65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, abril 03, 2009
SP adota cadastro antitelemarketing
O sistema que já 100 mil inscritos funciona no estado d São Paulo, desde as 11h de sexta-feira (27). Esta marca foi registrada às 17h50 desta quinta-feira (2) segundo o portal de notícias G1:
“O cadastro está disponível no site do Procon (http://www.procon.sp.gov.br). O órgão pede que o consumidor, que tem de ser titular da linha, forneça dados como nome, endereço e CPF, além dos números que gostaria de bloquear. O assinante recebe um e-mail confirmando a inscrição.
As empresas de telemarketing não terão acesso aos dados pessoais do consumidor e ficarão sabendo apenas para quais telefones não podem ligar. A partir de 1º de maio, quem não atender à determinação pode ser multado. A punição varia de R$ 212 a R$ 3,1 milhões, dependendo do porte econômico das empresas.
A qualquer momento, o consumidor pode fazer o desbloqueio. Ele também pode escolher de quem quer receber ligações. A proibição não afeta entidades filantrópicas e empresas de cobrança”.
Seria interessante que algo semelhante valesse para o nosso estado. Ninguém suporta a quantidade de telefonemas e sugestões a que diariamente somos submetidos. Alô deputados estaduais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
E Obama elogiando Lula, ninguém comenta?
Fiquei tão orgulhosa!!!
Nao sei porque no Rio ainda nao há nada falado, mas o mesmo procedimento seria adotado em Brasilia, mas o projeto de lei nao foi homologado (é assim que se fala?) pelo Governador porque ele considerou que isto ocasionaria um desemprego muito grande em tempos de crise.
As empresas de telemarketing se defendem e dizem que nao foram consultadas antes de proibirem seu funcionamento pleno.
Agora, vemos dois lados de uma moeda complicada: se proibimos o recurso de marketing, geramos desemprego; se somos coniventes com a forma abusiva, insistente e CHATA das empresas de telemkt, seremos vítimas de nossa propria boa vontade.
Seria bom realmente o bom senso. Mas como se pode ter bom senso num país que "a lei de Gerson" é quase uma obsessao? As brechas na lei sao achadas e os advogados agarram-se em vírgulas para salvarem os clientes que abusam da boa vontade alheia. É lei em cima de lei e nada muda.
Alias, isso me fez lembrar um "causo":
Um senhor advogado (a ambiguidade do termo é proposital), no alto dos seus 90 anos, ao aposentar-se da vida no Fórum, das consultorias e palestras, largou os livros de Direito e dedicou-se a ler a bíblia (!!!).
Espantado, um assessor que sempre lhe foi próximo, estranhou a mudança radical de comportamento, justamente de alguem que , nao poucas vezes, utilizou de recursos escusos e de gosto duvidoso para nao perder uma causa (alem de ter salvado a pele de pessoas que nao faziam por merecer). Até que, certo dia, interrompeu o "mestre" para questionar:
"O Sr. nunca foi religioso e, por vezes, duvidava da existencia de Deus. Agora, ao fim da sua vida, resolve ler a bíblia dia e noite? Espera que ainda salve sua alma e vá para o céu? O que tanto lê aí?" - perguntou em tom até de reprovação ao gesto.
Ao que o grande advogado respondeu:
"Quero salvar minha alma, sim. E no dia do meu juízo final, ainda irei me defender. Estou aqui lendo a bíblia porque estou procurando brechas na Lei".
Nada contra a classe, mas é por essas e outras que este pais tem fama de ser o "paraíso da impunidade"...
Postar um comentário