65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, maio 27, 2009
Lula sanciona lei obrigando divulgação de gastos públicos na internet
O ato foi hoje em Brasília. Agora os governos federal, estaduais e municipais estão obrigados a tornarem disponíveis, em tempo real, na internet, receitas e gastos.
A lei é um complemento da conhecida Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Um de seus objetivos é dar transparência à administração pública, além de incentivar a participação popular e a realização de audiências públicas na elaboração de planos e diretrizes orçamentárias.
União, estados, Distrito Federal e cidades como Campos, com mais de 100 mil habitantes tem prazo de um ano para colocar a medida em prática. Municípios de 50 a 100 mil habitantes têm dois anos de prazo e cidades com até 50 mil habitantes quatro anos.
O gestor que não divulgar as informações poderá ter congelado o repasse de verbas federais. Qualquer cidadão, partido político, sindicato ou associação pode denunciar aos tribunais de contas e Ministério Público quem não estiver cumprindo a lei.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prezado Roberto,
Encamimho comentários sobre a Lei da Transparência:
http://marcusfilgueiras.blogspot.com/2009/05/primeiras-impressoes-sobre-lei.html
abraços
Postar um comentário