65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, abril 03, 2009
Reclamação sobre a bolsa universitária
O blog recebeu a reclamação do Jorge Luiz Pinheiro:
Olá Professor, tudo bem? Venho aqui mais uma vez utilizar esse canal de comunicação para expor minha revolta e indignação com relação as bolsas de estudo do ensino universitário. Andam dizendo muitas coisas por aí, mas o que nós realmente precisamos ouvir, eles não dizem nada. Tudo começou na gestão do então prefeito alexandre mocaiber. Os atrasos com relação ao pagamento das bolsas começaram a virar um pesadelo pra mim há exatos 1 ano e 2 meses. Me chamo Jorge Luiz Barreto Pinheiro, sou estudante de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, como o senhor já deve saber, pois já lhe enviei vários e-mails comentando sobre o assunto. O que passa pelas nossas cabeças é uma falta de preparo e organização por parte dos nossos governantes. Porque essa falta de respeito com os estudantes de campos? será que é só aqui que isso acontece? acho que sim, pois não vejo outras cidades passarem por isso. A ganância pelo dinheiro público é muito grande e como consequência disso o povo é quem paga. Nos primeiros dias desse ano fizemos um recadastramanto, aliás mais um por sinal, para que eles estabelecessem novos critérios para a concessão das bolsas. Fizemos esse recadastramento e até agora nada foi feito e dito aos alunos, pelo menos uma nota dizendo como anda a questão. Mas nem isso eles se prestam, tratam o povo como o lixo que todos produzem em casa e na rua. Professor, já se passaram 3 meses e alguns dias e até agora esse governo que aí está não disse a que veio. Só estão fazendo m.... e ainda tem gente que batem palma pra esse povo. Acorda população campista, tirem a venda dos olhos e deem um basta a tudo isso, dizendo um não bem grande na cara desse povo, que só está no poder para benefício próprio. Desculpe professor, minha raiva e indignação com todos esses acontecimentos que acometem a nossa cidade, mais com tudo o que Campos tem e deu ao Brasil, isso aqui era para ser o Paraíso, a melhor cidade do mundo para se viver, mas tem gente ainda que quer ver a destruição de campos, que aos poucos vai morrendo.
Abraços,
Jorge Luiz Pinheiro".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
19 comentários:
Amanhã estarei bem cedo na NET, pois esses assuntos geram uma polêmica danada, a galera se satisfaz, os comentários da turma dos Arnaldistas batem record, só as soluções que não chegam, afinal não é por aí!! Essa thurma só pensa em detonar a Prefeita, mas bem sabe que logo,logo nossa Campos vai voltar a sorrir!!!
Jorge Luiz,concordo com você, essa bagunça vem desde o governo passado, e elegenos Rosinha p/ que tudo mudasse, mas parece que não adiantou nada!
Sinto muito em te informar "anônimo", mas vc irá se decepcionar.
Não sou "Arnaldista", "Mocaibista" e muito menos "Garotista", SOU CAMPISTA!!!!
E como tal, sou obrigada a concordar com o nosso amigo lá de cima, o Jorge Luíz, acho que a Saúde e Educação tinham que ser prioridade em qualquer governo.
E o que a gente vê é, só vou citar um exemplo de cada: falta de repasse à Casa Irmãos da Solidariedade e Bolsas dos Universitários.
Será realmente que é essa saúde e educação que nossa Prefeita quer para os filhos dela???
Me diga vc, se tivesse um irmão, filho ou qualquer outro parente soro positivo, o abandonaria a própria sorte???
Essa cidade é muito rica e três meses de royaltes é MUIIIIIITA coisa, pelo menos isso deveriam estar pagando.
Afinal nós não estamos pedindo nada, é obrigação deles, pois o dinheiro é da cidade, ou seja, do povo.
Além disso, a Prefeita sabia o que ela estava assumindo quando voltou, depois de estarem anos no Rio, para Campos. Se eles não estavam preparados, se era só blá blá blá, que ficassem por lá msm!!!
Faz uma coisa pra mim, antes de ficar defendendo esse nepotismo que se instalou em nossa cidade, vá visitar a Casa Irmãos da Solidariedade (aproveita e ajuda em alguma coisa), os Hospitais da baixada, as escolas do interior, etc, depois a gente volta a conversar, ok?
Mas faça isso mesmo, a fundo, converse com as pessoas, os pais de alunos, professores, pacientes.
Mas vá preparado, pq vc vai ouvir de tudo!!!!!
Nos falamos no decorrer.
Eliana.
PS: Ahhh, outra coisa, não sou concursada,contratada nem muito menos "janelada" na Prefeitura.
Sou trabalhadora, autônoma e pago todos o meus impostos.
Dinheiro público deve prioritariamente financiar escolas públicas. O terceiro grau não é responsabilidade do poder público local. Existem diversas bolsas nacionais à disposição de quem queira verdadeiramente estudar. A responsabilidade maior do orçamento municipal é com o ensino básico, que vai de mal a pior. Ensino privado gerador de lucros para as franquias é um outro problema. Meu caro universitário, aposte no seu talento, faça suas economias e evite viver dos favores do poder público. Seja um empreendedor.
Concordo totalmente com o Jorge Luis e com a Eliana.
Somos campistas e acima de tudo queremos nossos direitos respeitos.
Conhecem a premissa A Coroa não pertence ao Rei; o Rei é que pertence à Coroa?
Então o tempo dirá, o povo dorme, mas não será por toda a eternidade, nada é eterno, nem mesmo a supremacia dos arnaldistas e garotistas.
Ao anônimo das 10:51 AM a prioridades é sim do ensino básico, mas nem com isso o poder público municipal vem cumprindo. Entretanto:
CF/1988
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
V – Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
Art. 213. Parágrafo 2º As atividades universitárias de pesquisa e extensão poderão receber o apoio financeiro do Poder Público.
Então voltamos para o artigo 207:
As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Logo isso me faz crer que os bolsistas têm direito no que estão preiteando, não é prioridade, mas além do que diz a CF os governantes deveriam ter um mínimo de bom senso, devido ao fato já vir se arrastando há mais de ano.
É professor ta dificil , meu post não foi publicado , e olha que era apenas um comentario sem alarde e maldade com o proximo. O Xacal voltou a moderação ,ai chegamos a conclusão que tudo é um jogo de interesses , em suma, tudo, blog e imprensa tem sua coleira, so publicam o que querem e quando querem.A proposito isto não é para postar e apenas para voce ler, cara um dia ja fui seu eleitor e fiz campanha para ti , tremenda decepção pelo post de hoje e varios que ja mandei, sem ofensas apenas com meu cometario e que não foram publicados . Tudo bem , descobri que na blogsfera é tudo vaidade nada mais que vaidade e interesses pessoais como na imprensa.
votEI EM Rosinha p/causa da robalheira de mocaybe e para ter mudança achei que votando em rosinha seria diferente...hoje me arrependo amargamente!!hoje há ATRASOS DE PAGAMENTO. PESSOAS TRABALHANDO SEM SABER SE VAI RECEBER,ATENDIMENTO DENTARIO SUSPENSOS POR FALTA DE LUVAS DESCARTÁVEIS SEM FALAR DO ESTADO PRECARIO QUE SE ENCONTRA OS POSTOS DE SAÚDE EM CAMPOS FAÇA UMA EXPERIENCIA E VÁ UM POSTINHO PARA UM TRATAMENTO DENTARIO (PAREDE CHEIA DE INFILTRAÇÕES,CHEIO DE BOLÔ DETALHE"AINDA COM AR CONDICIONADO",EQUIPAMENTO TODO ENFERRUJADO,ESTOFADO DA CADEIRA RASGADO, E DENTISTA DANDO CABEÇADA UM NO OUTRO ENFIM PARA TER MUIIIIITO DENTISTA EM CERTOS POSTINHO BEM PEQUETITINHO SERÁ QUE TEM INSTRUMENTAL SUFICIENTE PARA ISSO TUDO???MINHA FILHA TA 2 SEMANAS SEM IR AO DENTISTA NO POSTINHO PQ NÃO TINHA LUVAS DESCARTAVEIS PARA ATENDER OS PACIENTES QUE VERGONHA!!!!VI A DENTISTA LAVAR A MÃO NA MESMA PIA QUE LAVA INSTRUMENTAL E NÃO TROCOU AS LUVAS "ACHO QUE É PARA ECONOMIZAR"SAI CORRENDO DE LÁ COITADO D POVO MENOS FAVORECIDOS DEVE ESTAR CHEIO DE DOENÇAS SEM SABER!!!!!!!!!!!!!!!!
Infelizmente, estamos sempre colocando a culpa nos outros quando realmente o grande culpado somos nós. Primeiro a crer que o governo tem que dá tudo, segundo por só criticar e terceiro por ficar inerte para ver o que acontece. Se chove reclamamos, se esquenta reclamamos. Não estou aqui para criticar o governo, até porque acredito que na força que cada um exerce e o povo precisa descobrir esse poder, gostaria apenas que as pessoas entendessem que enquanto fircarmos esperando ganhar na loteria e não jogarmos, estaremos vivendo uma utopia que nunca se transformará em realidade, mas a partir do momento que arregaçármos as mangas sem medo do resultado e acreditarmos em nós, certamente seremos construtores de um futuro melhor para nós, nossa comunidade e nosso país. O mundo só muda quando nós mudamos.Acredite em seu valor, mexa-se.Abra a sua mente e verás soluções inimagináveis antes.
Roberto voce postou o meu desabafo, por que não publica o que escrevi sobre as bolças ?
Caro anônimo,
Que eu saiba nenhum comentário deixou de ser postado. Não tendo agressões pessoais, apenas opiniões, todos estão sendo publiciadas.
Pode ter ocorrido alguma falha tanto no recebimento quanto na anaálise.
São muitos comentários e e-mails para serem analisados.
Se desejar reenvie para ser avaliado sua publicação.
Sds.
Realmente a prefeitura não dá nenhuma satisfação em relação as bolsas universitárias.
Tudo bem que havia irregularidades, mas merecemos alguma TRANSPARÊNCIA no que está acontecendo, só se fala em recasdratamento para enganar ou melhor atrasar os fatos.
Nós que necessitamos realmente dessas bolsas ficamos bastante preocupados.Em relação ao comentário 10:51 a prefeitura tem dinheiro suficiente para investir no ENSINO UNIVERSITÀRIO e muito mais, você deve ser pessoa realmente empreendedora!!!! Só não tem nenhuma noção de FUTURO.
Bom dia Roberto.
É lamentável ouvir falar em transparencia, mas fiquei apavorado, saiu uma lista na Fafic, onde o meu nome aparece numa lista de pessoas que perderam a bolsa...Ai fui até a secretaria de educaçào, e descobri que ninguém conseguiu achar o recadastramento que fiz, parece brincadeira de esconde...É inadimissivel que tenha perdido meu recadastramento. Outro fato interessante que a câmara depois de aprox. 2 meses ainda vai votar a famosa lei com os critérios das bolsas....parece até caranguejo, andando para trás.
....Primeiro faz o recadastramento, depois vota a lei. Quando fui fazer o recadastramento, perguntei quais seriam os critérios, ninguém sabia informar...Agora recebi a notícia que perdi...Mas deixe estar...vou entrar com um pedido de vistas ao processo completo..se não me der vista vou a justiça, pois quero ver todos os beneficiados, pois conheço pessoas grande que estão relacionadas para receber a bolsa...
Mudando um pouco o foco...O que estão economizando nas bolsas estão jogando na enorme quantidade de cartas convites...inclusive de empresas sem qualificação...
Jean Azevedo - Curso de Arquitetura e Urbanismo - Fafic - 9o. período.
vamos chorar, vamos lamentar, mas não vamos desacreditar, tudo mudou era necessário mudar, do jeito que estava não dava para continuar!!
Sou contra esse negócio de bolsa da prefeitura, enquanto as escolas do município caem aos pedaços, filhos de pessoas que tem condições de pagar uma escola são agraciados. Conheço uma professora que tem 2 matrículas na rede, seu marido trabalha em uma empresa e ganha bem e estava indignada porque sua filha perdera a bolsa, imagina senhores que essas duas escolas públicas que ela trabalha estão em condições precárias. Será que ela não possui um desconfiômetro,não pára para pensar que isso é um absurdo.
Não se deveria usar este dinheiro para pagar universidade pra ninguém. Se não tem dinheiro, estuda e passa em uma universidade pública. Este dinheiro deveria sim ser aplicado nas escolas públicas de nossa cidade que são de responsabilidades da prefeitura e estão caindo os pedaços. Como vc mesmo disse, " vc não ve isso em lugar nenhum " e é só por um motivo que vc não vê, esses privilégios só acontecem nas cidades onde se esbanja o dinheiro dos royaltys do petróleo, não é atoa que querem nos tirar esta grana, tamanho desperdício.
Vamos investir em shows em farol,carnaval etc...
Cada vez o povo sem cultura!!!!!!
Cada vez mais o povo sem educação!!!
CONTINUAREMOS TUDO POR 1 real.....
É claro que também não podemos esquecer do começo de tudo. A educação de base tem também que ser prioridade não só para esse governo, mas para todos. Não pertenço a nenhum partido, nem sou "arnaldista", "mocaibista" e muito menos também "garotista". Já que a prefeita bateu tanto em uma tecla na sua campanha chamada "transparência", cadê ela? Só quero o que é de direito meu e de meus outros colegas estudantes. Concordo com a amiga Eliana em seu comentário. Quando ela cita outro exemplo, o da casa irmãos da solidariedade, que está passando por um momento difícil. Está na hora sim da união de todos os campistas pra fazermos as cobranças necessárias a esse governo. O que eu quero pra mim, eu quero para todos os cidadãos campistas. Oportunidade para estudar e ser tratado com dignidade, o que há muito tempo não vem acontecendo em campos.
Pois é, já que o anônimo disse que o dinheiro público deve financiar escolas públicas, pois bem, então vamos esperar pelos nossos governantes, a solução dos problemas. Já que eles foram eleitos para isso, né? ou eu estou errado?
Eu só posso ser obrigada a acreditar que, esses "anônimos" que defendem tanto esse governo atual, transparente, que veio pra fazer a mudança; essas pessoas não moram nesta cidade!!!!
Porque se morassem, saberiam que: "merendeiras" estão sendo nomeadas "Diretoras" de escolas; uma tal de Linda Mara (que não sei nem quem é, nem formada em que), tem um cargo de confiança da Prefeita, e por isso se acha no direito de demitir pessoas que trabalham, só porque essas pessoas são de um ou outro partido político; que o dinheiro que o Governo Federal manda para a Casa Irmãos da Solidariedade não chega há três meses (onde será que foi parar???) e por aí vai...
Isso sem contar as falsas promessas, como por exemplo, a passagem de R$1,00; não foi falado na campanha que teríamos que fazer um cadastro?!?!?!?
Eu trabalho o dia inteiro tomando conta de uma escola particular, não tenho tempo disponível pra sair e me cadastrar, ou seja, não terei direito a essa "falsa promessa". Como eu, muitos estão na mesma situação, sem contar aqueles que irão se cadastrar e que nunca terão direito porque, simplesmente, irão sumir com o cadastro dele, como fizeram com nosso amigo lá de cima, o Jean Azevedo.
Parece piada, estão brincando com a população de Campos.
CAMPOS PRECISA SE UNIR E DAR UM BASTA NISSO TUDO!!!!
aí, sou bolsista tb e estudo na Estácio....de fato, a bolsa tá demorando mt pra sair....mas sempre acompanho o site da prefeitura e vejo as matérias sobre bolsas lá.. divulgando eles estão, sim...falta o pessoal ler mais os jornais e o site da prefeitura.... mas que está demorando pra sair essa lei, isso está! num aguento mais!
Postar um comentário