65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, maio 25, 2009
Lula & Nilo Peçanha
Na longa entrevista que o presidente Lula, junto com diversas outras personalidades, inclusive, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, concedeu à edição desta semana da revista Época, quando perguntado sobre educação o presidente disse:
“Eu estou feliz com o que fazemos em educação, mas eu poderia estar mais feliz. Entre 1909, quando Nilo Peçanha fez a primeira escola técnica do país, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e 2003, foram feitas outras 140 escolas técnicas. Isso em 94 anos. Em oito anos, nós vamos fazer 214. Só neste ano vou inaugurar cem”.
Quando da inauguração de uma destas cem, previstas para este ano do centenário, a do campus Cabo Frio do IFF em março último, a reitora do IFF, professora Cibele Daher passou informações ao presidente e sua assessoria sobre a origem do interior, filho de padeiro – e ajudante do pai na infância e adolescência – e de mulato, do ex-presidente da República, o campista Nilo Peçanha, o criador das Escolas Técnicas no Brasil.
Lula se interessou sobre o assunto e gostou quando ouviu a ponte que fizeram entre sua história e a do campista Nilo Peçanha. Um criou as Escolas Técnicas em 1909, o outro cem anos depois, mais que duplicou estas escolas como campus dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em diversas regiões do país, especialmente, no interior, nas cidades consideradas pólos em todos os estados brasileiros. A citação de Nilo Peçanha e Campos na entrevista não é por acaso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário