65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, abril 01, 2009
Classificados & cuidados
Como alguns já previam o megaempresário, Eike Batista, está colocando parte de suas empresas à venda. A informação foi veiculada hoje na editoria de economia do jornal O Globo. A surpresa é a inclusão da LLX, responsável pelos negócios de logística do grupo empresarial, incluindo o Porto do Açu por aqui, nestes negócios.
A intenção do grupo EBX (conglomerado das Empresas de Eike Batista) em vender a outra metade da MMX, a parte de mineração em minas e do complexo chamado de Minas-Rio (mineroduto e unidade de beneficiamento do minério junto ao porto em SJB) já era conhecida, desde que vendeu 50% da participação neste negócio para a gigante inglesa de mineração Anglo American.
Executivos contratados a peso de ouro, em diversas empresas, inclusive a Vale do Rio Doce temem o futuro. Não que vejam no Eike um grande patrão, mas sabem que os investidores estrangeiros, interessados no negócio tratam pessoas como ativo financeiro e, sendo assim, o futuro torna-se mais incerto, especialmente para quem largou a metrópole para descascar o abacaxi de um empreendimento no interior.
Pelo que parece o grupo EBX, depois de realizar resultados (como eles chamam o lucro de seus negócios) deve se ater ao segmento óleo e gás, através da empresa OGX, para o qual decidiu construir um estaleiro em Santa Catarina visando construir suas primeiras cinco plataformas de perfuração.
Quanto à nossa San Juan (SJB), mais que nunca a cidade terá que se acostumar a relacionar com executivos ainda mais interessados em negócios e resultados e menos no território e na gente que habita este espaço. Bom, ou melhor, necessário que se profissionalize e se dê transparência nesta relação poder público local e empreendedor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Éamanhã...seria legal se vcs pudessem estar lá ...
Na sessão de amanhã, dia 2, na Câmara de São João da Barra, o delegado da 145ª DP/SJB, Carlos Alberto Andrade de Souza, irá realizar uma palestra sobre a questão da segurança no município.
O delegado vai falar das medidas que estão sendo tomadas para elucidar crimes e quais os meios que estão sendo realizados para a segurança de toda a cidade. A palestra, que é aberta ao público terá início às 9h20.
Por falar no delegado Carlos Alberto, ele ontem ligou para a redação de O Diário e se mostrou sensibilizado com a situação da Casa Irmãos da Solidariedade. Ele, que também é escritor, vai doar 200 exemplares de sua primeira obra.
O dinheiro arrecadado com a venda será destinado à entidade. A ideia do delegado já foi passada à associação, que se mostrou interessada e grata com o gesto de solidariedade de Carlos Alberto Andrade, que em 2005 fez a mesma parceria.
fonte: O Diário
Postar um comentário