância Schumann”, que teria como eixos centrais: a Ionosfera, a superfície da Terra, a Biosfera, a degradação ambiental e o movimento de rotação do planeta. Entretanto, tal assunto eu não irei abordar aqui. Se você ficar curioso, tente uma breve pesquisa no “google”, você irá gostar, acredite! O que me chama mais atenção hoje, na verdade, é o avanço desmedido da ignorância associada à velocidade da informação! Não aquela do ignorante porque é abrutalhado, traçado para lutas medievais – esta também avança –. Mas aquela que vem se ampliando e transformando, velozmente, as nossas crianças e jovens, em seres alienados e que ignoram absolutamente a realidade terrena da humanidade e a dimensão espaço / tempo da Terra". Os parágrafos acima são de mais um artigo do advogado, ecologista, articulista deste blog e também blogueiro, Luiz Felipe Muniz. Usando de uma das muitas crises mundiais que vivemos, Muniz propõe uma interessante reflexão que vale ser lida. O artigo na íntegra acaba de ser postado na seção ao lado "Articulstas do blog" e pode ser lido clicando aqui.

2 milhões de acessos!

Para ser mais exato o blog alcançou 2.005.000 acessos nestes 4 e oito meses de funcionamento. O blog levou 4 anos e 2 meses para alcançar a marca de 1 milhão de acessos e apenas 6 meses para dobrar este número. A marca foi alcançada pela soma do contador localizado logo abaixo da foto do blogueiro, dos acessos diretos ao blog (1.150.830) somado ao outro contador colocado na última linha das seções do lado esquerdo que registra os acessos via o link do site do provedor Acesso Total (854.142). Neste período foram escritas 7.919 notas. O blog agradece a todos colaboradores, leitores e comentaristas pelo apoio para viabilização deste espaço, que em meio às atividades profissionais do blogueiro, tenta produzir ou repercutir informações, gerar opiniões e promover um debate qualificado. Valeu. Sigamos em frente!

Emir Sader no Sindipetro-NF, hoje, em Macaé

O sociólogo e cientista político Emir Simão Sader fará palestra hoje acontece às 18 horas, no Teatro do Sindipetro, que fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro. O evento é parte da comemoração pelo Dia do Trabalhador. O tema será “O trabalhador e a crise”. “Emir Simão Sader é graduado em Filosofia pela USP, mestre em filosofia política e doutor em ciência política por essa mesma instituição. Nessa mesma universidade, trabalhou ainda como professor, inicialmente de filosofia e posteriormente de ciência política. Trabalhou também como pesquisador do Centro de Estudos Sócio Econômicos da Universidade do Chile e foi professor de Política na Unicamp. Atualmente, é professor aposentado da Universidade de São Paulo e dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor de sociologia. É autor de "A Vingança da História", entre outros livros”. “Pensador de orientação marxista, Sader colabora com publicações nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial do periódico inglês New LeftReview. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS,1997-1999) e é um dos organizadores do Fórum Social Mundial e tem vínculos estreitos com o Partido dos Trabalhadores”.

Nova estatal para o pré-sal

O Jornal do Commercio na edição desta quinta, traz a informação de que é muito provável este anúncio, pelo presidente Lula, na solenidade desta sexta-feira, 1° de Maio, no Rio de Janeiro: "Lula pode anunciar amanhã estatal para o pré-sal" "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode anunciar amanhã, no Rio de Janeiro, a criação de uma nova estatal do petróleo para explorar o óleo da camada do pré-sal. O projeto do novo marco regulatório com as regras para a exploração nas áreas do pré-sal ainda não está concluído, mas um interlocutor de Lula no Planalto informa que, em linhas gerais, a ideia é criar uma autarquia do governo federal, nos mesmos moldes do atual modelo norueguês, que prevê a sociedade com investidores para desenvolvimento de áreas exploratórias. O Planalto pretendia fazer o anúncio na plataforma da Petrobras no Campo de Tupi (Bacia de Santos), mas o presidente não vai mais à plataforma. Lula deverá dar a notícia em uma cerimônia no Rio".

Dom Américo no close de Hugo Prates

Não é fácil manter sucesso numa terra em que a inveja cega os medíocres de talento. Parabéns!

quarta-feira, abril 29, 2009

A gripe e a crise do porquinho no traço do chargista

Do J. Bosco do A Charge On Line.

Morro do Coco também na Rede Blog

O Ciro Mendes é quem pede para avisar:
"Olá professor Roberto! Gostaria de contar com sua colaboração na divulgação do Blog Morro do Coco, que entrou no ar ontem. Ajude-nos, se possível.morrodococo.blogspot.com.
Muito obrigado".
Com isso a região norte do município de Campos vai marcando posição com o blog do Lenilson Werneck em Santo Eduardo e Paulo Rocha em Santa Maria e agora também Morro do Coco.

IFF uma instituição plural, dinâmica e parceira

Parcerias e eventos que não param. Cursos para angolanos. Seminário de debate sobre o Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) profissionalizante. Campeonato de Robótica. Encontro Mundial de Astronomia e Astronáutica. Encontro Regional de Design Gráfico. Lançamento da programação do 6º Seminário Intermunicipal de Educação. Baile da saudade com ex-alunos. Posse de diretoria da FEUC com Gabriel, o Pensador, etc. Tudo isso em menos de duas semanas e em meio a feriados... A diversidade e a relação de parcerias do Cefet com diversas instituições da comunidade mostram a pujança do IFF, que mesmo em meio a um debate político caloroso, não pára de gerir ações que complementam o ensino desenvolvido nos diferentes níveis que vai da alfabetização de adultos, passa pelo ensino médio, técnico e graduação indo até a pós-graduação com mestrado em engenharia. Bom para Campos e toda a região. Sigamos em frente!

terça-feira, abril 28, 2009

Platéia do papo com Gabriel, o pensador

Atualizado às 23: 52: Um bom papo o do Gabriel Pensador. Ele foge dos tradicionais discursos, mas passa uma mensagem altamente ideologizada e ideologizante. Manifesta-se contra a opressão, o racismo e a desigualdade social. Defende a oferta de oportunidades amplas para a juventude. Com a sua poesia sob a forma de rap estimula a juventude a ir em frente, tecendo sonhos e batalhando por um mundo melhor.

Um bom começo para que a Federação ds Universitários de Campos (Feuc) que tomou posse no evento realizado no auditório Cristina Bastos do IFF (Ex-Cefet) enfrente os desafios de representar um universo de cerca de 30 mil universitários.

Gabriel no IFF-2

Gabriel, pensador na posse da Feuc no IFF

Impressionante a lucidez do Candido Mendes

Uma entrevista de excelente qualidade acaba de ser dada pelo professor Candido Mendes no programa Roda Viva da TV Cultura com retransmissão da TV Brasil. Impressionante a lucidez, atualização e vitalidade deste jovem de 80 anos. Candido Mendes falou com propriedade sobre política, economia, inclusão social, defendeu ações do governo, reclamou das brigas entre PT e PSDB - a sua opção partidária até há algum tempo - e ainda se referiu aos estudantes. Reclamou que estes “abandonaram a idea de mudar o mundo e querem ganhar dinheiro. O protesto não está mais nos estudantes sim nos movimentos sociais”. Ainda sobre os estudantes disse que “hoje a graduação é apenas a iniciação de uma carreira que começa depois da pós. Os que não têm recursos podem hoje se profissionalizar e depois ir para a universidade”. Candido Mendes se referiu ainda às novas formas de comunicação e defendeu a difusão da cultura pelos meios de massa pela TV ou Internet. Uma entrevista lúcida, clara com posições e opiniões fundamentadas, mostrando o papel de uma boa TV pública.

segunda-feira, abril 27, 2009

Medo da gripe suína é cada vez maior

O outro lado da informação online é esta. Quando se trata de doença e risco de vida, o pavor corre mais rápido que a informação de qualidade. Os médicos ainda estão lendo sobre as consequências da gripe para responderem seus entrevistadores. Os aeroportos internacionais já tiveram uma redução drástica no número de viagens. Se não houver uma notícia nova e tranqulizadora sobre a limitação dos riscos de contaminação do vírus da gripe suína, as consequências econômicas serão imensas para uma economia mundial já combalida pela crise hipotecária americana. Agora cá para nós, quem pode confiar numa máscarazinha daquelas que estão sendo distribuídas no México, EUA, etc.?

A Questão da Malandragem é tema da Noite do Vinil na próxima quarta

O Wellington Cordeiro manda avisar que o tema da próxima Noite do Vinil que acontece toda quarta-feira, às 22 horas, na Taberna Dom Tutti, na rua das Palmeiras, 13 é a "Questão da Malandragem" sob a ótica de dois malandros: Noel Rosa e Wilson Batista. No release Wellington esquenta o tema para o evento cultural que vai ganhando tradição na cidade: “O malandro é o cara esperto, aquele que se dá bem na vida, sem precisar trabalhar dia e noite. O mané é aquele que não aproveita a vida, têm que trabalhar e, mesmo assim, vive sempre na penúria. O Zé-mané e o caxias pertencem ao universo da ordem, do trabalho. De outro lado, o malandro está inserido no universo da desordem, talvez por isso esteja tão perto da marginalidade. O trabalho versus a malandragem. A honestidade versus a desobediência à ordem. O trabalhador bondoso versus o malandro malvado. O maniqueísmo tomou conta deste período. O bem representava o universo da ordem, do trabalho, todo aquele que nele está pertence ao bem. O mal representava tudo aquilo que não fizesse parte deste universo. O mal devia ser combatido. Quem será que venceu esta guerra?”

A disputa no STF no traço do Aroeira

Do site A Charge On Line.

domingo, abril 26, 2009

O IFF está acima de todos nós!

Por insistência de alguns acabei de ler a matéria da Folha da Manhã sobre debates internos do IFF (ex-Cefet) feita com o professor Luiz Augusto, ex-diretor e atual membro da equipe de gestão da Setec/Mec. Até para leigos e gente de fora da instituição é perceptível, a clara tentativa do entrevistador em falar e direcionar as respostas do entrevistado. O assunto principal da entrevista é simplório. Assim que a transição institucional se concretizar com a composição do Conselho Superior, a elaboração de um novo estatudo e um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a escolha pelo processo direto do diretor co Campus Campos-Centro e o de Macaé serão efetivados segundo desejo de todos. Pessoalmente estou à vontade para defender tal posição, mesmo estando muito mais preocupado com a montagem de um modelo de gestão que dê conta dos grandes desafios da ampliação de responsabilidades e de abrangência territorial com a transformação de Cefet em IFF. Quem definiu que o processo de escolha do diretor do campus Macaé seria feita por escolha direta daquela comunidade, em 2004, quando não havia nenhuma exigência legal, fui eu, ainda nos primeiros meses do exercício do mandato de diretor-geral da instituição, iniciado em julho de 1994 e encerrado em janeiro de 2000. Também, na condição de diretor-geral, coordenando uma equipe valorosa de companheiros, conseguimos dobrar as intenções de FHC e o ministro Paulo Renato, de estadualizar as então Escolas Técnicas Federais e levá-las à condição de Cefet. Como tal, coordenei a transição de ETFC em Cefet, e em tempo recorde de nove meses - e assim o Cefet Campos foi o primeiro no Brasil - a realizar eleições para a sucessão para a qual foi eleito o entrevistado, o então diretor de Ensino, professor Luiz Augusto. Portanto, não há porque ter intrigas e nem disse-me-disse com relação aos processos democráticos desta centenária instituição. O que há na verdade é um desejo legal, compreensível, mas desmedido e açodado, a meu juízo, de poder do professor Jeferson. O lançamento de meu nome para candidato a prefeito no longíquo 2012 pelo entrevistador, não passa de rusgas, movidas por incômodos gerados pelos debates promovidos por este blog, que tanto o aborrece. Os leitores assíduos deste espaço sabem do que está aqui se falando e não terão dificuldades de enxergar na referida entrevista, uma infeliz resposta ao incômodo que este blog e toda a Rede Blog dão aos questinamentos da falta de qualidade da imprensa na região. Agradeço o lançamento do meu nome, sei que o entrevistador tem outras preferências eleitorais, já manifestadas em seu matutino, mas descarto as acusações de tentativa de uso do IFF para este fim. Os leitores do blog e aqueles que me acompanham de perto, assim como a reitora do IFF, professora Cibele Daher, quando me fez o convite e a solicitação, na condição de ex-diretor geral daquela instituição, de prestar minha colaboração nesta transição e implantação do IFF sabem que eu jamais aceitaria, se tivesse pretensões políticas partidárias, no horizonte citado pelo entrevistador. Aliás, eu já havia manifestado de forma clara e objetiva, neste espaço, em postagem do dia 9 de abril, que este blogueiro não é candidato a nenhum cargo nas próximas eleições. Na oportunidade disse ainda: "por uma série de razões, o blogueiro tem estado mais interessado, como é possível ver aqui neste espaço, no estudo, no debate e na formulação de análises e propostas sobre políticas públicas para a nossa região. Nesta linha, o blogueiro hoje se mostra empolgado e mais fortemente interessado com a possibilidade de contribuir e colaborar com a formação de novos quadros para a gestão pública em diferentes níveis e estruturas". Sendo assim, o blogueiro reafirma sua posição de dar apoio incondicional à reitora do IFF, professora Cibele Daher Botelho Monteiro, nos seus excelentes propósitos de ampliar com qualidade, os já excelentes serviços prestados pela ETFC-Cefet-IFF à nossa região. Eu corroboro do seu entendimento e de toda a sua equipe de direção, de que o IFF está acima de nós todos e, como tal, deve estar muito para além, de questiúnculas, mais ligadas a interesses individualistas, do que a propósitos de elaborar, implantar e gerir políticas públicas que continuem a criar formas de incluir socialmente, partes exclusas da nossa população e, ao mesmo tempo, ousar, ser um agente do desenvolvimento social e econômico dasregiões, onde o IFF tem campus implantados. Foi nesta linha e com estes propósitos que eu com muito orgulho dirigi esta instuição, coordenei uma brilhante equipe que depois ajudou a eleger o professor Luiz Augusto à minha sucessão e agora vejo, a nossa reitora, professora Ciebele Daher dar continuidade, enfrentando com galhardia, disposição e coragem, os desafios e responsabilidades que são muito mais amplos do que de antes. Neste processo, tenho buscado assumir com humildade e interesse redobrado, sob a liderança da nossa reitora, estes desafios de tornar o centenário IFF, ainda maior, naquela que é a sua grande vocação de ser uma instiuição vocacionada a criar Oportunidades em detrimento dos oportunistas de plantão. IFF: sigamos em frente! PS.: Atualização às 01:16 de 28-04: Correção de concordância verbal no sétimo parágrafo.

A nova geografia urbana de Campos

São perceptíveis as mudanças. A maioria indesejável, mas real. A verticalização e o adensamento da região da Pelinca que não pára, já foi aqui levantada em fotos, textos e vídeos continua de forma desenfreada.
O corredor comercial como previsto, nas ruas Voluntários da Pátria e Manoel Teodoro, entre os shoppings da Pelinca e o da avenida 28 de março, está em plena expansão e ganhará destaque, quando da conclusão do prédio de salas com 17 andares que está sendo construído usando seis terrenos com entrada pelas duas ruas. O número de demolições de casas ocorre na média de mais de uma por semana. A foto ao lado é de uma área, onde até há alguns dias, funcionava um antigo posto de gasolina que foi demolido e que dará lugar a um novo investimeto que o blog ainda não sabe, mas seus leitores logo, logo informarão.
PS.: Atualizado às 13:32: Corrigido por observação e comentário de um leitor, um erro grave de concordância logo no primeiro período da nota.

Baile ex-alunos do IFF (Cefet)-2

sábado, abril 25, 2009

Baile dos ex-alunos IFF(Cefet) - ao vivo

Empresa petrolífera de Eike Batista já apresentou estudos e relatórios de impactos ambientais na Bacia de Campos

A informação é do ambientalista e blogueiro sanjoanense André Pinto aqui em seu blog: OGX já trabalha com EIA – RIMA sobre atividades petrolíferas na Bacia de Campos” “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra recebeu recentemente um CD ROM / DVD com estudos de EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) das atividades futuras de prospecção e perfuração de poços de petróleo na Bacia de Campos, por parte da OGX, mais uma empresa do grupo "X", de Eike Batista que movimenta a construção do Porto do Açu em São João da Barra. No ano passado a OGX conseguiu bater o recorde de aquisição em leilão de blocos a serem explorados na região da bacia de Campos. Chegou a derrotar a própria Petrobrás em número de blocos adquiridos. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem um prazo de 40 dias para fazer observações de praxe bem como solicitar ao empreendedor algum projeto específico para nossa região. É bem provável que o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através de seu presidente, Marcos Sá, solicite aos empreendedores uma Audiência Pública para nosso município, para maiores esclarecimentos e aproximações”.

Doença vira novo ingrediente na política nacional

O linfoma detectado de forma precoce e extirpado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff passa a ser, agora, a partir de seu anúncio, em rede nacional de televisão, o novo ingrediente da disputa presidencial de 2010. Médicos da ministra disseram que o tumor de 2 cm foi retirado há algumas semanas e a quimioterapia de quatro meses, a que ela será submetida, não a afastará do trabalho.

Costeando o alambrado

A frase cunhada pelo Brizola e muito conhecida no mundo da política serve para explicar a nota "Pelo amor dos tucanos" bem sacada do professor, Fabio Siqueira, aqui em seu blog.

Teatro em São João da Barra

O Silvano Motta é quem pede para avisar:
As galinhas de Frô Alegre"
"Numa cidadezinha de interior chamada Frô Alegre, vivem Ritinha (Jéssica Neves), Marta (Ana Carolina Berto), Jacinto (Renê Belmiro) e Dona Odete (Silvano Motta). O maior sonho de Jacinto, Marta e Ritinha é o estrelato no cinema, mas Dona Odete, avó de Ritinha não gosta nem de ouvir falar que sua neta quer ser atriz de Hollywood. Em meio a fofocas, boatos e especulações, chega á cidade Luiz Cláudio que todos têm certeza absoluta que é diretor de cinema e como se não bastasse, as galinhas Princesa e Belezura desaparecem misteriosamente. Muitos segredos serão revelados nessa divertida história escrita por Ana Carolina Berto e dirigida por Saullo de Oliveira".
Cine Teatro São João
Rua Glayds Teixeira, 233 – Centro - São João da Barra – RJ - Tel.:2741-4161
Temporada preço popular: R$5,00; 25/04 - 20:30; 26/04 - 17 h e 20:30.
Mais detalhes da peça aqui neste blog.

Produção em alta enquanto royalties estão em queda

A redução do preço do barril do petróleo no mercado internacional, para um valor em torno dos US$ 50, explica porque o aumento da produção em mais de 10%, atingindo o recorde de 1,992 milhão de barris, não segura a receita dos royalties para estados e municípios que caíram, na quota mensal a valores próximos de 50% em relação aos repasses anteriores.

Uma pausa para relaxar: notícias do Celso

- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. Queria saber se certa pessoa está melhor ou piorou... - Qual é o nome do paciente? - Chama-se Celso e está no quarto 302. - Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem... - Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja? - Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor! - Um minuto, vou localizar o médico de plantão. - Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar? - Olá, doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302. - Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente... Um instante só! Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias. - Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria! - Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!? - Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai desta merda de quarto e ninguém me diz porra nenhuma. Eu só queria saber como estou...

sexta-feira, abril 24, 2009

Cine Jornalismo AIC

O jornalista Vitor Menezes é quem manda avisar: "Caros colegas Neste sábado, 25, às 16h, está de volta o projeto Cine Jornalismo AIC, promovido pela a Associação de Imprensa Campista (AIC). A sessão será com o filme Cidadão Kane (EUA, 1941), com comentários do jornalista Ricardo André Vasconcellos. O Cine Jornalismo AIC faz exibições de filmes sobre jornalismo, com a presença de jornalistas para estimular um bate-papo sobre a profissão, todo último sábado do mês, sempre às 16h, na sede da Associação (Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, Centro). Espero vê-los por lá! Abraços Vitor Menezes" Próximas sessões: 30 de Maio Todos os Homens do Presidente (EUA,1976) Comentador: Orávio de Campos ; 27 de Junho O Jornal (EUA, 1994) Comentador: Álvaro Marcos; 25 de Julho O Informante (EUA, 1999) Comentador: Vitor Menezes; 29 de Agosto Mera Coincidência (EUA, 1997) Comentador: João Ventura; 26 de Setembro Sob Fogo Cerrado (EUA, 1983) Comentador: Felipe Sáles; 31 de Outubro Em Defesa da Verdade (Inglaterra, 1985) Comentador: Cássio Peixoto ; 28 de Novembro Capote (EUA, 2005) Comentador: Gerson Dudus

Moradora de Rio das Ostras também reclama

O blog não sabe se repercute por lá, de qualquer forma, o blog não vai deixar de postar o texto que recebeu por e-mail: “Prezados Colegas, Quando se falam em Rio das Ostras em outras cidades e Estados, todos pensam ser um paraiso, onde tudo são mil maravilhas, lindas praias,.... Não é bem assim, é um dos municipios onde o descaso do poder público com a sua população verdadeira têm sido alarmante. É lindo investir em pontos turísticos onde atraem pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, mas os nossos governantes se esquecem que quem paga os impostos , que vive o ano inteiro sofrendo somos nós moradores. Venho mais uma vez solicitar, uma ajuda, sou uma moradora que tenho vergonha de receber visitas de parentes e amigos na minha residência, pois para chegar na minha casa as pessoas tem que participar de um verdadero Hali, pois estamos isolados e abandonados. Faz anos que estamos sofrendo, convivendo, ano após ano, governo após governo, com o descaso e abandono do poder público com o nosso bairro ENSEADA DAS GAIVÓTAS. E olhem que não é um bairro de classe baixa pois se fosse imginen! Após qualquer chuva, não precisa ser um temporal, ficamos sem poder entrar e sair de nossas casas, pois nossas ruas ficam intransitáveis. Enumero os benefícios realizados em pról de nosssa população com os impostos arrecadados : 1- Não temos água encanada, em compensação temos muitas ruas alagadas que já estão com água acumulada podre, gerando mal cheiro e muitos mosquitos. - Onde está a água encanada? Aterrar os buracos que são muitos é uma coisa rápida que não duraria nem um final de semana. 2- As ruas do bairro estão destruidas, não se passa uma máquina aqui desde novembro, quanto mais o sonho de ter um calçamento digno como outros bairros possuem. - Uma máquina para aplanar e nivelar as ruas do nosso bairro. 3- Os postes estão se luz, gerando um clima de medo e inseguraça aos moradores do bairro. - Colocar luz nos postes (só perto da minha casa são 13 sem lâmpadas) Por favor gente, não sei a quem solicitar mais uma ajuda. Sei que a cidade está crescendo, obras estão sendo feitas, acredito nas pessoas que fazem parte deste governo, mas pelo menos um pouco de respeito e condições dignas para que nós possamos exercer o nosso direito de ir e vir pois nem isso estamos podendo. Por favor amigos nos ajudem. Elaine Bomtielli Bomves Assistente Social Moradora do bairro Enseada das Gaivotas".

Cartas do Front

Há muito me incomoda a seção cartas de O Globo, o tipo de gente que circunda aquela página com anuência e privilégio do jornal e, por conseqüência, cumplicidade de interesses no que se refere ao teor das mensagens é nauseante. Todos os dias nos reservam um brinde de simploriedade, desonestidade e pré-conceitos implícitos e ou explícitos, mas tudo nos limites do razoável jogo democrático.

Hoje, no entanto, a coisa passou do limite. A começar por um momento de divertimento que nos proporciona um leitor ao “opinar” sobre o ocaso (ocaso mesmo) do Supremo Tribunal Federal. O dileto leitor de O Globo tratou de emplastrar fragmento de texto do Reinaldo Azevedo, e em literalidade quase completa nos mostra a acriticidade dos leitores daquele jornalista. Reinaldo, católico de trato absolutamente estúpido e ego enorme, certamente ficará chateado por adaptação feita com erro tão crasso de concordância, e saber que seus leitores também são analfabetos, desonestos e macaqueadores que é como gosta de adjetivar todos que dele divergem.

A segunda é pra guardar o riso e fechar a cara. É para se questionar sobre os interesses de uma publicação que, sob o pretexto da livre expressão, reserva-se o direito de deixar passar uma afronta ao próprio Estado democrático que a assegura. Está em carta canalha da leitora Regina Gouveia em que, ao comentar sobre o escândalo das viagens parlamentares com dinheiro público, implicitamente explicita todo o seu desapego pelas instituições democráticas desse país, sem, no entanto, dar nome ao que julga coerente e justo como saída republicana aos problemas dessa nossa jovem e democracia.

Bom que pudesse nominar também essas entidades autônomas chamadas "civis" e "povo".

Confira o arroubo subliminar da leitora e do alter ego da publicação: “Com os civis no poder, o povo deixou de ter hospitais, escolas. Passou a ser alvo de bala perdida, o Rio de Janeiro virou uma grande favela, a criminalidade aumentou e o tráfico, geometricamente. O que os civis fizeram de bom para o povo? Nada. Apenas enchem diariamente seus bolsos dos impostos pagos pelo povo. Simples assim.”

Plim, Plim!

quinta-feira, abril 23, 2009

Camisinha paraguaia parece vampiro brasileiro!

É inacreditável esta história do presidente paraguaio Fernando Lugo. Dizem que a fila de mulheres reclamando paternidade já chega a quase duas dezenas. Para ser mais exato: dezessete. Talvez fosse bom a Câmara dos Deputados brasileira mandar por “passagem aérea” uma boa camisinha para o muchacho!

Você ainda vai entrar numa fria

Geladeira popular custará R$ 500, e programa de troca sai em até 1 mês. A ideia é substituir aparelhos velhos por modelos que não poluam o meio ambiente”.

Maldade pura!

Este comentário veio de um anônimo e foi postado numa das notas do blog: O novo restaurante da Pelinca - BAVIERA - já foi apelidado de LAVIERA e já tem gente dizendo que parece mais com LAVAJATO!

Uma dica para os moradores próximos aos pedágios da BR-101

A via é a entrada de uma representação (petição com breve exposição de motivos) dos moradores ao Ministério Público Federal, que em Campos fica ao lado da Catedral, na praça São Salvador, no quarto andar, do prédio onde também funcionam, as duas Varas da Justiça Federal no município. Veja a informação publicada hoje no jornal O Globo: Mudança no pedágio na BR-040” “A Justiça determinou que a Concer, concessionária que administra a Rodovia RioJuiz de Fora (BR-040), deixe de cobrar a tarifa dos usuários que morem próximos à praça de pedágio da rodovia. A decisão da 2 aVara Federal de Petrópolis é resultado de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal daquela cidade. Ela beneficia usuários que precisam cruzar diariamente o pedágio”.

quarta-feira, abril 22, 2009

Cabral volta ser cotado para vice da Dilma

O assunto foi tratado pelo sempre bem informado publicitário, Hayle Gadelha, em seu blog. Gadelha traz à tona ainda outras possibilidades. Veja a nota: "Sérgio Cabral volta a ser Vice de Dilma" "Sérgio Cabral (PMDB), grande amigo de Lula, esteve no ano passado altamente cotado para ser o Vice de Dilma. Depois saiu de cena e dedicou-se à reeleição para Governador do Rio. Agora seu nome voltou a entrar na roda, puxado por Tarso Genro e talvez, quem sabe, por Zé Dirceu. Sérgio Cabral já negou, mas isso não quer dizer "não" necessariamente. Se a dobradinha Dilma-Cabral se concretizar, haverá grande reviravolta na chapa governista do Rio. Certamente haverá forte aliança PMDB-PT. Pezão Vice Governador) e Minc (Ministro do Meio Ambiente) - será? Negarão tudo, mas acredito que seria o mais lógico".

Briga do STF

No YouTube o vídeo foi postado com a seguinte afirmação: Ministro Joaquim Barbosa diz o que o povo tem vontade de dizer!

Empastelamento & boicote

Enquanto a Postura Municipal não age, bom seria se que os campistas boicotam-se o show deste Regis Danese, no dia 24 na Pecuária. O blog não sabe de quem se trata, mas isto não vem ao caso. O fato é que o promotor e/ou patrocinador deste artista empastelou diversos muros da cidade, como o da foto ao lado, com o cartaz de promoção do evento. Não é difícil punir seus promotores, porque o show deve ter autorização do município para acontecer e sendo assim, os dados devem estar registrados. Há um tempo que este tipo de emporcalhamento feito com pichações ou colagens, em áreas públicas da cidade, tinha deixado de acontecer.

Fiat projeta o Palio como primeiro carro elétrico do Brasil

A informaçãoe está na edição desta quarta do Jornal do Commercio: "Palio, o primeiro elétrico da Fiat no Brasil" "A Fiat está investindo US$ 15 milhões no desenvolvimento do Palio elétrico, informou o diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis, Carlos Eugênio Fonseca Dutra (foto). O modelo - movido a bateria de sódio - chega a 100 km/h e tem autonomia de 80 quilômetros. Desenvolvido em Betim (MG), o carro poderá ser comercialmente viável em cinco anos. A indústria automobilística tem apostado em carros movidos a eletricidade à medida que aumenta a pressão por veículos menos poluentes e os combustíveis fósseis se tornam mais escassos. O grande obstáculo ainda é o preço mais alto dos componentes".

terça-feira, abril 21, 2009

No mapa: Goytacaz canibal!

Quem envia esta pérola para os leitores é mais uma vez, o Genilson Soares, colecionador de mapas e outros importantes registros históricos de nossa terra: "Caro Roberto, resgatando o assunto dos mapas e para você compartilhar com os seus leitores, envio-lhe imagens de um dos mais antigos e ilustrados das Américas (1562). No detalhe a nossa região é ilustrada com índios praticando o canibalismo. Quem quiser fazer o download em alta resolução (18 Mb) o link é o seguinte: http://memory.loc.gov/gmd/gmd3/g3290/g3290/ct000342.jp2 Grande abraço, Genilson Soares"
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

Acessibilidade & emergência

A nota e a foto foram remetidas pelo professor e assistente social Renato Gonçalves:
"Roberto, estive em Brasília no último dia 12 para participar de uma plenária ampliada do CNAS(Conselho Nac.de Assistência)cujo o tema era o controle social e participação,mas o que reparei em particular no prédio do Congresso Nacional (onde o evento aconteceu) foi o cuidado com os equipamentos de emergência e um equipamento para acesso de deficiêntes auditivos ao telefone público,algo que nunca presenciei em outros prédios públicos. Só não sei se é respeito ao próximo, ou dado ao lugar,amor próprio...
Um abraço,
Renato Gonçalves".

Manifestação do Dr. César Ronald

Diversos e-mails e comentários têm feito referências ao Dr. Cesar Ronald, superintendente de Saúde Coletiva da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Este blog como já havia possibilitado, abre espaço para manifestação e direito de resposta do citado: Senhores leitores: Fui avisado por alguns amigos leitores de “blogues” que estaria sendo alvo de uma série de críticas originadas, aparentemente, em algum departamento da própria Superintendência de Saúde Coletiva referentes a dois itens. O primeiro deles, de que teria contratado minha própria filha e um genro para trabalharem na Secretaria de Saúde. Tenho a esclarecer que minha filha é cirurgiã dentista na Sec. Saúde desde janeiro de 2004 e meu genro é funcionário municipal desde 1992, muito antes, portanto, de que eu ocupasse qualquer cargo de confiança no Governo Municipal. O segundo íten se refere ao atraso no pagamento de alguns funcionários do setor de Programas Especiais da Saúde Coletiva desde o inicio do presente ano. Cumpre-me informar que assumimos uma Secretaria de Saúde completamente sucateada e desorganizada em todos os aspectos administrativos, financeiros e de recursos humanos. Para se ter uma idéia da anarquia reinante existia folhas de pagamento para funcionários estatutários, celetistas concursados, duas folhas de contratados terceirizados por diferentes empresas e, finalmente, uma folha de pagamento denominada de “substituição” que não dizia respeito à substituição de ninguém que estivesse doente, de férias ou de licença maternidade. Era uma folha de substituição de profissionais como fórmula improvisada e ao arrepio da lei para pagar serviços profissionais na maioria das vezes por serviços realmente prestados, mas em diversos casos com absoluta falta de documentação comprobatória da necessidade dessas substituições. Citarei como exemplo dessa “desorganização” que, mesmo fechado judicialmente, o Programa de Saúde da Família nos meses de agosto e setembro pagou aproximadamente meio milhão de reais em... “quentinhas”. Dá para perceber que esses anônimos que hoje criticam tanto o governo Rosinha Garotinho trabalhavam no governo anterior com muito “apetite”. Tudo isso gerou a necessidade do governo “meter o pé no freio” antes que a Prefeitura caminhasse como estava indo para um processo de falência financeira. O poder judiciário sabedor de todas essas irregularidades determinou um corte de funcionários jamais visto na historia do município que teve de demitir por ordem judicial milhares de funcionários, relotar outros milhares de estatutários federais, estaduais e municipais que não se sabia onde atuavam e resumir-se no quadro da Secretaria Municipal de Saúde a 1526 contratados. Nesse contesto era impossível seguir pagando a tudo e a todos sem uma verdadeira auditoria desses procedimentos e sem o estabelecimento de critérios rigorosos e documentados para proceder essas “substituições”. Isso ocasionou, em vários casos atrasos de pagamentos que estão já sendo regularizados principalmente entre as chamadas “substituições”. O que me estranha entre os “anônimos” que tanto criticam nosso governo é que eles não tenham feito isto quando por diversas vezes atrasava o pagamento dos terceirizados nem quando os colegas do PSF ficaram meses sem receber os honorários etc. Em apenas três meses o Governo Rosinha trabalhou e evitou a epidemia de dengue (em 2008 foram 18,500 casos, em 2009 não chegam a 150 casos). Apesar das fortes chuvas conseguiu-se evitar surtos de leptospirose ou hepatite A; Pode-se fazer o cerco e limitar a meningite meningocócida; Hoje os recursos humanos da Secretaria de Saúde estão reorganizados e visíveis. Conseguiu-se contratualizar e já se iniciam os repasses de recursos financeiros municipais aos Hospitais filantrópicos e outros conveniados que encontravam-se, alguns deles, literalmente em estado pré-falimentar e receberão nos próximos dias a importância de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais). Para finalizar, os pagamentos atrasados das “substituições” já estarão sendo liberados nos próximos dias. Quanto aos “anônimos” que me acusaram de proteger familiares, saibam que entre esses pagamentos atrasados encontra-se o da minha própria filha cirurgiã dentista, cuja chefia imediata, na época, não enviou adequadamente todos os documentos necessários para efetivação do pagamento. O critério para um é o critério para todos. Atenciosamente Dr. César Ronald Pereira Gomes Superintendente de Saúde Coletiva da S.M. Saúde da PMCG".

Concessionária da BR-101 comemora ausência de óbitos

Em informe às 17:45, a Assessoria de Comunicação Social da Auto Pista Fluminense, concessionária do trecho da BR-101 entre o Rio e o Espírito Santo informa que: “A Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 (trecho da Ponte Rio - Niterói até a divisa RJ/ES), informa que o fluxo de veículos na pista sentido Niterói continua tranqüilo. Para o motorista que vai em direção à Campos dos Goytacazes, região norte do estado, a situação é a mesma. A concessionária informa também que desde o início da operação Tiradentes, sexta-feira (17/04/09), não foi registrado nenhum acidente com óbito na rodovia BR-101 norte. Neste momento, chove na região de São Gonçalo da Niterói – Manilha”.

Encaixar, o novo neologismo do futebol!

De vez em quando uma palavra ou expressão vira moda entre técnicos, jogadores e até entre os críticos comentaristas esportivos. A mais nova palavrinha mágica é encaixar. É... fulano encaixou o seu jogo... nossa equipe não encaixou o seu jogo... a marcação encaixou... Depois do clássico de domingo Botafogo x Flamengo o técnico alvinegro, Nei Franco, usou e abusou da expressão para explicar erros e acertos do seu time e do adversário, o Flamengo. O interessante é que a palavrinha parece mesmo mágica porque ela serve para fugir de marcações severas de exigentes repórteres esportivos. Hoje em reportagem no jornal O Globo, o jogador rubro-negro, Kleberson, considerado destaque no jogo de domingo (não sei não) usa encaixar prá lá e prá cá tal seu jogo, algumas vezes, assim pouco objetivo. Pensando bem, acho que o blog não encaixou bem sua nota... Explica-se: o blogueiro é de uma época em que, quem encaixava bem ou mal eram apenas os goleiros.

“Nunca escreva em um blog o que você jamais diria a alguém cara a cara”

A regrinha foi citada na coluna Conexão Global, sobre tecnologia e internet, desta terça no jornal O Globo que sugeriu a leitura de dois livros sobre o assunto. Um deles é o “Blogging heroes”, de Michael Banks, que segundo Nelson, entrevistou 30 nomes importantes para a blogosfera. Na coluna ele faz alguns comentários sobre partes do livro: “O Chris Anderson (thelongtail.com) em sua entrevista, não há apenas uma, mas inúmeras blogosferas. A primeira regra, portanto, seria não generalizar sobre esse mundo. O planeta blog significa heterogeneidade, um mercado ilimitado de opinião. Taí o primeiro recado para quem andou dormindo no ponto. E me causou certo alívio ver Anderson afirmar que “blogar é um trabalho em andamento. Todo post poderia ser melhor, e os erros de omissão são piores que os erros de concessão, isto é, coisas sobre as quais não estamos escrevendo, mas que deveríamos. Blogs são desordenadamente imperfeitos e é aí que está sua beleza, porque são desordenadamente autênticos”. Outra boa entrevista foi com a jornalista Mary Jo Foley (blogs.zdnet.com/microsoft/), que cobre a Microsoft desde 1983. Sabe tudo sobre a empresa, e isso tem seu valor. Então, duas dicas de Mary Jo: * Blogar é o futuro do jornalismo: “Para alguém que pensa em seguir a carreira de jornalista, eu sugiro que comece a blogar”. O conforto do anonimato: “Minha maior crítica (...) é que muitos publicadores e comentaristas optam por ser anônimos (...). Levante-se e confie em você mesmo! Isso torna as discussões geradas nos blogs muito mais interessantes”. De fato, a experiência mostra que leitores anônimos não costumam contribuir positivamente para a maior parte das discussões, e apenas fomentam um blablablá inútil, que não engrandece ninguém. O que se diz, em quase todas as entrevistas do livro, é que o blogueiro tem que ter paixão pelo assunto de que está tratando. Enfim, não dá aqui para me alongar mais a respeito de blogs. Eles são, de fato, uma criação importante para o público interneteiro, influenciando diretamente sobre a liberdade de expressão e circulação de ideias. Para quem está chegando agora a esse mundo, até mesmo com intenção de se profissionalizar, talvez valha a pena encarar o livro, que tem muitas frases de efeito. Tipo: “Nunca escreva em um blog o que você jamais diria a alguém cara a cara”, disse o Scott McNulty, do Unofficial Apple Weblog. Bem pensado. Tomara que vire regra”.

segunda-feira, abril 20, 2009

Novamente os salários...

O blog recebeu novas reclamações do Jorge Aberto Lima: "Prezado Professor, Dando continuidade ao assunto enviado no último dia 09/04, aonde postei minha indignação sobre o atraso no pagamento do salário do meu pai, que é médico e presta serviço num dos Programas de Serviços Especiais da Prefeitura, cujo o Superintendente é o Dr. César Ronald, e desde janeiro até a presente data não recebe seu salário. Venho aqui informar-lhe que a situação continua a mesma e até o momento sem nenhuma expectativa. Professor, deu para perceber que o senhor tem algum acesso ao Dr. César Ronald, tanto que colocou a disposição seu blog para que ele pudesse "se defender" caso fosse alguma injúria o que eu estava expondo. Graças a Deus, várias pessoas afirmaram o que estou falando e que também encontram-se na mesma situação de penúria sem receber o que lhe é legalmente devido. Coloco aqui minhas dúvidas, se o Dr. Paulo Hirano e a Prefeita Rosinha estão de acordo com o que está acontecendo. Por isso, peço encarecidamente que o Senhor nos ajude e intervenha de alguma forma junto a esse Senhor para que possamos resolver essa situação que já está ficando catastrófica! Hoje já é 20 de abril e até agora, NADA DE PAGAMENTO! Desde já obrigada e coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais".

domingo, abril 19, 2009

Quissamã fora das questões de mau uso dos royalties

A exemplos de má utilização destasté agora pela análise do TCE-RJ, Quissamã é a única exceção entre os municípios produtores de petróleo, que não foi questionado, em mais uma matéria sobre o assunto, hoje, na reportagem de capa que o jornal O Globo mostra, sobre exemplos de má utilização dos royaties. Todas as demais Campos, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios, São João da Barra e Casimiro de Abreu estão listadas com diferentes exemplos. A matéria também cita casos de mau uso destas receitas nos chamados municípios lmítrofes. Bom que a matéria pudesse se extender sobre esta exceção que a matéria deixa implícita. Se a exceção é verdadeira ela merecer ser realçada até como exemplo. PS.: Clique sobre a imagem para vê-la em tamanho maior.

Cebolinha pode ser mais uma vez campeão gaúcho

A carreira de preparador de goleiros do campista e ex-goleiro do Goytacaz, Jorge Luiz Cebolinha, ganhou destaque quando foi campeão gaúcho pelo Caxias no ano 2000. Na época acabava de ser apresentado ao teinador Tite depois de trabalhar com o técnico Eron ele acabou indicado para o grupo que acompanha Tite. Passou pelo Atlético, MG, Palmeiras, Corinthias, entre outros clubes de destaque no futebol brasileiro. Desde os primeiros dias de janeiro no Internacional, Cebolinha, pode ser campeão invicto pelo mais popular clube gaúcho extamente no ano do centenário do clube. São 20 jogos, com 17 vitórias e três empates. O Colorado marcou 59 gols, quase três por jogo, e levou 13. No meio do caminho, teve três Gre-Nais, com três vitórias, todas por 2 a 1 e também venceu o primeiro turno. A decisão do segundo turno será exatamente contra o Caxias. Sorte para o Cebola! PS.: Atualizado às 19:14: Parabéns ao Cebolinha pelo título gaúcho de futebol como membro da Comissão Técnica na função de treinador de goleiros do Colorado. (corrigido)

sábado, abril 18, 2009

COMUT sem representação da comunidade

A Lei Municipal 8.078 aprovada pela Câmara Municipal estabelecendo o Programa Campos Cidadão e criando o Conselho e o Fundo Municipal de Transportes publicada também hoje no Diário Oficial estabelece em seu Capítulo IV a composição do COMUT com nove membros, sendo sete de poderes públicos, e dois de setores ligados diretamente ao setor, sendo um dos empresários e outro dos rodoviários. Seria desejável, até pelo grande volume de recursos públicos que deverão fluir através do fundo para as empresas concessionárias de transporte coletivo no município, que outras representações da sociedade civil, especialmente de moradores e usuários, no caso a Famac (Federação das Associações de Moradores de Campos) tivessem assento neste conselho. Além dela, talvez o CREA (ou Anfea) e OAB fossem outras instituições com credibilidade para esta função junto à sociedade civil, que junto do membro do legislativo, já presente no Comut, pudesse garantir aquilo que se convencionou chamar de controle social do referido programa. Aos leitores que não estão ligando esta lei à realidade, o referido programa, é o que vai repassar às empresas, a diferença de valores entre R$ 1,00 e o efetivo valor das passagens no município de Campos. As estatísticas de uso por parte do portador de cada cartão, a auditagem direta nos sistemas necessita precisa ter uma transparência, que imagino seja do interesse de todos, inclusive da PMCG e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

Ponto facultativo e isenção de IPTU

O Diário Oficial do município de Campos dos Goytacazes trouxe hoje, a publicação de um decreto estabelecendo ponto facultativo na próxima sexta-feira, 24 de abril e também, a Lei Municipal 8.077 concedendo o benefício de alíquota zero de IPTU, para os imóveis que sofreram avarias com as enchentes do final de 2008.

sexta-feira, abril 17, 2009

Abertura encontro mundial de astronomia no Trianon

Campeonato de robótica no IFF

A chegada do Paraíba na ponta do Pontal em Atafona

PS.: Foto feita na sexta-feira passada.

2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica

"O 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica que será aberto hoje, no Trianon, às 19 horas, prosseguindo até o dia 20, no IFF (CEFET), onde ocorerrão os cursos, palestras e oficinas, será o maior evento já realizado no Brasil nessa área.A afirmação é do físico e astrônomo Marcelo Oliveira Souza, do Clube de Astronomia Louis Cruls que se encontra no Rio, onde foi recepcionar os astronautas e astrônomos estrangeiros que chegaram pela manhã e estarão em Campos nesta sexta-feira, a partir das 7:30h. Às 7:30h um grupo de estrangeiros estará sendo entrevistado na TV Litoral e outro, na UniTV. Às 14 horas, a astronauta iraniana Anousheh Ansari, estrela do encontro (juntamente com Marcos Pontes), vai se encontrar com professores e alunos do Ciep municipalizado do Parque Aurora. Às 15 horas, lá mesmo, será concedida uma entrevista coletiva para toda a imprensa. Às 19 horas, com a presença da prefeita Rosinha Garotinho e de todos os astronautas e astrônomos brasileiros (de vários estados) e estrangeiros (Uruguai, Bolívia, EEUU, Irã, Emirados Árabes Unidos, Índia, Cuba), o Trianon deverá estar lotado para a sessão de abertura do evento, a orquestra sinfônica do Centro Cultura Musical tocando alguns clássicos e os hinos nacional e local e palestra de Anousheh Ansari. Marcos Pontes, o único astronauta brasileiro, está vindo dos EUA e chegará no sábado. Embora anunciado, ele não poderá chegar a tempo para a abertura. Como "garoto propaganda" da Lego, ele virá com o presidente da Lego no Brasil e vai organizar um torneio de robótica, com premiação aos vencedores que acontecerá no IFF. No sábado será lançado um foguete produzido aqui em Campos, em parceria com o o IFF (Cefet), na unidade de Guarus. As crianças também aprenderão a fabricar foguetes com garrafa Peti e água, que sobem até 30 metros. Para a área de educação, haverá cursos e oficinas para professores, na área da astronomia e astrofísica. As inscrições podem ser feitas no CEFET até na hora do evento, no sábado. O 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica é uma realização do Clube de Astronomia em parceria com o IFF (Cefet), Prefeitura de Campos (via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima), CNPq, MEC, ICRA do Brasil e Astrônomos Sem Fronteiras, entidade sediada nos EUA".

quinta-feira, abril 16, 2009

Sobre o seminário ANP/PMCG na Uenf

Uma boa oportunidade para uniformizar e democratizar informações a respeito dos empreendimentos da cadeia produtiva do petróleo e do gás, na Bacia de Campos por parte da ANP e dos municípios produtores de nossa região com apresentação dos projetos privados e públicos previstos em nossa região produtora de petróleo. Não se pode deixar de lamentar a pouca participação de representantes do setor produtivo e de outros segmentos da sociedade civil. A grande presença no seminário foi de gestores do município e estudantes. A iniciativa vai na linha de se institucionalizar as relações entre os poderes locais e as prefeituras da região, que, embora já ocorridos em outros momentos, eles não chegaram a ter uma participação tão significativa dos gestores da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP) como neste seminário. Interessa saber o day-after ou o passo seguinte. Mais que estreitar relações com a agência reguladora do bem mineral, responsável por trazer a maior riqueza para a nossa região, há que se pensar o que fazer desta relação. Temos demandas de qualificação enormes, apesar da presença significativa de instituições com esta capacidade instaladas hoje, não apenas em Campos, mas em diversos municípios da região. A ANP tem e disponibiliza recursos tanto para esta qualificação quanto para o fomento de pesquisas para o setor petróleo e gás. O que poderia ser negociado nesta linha? Além disso, os municípios através da Ompetro, deveriam tomar a dianteira numa pauta propositiva, que saísse da eterna defesa da receita dos royalties, bombardeada a cada momento por questionamentos do mau uso deste volumoso dinheiro. Aí poderia ser gestado após discussões, a implantação de um fundo regional que pudesse contemplar com apoio e recursos os municípios não recebedores de royalties, em valores equivalentes ao que faria o governo estadual, com a sua parcela de receita dos royalties. A iniciativa serviria para mostrar para o plano nacional, uma visão integrada de desenvolvimento de uma região, como o momento já aponta com projetos sendo desenvolvidos nestes municípios petrorentistas. Mais que isso, o fundo poderia servir de equalização e de sustentação dos municípios em momentos de crise como o atual com poupança formada nas boas épocas. O blog sabe que esta não é uma pauta simples, especialmente num momento em que as estas receitas caíram dramaticamente, mas, é uma discussão que ponta para uma direção contrária da defesa de recursos que o país inteiro está de olho. Sem esquecer de que a melhor defesa é o ataque. Sendo assim, há muito que fazer para além do seminário.

Em defesa do diretor Victor Martins da ANP

Em conversa nos bastidores do seminário sobre as acusações contra o diretor, Victor Martins, todos foram unânimes na defesa da suas ações na ANP e de que as decisões da Agência Reguladora são transparentes e públicas, sem possibilidades de serem maculadas. No seminário desta manhã, um participante como público, que se apresentou como membro do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, indagou um dos palestrantes, José Gutman, superintendente de controle das participações governamentais da ANP, a aplicação dos critérios que este acabara de fazer e sobre as acusações contra Victor Martins. Gutman defendeu os critérios garantiu a impossibilidade de elas serem fraudadas até pela auditagem direta do TCU, além da publicidade de todas estas contas via internet. O superintendente da ANP disse ainda que as acusações pessoais contra o diretor Victor Martins seriam respondidas pelo próprio em sua participação já confirmada, na audiência pública na Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados que será realizada na semana que vem.

No seminário da ANP, pingo pode ser letra

Na fala do diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, hoje pela manhã, no Seminário de Petróleo e Bioenergia da Bacia de Campos na Uenf, foi possível ler nas entrelinhas, que ele separa a Bacia de Campos do petróleo descoberto na camada de pré-sal. Pode até se uma paranóia, mas, também pode ser a interpretação de que o petróleo desta camada, que também existe na Bacia de Campos será tratada, em termos de compensações (royalties e participações especiais), de maneira diferente da que vem sendo feita hoje. Esta tese é defendida por alguns técnicos e políticos que consideram a camada de pré-sal um único e extenso reservatório, que assim deveria ter critérios diferentes do que hoje são definidos por lei que considera as paralelas e as ortogonais de cada campo em relação aos territórios dos municípios e estados litorâneos. Bom que se diga ou lembre que a ANP, nada tem a ver com isso, porque ela simplesmente executa as regras de rateio estabelecidas por Lei Federal.

Portos e siderúrgica na região podem aproveitar demandas para exploração de novos campos

A informação é também da diretora da ANP Magda Chambriard.

Diretora da ANP diz que a Bacia de Campos ainda tem muita área a ser explorada

Magda Chambriard, diretora da ANP acaba de falar no seminário na Uenf que há muitas áreas a serem concedidas em licitação para exploração em nosso litoral. Outra boa notícia foi para o município de SFI. Os campos de Catuá e Pirambu vão levar royalties e participações especiais para SFI.

Um campista cruzando a América sobre duas rodas

Quando escreveu em 1872 um de seus principais títulos, Julio Verne por certo não previra que uma volta ao mundo um dia poderia durar alguns poucos dias. A narrativa gostosa de sua ficção realística, hoje ainda mais real porque factível, despertou inúmeras pessoas a realizar proeza igual ou parecida. E se a modernidade confere conforto e facilidade, também cobra o preço de retirar um pouco da vivência que a morosidade daquilo que é antiquado reservava. Então há quem prefira cruzar o globo, parte dele ou apenas uma simples viagem dispensando agências, reservas em hotéis, caminhos e rotas usuais e até meios de transporte convencionais.
Essas situações que merecem registro e quase sempre se materializam em publicações posteriores, hoje, com o advento da modernidade e do fenômeno dos blogs podem ser vividas em conjunto com quem vivencia, no calor do momento, quase em tempo real.
Essa é a aventura em curso protagonizada pelo casal Gustavo Teixeira e Danielle Borges. Gustavo tem 32 anos, nascido e criado em Campos, torcedor do Goytacaz e freqüentador dos carnavais do Batello´s, em Santa Clara, é jornalista, formado pela UERJ, motivo pelo qual deixou a cidade nos idos de 1996. Os desenganos com a profissão o levaram a tentar a vida em solo estadunidense em 2003, onde morava parte de sua família, mas o gosto pela aventura é nato. Em 2006, Gustavo cruzou sozinho, de bicicleta, 5800 quilômetros: de Boston a Califórnia, num total de 45 dias “pedalados”.
Assim, o que causa estranheza e curiosidade para a maioria das pessoas, convencionais e pouco afeitas à adrenalina, certamente já virou rotina para os familiares e amigos, que só têm a guardar a preocupação comum.
Nessa nova empreitada, em conjunto da namorada, Danielle, Gustavo encara o desafio de cruzar a América: saindo de Boston até chegar ao Rio de Janeiro, de moto.
A viagem teve início em 14 de março e tem previsão inicial de 90 dias. Como já publicado pelo Gustavo em seu blog é possível que se estenda por conta de dois fatores: por não terem levado em consideração as paradas constantes necessárias para quem viaja de moto e por, talvez, dependendo das circunstâncias, deixarem de entrar no Brasil quando chegarem à Bolívia e resolvam dar uma esticadinha até a Argentina. Todas as cidades que foram visitadas e a rota seguida pelo casal são marcadas no Google Maps, clique e veja aqui.
Dentre as curiosas histórias vivenciadas e publicadas no blog até agora, está a de um encontro furtivo ocorrido ainda em solo estadunidense. É a do motoqueiro Olen Bishop, 73, que morou em Macaé por 13 anos quando trabalhou pela Petrobrás: “E, para finalizar, o melhor da viagem: no meio do nada no Mississipi, esbarramos com um senhor de 73 anos, montado também numa moto e interessado em saber da nossa viagem. Nada de novo sobre as pessoas que nos perguntam sobre nosso destino durante nossas paradas. Mas, dessa vez, a surpresa foi saber que esse mesmo senhor, praticamente banguela, tinha morado em Macaé por 13 anos quando trabalhava para a Petrobrás. E o mais engraçado foi que, depois de afirmar que o Brasil, definitivamente, era o melhor país que havia conhecido, Olen Bishop, como se chamava, soltou a seguinte pérola: as mulheres no Rio sao tão doces que todos os meus dentes se estragaram!!!! Morremos de dar risada!
Outras histórias, impressões e dicas para quem tenha vontade de realizar viagem parecida, outras fotos magníficas da passagem pelo México e o diário dos 31 dias já passados podem ser acompanhadas diretamente no blog do casal: http://oglobo.globo.com/blogs/viamerica/ .
Estranho ou não, por mais casmurro que seja o sujeito, como o era o personagem ficcional de Verne, viagens despertam desde sempre curiosidade, senão em fazê-las, então de conhecer suas histórias. E não faltarão muitas delas “viamérica”.

Seminário ANP/PMCG na Uenf

Cursos gratuitos sábado na UPEA/IFF

1) Oficina de Astrofotografia - Babak Tafreshi (2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica) - 14:00 às 19:00h – UPEA/IFF : - Fotografia do Céu Noturno - A arte da Astrofotografia de paisagem - Métodos de fotografia com telescópio - Processamento de Astro Imagens 2) Curso sobre alimentação de bovinos (8:00 às 12:00h) 1. Alimentos e alimentação animal; 1.1. Nutrientes; 1.2. Alimentos volumosos e concentrados; 1.3. Mineralização do rebanho; 1.4. Uso de subprodutos; 2.Diferentes tipos raciais e exigências nutricionais; 3.Alimentação de vacas de leite; 3.1. Sistemas extensivos a pasto com suplementação; 3.2. Sistemas intensivos com uso de concentrados; 4.Alimentação de bovinos de corte; 4.1. Sistemas extensivos a pasto com suplementação; 4.2. Confinamento de gado de corte; 5. Formulação de rações para gado de corte e leite; 6. Visita ao confinamento da PESAGRO Campos; *Transporte: Micro-ônibus sairá do Campus Campos Centro (antiga Sede do CEFET Campos) às 7:00h e as 13:30h. * Contato: Professor Vicente de Oliveira: 9981-3925.

Mais reclamações sobre descontos no pagamento dos terceirizados

Por e-mail que o(a) emitente pediu para preservar: "Olá Nobre Professor Roberto. Venho utilizar este espaço, o qual tornou-se um espaço de democracia entre os campistas e um verdadeiro "PORTAL DA TRANSPARÊNCIA" de nossa Cidade, para denunciar o absurdo que a Prefeitura de Campos fez com alguns terceirizados. Nós que fomos recontratados pelo mérito de nosso trabalho e importância para a população, reconhecemos e ficamos felizes pela tal oportunidade, porem, é injusto uma pessoa que assina o contrato com o salário de aproximadamente 1.150,00 Reais, só receber 850,00 reais! 300 Reais de desconto? Fui ate a Administração procurar saber o fundamento dessa diferença de 300 R$ e fui informado que seria desconto de impostos. Nunca vi uma coisa dessa! E pra minha surpresa, ao chegar lá, simplesmente tinha umas 40 pessoas com a mesma reclamação! Algo está errado! Em nome dos Contratados peço explicação à Prefeitura Transparente! Amigo Roberto, agradeço o espaço e peço q nao divulgue o meu email, pois tenho medo de represária! Abraço!"

quarta-feira, abril 15, 2009

Lula "estadista global"

Quem alertou ao blog foi mais uma vez o professor Renato Barreto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi chamado hoje de "estadista global" pelo presidente do Fórum Econômico Mundial da América Latina, Klaus Schwab. No evento Lula afirmou que o governo fará "qualquer coisa" para evitar que o Brasil volte à estagnação das décadas de 80 e 90, e defendeu a distribuição de renda por meio de programas como o Bolsa Família. Lula disse também que a população não pode "esperar o bolo crescer" para ser incluída no progresso do país. "Só tem uma possibilidade de acabar com a miséria do mundo: se a distribuição da renda for concomitante com o enriquecimento do país", afirmou o presidente, citando o Bolsa Família, principal programa de distribuição de renda do país. "Desse modelo não abriremos mão." Lula defendeu ainda que a resposta à crise financeira seja global e que os países evitem cair na armadilha do protecionismo. "O protecionismo é como uma droga, que oferece alívio imediato, mas logo coloca sua vítima numa depressão prolongada.""O Brasil entrou por último na crise e certamente vai sair antes e mais forte. Não desativem seus projetos porque o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem dinheiro para financiar." Lula concluiu dizendo:"Tenho duas alegrias e um tristeza em minha vida. A tristeza é ter perdido muitas eleições no Brasil. Uma das alegrias é que passei 20 anos carregando uma faixa e gritando 'fora FMI' e agora emprestamos para o FMI (Fundo Monetário Internacional). A outra é que passei metade da minha vida dizendo que era preciso construir uma nova ordem econômica mundial e agora ouvi (no G20) gente que eu nunca nem pensei encontrar falando exatamente isso." A matéria é da Agência Reuters e pode ser lida aqui. PS.:Atualizado às 23:24: Enquanto isso O Globo Online dá assim a notícia da participação de Lula no evento: FH rebate declaração de Lula sobre crescimento do Estado” “RIO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu nesta quarta-feira a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Econômico Mundial de que o Estado encolheu no século XX. FH e Lula não se encontraram no fórum. O presidente saiu antes de Fernando Henrique chegar. Lula afirmou que quer um Estado indutor do crescimento e que seu governo "nunca sucumbiu aos dogmas do Estado mínimo" e nem deixou de "adotar ações vigorosas de cunho social e de fomento à produção". Para Fernando Henrique, o Estado não "tem que ser nem mínimo e nem máximo", mas sim competente em suas obrigações de atender aos interesses da população”.

Reclamação de Morro do Coco

Ela é do Sr. Geraldo que informou que o e-mail foi enviado da "Lan House" de Morro do Coco: "Roberto, Venho por esse e-mail pedir a atenção da prefeita e secretarios da prefeitura que ajude o povo do intrerior no caso morro do coco e sta maria,pois nossos filhos naum tem condição de pagar onibus e a prefeitura suspendeu o pagamento dos onibus que levavam os nossos filhos para a escola. Hoje a criminalidade so tem a aumentar e o indice de desemprego casa vez maior,nos queremos dar uma vida melhor para nossos filhos,naum sofrer na vida como a gente sofre acordando todos os dias as 5 da manha para tirar o sustento da nossa familia... Eu preocuro o pessoal de rosinha em morro do coco no caso o ex vereador Evaldo Santana ele naum me dá retorno,Acho facil pra ele pois todo mes o dele ta lá!! Nosso interior é o nordeste Brasileiro... Estamos cansados de sofrer!!!! Atenciosamente, Sr.Geraldo."

Um irmão prende enquanto o outro solta!

A ironia surgiu naturalmente quando o blog recebeu o release da jornalista Michelle Mayrink, da Ascom da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, enviando fotos e texto dando conta de que o diretor de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Cassiano, fez apreensão de pássaros e gaiolas em Campos. A coincidência do sobrenome (confirmada pela jornalista) pouco usual por aqui, fez o blog analisar a contradição que, enquanto um irmão delegado da Polícia Federal, Paulo Cassiano prende acusados de compra de votos, o irmão, gestor da área de Meio Ambiente da Prefeitura toma medidas para devolver a liberdade aos animais silvestres presos indevidamente. Ironias do destino. O pai deve estar orgulhoso destes filhos!? Abaixo o release da Ascom do Meio Ambiente da PMCG: “Uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Grupo de Apoio à Promotoria Pública (GAP) resultou na apreensão de vários animais vítimas de maus tratos e criação irregular em uma residência no bairro do IPS, em Campos, na tarde desta quarta-feira, dia 16. Foram apreendidos pássaros silvestres e exóticos, já encaminhados para laudo no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), além de filhotes de pato, vários pássaros como pombos e periquitos, e cães e gatos.
De acordo com o diretor de Fiscalização da secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Cassiano, alimentos com sinais aparentes de decomposição e misturados às fezes dos próprios animais foram encontrados no local onde eram mantidos. “Nas gaiolas havia até pássaros mortos”, afirmou. Foram apreendidas, ainda, várias gaiolas para transporte de aves, o que, segundo os fiscais do CCZ, é um forte indício de tráfico.
A equipe do CCZ informou que por várias vezes os agentes da Dengue e do setor de roedores foram impedidos pelo morador de entrar na casa para fazer o monitoramento. “Desta vez só conseguimos entrar porque estávamos acompanhados de aparato policial”, destacou o veterinário Flávio Soffiati, coordenador do Setor de Controle de Animais Peçonhentos.
Entre os graves problemas detectados, os fiscais apontam as larvas de mosquito da Dengue encontradas nos depósitos de água dos pássaros nas gaiolas. “Aqui há larvas e pupas, as duas últimas fases do ciclo de vida do mosquito antes chegar à adulta”, explicou, mostrando o depósito coberto por uma água escura. O caso de maus tratos aos animais foi levado ao Ministério Público para apreciação”.

Rosinha: “tem muita gente grande envolvida por isto estão criando este fato político"

Em entrevista por telefone à Rádio Campos Difusora às 13:30, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, repetiu o que já havia dito através de nota: “que durante a campanha aconselhou eleitores a não venderem o seu voto e que por isso ela estaria isenta das acusações que estão sendo apuradas pela Polícia Federal sobre compra de votos no distrito de Vila Nova”. Rosinha disse ainda que “o que está havendo é que em todo o material que estou enviando ao Ministério Público, com provas de desvios das administrações passadas, tem muita gente grande envolvida, por isso estão criando este fato político”. Sobre o Marcos Bacellar, Rosinha disse: “esse vereador está agora fazendo acusações, mas porque ele, que era o presidente do legislativo municipal durante a Operação Telhado de Vidro não fez a parte dele e deixou os desmandos acontecerem?” Ainda sobre as acusações que Bacellar publicada hoje na Folha da Manhã que “Garotinho pagou duzentinho por voto, não cinquentinha” Rosinha disse: “eu liguei para Garotinho e disse que ele tem que processar Bacellar por esta acusação”.

Comerciante faz reclamação

O blog recebeu por e-mail a reclamação do comerciante, João Eugenio Moraes Pessanha, que apesar da coincidência do sobrenome não é meu parente que disse: "BOA TARDE ROBERTO. VENHO POR MEIO DESSE BLOG TÃO RESPEITADO NA CIDADE DE CAMPOS, PROTESTAR COM DESORGANIZAÇÃO DA GUARDA CIVIL, EMUT, IPHAN, CREA... ETC... ESTOU COM MEU COMÉRCIO QUASE DE PORTAS FECHADAS, POIS FORAM FECHAR A RUA BARÃO DE AMAZONAS, HOJE ÀS 7 MANHA PARA DEMOLIR PRÉDIO HISTÓRICO ESTÁ CAINDO. É BRINCADEIRA QUE FAZEM CONOSCO ESSAS ENTIDADES, SEM PLANEJAMENTO NENHUM FECHAM, SEM AVISO A POPULAÇAO, E NÓS COMERCIANTES JÁ ESTAMOS PASSANDO POR DIFICULDADES EM ACHAR OS COMPRADORES IMAGINA COM RUA FECHADA? PQ NÃO FECHARAM DIA DE DOMINGO? NÚMERO DE PESSOAS CIRCULANDO, DE VEÍCULOS, TUDO SERIA MAIS FÁCIL CONCORDA? UMA CIDADE DE 500 MIL HABITANTES HOJE TODA CONGESTIONADA E AINDA VEM TRAZER MAIS TRANSTORNOS? FICA AQUI MINHA INDIGNAÇÃO. ABRS JOAO EUGENIO MORAES PESSANHA SOCIO GERENTE DAYSE AUTOMOVEIS RUA BOA MORTE 32”.

Complexo do Açu no PAC

Depois da entrada do BNDES no investimento da LLX, agora o grupo EBX do empresário Eike Batista quer participação do governo federal também nos seus demais investimentos no Açu. No encontro com o presidente Lula, relatado na reportagem do caderno de economia, na edição de hoje do jornal O Globo, também já se sabe que é praticamente certa a visita de Lula ao empreendimento no início do segundo semestre deste ano.

Até nas igrejas

Os ladrões em Campos não estão dando guarida nem aos templos religiosos. Foi registrado hoje, um roubo realizado durante a madrugada, na Igreja São Benedito, localizada em Goitacazes. No registro foi informado o roubo de um equipamento de som avaliado em R$ 5 mil.

terça-feira, abril 14, 2009

Partido Alto de jogo baixo!

O blogueiro ainda convalesce junto de sua família de uma virose ou infecção bacteriana, mas não quer deixar seus leitores a ver navios, assim, mesmo que rapidamente comentará a questão que aflige aos campistas e alguns leitores-comentaristas sedentos de opinião sobre a ação da PF na Operação Cinquentinha em Campos. O fato em si é lamentável e demonstra cabalmente como tem sido conduzida a disputa política em Campos, especialmente depois da dinheirama dos royalties. Convencem-se alguns e compram-se outros. Ele também aponta que os candidato(a)s avaliam que no convencimento é impossível ganhar uma eleição, da mesma forma, que só comprando os votos também não se chega lá. Quem ousaria duvidar de que este é o entendimento em vigor? É ridícula a alegação da inexpressividade da votação no distrito como fator de descrédito da denúncia, que volto a dizer, praticamente não foi combatida de compra de votos. É como se o roubo só pudesse ser assim tipificado pela quantidade e não pelo ato. Para, além disso, não se pode deixar de registrar que os aliados da prefeita eleita ao não questionarem a evidência dos fatos bastante elucidativos e quase auto-denunciantes, joga o subsecretário preso ontem, à própria sorte. Ouvindo a opinião de advogados mais enfurnados nas leis, pode-se intuir que detalhes jurídicos provavelmente farão que este caso tenha encaminhamento diferente daquele de Carlos Alberto Campista. Porém, o blog duvida que alguém consiga explicar isso para a nossa população. Não posso fechar a nota sem explicar seu título. Muitos já devem ter entendido, mas outros não. Partido Alto é também o título de uma conhecidíssima composição do mestre Chico Buarque de Holanda e a sua primeira parte diz assim: “Diz que deu, diz que Deus, diz que Deus dará, Não vou duvidar, ô nega e se Deus não dá, como é que vai ficar, ô nega? Diz que deu, diz que dá, e se Deus negar, ô nega Eu vou me indignar e chega, Deus dará...” Para aquele(a)s que ainda me lêem aqui, por favor, só peço para não seguir uma outra estrofe do Partido Alto que diz assim: "Jesus cristo ainda me paga, um dia ainda me explica Como é que pôs no mundo essa pouca titica Vou correr o mundo afora, dar uma canjica Que prá ver se alguém me embala ao ronco da cuíca E aquele abraço prá quem fica..."