65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, maio 07, 2009
A comprovação de que o Instituto (IFF) vem desde 1906
Este blog já tocou no assunto (aqui) ao se referir a informação constante da biografia de Nilo Peçana escrita por Celso Peçanha, a de que o IFF (ex-Cefet Campos) foi criado e funcionou em 1906, ao invés de 1909, como as demais Escolas Técnicas Federais, constituídas como Escola de Aprendizes Artífices, pelo mesmo Nilo Peçanha, só que na condição de presidente da República. O professor Leonardo Vasconcelos localizou a foto abaixo que mostra uma placa fazendo referência ao fato. Na placa se lê:
“Instituto Profissional fundado em 1906 pelo Dr. Nilo Peçanha Presidente do Estado do Rio de Janeiro”.
Atualização às 13:06 de 08 de maio de 2009:
O blog recebeu do professor Jacy Moreira Sales as importantes informações que complementam o assunto aqui abordado. Particularmente eu não conheço a dissertação do professor Luiz Cláudio, mas já tive excelentes referências sobre ela, que com a sua informação ficam ainda mais evidenciadas. Abaixo o texto enviado pelo professor Jacy Sales:
"Caro Roberto,
Sobre a polêmica da data de criação do nosso IFF, gostaria de esclarecer o seguinte:
O Dr. Nilo Peçanha realmente criou em 1906 o Instituto Profissional, através do decreto Estadual n° 787 de 11de setembro de 1906, onde foram também criadas outras três escolas nas cidades de Niterói, Petrópolis e Paraíba do Sul (estes dados constam da pesquisa do Professor Luiz Cláudio Gonçalves Gomes, na introdução de sua dissertação de Mestrado).
Estas escolas duraram pouco mais de um ano, pois foram fechadas pelo Governador Alfredo Backer que vinha a ser desafeto político do nosso Nilo Peçanha.
O Instituto Profissional em Campos funcionou no mesmo prédio em que veio a ser criado em 1909 a Escola de Aprendizes Artífices. Este prédio pertencia a Municipalidade e foi colocada em 1909 a disposição do Governo Federal pela Câmara Municipal de Campos.
O Dr. João Guimarães então presidente da Câmara Municipal de Campos, teve papel decisivo na vinda da Escola de Aprendizes Artífices para nossa Cidade. Pelo Decreto 7.566 de criação destas escolas, elas deveriam se situar nas Capitais dos Estados, mas em telegrama de resposta ao Governo Federal o Governador do Estado do Rio de Janeiro o Dr. Alfredo Backer, alegou que o estado não teria nenhum prédio para ceder a união para a criação desta escola. A partir de então entre em cena o Dr. João Guimarães que através de contatos políticos consegue trazer para nossa cidade esta instituição, que foi inaugurada em 23 de janeiro de 1910.
Gostaria de realçar que este senhor o Dr. João Guimarães nunca foi citado, em nenhuma biografia sobre a Escola de Aprendizes Artífices de Campos, mas segundo nossa pesquisa em jornais da época, ouso dizer que a sua atuação foi o fator determinante para a implantação da Escola em Campos, alem do fato é claro de Nilo Peçanha ser Campista.
Minhas fontes foram a pesquisa do Professor Luiz Cláudio como já citado e os Jornais de outubro de 1909 e janeiro de 1910 do Monitor Campista.
Atenciosamente,
Jacy Moreira Sales.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Roberto, não estou pondo em dúvida sua afirmação, mas a data está borrada, não deixando segurança para afirmar, justamente o ano.
Postar um comentário