65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, abril 12, 2009
Leite derramado em plena semana santa repleta de canjica!
O blog não pretende, até pela sua incapacidade, fazer uma crítica literária do novo livro do Chico Buarque "Leite derramado", mas apenas um breve comentário da literatura que ajudou a descontrair e enriquecer o seu final de semana da Páscoa.
Um livro de 23 capítulos e 196 páginas que, assim como os livros do prêmio Nobel José Saramago que tem pouquíssimos parágrafos, neste, o Chico decidiu eliminar os parágrafos num relato só interrompido pelos capítulos. O fato, ao contrário do que se pode num primeiro impulso imaginar, ao invés de cansar, estimula o leitor a seguir adiante.
O texto leve descreve o relato de um ancião em seu leito final num hospital, a lembrar de sua vida, em que amarguras e decadência se misturam a descrições atemporais misturadas a esperanças de novos e improváveis fatos. Assim, o autor chamou a atenção de como a nossa vida se esvai pelos dedos dos dias que passa, um após o outro, invariavelmente...
Na verdade mais que amarguras, a leitura de um texto cheio de metáforas do intestino do cotidiano de uma pessoa comum, mostra um autor erótico sem pornografia, com as histórias de uma vida que poderia ser a de qualquer mortal.
Como aperitivo para um possível leitura o blog separou esta bela metáfora da página 145: “Para mim, o advento da criança era sem dúvida notícia alvissareira, se bem que um bisneto sempre vai nos parecer um ser familiar e ao mesmo tempo tão estranho, como o rio da nossa cidade, léguas adiante”.
Enfim, uma ótima sugestão de leitura para os feriados que se apontam no horizonte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Bomba! Bomba! Bomba!
O pau começou a cantar... A Polícia Federal, está na manhã desta segunda-feira, em Vila Nova, distrito de Campos. Algumas pessoas foram detidas.
Trata-se da acusação de compras de votos que envolve um dos assessores da prefeita Rosinha Garotinho, o Thiago Calil. O mesmo que teria usado cartão de crédito e folhas de cheque tomados emprestados a uma cabo eleitoral do PMDB. Como o rombo no cartão de crédito e nos cheques não foram cobertos como prometido, a vítima resolveu denunciar os envolvidos. A denúncia foi feita ano passado, mas ficou em sigilo durante algum tempo, até que a bomba explodiu com uma entrevista dada pela cabo eleitoral à revista "Somos assim".
Vamos aguardar o desenrolar dos fatos...
O blog de Claudio Andrade acaba de postar a noticia abaixo:
A rádio Continental de Campos noticiou agora que um grupo de pessoas da localidade de Vila Nova de Campos foram detidas. A ação se refere a compra de votos nas últimas eleições. O jornalista que deu a notícia foi o senhor Flávio Terra.
Isso significa o que?
Essas pessoas são ligadas a qual corrente política? Já que ambas compraram votos a rodo na ultima eleição.
Bomba, Bomba...
Bomba, Bomba, Bomba!!!
To de Olho nos Caolhos da Cidade que adoram fabricar fatos e denuncias
Caolhos da Cidade e revista Somos Quse Assim por trás de montagem de fatos e denúncias.
Polícia Federal! Olho Vivo nesses Caolhos pra depois vocês não ficarem desmoralizados com denuncias montadas.
Tem Advogado metido a Mister Costa Quente e influente metido no meio disso também, com o bolso cheio de verdinhas.
Elementar meu caro
Oi Roberto, na tentativa de manter o comentário circunscrito ao interessante tema levantado e para refletir sobre o jogo entre o familiar e o estranho, uma intrigante frase de Kafka: "O menimo é o pai do homem!" Com relação ao assunto existencia e limites temporais, uma sugestão: Sammuel Beckett, "Malone Morre".
Abraço
Professor,mesmo fugindo ao tema da nota gostaria de dizer que desde 08 de abril não atualizam o diário oficial da PMCG on-line.To com saudades do Monitor Campista...
Ass:O último dos que mói cana.
No momento o Blog do Garotinho está fora do ar.
Que historia é essa? Tiago Calil preso? Outra eleiçao? Que isso... Nain prefeito?
Roseta será cassada, outra eleiçao??? Que falta de respeito? Agora será Naih?
Postar um comentário